Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.

saopetereburgo.hermitage_Lugares

São Petersburgo é o tipo de cidade que deixa qualquer visitante encantado! Repleta de belezas por todos os lados, a cidade feita por Pedro, o Grande, é a janela russa para a Europa, como costumam dizer! O Tzar realmente caprichou e fez da cidade uma junção das mais belas cidades da Europa ocidental! Uma verdadeira beleza! Fizemos uma lista com os 10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo, em nossa opinião. Confira:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


São Petersburgo

Capital cultural da Rússia, São Petersburgo, foi fundada por Pedro – o Grande em 1703. Já foi capital do Império Russo nos anos de 1713 até 1728 e entre 1732 até 1918. Também já se chamou Petrogrado e Leningrado e hoje em dia é conhecida pelos russos como Piter!

Catedral do Sangue Derramado-Rússia

São Petersburgo – Rússia!

Construída sobre um pântano, a cidade dos Tzares, como também é conhecida, fica a cerca de 600 km da atual capital, Moscou. É a 2ª maior cidade do país e a cidade mais visitada por turistas em toda Rússia!

Localizada na foz do Rio Neva, junto ao Golfo da Finlândia, a cosmopolita São Petersburgo é incrivelmente bela e cheia de atrações. Piter é sem dúvida alguma a cidade mais ocidental da Rússia, exatamente o que seu criador desejava.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-23

São Petersburgo.

Conforme bem definiu a blogueira Lala Rebelo: “Imagine todas as cidades “pomposas” que você já visitou: Paris, Viena, Londres, Budapeste… Some tudo e multiplique a quantidade e a altura dos palácios por 10. hehehe. Assim você terá uma ideia aproximada do que é São Petersburgo.”

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-flores

São Petersburgo.

Preparamos uma lista com 10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo, embora a cidade tenha potencial pra fazer mais 5 posts como este! Confira e depois diga pra gente se concorda com a lista!

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo

  • Catedral do Sangue Derramado

Construída entre os anos de 1883 e 1907, a Catedral do Sangue Derramado é uma das mais belas igrejas da Rússia, consequentemente, uma das mais belas do mundo! Foi construída em homenagem ao Tzar Alexsander II, assassinado exatamente no local onde está a igreja. É um dos principais cartões postais da cidade e um dos atrativos mais desejados.

Catedral do Sangue Derramado-São Petersburgo

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Catedral do Sangue Derramado.

Sua arquitetura foi inspirada em outras igrejas russas, como a Catedral de São Basílio, em Moscou. A igreja segue o estilo arquitetônico russo, diferente da maioria da arquitetura de São Petersburgo.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-4

Catedral do Sangue Derramado.

Seu interior é decorado com um dos maiores conjuntos de mosaicos da Europa, com 7.500 m² de muita beleza! É difícil dizer qual lado é mais bonito, se o lado de fora ou o lado de dentro da igreja.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Mosaicos

Não são pinturas, são mosaicos…

Confira nosso post completo sobre a Catedral do Sangue Derramado

  • Peterhof – Palácio de Verão 

Localizado  na Costa do golfo da Finlândia, a cerca de 30 km de São Petersburgo, o Palácio de Peterhof foi construído a mando de Pedro, o Grande, após a conquista russa sobre a Suécia, na disputa da baía do Neva.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Peterhof

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Peterhof

Trata-se na verdade de um grande complexo de palácios, fontes e jardins, que que serviu como residência de verão de antigos Tzares russos.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Peterhof

Peterhof.

Sua construção teve como inspiração alguns Palácios famosos da Europa ocidental, como por exemplo o Palácio de Versalhes, aliás Peterhof é bastante chamado de “Versailles Russo”.

O complexo conta com museus, capelas, diversos palácios e mais de 120 fontes espalhadas pelos seus imensos jardins.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Peterhof

Peterhof.

Se for a Peterhof, não deixe de visitar a belíssima Catedral de Pedro e Paulo de Peterhof que fica em frente aos portões de entrada do complexo.

Confira nosso post completo sobre Peterhof.

  • Fortaleza de Pedro e Paulo

Foi no interior da Fortaleza de Pedro e Paulo que a cidade de São Petersburgo surgiu. Desde ali cresceu e chegou a todo esplendor que podemos ver nos dias atuais.

Fortaleza de Pedro e Paulo-São Petersburgo

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Fortaleza de Pedro e Paulo.

Ali Pedro, o Grande decidiu que criaria a cidade e literalmente colocou a primeira pedra, dando incio a construção da fortaleza que originou a cidade.

Localizada na Ilha Zayachy, a Fortaleza de Pedro e Paulo possui em seu interior diversos edifícios interessantes, com destaque para a primeira Casa da Moeda da cidade, a Prisão de Trubetskoy e principalmente a Catedral de Pedro e Paulo, onde estão sepultados quase todos os imperadores russos, desde Pedro, o Grande, até os Romanov.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-8

Igrejas no interior da Fortaleza de Pedro e Paulo.

