Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Bate e volta de Quito para Otavalo. Visitando a Feira de Otavalo no Equador.

Feira-de-Otavalo---Equador

Está pensando em ir pro Equador? Vai passar por Quito? Que tal conhecer uma das cidades que mais preservam a cultura indígena no país e no continente? Conheça a pequena Otavalo, uma das cidades mais encantadoras do Equador.


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Equador nós usamos a hastag #dmecnoequador


Otavalo – Equador

Localizada na província de Imbabura, a pouco menos de 100 km de Quito, a pequena cidade de Otavalo é daquelas cidades que você tem que conhecer se estiver passando pela capital equatoriana.

Otavalo Equador

Otavalo – Equador

A pequena San Luis de Otavalo, ou simplesmente Otavalo tem pouco mais de 40 mil habitantes e existem rumores que o local já teria sido habitado a cerca de 28.000 anos atrás. Não é à toa que uma das possíveis origens do nome Otavalo (no idioma Chaima) sugira que seu significado seja “lugar dos antepassados”.

Otavalo, está acima dos 2500 metros de altitude e é uma das cidades equatorianas que mais preservam a cultura indígena e isto é visível logo que se chega a cidade. Os moradores locais se destacam com suas vestimentas características, repletas de cores e detalhes.

Otavalo Equador-11

Vestimenta típica da população local.

É uma das cidades mais procuradas por turistas, principalmente aos sábados, quando acontece a Feira de Otavalo, uma das maiores e mais antigas feiras indígenas da América do Sul e a principal atração da cidade.

Feira de Otavalo  

Se visitar Otavalo já é uma excelente alternativa em dias normais, nos sábados a visita torna-se praticamente obrigatória! É nos sábados que as ruas de Otavalo ficam lotadas de barracas, quando a feira, que acontece diariamente com algumas únicas barracas, se agiganta e toma conta de dezenas de quadras.

Otavalo Equador-Feira de Otavalo

Feira de Otavalo.

Nesta feira é possível encontrar barracas vendendo os mais variados produtos, com destaque para roupas, artesanatos e comidas tipicas da região. Embora muita gente diga que é o melhor preço do Equador, nós achamos que a feira de Saquisilí é bem mais barata (em breve post), mas se você não tem tempo de ir até Saquisilí, sem duvida Otavalo é o lugar pra comprar aquela lembrança do Equador, ou aquelas roupas típicas para o frio feitas com lã de lhama, ou alpaca.

Otavalo Equador-cores

O colorido do Equador.

Otavalo Equador-Cores do Equador.

Tabuleiros de Xadrez – Espanhóis x Incas – Ainda teremos um destes! :)

Otavalo Equador- tapete

Os belos tapetes com lã de Alpacas.

Para quem gosta de imergir na cultura local, a feira é um prato cheio, já que pessoas de várias partes do Equador vão até a cidade para comprar os mais variados itens, ou simplesmente para comer.

Nós mesmos, quando estávamos indo para Otavalo, fomos sentados ao lado de um simpático casal (alias temos que ressaltar que os equatorianos são muito simpáticos) que nos contou que estavam indo pra lá só pra comer, pois segundo ele a feira está cheia de coisas boas. E aí vai encarar!?

Otavalo Equador-escargot

“Escargot” Equatoriano, com limão, :)

Otavalo Equador-22

Carne com “papas”, o cheiro estava ótimo!

Otavalo Equador-Peixe

Peixe frito.

Otavalo Equador-porco assado.

Porco Assado, comida típica do Equador.

Já no ônibus o pessoal começa a comer, quando inúmeros vendedores ambulantes disputam os passageiros a cada parada, com dezenas de produtos. Aproveitando a deixa, se estiver indo para Otavalo, não deixe de provar os “bizcochos de Cayambe” (Biscoitos de Cayambe) que são vendidos pelos ambulantes e são uma iguaria da região. Nós provamos graças a cortesia de nossos amigos e vizinhos de ônibus.

Chegando em Otavalo, você descerá na rodoviária, que é o mesmo local onde terá que pegar o ônibus pra voltar pra Quito. Dali basta perguntar pela feira e logo alguém indica a direção. Se for no sábado não é preciso nem perguntar a direção, basta seguir o fluxo, já que a grande maioria das pessoas estarão indo para a famosa Feira de Otavalo.

Na feira dá pra passar algumas horas “mirando” tudo que tem pra vender… Você terá vontade de comprar um monte de coisa e se tiver dinheiro sobrando, seguramente o fará.

Otavalo Equador-Feira de Otavalo

Muitas lembranças na feira, Dá vontade de levar tudo sim!

Além de muitos produtos destinados aos turistas vale a pena dar uma conferida nos produtos vendidos que são comercializados entre os próprios locais. Frutas, verduras, carnes, vegetais, tempero, enfim… Andar pela feira de Otavalo é uma excelente oportunidade de conferir de perto a cultura indígena de uma das regiões mais indígenas do Equador e da América Latina.

