Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

5 igrejas para conhecer na Rússia…

5igrejas-russas

Conhecer a Rússia foi uma das experiências mais incríveis que já tivemos. O pitoresco país é repleto de história e possui uma arquitetura incrível e imponente. Dentre suas belezas arquitetônicas destacam-se as igrejas ortodoxas, muitas delas mundialmente famosas. Se você está pensando em visitar o país do tio Putin, fique ligado! Neste post nós vamos mostrar 5 igrejas para conhecer na Rússia.


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


Rússia e suas belas igrejas

Se alguém te pedir pra citar 10 coisas que te lembram a Rússia, além dos vídeos engraçados, da vodka e do Putin, muito provavelmente as igrejas ortodoxas estarão figurando sua lista, certo? Não tem como pensar na Rússia sem lembrar de suas belas igrejas.

5 igrejas para conhecer na Rússia -Veliky Novgorod

Igreja Ortodoxa Russa em Veliky Novgorod.

Com arquitetura única e beleza estonteante, as igrejas ortodoxas russas deixam os visitantes encantados! Antes de visitar o país sonhávamos em conhecer aquelas igrejas coloridas de cúpulas aceboladas, douradas ou coloridas. Chegando lá, quando vimos a Catedral de São Basílio (a primeira que conhecemos na Rússia) não acreditamos, parecia de mentira! Sem dúvidas foram os templos religiosos mais marcantes que conhecemos…

5 igrejas para conhecer na Rússia

Em nossa viagem a Rússia, visitamos diversas igrejas ortodoxas, inclusive fomos a algumas que ficam fora das zonas turísticas. A Rússia é repleta de igrejas lindas, mas neste post nós mostraremos apenas as 5 igrejas que achamos mais interessantes entre as que visitamos.

  • Catedral de São Basílio – Moscou

A igreja mais famosa da Rússia e um dos cartões postais símbolos da cidade de Moscou foi a primeira igreja que conhecemos. A Catedral de São Basílio é realmente linda. Mal podíamos acreditar quando a vimos, foi paixão a primeira vista!!!

5 igrejas para conhecer na Rússia-Catedral de São Basilio

Igrejas para conhecer na Rússia: Catedral de São Basílio – Moscou

Destacada em meio a imponente Praça Vermelha, esta catedral foi construída entre 1555 e 1561 em comemoração a vitória russa sobre os mongóis. Diz a lenda que após a igreja ficar pronta, o Tzar Ivã – o terrível mandou cegar o arquiteto responsável pela criação da obra pra que ele nunca mais pudesse construir algo similar.

Em nossa opinião, a Catedral de São Basílio é a igreja mais bonita do mundo, pelo menos no que se refere ao lado externo. Você concorda???

5 igrejas para conhecer na Rússia-Catedral de São Basilio

Catedral de São Basílio – Moscou

Nós fizemos um post completo sobre a Catedral de São Basílio, clique aqui para ler.

  • Catedral do Sangue Derramado – São Petersburgo

Se tem uma escolha difícil pra fazer na Rússia, é escolher a igreja mais bonita. Escolher entre a Catedral de São Basílio e a Catedral do Sangue Derramado não é nada fácil. Apesar de nós acharmos que a Catedral de São Basílio seja a igreja mais bonita do mundo, a Catedral do Sangue Derramado não fica atrás. É belíssima e há quem ache até que ela seja mais bonita que a Catedral de São Basílio.

5 igrejas para conhecer na Rússia-Catedral do Sangue Derramado

Igrejas para conhecer na Rússia: Catedral do Sangue Derramado – St Petersburgo.

Construída entre os anos de 1883 e 1907 por ordem de Alexsander III, em homenagem ao seu pai, o Tzar Alexsander II, a Catedral do Sangue Derramado foi levantada exatamente no local onde Alexander II foi morto, daí a origem do nome Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado. 

Bonita por fora e lindíssima por dentro a Catedral do Sangue Derramado foi inspirada em outras igrejas russas, entre elas a própria Catedral de São Basílio, em Moscou.

