Buraco do Padre: conheça uma das cachoeiras mais belas do Paraná

Publicidade:

Você conhece o Buraco do Padre e a Fenda da Freira? Calma! Não pense besteira! Apesar dos nomes sugestivos, o Buraco do Padre e a Fenda da Freira são 2 formações geológicas incríveis, que ficam em Ponta Grossa, no Paraná, e impressionam por suas belezas. Confira:

Buraco do Padre
Buraco do Padre

Buraco do Padre – Ponta Grossa – Paraná

Ponta Grossa está localizada nos Campos Gerais paranaenses, a pouco mais de 100 km de Curitiba. O município possui diversos atrativos interessantíssimos e uma visita a região vale muito a pena.

Um destes atrativos é o Buraco do Padre, uma das cachoeiras mais belas que já conhecemos.

Buraco do Padre - Ponta Grossa
Buraco do Padre – Ponta Grossa – Paraná

Localizado na localidade de Itaiacoca, o Buraco do Padre é um dos principais atrativos de Ponta Grossa e atrai muitos visitantes.

Nós já conhecemos e frequentamos o local há muito tempo e acompanhamos as diversas fases de visitações, desde os tempos em que cobravam um valor simbólico pra entrar, passando pela época que a visita era gratuita, até o período atual, quando a empresa dona do terreno revitalizou, organizou e transformou o local em um parque super bem infra estruturado, que ganha melhorias a cada dia.

O belo efeito do sol.
Meio dia no Buraco do Padre.

Cada vez que visitamos o local percebemos alguma coisa diferente e desde a vez em que escrevemos este post, até nossa última visita, o parque mudou bastante.

Confira o vídeo que fizemos em nossa última visita ao Buraco do Padre mostrando como está o parque:

Publicidade.

Buraco do Padre

O Buraco do Padre é uma furna que possui em seu interior uma bela cachoeira com mais de 30 metros.

Buraco do Padre.
Buraco do Padre.

A cachoeira despenca do meio das rochas, quase junto ao buraco existente em sua parte superior. Uma verdadeira obra prima da natureza, certamente!

O conjunto natural formado pela cachoeira, pela furna, pela praia de areia e outros componentes, torna o local realmente incrível.

Cachoeira Ponta Grossa.
Cachoeira.

Há quem diga que dependendo do ângulo, o buraco forme um coração. Mas isso depende da imaginação de cada um…

Ponta Grossa - Paraná
Consegue ver o coração?

O Buraco do Padre é sem duvida alguma uma das mais belas cachoeiras do Paraná e do Brasil.

De uma maneira um pouco grosseira, pra que você tenha ideia da formação, é possível comparar o Buraco do Padre a alguns cenotes existentes no México.

Buraco do Padre

Fotos e vídeos

Já vou logo avisando que é um pouco difícil de fotografar lá dentro e as nossas fotos não estão tão boas.

Lá dentro da furna é bem escuro e claro ao mesmo tempo! Dá um bug na fotometria e confesso que minhas habilidades fotográficas não são suficientes…

De qualquer forma, confiem na gente, o lugar é muito mais bonito do que conseguimos fotografar. 😉

Origem do nome

O nome Buraco do Padre é uma referência à época em que os padres jesuítas utilizavam o interior da furna (que forma uma espécie de anfiteatro) para suas meditações.

Eu fico só imaginando que estes padres não poderiam ter escolhido um lugar melhor pra meditar. O lugar é realmente incrível!

Fenda da Freira

A Fenda da Freira é um deslocamento de rocha de aproximadamente 3 m de largura e cerca de 30 m de altura.

Esta formação fica localizada no fim de uma trilha chamada de trilha do Favo.

Fenda da Freira
Fenda da Freira

Erroneamente as pessoas acham que a Fenda da Freira é a fenda que existe ao lado da cachoeira. Durante muito tempo nós também achávamos.

Depois que o parque foi revitalizado, descobrimos que a Fenda na Freira na realidade é bem mais larga e inclusive permite que possamos caminhar em seu interior! Sim, em Ponta Grossa é possível entrar na Fenda da Freira! Não malicie isto por favor!

