Buenos Aires – A primeira impressão é a que fica.

Publicidade:

Em 2009, viajei para Buenos Aires em minha primeira viagem internacional. Eu, que até então era piolho do Litoral Catarinense, chegava à capital Argentina e me deparava com uma situação bem diferente do que estava imaginando… Confira como foi minha primeira impressão sobre a Argentina.

Primeira viagem internacional: Buenos Aires – Argentina

Neste primeiro post do blog, conto como foi a minha primeira experiência fora do Brasil, quando viajei com alguns amigos para Buenos Aires, na Argentina.

Buenos Aires - a primeira impressão é a que fica.
A Casa Rosada.

Antes de começar este relato quero destacar um detalhe importante: a ideia inicial desta viagem era viajar para Venezuela. Como meus companheiros tiveram problemas com seus cartões de crédito, compraram um voo para Buenos Aires. Logo pensei em desistir, pois minha vontade era de viajar para a Venezuela e conhecer as belas praias do país e não para Buenos Aires.

Pra Buenos Aires eu não queria ir de jeito nenhum, porém, depois de muita insistência dos amigos, fui convencido. Lembro-me que perguntei “O que vou fazer em Buenos Aires? Não tem nada de mais lá, é uma cidade normal, igual a nossa (Curitiba)!”

Quem diria hein? Apesar de sempre ter ido para montanha e para as praias de Santa Catarina, acho que foi nessa viagem que o mosquitinho me picou e definitivamente fui infectado pelo vírus viajante.

De lá pra cá a vontade de explorar o mundo e conhecer novos lugares é permanente e só aumenta.

>>> SEGURO VIAGEM: Não viaje sem seguro viagem! Contrate seu seguro agora e viaje mais tranquilo! 


>>> LEIA TAMBÉM:

Publicidade.

+ Parque Nacional del Iguazú, o lado argentino das Cataratas do Iguaçu.  
+ Como é visitar La Bombonera, o lendário estádio do Boca Juniors. 

+ 10 Atrativos imperdíveis em Buenos Aires.


Buenos Aires – A primeira impressão é a que fica.

Buenos Aires é uma das maiores cidades da América Latina e sem dúvidas uma das cidades mais importantes do mundo. É uma cidade linda, repleta de atrações, cheia de cultura e com uma gastronomia incrível. Sua arquitetura combina o moderno com o antigo e todas estas caracteristicas realmente me encantaram.

E não só a mim, todas estas caracteristicas fazem com que a cidade seja uma das mais visitadas por turistas na América Latina e meu “batismo” no exterior não poderia ser melhor.

O que mais me chamou atenção na cidade foi a cultura do povo portenho e principalmente a quase inexistente “rivalidade”, que a mídia criou aqui no Brasil.

Antes de viajar para Argentina eu estava um pouco receoso, pois era a semana de um jogo decisivo entre Brasil e Argentina em uma eliminatória de copa do mundo. Na minha cabeça manipulada pela mídia, imaginei que iria pegar um clima bem hostil por ser brasileiro (sério, eu estava com medo), mas depois que cheguei lá, vi que a rivalidade existe, mas definitivamente não é da mesma forma que a televisão e as agências de publicidade brasileiras fazem questão de difundir por aqui.

Fui muito bem tratado por todos os argentinos com que tive contato, isso em todos os dias e em todos os cantos por onde andei por lá. Não vi um único ato sequer que pudesse ser considerado como hostilidade. Muito pelo contrário em todos os lugares em que estive, recebi elogios ao meu país, muitas pessoas me parabenizavam pelo futebol do Brasil, pelo crescimento econômico e desenvolvimento do país (2009) etc. Foi um verdadeiro choque, já que naquela época tinha uma ideia totalmente deturbada.

Em alguns lugares em que meus amigos e eu conversávamos em português, logo se aproximava alguém e perguntava brasileño? – sim – Ah…Me encanta Brasil, bla bla bla… Foi muito legal!

>>>HOSPEDAGEM:  Encontre sua hospedagem em Buenos Aires.

Buenos Aires - a primeira impressão é a que fica.
Brasileiros com uma bandeira brasileira em frente à Bombonera – E se fossem argentino no Brasil?

Antes de conhecer a Argentina, eu ouvia muito um amigo que já tinha viajado pra lá diversas vezes, me dizer que os argentinos não tinham os brasileiros como “inimigos” (coisa que de certa forma acontece por aqui) e que eles gostavam muito do Brasil e tals. Esse amigo, admira e gosta muito da Argentina e sempre defendia os argentinos quando alguém começava com aquelas brincadeirinhas idiotas… até então, eu não entendia o porquê.

Eu já vi por diversas vezes brasileiros tratando mal argentinos nas praias de SC, inclusive em uma determinada vez, outro amigo e eu estávamos indo pra praia, quando o cara sem mais e sem menos, abriu a janela e gritou agressivamente: – “Argentino FDP, aqui é Brasil!!!”, mostrando a camisa do Brasil para os caras que estavam no carro do lado na estrada. Na hora eu ri mesmo sem entender nada, mas agora depois de ter voltado de Buenos Aires, depois de ser muito bem tratado lá e de ter a cabeça mais aberta, fico pensando o que levou meu amigo a fazer aquilo?