5 igrejas para conhecer na Rússia-catedral do sangue derramado 2

Catedral do Sangue Derramado – St Petersburgo.

Nós fizemos um post completo falando sobre a Catedral do Sangue Derramado, clique aqui para ler.

  • Catedral de Pedro e Paulo – Peterhof 

Tão linda quanto as igrejas anteriores, mas bem menos conhecida, a Catedral de Pedro e Paulo de Peterhof foi uma grata surpresa em nossa viagem.

5 igrejas para conhecer na Rússia-Catedral de Pedro e paulo

Igrejas para conhecer na Rússia: Catedral de Pedro e paulo – Peterhof

Construída entre os anos de 1894 e 1905 a Igreja Ortodoxa dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo tem capacidade pra 800 pessoas. Sua construção teve inicio porque nenhuma outra igreja normal da região tinha capacidade para abrigar os cidadãos comuns. Naquela época os paroquianos não podiam frequentar as mesmas igrejas dos nobres e/ou militares, por este motivo se fez necessário um templo maior.

A igreja fica em frente ao belíssimo complexo de palácios onde o Tzar Pedro – o Grande passava o verão. Como a maioria das pessoas que vão visitar os palácios de Peterhof chegam em barcos, nem todo mundo sabe da existência desta igreja. Já nós, que fomos a Peterhof utilizando o transporte público, chegamos e demos de cara com aquela belezura, claro que não perdemos a oportunidade e demos um jeito de visitá-la. O legal é que ao invés de muitos turistas, encontramos russos exercendo a fé.

5 igrejas para conhecer na Rússia-interior de uma igreja ortodoxa

Catedral de Pedro e paulo – Peterhof

Nós fizemos um post completo sobre a Catedral de Pedro e Paulo de Peterhof, clique aqui para ler.

  • Catedral de São Isaac – São Petersburgo

Destoando das tradicionais igrejas russas a Catedral de São Isaac tem arquitetura similar as igrejas neoclássicas da Europa ocidental, mas nem por isso deixa de ser bela. É a maior igreja ortodoxa de São Petersburgo com capacidade para mais de 14 mil pessoas.

5 igrejas para conhecer na Rússia-Catedral São Isaac

Igrejas para conhecer na Rússia: Catedral de São Isaac – St. Petersburgo.

A Catedral de São Isaac foi construída pela primeira vez em 1710 e desde então foi reconstruída diversas vezes até a versão final. A igreja tem 100 quilos de ouro banhando sua imensa cúpula (uma das maiores do mundo) e mais 300 quilos de ouro enfeitando seu interior.

Além da beleza de seu interior decorado com muito ouro e pedras preciosas a Catedral de São Isaac proporciona uma vista linda da cidade de São Petersburgo, a partir de sua Colunata! Sem duvida alguma é um dos lugares imperdíveis em São Petersburgo!

5 igrejas para conhecer na Rússia - São petersburgo

Catedral de São Isaac – St. Petersburgo.

Nós fizemos um post completo sobre a Catedral de São Isaac, clique aqui para ler.

  •  Catedral de Santa Sofia – Veliky Novgorod

Já escutaram a frase “os últimos serão os primeiros” neste caso, podemos dizer que a primeira será a última… Explicamos: a última igreja desta lista é nada mais nada menos que a primeira igreja da Rússia, ou seja a primeira igreja é a última de nossa lista com 5 igrejas para conhecer na Rússia… Tá tudo bem não teve muita graça, mas uma coisa é certa: vale a pena dar uma passadinha na cidade de Veliky Novgorod, pra conhecer os atrativos da cidade, entre eles a primeira igreja da Rússia, a Catedral de Santa Sofia.

5 igrejas para conhecer na Rússia-CatedralSanta Sofia

Igrejas para conhecer na Rússia: Catedral de Santa Sofia – Veliky Novgorod.