A Fenda da Freira de verdade fica no alto do morro, no fim da Trilha do Favo, ou seja, pra conhecer a Fenda da Freira é preciso percorrer a trilha do Favo, que tem início mais ou menos na metade da trilha que dá acesso ao interior da furna e à cachoeira.

Recentemente a administração do parque começou a cobrar uma taxa adicional para visitação guiada à Fenda da Freira. O custo agora é de R$40,00 (atualizado em 02/2023) e inclui a taxa de conservação, guia capacitado e capacetes.

O local chama atenção pela característica de sua interessante formação em rochas areníticas.

Buraco do Padre

Assim como no interior do Buraco do Padre, no interior da Fenda da Freira também é bem escuro e não conseguimos fotos boas.

Além de escuro, o interior da Fenda da feira também é bem fresco e a temperatura costuma ser mais fria do que no ambiente externo. Bom pra refrescar quando se está calor.

Mega Revoada

A mais nova das atrações do Buraco do Padre chama-se Mega Revoada! Trata-se de uma tirolesa com mais de 630 metros de extensão, que pode atingir até 80 km por hora.

A “revoada” é o movimento típico do andorinhão-de-coleira-falha, a ave que habita a região e é considerada símbolo do parque.

O valor da tirolesa do Buraco do Padre é de R$74,00 (atualizado em 02/2023).

Como é visitar o Buraco do Padre

Quando visitei o Buraco do Padre pela primeira vez, o local era super roots e ainda não tinha nenhuma infraestrutura turística.

Hoje o local foi totalmente revitalizado e faz parte do Parque do Buraco do Padre, sob administração da Águia Florestal, que é a dona do terreno.

Buraco do Padre

Para entrar no parque, além de pagar a entrada, é preciso se identificar na portaria, que agora possui segurança, monitores e tudo mais.

Junto ao estacionamento, onde agora está o centro de atendimento e bilheteria do parque, há uma loja e banheiros.

Dali é possível seguir até os atrativos utilizando uma pequena trilha, ou com um ônibus que percorre o trajeto a cada 30 minutos aproximadamente.

O final da trilha e o ponto final do ônibus ficam em uma segunda parte do parque onde há um café (Café do Lobo), onde o visitante poderá comprar água, refrigerante, lanches, refeições etc.

Ali também há banheiros, um parque infantil, um jardim com abelhas nativas (sem ferrão) e outros atrativos.

A partir dali está a trilha que dão acesso aos atrativos do parque. A trilha que dá acesso ao Buraco do Padre possui aproximadamente 1 km e é feita em meio a bela paisagem dos Campos Gerais.

Revitalização

Recentemente o acesso foi revitalizada e agora a trilha até a cachoeira é totalmente acessível à pessoas com dificuldades motoras e cadeirantes.

Caminho revitalizado.
Caminho revitalizado.

Antigamente, em certos trechos era necessário fazer a trilha por entre a mata, subindo e descendo alguns pequenos desníveis, o que para nós era habitual, mas para pessoas com dificuldades motoras, poderia ser impossível.

Trilha antiga.
Trilha antiga.

Sentimos falta dos tempos em que para chegar até a cachoeira era preciso entrar no Rio Quebra Perna (não perguntem o motivo do nome do rio) e caminhar alguns metros dentro da água, como podemos ver nas fotos abaixo.

Buraco do Padre - Ponta Grossa
Buraco do Padre –

Agora existe uma passarela de madeira que leva o visitante até a “prainha” da cachoeira.

Além do acesso novo dar oportunidade à pessoas com dificuldades motoras, você não precisa nem se molhar pra chegar até a cachoeira…

Mas convenhamos, se estiver calor você não pode deixar de entrar na cachoeira do Buraco do Padre e tomar aquele banho maravilhoso de cachoeira!

Banho de Cachoeira
Banho de Cachoeira

Como já foi mencionado, o interior do Buraco do Padre é agora, para que todos possam aproveitar melhor o lugar, há um limite de pessoas em seu interior e o tempo de visitação dentro do buraco é de apenas 30 minutos.