Seria a mídia com suas ideias furadas que criam esta rivalidade!?

Quando eu andava com a camisa do Athlético, logo alguém aparecia e  comentava – El Paranaense bla bla bla

Um dia, em domingo após o jogo do Brasil x Argentina, um cara com a camisa do River Plate, veio até mim e me parabenizou pelo futebol da seleção Brasileira, me cumprimentou e disse “Brasil es siempre mejor”, depois falou algumas coisas sobre futebol e mencionou “El Paranaense”, eu disse eliminamos vocês – “sí sí, me recuerdo, me recuerdo”.

Muita gente perguntava “¿Como está el Paranaense en la liga brasileña?”. Eu fiquei bem alegre de saber como é bem conhecido meu Furacão por lá!

Buenos Aires - a primeira impressão é a que fica.
Av. Callao – Buenos Aires.

Quando assisti Brasil x Chile, em nenhum momento ouvi o narrador local falar um “A” que fosse, tentando menosprezar ou criar rivalidade conosco. Pelo contrário foi uma imensidade de elogios ao futebol brasileiro e aos brasileiros.

Lembro de uma das frases que ele usou: “é sempre bom ver o Brasil jogar, é um colosso, nos enche os olhos o futebol apresentado pela seleção brasileira”… aposto que se fosse um narrador do Brasil estaria desmerecendo os argentinos.

Neste jogo a maioria dos argentinos estavam torcendo para o Brasil, pois a maior rivalidade deles é com o Chile e não com o Brasil como os brasileiros pensam (por causa da Guerra das Malvinas).

Pude comprovar pessoalmente e vi com meus próprios olhos. Foram muitos elogios e nenhuma hostilidade, incluindo das pessoas que assistiam aos jogos.

Já na hora de voltar para o Brasil, quando estávamos nos despedindo do pessoal do hotel, o “tiozinho” da recepção me viu com a toca da Argentina que eu havia comprado lá e me disse pra eu tirar a toca quando estivesse chegando no Brasil pra não apanhar – eu disse pra ele que a partir daquele dia iria tentar mudar a opinião das pessoas sobre isto. E desde então realmente tento…

>>>  Encontre passeios, ingressos antecipados e experiências em Buenos Aires. 

Lá na Argentina a ideia é outra, penso que eles entendem melhor, que uma integração sul americana é muito mais benéfica, do que criar antipatia com piadas idiotas feitas por determinados formadores de opiniões.

Pessoas com um microfone e uma câmera chegam a milhões de pessoas, não se preocupam em pensar que esta rivalidade é desprezível e não leva a nada. A rivalidade futebolística até é valida, mas o problema é que enfatizam muito e isso abrange um campo maior do que o do futebol.

Espero ter conseguido passar o que senti nessa minha viagem, a primeira viagem que fiz para Argentina. Que a imagem que tentam colocar pra nós é que “los hermanos” são rivais, inimigos ou sei lá o que. Não é bem assim. Isto é uma invenção da mídia nacional e lamentavelmente muita gente absorveu isso.

Buenos Aires - a primeira impressão é a que fica.
O famoso colorido de La Boca.

Pelo menos nos dias em que estive lá, mesmo em uma semana de eliminatória de copa do mundo contra o Brasil, quando a seleção deles estava passando por um momento complicado, não notei nem vestígio desta tal rivalidade agressiva e incontrolável, tão enfatizada por aqui.

Portanto, espero que quem tenha lido este texto saiba que os Argentinos não são o que “alguns” dizem, transformando-os em “inimigos” ou “rivais”.

Rivalidade existe, mas não sai de dentro dos campos de futebol, como acontece aqui. Nada pessoal, mas cada um acredita no que quer, uns acreditam na TV outros não.

Uma vez uma pessoa, que também comparte esta ideia, me disse: “só tem raiva dos argentinos quem nunca cruzou a fronteira deles”. Me parece bastante apropriado, não é mesmo?


PLANEJE SUA VIAGEM! 

Utilize os nossos parceiros, ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Buenos Aires, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

Viaje para Argentina com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

– Está pensando em alugar um carro na Argentina? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências de Buenos Aires através do Get Your Guide.

Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.


Gostou deste post sobre a primeira impressão na Argentina?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma observação sobre a Argentina deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A ARGENTINA:

Buenos aires – Cultura de fazer inveja.
Buenos Aires – Conhecendo a Capital Argentina. 
+ Conheça a Missão Jesuíta San Ignácio Mini.
+ Conheça o Icebar Iguazú – O bar de gelo argentino. 
+ Roteiro de 15 dias pela Bolívia e norte da Argentina. 

Artigo anteriorBem vindos!!!
Próximo artigoBuenos Aires – Cultura de fazer Inveja…
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here