Confira o post completo sobre a Fortaleza de Pedro e Paulo

  • Catedral de São Isaac 

Localizada a poucos metros da Praça do Palácio, a Catedral de São Isaac é uma das maiores e mais belas atrações de São Petersburgo. É a maior igreja ortodoxa da cidade e uma das maiores do mundo. Tem capacidade para 14.000 pessoas.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Catedral de São Issac.

É possível entrar em seu interior e também dá pra subir até a colunata que fica na base de sua cúpula. A vista do alto é incrível.

Catedral de São Isaac - Russia-10

Vista a partir da Colunata da Catedral de São Isaac.

Construída a partir de 1710, a Catedral de São Isaac destaca-se por sua gigantesca cúpula de mais de 100 metros de altura e cerca de 100 kg de ouro que a deixam brilhando, o que pode ser visto de longe!

Em seu interior outros 300 kg de ouro estão espalhados por todos os cantos, além de 43 tipos de minerais nobres.

Confira o post completo sobre a Catedral de São Isaac.

  • Catedral de Kazan 

Construída entre os anos de 1801 e 1811, a Catedral de Kazan é uma das igrejas ortodoxas mais importantes da cidade. Fica localizada em uma das regiões mais centrais da cidade, em plena Avenida Nevsky Prospekt. É dedicada a Nossa Senhora de Kazan, provavelmente o ícone mais venerado na Rússia.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-3

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Catedral de Kazan.

A fachada da Igreja possui 96 colunas e a cúpula mede cerca de 80 metros de altura. A igreja foi construída no estilo imperial, imitando os templos do império romano e tem grande inspiração na Catedral de São Pedro, em Roma, como desejava o Tzar Paulo I da Rússia.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-2

Catedral de Kazan.

Já foi utilizada como memorial que celebrava a vitória russa sobre Napoleão e durante o período soviético, quando o país era um estado ateu, o prédio virou um museu do Ateísmo e das Religiões (assim como aconteceu com a Catedral de São Issac).  Com o fim da URSS, o edifício foi devolvido a igreja ortodoxa.


LEIA TAMBÉM:

+10 LUGARES IMPERDÍVEIS PRA CONHECER EM MOSCOU.
+ VELIKY NOVGOROD – UMA DAS CIDADES MAIS ANTIGAS E IMPORTANTES DA RÚSSIA.


  •  Praça do Palácio

Se Moscou tem a Praça Vermelha, São Petersburgo não fica muito atrás em termos de praça bonita e tem a bela Praça do Palácio.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Praça do Palácio.

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Praça do Palácio.

Localizada em pleno coração da cidade, a Praça do Palácio é um dos lugares mais visitados de São Petersburgo! Palco de capítulos importantíssimos na história russa, como o Domingo Sangrento, de 1905 e a Revolução Bolshevique de Outubro de 1917, a praça é cercada de belas edificações e liga a avenida principal de São Petersburgo, a Av. Nevsky Prospekt,  à ponte que faz ligação com a Ilha de Vassiliev.

No centro da praça está a Coluna de Alexandre, uma grande coluna de quase 50 metros, erguida em comemoração a vitória russa sobre Napoleão.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Praça do Palácio.

Praça do Palácio.

Ao redor da praça ainda está o belo Palácio de Inverno dos Tzares russos (que deu origem ao nome da praça);  o Edifício do Estado Maior e seu belo arco triunfal; além do Quartel do Corpo de Guardas.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Palácio de Inverno

Palácio de Inverno – Praça do Palácio.

A Praça possui cerca de 5,4 hectares, como comparação, a Praça Vermelha em Moscou tem uma área de 2,3 hectares. Nesta praça é comum ter apresentações de artistas de ruas e acontecimentos culturais.

  • Museu Hermitage – Palácio de Inverno

Localizado no coração de São Petersburgo, o Museu Hermitage é um dos maiores e mais impressionantes museus do mundo! Possui um acervo de mais de 3 milhões de peças e abrange diversos edifícios, entre eles o Palácio de Inverno, residência oficial dos Tzares, desde sua construção, até a derrubada do Império Russo pelos Bolcheviques.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Museu Hermitage.

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Museu Hermitage.

Por falar em Palácio de Inverno, vale ressaltar que o edifício foi construído para ser o mais belo dos palácios europeus, conforme os desejos da Imperatriz Elisabeth, que faleceu justamente no ano em que o edifício ficaria pronto, em 1762. O edifício foi terminado sobre o governo de Catarina II, que em 1764 adquiriu algumas obras de arte, dando inicio ao que viria a ser o Museu Hermitage.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Museu Hermitage

Museu Hermitage. Foto: Divulgação.

Além do Palácio de Inverno, fazem parte do complexo do Hermitage alguns edifícios como o Palácio do Estado Maior, o Palácio Menshikov, o Pequeno Hermitage, o Grande Hermitage, o Teatro do Hermitage e o Novo Hermitage.

