Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.

Lugares-pra-conhecer-próximos-a-Curitiba---Morretes

Se você mora em Curitiba, se você está visitando Curitiba e já conhece quase tudo na cidade, ou se você simplesmente gosta de conhecer cidades nem tão conhecidas, este post foi feito pra você! Fizemos uma relação com 9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba, que são ótimas alternativas pra viagens curtas e bate-volta. Confira:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No Paraná nós usamos a hastag #dmecnopr

9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba

Neste post nós selecionamos 9 dicas de cidades que ficam próximas a Curitiba. São excelentes opções de passeios partindo da capital do Paraná. Todas as cidades ficam a menos de 200 km de Curitiba (com exceção de Prudentópolis, que fica a 208 km). Confira agora esta relação com 9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba e não tenha mais desculpas pra cair na estrada!

  • Lapa ( 69 km)

Localizada a apenas 69 km de Curitiba, a bela Lapa é uma das mais importantes cidades do Paraná! Aliás, historicamente falando, a Lapa é uma das cidades mais importantes do Brasil! Isso mesmo, o famoso “Cerco da Lapa” foi um capitulo decisivo na consolidação da República. Para o bem ou para o mal, a Lapa teve capítulo fundamental na história do Brasil e principalmente do sul do Brasil.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba - Lapa

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Lapa.

Mas além de toda importância histórica, a Lapa é um dos passeios mais agradáveis pra fazer nas proximidades de Curitiba. A cidade tem um centro histórico pequeno mas muito bonitinho! Caminhar pelas ruas construídas com paralelepípedos e ir descobrindo os pequenos segredos da cidade é bastante gratificante.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba- Lapa - PR

Casa da Cultura – Lapa – PR

Embora a cidade da Lapa esteja localizada a apenas 69 km de Curitiba, muuuiiiitos curitibanos não a conhecem (sério muita gente de Curitiba não conhece a Lapa! OMG)! É uma pena, pois uma cidade tão bonita e com tanto valor histórico deveria ser mais visitada!

Costumamos falar que todo brasileiro deveria conhecer as Cataratas do Iguaçu, o mesmo vale para a Lapa e todo curitibano deveria conhecer! Se eu fosse você (curitibano que não conhece a Lapa), no próximo final de semana ensolarado, eu não perderia esta chance! Que tal?

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Lapa

Os canhões originais do Cerco da Lapa.

Quer saber mais sobre a Lapa? Leia aqui o post que fizemos sobre a cidade.

  • Morretes (69 km)

Morretes é uma pequena cidade histórica do litoral paranaense, localizada as margens do Rio Nhundiaquara, aos pés da Serra do Mar. Seu centro histórico, repleto de casinhas coloniais (transformadas em restaurantes, lojas e hotéis) costuma ficar lotado nos feriados e finais de semana. Ao contrário da Lapa, que é “pouco” visitada pelos curitibanos, a cidade de Morretes, por sua vez, é um dos destinos preferidos. Basta um final de semana de sol e logo surge a ideia de descer a Graciosa e curtir Morretes.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-12

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Morretes.

Morretes também é uma das cidades mais conhecidas pelos turistas que visitam Curitiba, afinal de contas é o ponto final do famoso passeio de trem Curitiba-Morretes, pela Serra do Mar. Aliás, ainda não fizemos este passeio, embora eu (Itamar) tenha passado minha adolescência inteira caminhando por partes da linha do trem, quando fazia a trilha do Itupava frequentemente, nos bons tempos em que meus joelhos eram de aço.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba- Morretes

A bela Morretes e o Rio Nhundiaquara.

Mas se você não vai pra Morretes de trem (nem pela trilha) e está de carro, poderá contemplar outro belo atrativo em meio a Serra do Mar.  Para chegar em Morretes, um dos acessos (via BR-116) é feito pela lendária Estrada da Graciosa, uma das estradas mais bonitas do Brasil.

