Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva!

Curitiba em dia de chuva-28

Se Curitiba tem uma característica marcante, pode-se dizer que é o seu clima! A nossa cidade é famosa pelo clima instável com todas as estações do ano em um mesmo dia. Você nunca sabe se vai esquentar, chover, esfriar ou fazer sol, mas de uma coisa pode ter certeza a probabilidade de chuva é alta! Chove muito em Curitiba! E como a chuva cai com muita frequência por aqui, resolvemos dar uma luz pra você que visita a cidade em dias chuvosos. Confira este post com 9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva! 


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No Paraná nós usamos a hastag #dmecnopr


9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva!

Curitiba em dia de chuva-27Curitiba é uma das cidades do mundo onde o sol menos dá as caras! Isso mesmo, no Brasil é uma das capitais com mais dias nublados! E não é só a nível de Brasil. No quesito dias nublados, Curitiba compete com várias cidades no mundo! Em 2013, por exemplo, fez menos dias ensolarados em Curitiba do que em várias cidades famosas por serem nubladas (leia aqui, ou aqui). Tanta chuva faz com que Curitiba tenha até um apelido “carinhoso” (pero no mucho), Curitiba é chamada por muitos curitibanos de Chuvitiba.

Nós torcemos pra que quando você estiver visitando Curitiba, o sol esteja brilhando imponente. Mas como esse fenômeno é meio raro por aqui, e mesmo nos dias de sol tudo pode mudar em alguns minutos, fizemos uma lista com alguns lugares pra você não perder sua visita à cidade.

  • Mercado Municipal

Localizado em frente da Rodoferroviária de Curitiba, o Mercado Municipal de Curitiba é um lugar bastante agradável pra passar algumas horas caminhando e observando milhares de produtos dos mais variados gêneros.

Curitiba em dia de chuva-Mercado Municipal.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Mercado Municipal.

Desde 1958, quando foi transferido para este local, o lugar é ponto de encontro de curitibanos que buscam qualidade e variedade, principalmente no que se refere a frutas, legumes e verduras. São dezenas de barracas vendendo os mais variados tipos de produtos. Nós quando queremos fazer uma receita, corremos pra lá atrás de ingredientes e temperos.

Curitiba em dia de chuva - Mercado Municipal de Curitiba

Pimenta pra todos os gostos!

Mas além de frutas, legumes e verduras, no Mercado Municipal de Curitiba existem muitas outras barracas que vendem quase tudo. Vinhos, queijos, produtos da culinária japonesa, pimentas, carnes, peixes (pro aquário, ou pra panela),  ervas, doces, cafés, flores, decoração, enfim muita coisa! Existe inclusive um setor inteiro destinado apenas para os produtos orgânicos.

Curitiba em dia de chuva-Mercado Municipal de Curitiba

Loja de artigos pra decorações no Mercado Municipal de Curitiba.

No segundo piso está a praça de alimentação, onde é possível provar os mais variados tipos de pratos. Desde um clássico pastel, até pratos típicos como o Barreado. Ah…  E claro que no Mercado Municipal também tem cervejas especiais!

Curitiba em dia de chuva- Cervejas especiais - Mercado Municipal

A Banca da tentação! hehe!

Se tem um lugar que nós não enjoamos de visitar, é o Mercado Municipal de Curitiba. Aposto que você irá gostar também!

Você pode obter mais informações sobre o Mercado Municipal em seu site oficial, mas prometemos que em breve faremos um super post contando tudo sobre ele.

  • Rua 24 horas

Inaugurada em 1991 a Rua 24 horas foi a primeira rua comercial coberta do Brasil a funcionar durante todas as 24 horas do dia! Projetada pelo arquiteto Abrão Assad, o mesmo que projetou a estufa do Jardim Botânico de Curitiba, a novidade fez com que a rua se tornasse um dos atrativos mais interessantes da cidade e também um ponto de encontro dos curitibanos.