Outro fator que mudou é que é preciso escolher um horário para visitar o interior da furna.

Buraco do Padre - Cheio
Buraco do Padre cheio.

Parte superior

Também é possível ver o Buraco do Padre pelo buraco… Isso mesmo, é possível ver a furna pelo alto e olhar de cima o interior do buraco.

Neste caso é preciso fazer a Trilha do Favo, que é a mesma trilha que vai até a Fenda da Freira. Porém, quando chegar ao Favo, ao invés de ir para a direita pegue a trilha da esquerda.

Buraco do Padre - visto de cima
Buraco do Padre visto de cima

Lá em cima, além de visualizar o buraco do alto (pra falar a verdade não dá pra ver quase nada lá em baixo), você também pode tomar um banho em uma piscina natural com direito a cachoeira e tudo! Este local se chama Poço Encantado e também é muito bonito!

Buraco do Padre

Nós fomos inúmeras vezes ao Buraco do Padre e não sabíamos que lá em cima tinha uma cachoeira! Vivendo e aprendendo!

E não é só isso, além do buraco, da cachoeira, da Fenda da Freira e do Favo (que é uma rocha onde é possível praticar escalada) é possível ter uma bela vista panorâmica da região dos Campos Gerais.

Buraco do Padre

Vale ressaltar que a trilha exige um pouco mais de atenção, devido aos desníveis e formações naturais.

Sobre o buraco foram construídos mirantes e agora é possível ver o buraco de cima com muita segurança.

Como chegar ao Buraco do Padre e Fenda da Freira

Pra quem vai de Curitiba são cerca de 100 km feitos quase que inteiramente pela BR- 376 (2 pedágios pelo caminho).

Após passar o Parque Estadual de Vila Velha são mais 9 km aproximadamente até a estrada de acesso à Rodovia do Talco (PR-513), a rodovia que dá acesso ao Buraco do Padre.

A maneira mais fácil de chegar no parque é utilizar a estrada de chão que fica bem ao lado da empresa Cargil, que fica do lado direito da pista pra quem vai de Curitiba. Após passar o posto da Policia e a empresa Cargil que fica do lado esquerdo da pista (são 2 unidades) pra quem vai de Curitiba, fique atento pois a entrada para a Rodovia do Talco está próxima.

Existe uma pequena placa assinalando “Rodovia do Talco” em uma pequena rua ao lado da empresa Cargil, siga por esta rua (de cascalho) por cerca de 16 km, no final dela vire a direita na Rodovia do Talco e percorra mais 6 km em estrada de asfalto, logo você verá a placa indicando a entrada do Parque.

Vale ressaltar que esta estrada de 16 km não está muito boa e talvez uma ótima alternativa seja ir até a cidade de Ponta Grossa e voltar pela Rodovia do Talco desde lá.

É um pouco mais distante, mas evita a estrada de terra do lado da Cargil, que costuma estar meio ruim.

Após a Rodovia do Talco, pegando a estrada que dá acesso ao parque são mais 5 quilômetros até a entrada do local. Esta estrada não está tão ruim quanto a outra que citamos acima.

Estrada que dá acesso ao Buraco do padre.
Estrada que dá acesso ao Parque.

Pelo caminho existem algumas paisagens bonitas, como um corredor de eucaliptos.

Aproveite pra dar uma esticadinha

Uma excelente opção de roteiro, é visitar o Buraco do Padre e na mesma oportunidade conhecer alguns dos atrativos de Ponta Grossa, como por exemplo o Parque Estadual de Vila Velha (caminho – para quem vai de Curitiba) e/ou os balneários e cachoeiras espalhadas pela região.

Há vários lugares legais em Ponta Grossa como a Cachoeira da Mariquinha, o Capão da Onça e a Cachoeira e Cânion do Rio São Jorge. Aproveite!

Se tiver mais tempo sobrando pode aproveitar pra conhecer também os municípios da região como Carambeí, Castro e Tibagi! Em todos eles há bastante coisa legal pra ver!