Conhecer o Centro Histórico de Morretes, observar a arquitetura colonial e passear pelas ruas sem pressa é um passeio tranquilo e relaxante.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-28

Morretes.

Além do belo centro histórico, Morretes possui outros atrativos interessantes como o Complexo Marumbi (berço do Montanhismo brasileiro), cachoeiras, trilhas (como a trilha do Itupava), Boia Cross entre outras coisas. Não deixe de provar o Barreado, prato típico da região.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Marumbi

Morretes ao pé do Conjunto Marumbi, Maracanã do Montanhismo!

Em breve post completo com todas as informações sobre Morretes.

  • Antonina (77 km)

Ali bem do ladinho de Morretes está a cidade de Antonina, uma das cidades mais antigas do Paraná, fundada em 1714. Antonina possui um conjunto arquitetônico formando por belas edificações tombadas como Patrimônio histórico Nacional pelo Iphan.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Antonina

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Antonina

Embora esteja a poucos quilômetros de Morretes, que bomba nos finais de semana ensolarados, Antonina não costuma receber muitos turistas. Uma grande pena, pois a cidade tem bastante história e alguns atrativos bastante interessantes.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Antonina

Teatro Municiapl de Antonina. Fundado em 1875.

Caminhar pelo centro histórico de Antonina pode ser um passeio bastante agradável. As ruas tranquilas de paralelepípedos e os casarões antigos dão a cidade um ar nostálgico e remetem ao período colonial.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Antonina

Casas no estilo colonial.

A cidade tem um grande potencial turístico, mas infelizmente por descaso do poder público, ou sabe-se lá o que, não sabe aproveitar a história, arquitetura e o grande número de turistas que visitam a vizinha Morretes. De qualquer maneira, se você vai até Morretes, não custa dar um pulo em Antonina.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Antonina

Baia de Antonina.

Ah! Antonina possui um dos carnavais mais animados do estado, considerado por muitos como um dos melhores do sul do Brasil.

Em breve post completo com todas as informações sobre Antonina.

  • Paranaguá (91 km)

Paranaguá é a cidade mais antiga do Paraná e só por isso já merece uma visita. A cidade que é famosa pelo Porto de Paranaguá, um dos mais importantes da América Latina, possui um centro histórico bem interessante, com diversas edificações históricas. Infelizmente, grande parte do centro histórico não está muito bem cuidado e algumas partes tem um aspecto de abandono. Mais uma vez, acreditamos que a culpa seja do poder público e lamentamos muito pelo descaso. Ainda assim, visitar a cidade pode ser uma visita agradável, principalmente se você pretende esticar até as ilhas da região.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Paranaguá

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Paranaguá.

Além de observar a arquitetura, em Paranaguá é possível visitar o Aquário de Paranaguá, fazer passeios de barco pela baia de Paranaguá e visitar as ilhas.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Paranaguá

Edificações centenares pelas ruas de Paranaguá.

Dentre as várias ilhas da região, destaca-se a bonita Ilha do Mel, a pérola do litoral paranaense. Este é um dos passeios que recomendamos muito, se você tiver alguns dias sobrando em uma visita a Curitiba.

Em breve posts completos sobre Paranaguá e sobre a Ilha do Mel.

  • Guaraqueçaba (181 km)

E já que estamos falando nas cidades do litoral norte do Paraná, não podemos deixar de fora a simpática Guaraqueçaba.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Guaraqueçaba

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Guaraqueçaba.

A cidade, quase isolada e parada no tempo, tem acesso bastante restrito. Para chegar até ela, ou você vai de barco partindo de Paranaguá ( 2h30 de viagem) ou encara cerca de 70 km em estrada de chão.

A cidade tem um centro histórico minúsculo, mas é o lugar ideal pra quem busca paz, tranquilidade e um visual incrível!

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Guaraqueçaba

O incrível visual a partir do Morro do Quitumbê.

Ali perto do centrinho está a Reserva Natural Salto Morato, onde a Cachoeira do Salto Morato com seus quase 100 metros de altura é o principal destaque.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba - Salto Morato - Guaraqueçaba

Reserva Natural Salto Morato.