Para saber mais sobre o Museu Hermitage acesse o site oficial

  • Avenida Nevsky Prospekt

Planejada por Pedro, o Grande, no século XVIII, a avenida, que naquela época ainda não tinha nome, foi construída para ligar a nova cidade de Pedro, com Moscou e Veliky Novgorod, as 2 cidades mais importantes da Rússia, na época.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Nevsky Prospekt

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Nevsky Prospekt

Foi chamada de Nevsky Prospekt (Avenida Nevsky) à partir de 1781, devido ao mosteiro instalado em sua ponta leste, que é o primeiro e maior mosteiro da cidade, e por sua vez, tem o nome Nevsky, em homenagem ao Santo Príncipe Alexander Yaroslavich Nevsky.

Atualmente é a principal avenida de São Petersburgo e abriga inúmeros edifícios históricos construídos à partir do século XVIII. A Avenida tem inicio na Praça do Palácio e termina no Mosteiro Alexander Nevsy.

São 4,5 km de extensão abrigando a maioria das principais lojas, restaurantes e bares da cidade, que se não e estão na própria avenida, estão em sua redondeza. A Avenida também abriga alguns dos mais importantes atrativos de São Petersburgo, como a Catedral de Kazan, o Palácio Stroganov, o Empório Elisseeff, a Casa Singer e algumas pontes que cruzam rios e canais.

  • Tsarskoe Selo – Palácio de Catarina 

Localizado a 25 km de São Petersburgo, na cidade de Pushkin (antiga Tsarskoye Selo), o Palácio de Catarina começou a ser construído em 1717 e teve inúmeras remodelações e ampliações até a versão atual.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-26

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Tsarskoe Selo. Foto: Divulgação.

Assim como Peterhof, Tsarskoe Selo é composto por jardins e palácios, entre eles o Palácio de Alexandre. Em seu interior, destaque para o Salão âmbar, que possui as paredes cobertas por painéis de âmbar, que originalmente foram feitos na Prússia, e presenteados a Pedro, o Grande. Durante a Grande Guerra Patriótica os alemães saquearam o local (assim como vários locais na Rússia) então o salão atual é uma restauração (que levou cerca de 20 anos pra ficar pronta).

  • Canais e rios de São Petersburgo 

São Petersburgo foi fundada sobre uma área pantanosa, aos moldes de Veneza e Amsterdam. Ao invés de ruas a cidade teve que dar espaço a dezenas de canais, que formam uma grande rede.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Rios e canais

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Rios e canais.

São Petersburgo é chamada de a “Veneza do Norte” devido aos seus mais de 60 rios e canais que cortam a cidade! São mais de 340 pontes que deixam a cidade com um grande clima romântico.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-18

Canais de São Petersburgo.

Dentre todas as pontes, 22 cruzam o Rio Neva e são levadiças, ou seja, se levantam durante a noite para que grandes embarcações possam passar.

Além de ver e cruzar todas as pontes da cidade, passeios de barco pelos canais e rios da cidade são oferecidos aos visitantes da cidade.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-24

Passeio de barco pelos canais de São Petersburgo.

BÔNUS:

  • Metrô de São Petersburgo 

Assim como em Moscou, São Petersburgo também tem seu sistema de metro e mesmo não sendo tão grande e fabuloso, vale a pena dar uma rodada pelas estações de metro de São Petersburgo, que são tão lindas quanto as estações do Metrô de Moscou.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Metrô de São Petersburgo

10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo – Metrô de São Petersburgo.

É o caso da Estação Avtovo (Автово), na linha vermelha (Linha 1), que foi a estação mais bela que vimos em toda a Rússia, aliás nessa linha estão as mais belas estações de São Petersburgo.

lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo-Avtovo

Metrô de São Petersburgo – Estação Avtovo.

Outro detalhe é que as estações de São Petersburgo são muito profundas, já que ficam abaixo dos diversos rios e canais. Algumas foram projetadas para serem abrigos anti-bombas na época da Guerra-Fria.

E aí curtiu nossa lista? Você tiraria ou acrescentaria alguma outra coisa? Comenta aí!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

10 Respostas para 10 lugares imperdíveis para conhecer em São Petersburgo.

  1. Uau, São Petesburgo é linda mesmo! Agora com esse clima de copa estou com muita vontade de visitar!

  2. que lugar incrível hein Ita, eu ainda não conheço São Peterburgo, mas está na lista, quero voltar e conhecer mais lugares, essas igrejas são espetaculares!

  3. Cynara Vianna disse:

    Meu marido e eu temos muita vontade de conhecer a Rússia e São Petersburgo com certeza estará em nosso roteiro quando formos. Fiquei sabendo sobre a Catedral de Kasan bem recentemente e revi aqui no seu post, é lindíssima não é? E bem diferente das demais mundo afora.

  4. Gisele Rocha disse:

    Fica até difícil escolher o lugar mais bonito. Eu gosto muito do Monastério de Alexandre, que não tá na lista e não é muito visitado pelos turistas. Acho que foi por isso que eu gostei, não tinha fila nem tumulto. As estações de metrô também são lindas, fiz até um post sobre os significados em cada uma das imagens, mosaicos, brasões e emblemas, porque foi meu passeio mais enriquecedor na cidade.

  5. É possível fazer uma 5 lista dessa realmente, imagino a sua dificuldade em escolher apenas 10, é tanto lugar lindo, com uma arquitetura incrível, tão rico em história, Piter é um encanto não vejo a hora de conhecer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>