Curitiba em dia de chuva-Rua 24 horas

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Rua 24 horas.

Com o passar dos anos a rua perdeu um pouco de seu encanto. Muitas lojas e restaurantes foram fechando, os curitibanos praticamente já não compareciam ao local e os turistas ficavam um pouco decepcionados por descobrirem que o local estava meio abandonado, um pouco inseguro e já não era 24 horas.

Depois de anos de sucesso, veio a decadência e em 2007 a Rua 24 horas foi fechada. Após várias tentativas frustradas de parceria com a iniciativa privada a prefeitura começou os trabalhos de recuperação do local em 2010. Em 2011 a Rua 24 horas foi reaberta com uma nova pegada e com foco totalmente voltado ao setor gastronômico.

Curitiba em dia de chuva-Rua 24 horas de Curitiba.

Rua 24 horas de Curitiba.

A rua se transformou em uma verdadeira praça de alimentação e voltou a atrair o público jovem curitibano.

Curitiba em dia de chuva-26

Rua 24 horas.

Visitar a Rua 24 horas pode ser uma excelente alternativa em dias frios e chuvosos, além disso a pitoresca arquitetura tubular do projeto inicial foi mantida e rende sempre belas fotos! Ah! A rua 24 horas já não funciona 24 horas e sim das 9h às 23h.

Curitiba em dia de chuva-Rua 24 horas.

Rua 24 horas de Curitiba.

Você pode obter mais informações sobre a Rua 24 horas de Curitiba no site oficial da rua.

  • Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

O Museu mais famoso de Curitiba também é uma excelente opção pra quem foge dos dias frios e chuvosos. O MON – “Museu do Olho” conta com 12 salas expositivas e é garantia de entretenimento, pois sempre conta com diversas exposições muito interessantes.

Curitiba em dia de chuva - Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho)

Inaugurado em 2002, o Museu foi projetado por Oscar Niemeyer, que na verdade fez uma reformulação do antigo prédio, o Edifício Castelo Branco, que também foi projetado pelo mestre da arquitetura.

Por falar em Edifício Castelo Branco, vale a pena destacar uma coisa que nem todos observam, mas o edifício possui o que na época de sua construção obteve record na construção de vão em concreto protendido, sendo um marco para a arquitetura da época.

Curitiba em dia de chuva- Museu do olho

Edifício Castelo Branco – Parte do MON.

O museu do olho integra nossa lista dos 9 lugares imperdíveis pra visitar em Curitiba, então se estiver chovendo e você pretende visitá-lo, não pense 2 vezes.

Curitiba em dia de chuva-20

Exposição no olho do Museu do Olho! ;)

Você pode obter mais informações sobre o Museu, preços de ingressos e exposições na página oficial do MON, mas em breve faremos um post falando sobre ele também.


LEIA TAMBÉM:

OS 9 LUGARES IMPERDÍVEIS DE CURITIBA
9 CIDADES PRA CONHECER NAS PROXIMIDADES DE CURITIBA


  • Museu Egípcio e Vera Cruz (Museu da Múmia)

O Museu Egípcio e Vera Cruz é um dos museus mais interessantes da cidade e um dos preferidos por nós! Neste museu é possível observar uma grande quantidade de réplicas perfeitas de objetos relacionados a história e cultura do Egito Antigo que estão expostos em vários museus do mundo.

Curitiba em dia de chuva-Museu egípcio e Vera Cruz em Curitiba.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu egípcio e Vera Cruz.

Visualmente os objetos tem uma aspecto tão impactante quanto os originais e até por isso a visita ao Museu é extremamente válida.

Curitiba em dia de chuva-Museu Egípcio de Curitiba.

Parte do Acervo do Museu Egípcio de Curitiba.

O Museu conta com salas interativas e tem como principal atrativo a Múmia Tothmea, uma múmia egípcia original com cerca de 2.700 anos. Outra Múmia original que figura o acervo do Museu Egípcio é a múmia de uma criança andina.