Outro importante atrativo da região, e que merece uma atenção especial, é o Parque Nacional do Superagui - Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera pela UNESCO. Apreciadores do eco-turismo, praias desertas, natureza abundante e lugares sem muvuca, devem pensar com carinho neste lugar. Nós estamos pensando nele faz tempo, mas ainda não conseguimos ir.

Fizemos um post completo sobre Guaraqueçaba. Leia aqui o post que fizemos sobre a cidade.


LEIA TAMBÉM:

OS 9 LUGARES IMPERDÍVEIS DE CURITIBA
ESTRADA DA GRACIOSA, UMA DAS ESTRADAS MAIS BONITAS DO BRASIL


  • Guaratuba (143 km)

Já que estamos falando no litoral paranaense, não podemos deixar de citar a cidade de Guaratuba, uma das mais belas do litoral do Paraná.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-7

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Paranaguá.

Guaratuba disponibiliza praias bonitas, boa infraestrutura e é considerada como uma das localidades mais animadas do litoral do Paraná.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Guaratuba

O calçadão da bela Praia Central de Guaratuba.

Passear pela Praia Central, subir até o Morro do Cristo e atravessar a Baia de Guaratuba no Ferry Boat, são as atividades mais populares, mas além disso Guaratuba possui algumas atrações escondidas como Montanhas e cachoeiras.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Morro do Cristo

Morro do Cristo.

Em breve post completo sobre Guaratuba.

  • Ponta Grossa (116 km)

Em sentido oposto ao litoral, pela BR-277 chegamos em Ponta Grossa a 4ª cidade mais populosa do Paraná.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Ponta Grossa

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Ponta Grossa.

Mas o que nos leva até Ponta Grossa desta vez não é a cidade, nem o centro histórico e sim os atrativos naturais espalhados pela região. Ponta Grossa está localizada nos Campos Gerais paranaenses, local repleto de belezas!

O principal e mais pitoresco atrativo de Ponta Grossa é o Parque Estadual de Vila Velha, onde formações em Arenitos, esculpidas ao longo de milhões de anos (desde os tempos em que a região ainda era mar, imagina!) impressionam turistas do mundo todo. Além dos arenitos o Parque conta com outros atrativos como a Lagoa Dourada e Furnas.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Vila Velha

A taça, a mais emblemática das figuras de Vila Velha.

Ainda em Ponta Grossa existem diversas opções de lazer, a maioria delas localizadas em propriedades particulares, onde normalmente um rio e cachoeiras tornam-se as praias dos Ponta-grossenses.

O Buraco do Padre, a Cachoeira da Mariquinha, o Cânion e Cachoeira do Rio São Jorge e as Cachoeiras do Rio da Onça, são alguns dos atrativos espalhados pela região. Nós já estivemos em todos eles, mas só fizemos um post sobre o belíssimo Buraco do Padre, que por sinal é uma das cachoeiras mais bonitas que já conhecemos.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Ponta Grossa

Cachoeira da Mariquinha em Ponta Grossa.

Em breve faremos posts detalhados sobre Ponta Grossa e cada um dos seus atrativos.

  •  Carambeí (139 km)

Uma excelente dica pra quem visita a região de Ponta Grossa é dar um pulo até a cidade de Carambeí, que fica bem pertinho (cerca de 20 km).

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-5

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Carambeí.

Carambeí é uma pequena cidade colonizada por imigrantes holandeses que mantém até hoje algumas tradições. A cidade é uma das maiores produtoras de leite do país e abriga grandes marcas do setor.

O maior destaque turístico da cidade é o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu a céu aberto do Brasil.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Carambeí

Parque Histórico de Carambeí. Vila Histórica de Carambeí.

Neste Parque os imigrantes holandeses da cidade, com apoio da iniciativa privada, construíram uma réplica da antiga colônia, a Vila Histórica de Carambeí, que deu origem a cidade. Além da pequena cidade colonial, existem outros atrativos como museus e o Parque das Águas (inspirado em Zaanseschans na Holanda).

