1ª viagem para a Bolívia. La Paz – Conhecendo a cidade.

Publicidade:

La Paz é a cidade mais populosa da Bolívia e uma das cidades mais pitorescas da América Latina. No post anterior fiz um resumão sobre a  primeira impressão sobre a cidade e hoje conto um pouquinho sobre o que fizemos em La Paz nesta primeira viagem para a Bolívia, confira: 

Viagem para a Bolívia – La Paz, Conhecendo a cidade:

Chegamos em El Alto de madrugada e quando saímos do aeroporto, 3 taxistas ofereciam seus serviços. Tentei negociar a corrida até La Paz, mas como era madruga, não teve choro, preço tabelado!

No táxi, perguntamos sobre a temperatura e o taxista falou que o frio não passaria muito daquilo que fazia. Concluí que o frio não seria um grande problema, já que naquela noite fazia 8ºC e como bom curitibano que sou, estava até me sentindo confortável… como em um dia de outono, rá!!!

Dormimos e logo no primeiro dia na cidade saímos sem rumo em uma direção qualquer.

Primeira impressão

A primeira impressão que tivemos de La Paz é que a cidade é uma loucura!

O trânsito é caótico, mas depois de andar pela cidade ouvindo buzinas pra todo lado; vendo carros disputando cada milímetro; pedestres kamikazes correndo por entre os carros em movimento e vans por todos os lados (com um doido na porta gritando o nome do destino)… logo você se acostuma.

Em pouco tempo também estará se enfiando na frente dos carros para atravessar a rua, mesmo porque se não fizer isso vai ficar esperando até amanhã.

>>>SEUGO VIAGEM: Não viaje para a Bolívia sem SEGURO VIAGEM! Contrate seu seguro agora e viaje mais tranquilo! 

Publicidade.

A cidade não possui luxo, mas com certeza quem viaja pra La Paz sabe muito bem disso né!?

O que realmente faz de La Paz uma cidade especial, é a riqueza cultural e todos os detalhes escondidos em cada esquina.

La Paz é uma cidade fantástica e cheia de encantos, sua atmosfera andina é muito contagiante e requer com que o visitante entre no clima da cidade, portanto relaxe e aproveite!

La Paz – Conhecendo a cidade - Viagem para a Bolívia
La Paz – Conhecendo a cidade – Ruas do centro de La Paz.

Casas inacabadas

Quando se olha ao redor, uma das primeiras coisas que mais chamam a atenção em La Paz, é o fato de que a maioria das casas são de tijolos a vista, sem reboco.

Isto tem uma explicação: quando a casa não está finalizada (rebocada) o proprietário da casa paga menos imposto, ou seja, ninguém termina a obra pra pagar menos imposto!

La Paz – Conhecendo a cidade - Viagem para a Bolívia
Casas de tijolo a vista predominando na visão panorâmica.

Eu sei que já falei sobre o comércio ambulante no resumão da cidade, mas esse é um tema que tem que ser comentado novamente, porque é muito Bolívia.

As cholas estão por todos os lados e uma coisa que percebi é que em alguns lugares elas se dividem por “setores”.

Em uma determinada região se vende comida, em outra eletrônicos, em outra roupas, em outra flores e em muitas partes é um mistão, onde se vende de tudo. Isso é bem interessante e quem vai pra La Paz não pode deixar de ver tudo isso.

La Paz – Conhecendo a cidade
Comércio de rua de La Paz. Foto: Cleiton Stadnick
La Paz – Conhecendo a cidade
A grande variedade de Batatas de um Chola que espera clientes.

Entre cholas por todo lado e automóveis buzinando, caminhamos pra conhecer o centrão de La Paz.


>>> LEIA TAMBÉM:

+ O que fazer em Santa Cruz de la Sierra e arredores – Bolívia.
+ Chip de internet na Bolívia: Entel, pega até no deserto!
+ Lago Titicaca, Copacabana e Isla del Sol.


Conhecendo a cidade de La Paz

No primeiro dia demos uma volta imensa pra chegar até a Plaza de San Francisco, que fica só a duas quadras do hostal. Naquele tempo não existia Google Maps, nem smartphones!!!

>>> HOSPEDAGEM:  Encontre e reserve agora a sua hospedagem em La Paz e garanta o melhor preço. 

Plaza de San Francisco

Nesta praça está a Iglesia de San Francisco, um dos mais tradicionais cartões postais da cidade. A igreja é original do ano de 1548 e foi construída com pedras de Tiwanaku.

É uma das mais antigas da América do Sul, porém desabou com uma tempestade de neve em 1610 e foi reconstruída entre os anos de 1744 e 1753.

É uma igreja muito bonita tanto por fora, como por dentro. À sua frente estão diversas barracas vendendo flores e em sua redondeza o comércio é bem intenso.

Bolívia La Paz- Iglesia de San Francisco
La Paz – Conhecendo a cidade – Iglesia de San Francisco.
Bolívia La Paz
La Paz – Conhecendo a cidade – Mercado de flores.

Museu de la Coca

Ali bem pertinho está o Museo de la Coca, que foi o único museu que tive oportunidade de conhecer em La Paz. Acho que escolhi muito bem.

O Museo de la Coca é um museu pequeno, mas muito interessante. Realmente todos que visitam a cidade deveriam visitar pra entender um pouco mais sobre a história da folha de coca e o quanto é importante na cultura andina.

Existe no museu também um café, onde é possível experimentar diversos produtos feitos de coca. Eu provei a cerveja de coca e uma pinga de coca, ambos bem diferentes. E para os ignorantes – COCA NÃO É DROGA!!! Já falei sobre isso.

>>> EXPERIÊNCIAS EM LA PAZ: Encontre passeios, ingressos antecipados e experiências em La Paz. 