Além do acervo do Museu, o próprio complexo já é uma grande atração. Os edifícios possuem temática egípcia e causam bastante impacto. O museu passou por uma restauração recente e ganhou outros atrativos, mas nós ainda não fomos lá ver as novidades. Ah, o ingresso que era gratuito, agora custa R$5,00.

Curitiba em dia de chuva-Museu Egípcio e Vera Cruz

Museu Egípcio e Vera Cruz

Nós fizemos um post completo com informações sobre o Museu da Múmia, embora tenhamos que voltar lá pra atualizar o post e mostrar as novidades! Podem deixar que em breve o faremos! Você também pode visitar o site oficial do Museu Egípcio e Vera Cruz para maiores informações.

  • Museu do Automóvel

Aí você resolve visitar o parque preferido dos curitibanos e de repente cai aquela chuva! Calma, nem tudo está perdido! Ali no Barigui está o Museu do Automóvel de Curitiba e você poderá fugir da chuva e ainda por cima visitar o mais antigo museu de carros de Curitiba, onde estão expostos cerca de 70 veículos, além de outros objetos relacionados ao mundo automobilístico.

Curitiba em dia de chuva- Museu do Automóvel.

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu do Automóvel.

Este museu é uma ótima opção pra quem foge da chuva e também para quem gosta de automóveis.

Curitiba em dia de chuva-Museu do Automóvel.

Carros antigos do Museu do Automóvel.

Nós fizemos um post falando sobre o Museu do Automóvel de Curitiba e você também poderá obter mais informações através de seu site oficial.

  • Torre Panorâmica

Localizada a cerca de 2 km do Parque Barigui, a Torre Panorâmica de Curitiba é uma excelente opção pra quem gosta de ver as coisas do alto! A torre possui 109 metros de altura e em dias ensolarados é possível ver toda a região, incluindo a Serra do Mar que circunda parte da cidade. Em dias chuvosos, é possível contemplar o clima típico da cidade (sério) e dependendo do dia observar os raios que caem no horizonte.

torrePanaromica

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Torre Panorâmica. Foto: Divulgação.

A Torre Panorâmica foi inaugurada no ano de 1991 pela antiga empresa estatal Telepar e fica no bairro das Mercês, em um dos ponto mais alto da cidade.

  • Museu Paranaense

Escondidinho no Largo da Ordem, o Museu Paranaense é uma ótima opção de passeio pra quem que visita o centro histórico e a própria região do Largo da Ordem (onde acontece a tradicional feira de domingo).

Inaugurado em 1876, o Museu Paranaense já passou por 6 sedes até ser fixado no atual Palácio São Francisco (sede do governo estadual de 1938 até 1953), no Largo da Ordem. O museu conta com um acervo de cerca de 4000 itens com foco na Arqueologia, Antropologia e História.

Curitiba em dia de chuva-17

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Museu Paranaense.

Curitiba em dia de chuva-Museu Paranaense.

Acervo Museu Paranaense.

Este é um museu que muitas vezes passa despercebido. Nós mesmos não o conhecíamos e o “descobrimos” por acaso em um dia de visita a feirinha do largo, quando vimos a placa “Museu Paranaense” – Museu aqui??? Pra nossa surpresa o museu é bem interessante! Se você for visitá-lo no domingo da feirinha, também dê um pulo na Mesquita de Curitiba que fica ali pertinho!

  • Schwarzwald (Bar do Alemão)

Localizado em pleno coração do centro histórico de Curitiba, o Bar do Alemão é um dos bares mais tradicionais (se não mais) da cidade.

conhecer em Curitiba em dias de Chuva - Bar do Alemão

O que conhecer em Curitiba em dias de Chuva: Schwarzwald (Bar do Alemão)

Com quase 40 anos, o Schwarzwald (Bar do Alemão), já se tornou destino certo no roteiro da maioria dos turistas que visitam Curitiba. O tradicional submarino amarelo (criação do bar) e a carne de onça (prato típico curitibano) são atrativos imperdíveis no Bar do Alemão, que também é famoso pelos pratos típicos alemães (claro), como o Eisbein (joelho de Porco). Uma boa dica é o Aperitivo Alemão que vem um pouco de cada coisa e serve 4 pessoas.