Otavalo Equador-16

Frutas.

Otavalo Equador-Temperos

Temperos

Otavalo Equador-19

Frutas, legumes e verduras.

Otavalo Equador-Frango!

Pollo loco!

Otavalo Equador-Comida

Farinhas e grãos – Entre eles os famosos “chochos”

Ainda existe nos sábados pela manhã uma feira de animais que fica a cerca de 15 minutos do centro da cidade. Nesta feira são vendidos animais de todas as espécies, como galinhas, vacas, cuis (coelhinhos da índia) etc.

O que ver em Otavalo além da Feira.

Mas nem só de feira vive a cidade, embora seja sua principal atração. Além da tradicional feira indígena existem outras atrações interessantes pra conhecer na redondeza.

Otavalo Equador-municipalidad

Prefeitura de Otavalo.

No nosso caso, que fizemos apenas um bate e volta pra ver a feira, ainda sobrou um tempo pra gente dar uma circulada pela cidade e conhecer um pouco de sua arquitetura e de suas praças. Infelizmente o tempo não colaborou e lá pelas 14/15 horas começou a chover, finalizando assim nosso passeio pela cidade.

Otavalo Equador

Parque Simom Bolívar e a homenagem aos índios Rumiñawi.

Mas se você tiver a disponibilidade de ficar uns dias na cidade (clique aqui para encontrar hospedagem em Otavalo), terá a oportunidade de conhecer várias atrações na redondeza, entre elas podemos destacar:

- Cascata de Peguche  – Cachoeira com 30 metros de altura localizada no vilarejo de Peguche. Distância: 3,3 km.
Lago San Pablo – Lago localizado aos pés do Vulcão Imababura. Distância: 10,7 km.
Lagunas de Mojanda – São 3 lagoas localizadas a 3720 metros de altitude, na região de Mojanda. Distância: 16 km.
Mirador El Lechero - Mirante natural de onde é possível observar a região e seus atrativos como a  Laguna de San pablo, o Vulcão Imbabura, a Montanha Fuya Fuya, o Vulcão Cotacachi, além de uma visão panorâmica da própria cidade. Distância: 7 km.
Parque Cóndor - O Parque Cóndor é um centro de resgate e cuidados de aves de rapina. Distância 6 km.
Cascadas de Taxopamba - Cachoeira com 2 saltos, um de 15 e outro de 10 metros. Distância: 6,4 km.
Montaña Fuya Fuya – Complexo vulcânico conhecido como Mojanda, localizado a 4279 metros de altitude. Distância 77 km.
Imbabura Ñan – Caminho ancestral com mais de 100 anos localizado próximo a Cascata de Peguhe. Distância: 3,1 km.
– Laguna Cuicocha – Lagoa localizada na cratera de um Vulcão Ativo. Distância: 14 km.

Além de todas as atrações citadas acima, em Otavalo também é possível visitar comunidades indígenas

Como chegar a Otavalo

Partindo de Quito é bem  fácil chegar até Otavalo utilizando o transporte público. Basta pegar algum ônibus que vá até o Terminal Norte de Quito. Chegando no Terminal Norte é preciso pegar um ônibus gratuito que vai até o Terminal de Carcelen. No Terminal de Carcelen diversas empresas vendem passagens para Otavalo e o preço é praticamente igual, porém vale se informar se o ônibus que você escolheu de fato vai até o terminal de Otavalo, já que alguns param na entrada da cidade.

A viagem de pouco menos de 100 km dura cerca de 2 horas e meia e percorre lugares muito bonitos. Vale ficar ligado na paisagem e conferir as paisagens.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Otavalo, Quito, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

8 Respostas para Bate e volta de Quito para Otavalo. Visitando a Feira de Otavalo no Equador.

  1. Thais disse:

    Ola.
    Quero muito conhecer o Equador e com essa dicas só me animou mais ainda!!!
    Obrigada por compartilhar.
    abraços
    Thais

  2. Jair Prandi disse:

    Esta feira é muito semelhante às feiras peruanas.
    Não sabia desta cidade, o Equador é um entre alguns destinos que pretendo visitar em breve!

  3. Que destino mais colorido, gostei. Adoro conhecer itens da cozinha local, mas confesso que aquela cabeça de porco ali não chamou minha atenção não. Valeu pelas dicas, adorei o post

  4. NiKi Verdot disse:

    Adorei o post! Deve ser um destino muito interessante! Eu certamente ficaria louca nesta feirinha rs… Pra mim só ela já seria um ótimo motivo para viajar até lá! Fora que já daria pra provar a culinária local lá mesmo… 2 em 1! Adorei! :)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>