Construída entre os anos de 1045 e 1050 a Catedral de Santa Sofia foi uma das primeiras construções em pedra da Rússia. É a igreja que serviu como inspiração para TODAS as belas igrejas ortodoxas russas, sendo declarada pela UNESCO, como Patrimônio da Humanidade desde 1992.

5 igrejas para conhecer na Rússia - primeira igreja da Rússia

Catedral de Santa Sofia – Veliky Novgorod.

Nós fizemos um post completo sobre a cidade de Veliky Novgorod, clique aqui para ler.

Simbologia das cúpulas das igrejas ortodoxas. 

Bom, esperamos que você tenha gostado desta lista com 5 igrejas para conhecer na Rússia. Mas antes de acabar o post queremos contar umas curiosidades sobre as cúpulas das igrejas ortodoxas russas.

Você sabia que o formato, o número e a cor das cúpulas das igrejas ortodoxas tem um significado simbólico especial?

Uma única cúpula significa a fé em um único Deus; 3 cúpulas, a fé na Santíssima Trindade; 5 cúpulas, Cristo cercado pelos quatro evangelistas; 7 cúpulas, os sete mandamentos da igreja; 9 cúpulas, as nove ordens angelicais; treze cúpulas, Cristo e os doze Apóstolos. O número de cúpulas pode chegar até 33, que representa a idade de Cristo na vida terrena.

5 igrejas para conhecer na Rússia

Catedral de São Nicolau em São Petersburgo.

A cúpula com formato de elmo simboliza o guerreiro, a luta espiritual que sustenta a igreja contra as forças do mal e das trevas. A forma de bulbo (acebolada) simboliza a chama de uma vela, o que nos conduz às palavras de Cristo: “Vós sois a luz do mundo”.

Outro ponto simbólico é a cor da cúpula: o ouro simboliza a glória celeste. As azuis com estrelas pertencem aos templos dedicados à Virgem Maria, porque a estrela nos recorda o nascimento de Jesus. Os templos dedicados à Santíssima Trindade possuem as cúpulas pintadas de verde, que é a cor do Espírito Santo. Já os templos dedicados aos santos estão coroados de cúpulas de cor verde ou prata.

As cúpulas são sempre em número ímpar e, geralmente, a cúpula central é dourada, representando o poder do Espírito Santo.

É isso aí galera! Este post com 5 igrejas para conhecer na Rússia faz parte de uma blogagem coletiva organizada por amigos blogueiros.

Confira os blogs que fazem parte desta blogagem coletiva:

- Turistando.in: As 5 igrejas mais fantásticas de Roma: https://www.turistando.in/5-igrejas-em-roma-maravilhosas/

- Fui Ser Viajante: 5 igrejas incríveis para visitar no Rio de Janeiro: https://www.fuiserviajante.com/destinos-no-brasil/igrejas-para-conhecer-no-rio-de-janeiro/

- Espiando pelo Mundo: Templos Religiosos pelo Mundo: http://espiandopelomundo.com.br/templos-religiosos/

- LolePocket: Templos na Tailândia impossíveis de ignorar (você vai querer vir mesmo): https://lolepocket.com.br/?p=10278

- DMEC – 5 Igrejas para conhecer na Rússia: http://www.demochilaecaneca.com.br/5-igrejas-para-conhecer-na-russia

- Rodas nos Pés –  Cinco templos religiosos para “se perder” e “se encontrar”:https://www.rodasnospes.com/top5-templos-religiosos-surpreendentes

- O Berço do Mundo – 5 templos religiosos para recuperar a fé: https://bercodomundo.blogspot.com/2017/11/5-templos-religiosos-para-recuperar-fe.html

- Passaporte com Pimenta 5 incríveis templos religiosos pelo mundo: https://passaportecompimenta.com/templos-religiosos-pelo-mundo/


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem uilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

16 Respostas para 5 igrejas para conhecer na Rússia…

  1. Analuiza disse:

    Olá Itamar… não poderia concordar mais com você: as igrejas russas são absolutamente extraordinárias.