Mercado de las Brujas

Próximo a Plaza de San Francisco (2 quadras) está o famoso Mercado de las Brujas, um local imperdível em uma visita a La Paz. Nesse mercado é possível encontrar muitas lembrancinhas da Bolívia, roupas típicas e coisas para turistas. Além disso é possível encontrar os mais variados tipos de materiais utilizados em “bruxaria”.

Destaque para os fetos de llama ressecados, que segundo entendi, são enterrados em baixo das casas em oferendas à Pachamama e dão sorte.

Bolívia La Paz-Calle de las brujas
Fetos de Llamas pra dar boa sorte. Foto: Cleiton Stadnik
Bolívia La Paz- Calle de las Brujas
La Paz – Conhecendo a cidade – Loja típica da Calle de las Brujas.

Mercado Municipal de La Paz

Além da Calle de las brujas, outro local onde o visitante terá um grande choque cultural é no Mercado Municipal de La Paz, vale a pena dar um pulo por lá! Prepare-se pra mergulhar em um mundo bem diferente!

Bolívia La Paz- Mercado
Carniceria (açougue) em um mercado municipal.

Plaza Murillo

Outro destino obrigatório em La Paz é a Plaza Murillo, um dos locais mais importantes de toda Bolívia. Ali estão edifícios importantes como o Palacio Legislativo e o Palacio Presidencial, conhecido também como El Palacio Quemado, porque já foi incendiado duas vezes.

Bolívia La Paz-
Plaza Murillo

Na Plaza Murillo também está a Catedral de Nuestra Señora de La Paz, construída em 1831 em estilo Neoclássico com elementos do barroco.

Plaza Murillo
La Paz – Conhecendo a cidade – Plaza Murillo e no fundo Catedral Metropolitana de La Paz.
Palacio Quemado
La Paz – Conhecendo a cidade – Palacio Quemado.

Por toda praça existem pombos, muitos pombos. É interessante dar um tempo na praça pra ver um pouco do cotidiano da cidade… e foi o que fizemos, sentamos e observamos que pasa!?

A Plaza Murillo é o lugar ideal pra sentar, relaxar e observar o movimento dos locais.

Plaza Murillo
Será que tem pombos?

Sul da Cidade

No sul da cidade está localizada a parte mais “chique” de La Paz, justamente a região onde mora a elite local.

Pra mim esta parte da cidade não tem nada de mais, nada que se destaque. Mas é valido pra conhecer e pra quem procura fugir um pouco da loucura lá de cima (o que não era o meu caso) e pra ver que La Paz não possuiu somente “pobreza”.

Bolívia -
Lá em baixo a “Zona Sul”. Foto: Cleiton Stadnick

Futebol em La Paz

Também tivemos sorte em poder assistir ao clássico paseño Bolívar X The Strongest, no estádio Hernando Siles.

O futebol é fraco, mas pra quem gosta do esporte é legal ver um estádio cheio (até demais) com crianças, velhos, mulheres e na geral (onde fiquei) todo mundo junto e misturado.

É bem interessante que as torcidas dos 2 times ficam juntas e em paz. É engraçado ver as 2 torcidas cantando, cada uma na sua, sem se importar com a torcida rival, que está no mesmo local.

La Paz – Conhecendo a cidade
Torcida misturada no clássico Bolivar x The Strongest.
La Paz – Conhecendo a cidade
Multidão de torcedores das 2 equipes, juntos e em paz.

Noite em La Paz

Quando saímos pra tomar uma cervejinha (a cerveja mais conhecida de La Paz é a Paceña, que já foi considerada uma das melhores cervejas do mundo), fomos a um tal de Mongos Bar, muito indicado.

Eu não gostei, pois tem muito gringo de Israel, o bar é caro e a cerveja é quente. Aliás pra achar cerveja gelada em La Paz é difícil (ou levamos muito azar) porque em praticamente em todos os lugares que fomos tomar uma cervejinha, se não estava na temperatura ambiente, estava meia boca.

Fomos achar cerveja gelada em um barzinho de rock chamado Tarkus, que pra mim foi bem melhor que o badalado Mongos. O cara que comandava o bar era muito gente boa e colocava o som que pedíamos. A cerveja era uma cerveza muy fria. Tomamos uma tal de BOK, que é uma cerveja bem forte e muito boa…

Um fato curioso foi que no dia em que descobrimos este bar, voltamos pro hostal altas horas da madruga. Além do “friozinho” que tava matando (sim, esfriou bem mais, o cara do táxi nos enganou), chegamos no Hostal as 5h pra acordar 7h da manhã pra subir o Chacaltaya.

Pra subir o Chacaltaya já e dificil, agora imagina sem dormir e meio lesado da bebedeira. Mas deu tudo certo! Subimos o Chacaltaya e nos dias seguintes ainda fomos pra Isla del Sol em Copacabana.


PLANEJE SUA VIAGEM!
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua HOSPEDAGEM em La Paz através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje para La Paz com segurança! Contrate seu SEGURO VIAGEM através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

CARRO: Está pensando em ALUGAR UM CARRO na Bolívia? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores EXPERIÊNCIAS de La Paz através do Get Your Guide.


Gostou deste post sobre nossa viagem para a Bolívia – La Paz?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre La Paz na Bolívia deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A BOLÍVIA:

+ Roteiro de 15 dias pela Bolívia e norte da Argentina. 
+ Receita de Salteña Boliviana. 
+ Monumento Natural Espejillos – Passeio incrível nos arredores de Santa Cruz de la Sierra

Artigo anteriorBolívia – La Paz – Resumão da cidade – 1ª impressão.
Próximo artigoIsla del Sol, Lago Titicaca e Copacabana – Passeio incrível na Bolívia.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here