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Carambeí

Parque das Águas – Parque Histórico de Carambeí.

Nós fizemos um post completo, com muita fotos do Parque Histórico de Carambeí. Leia aqui.

  • Prudentópolis (208 km)

A mais distante das cidades desta seleção de cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba, fica a 208 km da capital. Prudentópolis é uma cidade repleta de atrativos principalmente pra quem se amarra em cachoeiras! A cidade tem mais de 100 cachoeiras catalogadas, entre elas o belíssimo Salto São Francisco, uma das maiores cachoeiras do sul do Brasil, com 196 metros de altura. Tantas cachoeiras renderam a cidade o apelido de Terra das Cachoeiras Gigantes. Curte Cachoeira!? Tá aí uma bela de uma dica!

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Prudentópolis

9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba: Prudentópolis.

Mas não são só as cachoeiras que te dão motivo pra visitar Prudentópolis, a cidade é famosa mundialmente por ser o local com o maior número de ucranianos fora da Ucrânia, no mundo inteiro! Prudentópolis tem uma população formada por descendentes de Ucranianos e cerca de 80% dos habitantes possuem sangue ucraíno.

Prudentópolis é famosa até na Ucrânia, já que algumas tradições que já desapareceram na terra natal, são mantidas pelos imigrantes em Prudentópolis.

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Prudentópolis

Igreja Ortodoxa Ucraniana.

A cidade possui várias igrejas ortodoxas, a maioria delas espalhadas pela zona rural. Garimpá-las pode ser uma boa aventura!

cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba-Prudentópolis

Igrejas ucranianas espalhadas pelo interior de Prudentópolis.

Quer saber mais sobre Prudentópolis? Leia aqui os posts completos que fizemos sobre a cidade.

E aí? Curtiu este post e a relação das cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba!? Bora pegar a estrada?


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba, nas cidades próximas a Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

18 Respostas para 9 cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.

  1. Caramba, quantas dicas legais pessoal, agora quando for a Curitiba, tenho muitas opções para um bate e volta, gostei muito do relato, ficou muito bom!

  2. Rayane disse:

    Ah não, vou ter que voltar a morar no sul para viajar nos finais de semana e conhecer essas cidades! hehehe
    Adorei o post, Itamar! PR tem cidades lindíssimas!

  3. tatiana disse:

    Dessa lista já conheço 2: Morretes e Paranaguá.
    As outras parecem ser bem legais também.

  4. quantas cidades lindas! quem mora em curitiba acaba esquecendo que tem tanta cultura e historia na regiao!

  5. Simone Hara disse:

    Adoro Curitiba e minhas filhas também! É um dos lugares que não nos cansamos de revisitar.
    Adorei o post com as dicas de outros destinos próximos. Perfeito pra dar uma esticada nas férias em família!

  6. Murilo Pagani disse:

    Carambaaa, só tinha ouvido falar de umas 3!

    Da pra passar o mês inteiro conhecendo Curitiba e todas estas cidades, hein!?

    E o bacana é que da pra mesclar destinos históricos com outros de natureza!!

    Adorei as dicas!

    Abraço

  7. Ótima dicas! Morei em Curitiba por 5 anos, e conheço só Guaratuba e Morretes. Já coloquei as outras na lista.

  8. Que dicas bacanas!
    Da lista eu só conheço Morretes e Paranaguá, em função do passeios e trem que fiz na época do colégio.
    Está na hora de voltar para levar o pequeno para fazer esse passeio.
    Abraços,

  9. Que lugares fofíssimos! Amei o post, você mostrou lugares que eu nunca tinha ouvido falar. Favoritado para uma futura viagem a Curitiba!

  10. Que máximo, adorei o post. Só conhecia Morretes, Paranaguá e Ponta Grossa, as outras nem tinha ouvido falar. Fiquei com bastante vontade de conhecer Lapa, e nem curitibano sou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>