Dicas importantes para aproveitar melhor o Buraco do Padre.

– O melhor horário para visitar o Buraco do Padre é próximo ao meio dia, quando a luz do sol entra radiante através do buraco do teto. Neste horário o lugar fica ainda mais bonito e a luz solar proporciona um belo espetáculo, como é possível em algumas fotos acima.

– Leve roupa leve pra fazer a trilha e roupa de banho para se banhar na piscina natural e nas cachoeiras.

-Não deixe de fazer a trilha do Favo e conhecer a parte superior do Buraco do Padre, onde existe mais uma cachoeira e a Fenda da Freira.

– A visita pode ser feita durante quase todo o ano, porém a melhor época pra visitar é no verão. Atualmente a administradora do parque fecha o Buraco do Padre em uma época da baixa temporada, para que a natureza possa se recuperar.

– Atrás da cachoeira existe uma espécie de camarote natural (inventei agora), pra chegar lá é preciso subir as pedras, mas tome cuidado, são escorregadias!

Camarote
Camarote

– Respeite os avisos, sinalização e as regras do Parque.

– Recentemente a administração liberou o acesso a animais domésticos, desde que sejam dóceis.

– Não deixe lixo no local, nem na trilha (isso vale para sua vida e pra qualquer lugar!).

– Se tiver a oportunidade de visitar a região durante a semana vá e curta os lugares com menos pessoas e muita tranquilidade!

SERVIÇO:

Valores por pessoa:
Entrada inteira R$ 48,00 (atualizado em 02/23)

Fenda da Freira: R$ 40,00
Tirolesa – Mega Revoada: R$74,00
Experiência Noturna: R$138,00
Estacionamento: R$12,00

– Estudantes (mediante apresentação de carteirinha)
– Crianças (até 6 anos)
– Idosos (acima de 60 anos)
– Professores
-Doadores de Sangue

Consulte preço atualizado. Agora é possível comprar ingresso antecipado através do site oficial.

Horário de funcionamento
Quinta a Domingo das 9h às 17h
Saída obrigatória de visitantes até as 19h
Funcionamento nos feriados em horário normal.

Mais informações: Tel: (42) 3220.2677/ 3220.2666


 QUER AJUDAR O BLOG SEM GASTAR MAIS POR ISSO?
Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Ponta Grossa, Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

CARRO: Alugue um carro para ir conhecer os atrativos de Ponta Grossa? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentcarsAlém de economizar, você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARANÁ

O que fazer em Morretes, uma das cidades mais belas do litoral paranaense.
Cânion Guartelá, o sexto do mundo e mais extenso do Brasil.
Roteiro de 4 dias pelos Campos Gerais – Virada do ano no mato com cachoeiras. 
Parque Histórico de Carambeí, o maior museu histórico a céu aberto do Brasil.


Gostou deste post sobre o Buraco do Padre em Ponta Grossa?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar.

Se tiver mais alguma dica sobre Ponta Grossa deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂

Artigo anteriorConheça a Lapa, no Paraná – Cidade histórica que mudou a história do Brasil.
Próximo artigoGuaraqueçaba, conheça este paraíso escondido no litoral paranaense.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

34 COMENTÁRIOS

    • Hahahaha, é que tem uma trilha que dá acesso a furna pelo sua base, de onde da pra ver o Buraco lá no “teto” (fotos)… Aí, existe uma outra trilha que vai até o buraco e de lá dá pra ver o buraco pela superficie da furna, rsrsrsr 😉

  1. Itamar amei a dica! O Buraco do Padre e a Frenda da Freira parece ser lindo! Que fotos… Fiquei com muita vontade de conhecer, quem sabe numa próxima viagem!

    • Olá Katherine, acho que a única opção é ir com alguma agência, existem várias que fazem, porém, por enquanto não temos nenhuma indicação. 🙂

      Outra alternativa é pegar um táxi, ou Uber, em Ponta Grossa. Fiz uma simulação no Uber agora, deu em torno de R$45,00 do terminal rodoviário até o parque.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here