    Tive sentimento parecido quando me vi diante de São Basílio: é de verdade essa igreja?! Também foi a primeira que vi e a segunda que visitei. A primeira foi a pequenina e fofíssima Kazan.

    De fato a luta entre Sangue Derramado e São Basílio é dura. A segunda é maravilhosa e a primeira incrível! Pedro e Paulo e Isaac também me conquistaram.

    Infelizmente não consegui chegar a Novgorod! Que igreja bonita! Uma pena, mas tive que ficar ali por Omsk e Tomsk. Eu volto qualquer dia desses! rsrs

    A Rússia tem tantas igrejas sensacionais que a que entrou em minha lista não está na sua! ehehehe Adorei a seleção. Me deu uma saudada danada dos dias que passei por lá. :)

    • Itamar Japa disse:

      Exatamente Analuiza, são igrejas incríveis mesmo! Até cogitei em colocar a Catedral do Cristo Salvador, de fato é linda mesmo…

      Com certeza temos que voltar, um país como a Rússia merce muitas visitas.

  2. Itamar quanta coisa linda!!! Estou passada. Fui para a Bulgária no início do ano e lá tive a primeira oportunidade de conhecer as igrejas ortodoxas e fiquei completamente apaixonada, mas nenhuma chegou nem perto disso tudo.

    São Basílio me parece um sonho, mas acho que também ficaria na maior dúvida com a Sangue Derramado.

    Ah, obrigada por compartilhar a curiosidade sobre as cúpulas. ;)

  3. Ita…. adorei este teu post!
    Imagino que deva ter sido muto difìcil selecionar as 5 mais lindas e ainda por cima classificà-las conforme tua preferência.
    As 3 primeiras são lindas e a 4° impressionante (a Nadya ainda està p** com vc? rsrsrsrs) e teria dificuldade em decidir suas posições.

    E para completar, muito curioso e interessante a simbologia das cúpulas. Nao me lembro de ter visto alguma igreja com 33 cúpulas!!!!

  4. Ana Morize disse:

    Nossa, as igrejas são lindas demais. Deu vontade de fazer as malas agora e partir para a Russia.

  5. Sabe que nunca tive muita vontade de conhecer a Russia mas tbm eu conhecia apenas a grande catedral de fotos, não sabia que eles tinham tantas igrejas bacanas assim. Agora fiquei com mais vontade, pois adoro viagem religiosa!

  6. Dayana disse:

    Antes eu achava que a Catedral de São Basílio era um must. Ela tem uma cara tão diferente do que a gente tá acostumado a ver, colorida, alegre. Aí agora, vi outras para incrementar a lista nesse post! Tem a primeira igreja, a maior ortodoxa… aiii, coisa pacas! hahaha
    Adorei sua seleção, de verdade mesmo. <3

  7. Amilton disse:

    Ótimas dicas! Sonho muito em conhecer a Rússia e certamente usarei todas as suas informações. Abs

  8. Klécia disse:

    Itamar, eu tenho que dizer que a primeira coisa que me encantou em algumas das igrejas da tua lista são as cores: é tão diferente ver igrejas multi-coloridas, e quando vejo essas fotos das igrejas russas sempre penso em alegria e coisas boas!
    Segundo, que eu sou completamente encantada pela catedral de sao basilio, é um dos símbolos do mundo e uma das coisas que eu mais quero conhecer!
    Terceiro, eu não me lembro de ter visto antes uma foto da igreja do Sangue Derramado. Mas você acabou de colocar mais uma na lista (já infinita!) de igrejas que quero conhecer pelo mundo!
    A igreja de Santa Sofia me lembrou um castelo, não sei porque! Gostei muito dela também!

    E como assim uma igreja pode chegar a ter 33 cúpulas?? =O

  9. Keul Fortes disse:

    Fascinadaaa nessas igrejas. Uma mais linda que a outra! E essas cores? Perfeitas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>