Curitiba em dia de chuva-2

Eisbein! Simplesmente delicioso demais!

Foi no Bar do Alemão que a Paty e eu saímos pela primeira vez! Nós contamos nossa história aqui, se você ainda não sabe.

Se chover enquanto você estiver no largo da ordem, corra pro Schwarzwald e aproveite.

Em breve post completo sobre o Bar do Alemão. Você também pode obter mais informações sobre o bar, programação, cardápio etc em seu site oficial.

Aproveitando que você está próximo ao Bar do Alemão, por ali fica a Igreja da Ordem, a primeira igreja de Curitiba (1737). Vale a pena dar um pulo até ela, pois é bem bonitinha. Anexo a Igreja da Ordem está o Museu da Arte Sacra.

  • Museu do Holocausto

O Museu do Holocausto é a última dica desta lista de lugares pra conhecer em Curitiba em dias chuvosos. Este Museu retrata um pouco do horror vivido no passado, através de fotos, objetos pessoais, mapas e relatos dos sobreviventes. Um capítulo bastante sombrio na história mundial, mas que infelizmente não deixou de acontecer no mundo e ainda hoje podemos ver cenas parecidas em alguns lugares do globo.

É o primeiro Museu do Holocausto do Brasil e para visitar é preciso agendar com 2 dias de antecedência.  A entrada é gratuita e nos domingos existe visita guiada.

Você pode obter mais informações através do site oficial do Museu do Holocausto. Em breve faremos um post sobre o Museu. Ah! Não é possível tirar fotos, nem filmar no interior do museu.

Gostaram da Lista!? Espero que este possa ajudar! Favorite o post pra quando você estiver em Curitiba e a chuva aparecer.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba, nas cidades próximas a Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

18 Respostas para 9 lugares pra conhecer em Curitiba em dias de Chuva!

  1. Paola disse:

    Quantas coisas legais em Curitiba que eu não sabia que existiam!!! Dicas anotadas pra quando eu tiver a oportunidade de ir! Achei muito interessante a Rua 24 horas! Que bom que conseguiram fazê-la funcionar novamente! É uma ideia ótima e não seria legal que se perdesse em tão pouco tempo de inaugurada.

  2. Gostei muito desse post, porque eu sou aquela típica pessoa azarada que sempre pega chuva nos destinos que mais quer conhecer! Curitiba está na minha lista… adorei saber sobre o museu egípcio! preciso visitar :)

  3. Muito legal as suas dicas, eu gostaria de conhecer o museu do olho, deve ser muito bonito por fora e por dentro.

  4. rui batista disse:

    Bela ideia, explorar os destinos em dias de chuva :) Curitiba surge-me como um destino cada vez mais interessante. Certamente, estará no meu roteiro na minha quarta visita ao Brasil :)

  5. Adorei as dicas. Não sabia que tinha um museu da múmia em Curitiba. Que interessante!

  6. Laura Sette disse:

    Adorei a lista de coisas! Não sabia que Curitiba era uma das capitais mais chuvosas do Brasil.
    Ótimas dicas para se ter na manga, já que não temos como prever o temperamento de São Pedro, né? hehe :)
    bjos

  7. Andrea disse:

    Eu particularmente adoro Curitiba e anotei todas as dicas. Vlw poe compartilhar.

  8. Muito boas dicas, Itamar. E imagino que como você disse realmente deve chover muito em Curitiba, post bem útil.

  9. Umas mil vezes em Curitiba e não conheço nem metade dessa lista =/ O que mais me chamou a atenção foi esse museu do holocausto, vou me programar para ir na próxima visita!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>