Conheça o Parque Nacional Morrocoy

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

Saiba como economizar dinheiro pra uma próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Conheça Prudentópolis - PR, a pequena Ucrânia

O estado do Paraná é a maior colônia de ucranianos fora da Ucrânia e Prudentópolis foi o município brasileiro que mais recebeu imigrantes vindos da Ucrânia. Aproximadamente 80% da população atual de Prudentópolis tem descendência ucraniana. Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

 

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, a bela da Chapada dos Veadeiros

MIrante da Janela

Nossa visita à Chapada dos Veadeiros não poderia ser finalizada de melhor maneira, fizemos a Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela e temos que falar: foi a trilha mais bonita que conhecemos na Chapada, sem a menor dúvida! Confira como foi nossa experiência:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Chapada dos Veadeiros nós usamos a hastag #dmecnachapadadosveadeiros

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

A Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela é uma das trilhas mais belas da Chapada dos Veadeiros e sem dúvida alguma a que mais nos agradou!

É no fim desta trilha que está um dos cartões postais mais difundidos da Chapada dos Veadeiros, quando o visitante tem a deslumbrante visão dos Saltos do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e da impressionante e imensa Chapada dos Veadeiros.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-6

A emblemática vista da Chapada dos Veadeiros.

A trilha tem uma distância de aproximadamente 8 km (ida e volta) sendo de dificuldade moderada, com alguns trechos mais críticos, mas nada de outro mundo… Ahhh, a não ser que você tenha contato com algum visitante de outro planeta. Lembre-se que a Chapada dos Veadeiros é muito famosa neste sentido e especialistas afirmam que é um dos locais com mais registros e relatos de avistamentos de objetos voadores não identificados, contatos etc.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-34

Grande pedra de Quartzo no aeroporto de disco voadores.

Por falar nisso, a trilha tem início justamente no local onde os locais chamam de aeroporto de discos voadores. Neste local, onde fica o estacionamento para a trilha, existe uma grande pedra de quartzo emoldurada por troncos.

Dizem que tocando a pedra é possível se energizar. Este lugar é cheio de misticismo e muita gente vai até lá pra ver o por do sol e pra tentar algum contato com os seres de outros planetas.

A Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela fica fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, assim como a maioria dos atrativos da região. Para poder acessá-la é necessário pagar uma taxa de R$10,00, que serão pagos a um simpático senhor que fica em uma casinha que é encontrada depois de uns 10 minutos de caminhada após o “aeroporto dos discos voadores”.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

Inicio da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

Toda a trilha é bem demarcada e bem batida e não apresenta trechos que possam confundir. Ao longo do caminho existem algumas indicações, embora tenhamos percebido que várias indicações foram apagadas. Há quem diga que alguns guias locais apagam as indicações para que os turistas menos preparados contratem guias. Será?

Pra quem está habituado com trilhas é possível fazer esta trilha sem nenhuma preocupação. Pra quem não costuma ter intimidade com trilhas, a contratação de um guia pode ser uma ótima opção.

Recomenda-se que a Trilha da Janela seja feita após a Trilha dos Saltos, no Parque Nacional, assim você terá ideia da real dimensão do lugar. Separe 1 dia inteiro para esta trilha.

Como é fazer a trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

  • De Alto Paraíso até o início da trilha.

Como fizemos nos demais dias de nosso Carnaval na Chapada dos Veadeiros, acordamos cedo e partimos em direção as atrações escolhidas. Nesse dia, o destino era a Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, uma das trilhas mais recomendadas de Veadeiros.

Antes de sairmos de Alto Paraíso olhei o medidor de combustível do Uno que alugamos e ainda tinham 2 “pauzinhos” de combustível, logo pensamos que se conseguimos sair de Brasília e chegar em Alto Paraíso usando apenas 2 “pauzinhos”, esse combustível seria mais que suficiente pra ir até São Jorge. Não foi bem assim e os 2 “pauzinhos” finais do Uno acabaram bem rápido. Logo que chegamos em São Jorge o carro já entrou na reserva, resultado como não sabíamos a distância entre entre a Vila de São Jorge e o inicio da trilha, perguntamos pra um funcionário do Parque Nacional e ele nos sugeriu voltar, falando que se tinha acabado de entrar na reserva, dava pra ir até Alto Paraíso, que é o único local que tem posto de combustível. Ele também nos falou de um senhor que vendia gasolina em litro por ali, mas não achamos o tal senhor e pra não gastar mais gasolina ainda rodando atrás do “tio do Gás”, resolvemos voltar até Alto Paraíso.

Resultado: perdemos muito tempo indo e voltando e chegamos ao estacionamento, onde está o início da trilha, pouco depois das 10h da manhã.

  • 1º trecho: Aeroporto de discos voadores – Bilheteria

    Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-35

    Início da Trilha a partir do estacionamento.

A trilha que dá acesso ao Mirante da Janela e Cachoeira do Abismo começa no estacionamento conhecido como aeroporto de discos voadores.

A partir dali, uma descida continua de cerca de 1 km leva até uma pequena casa, a “bilheteria”. Neste local é preciso assinar um termo de responsabilidade e pagar os 10 pilas/pessoa, para um simpático senhor que fica por ali.

Nós acabamos passando batidos, mas não podemos de mencionar que neste local existe e é possível ver os vestígios de um antigo acampamento de garimpeiros.

  • 2º trecho: Bilheteria – Cachoeira do Abismo

O trecho que dá acesso à Cachoeira do Abismo é extremamente fácil e não apresenta dificuldades. Quase todo este percurso é feito ao longo de um trilha com pequenos desníveis.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

Trilha plana e sem obstáculos no inicio da caminhada.

O maior empecilho de todo o trecho talvez seja o sol forte, portanto não esqueça de protetor, óculos escuros e chapéu!

A trilha é feita em partes por antigas trilhas utilizadas pelos garimpeiros e no chão é possível encontrar alguns cristais (lembram dos vidros quebrados do post anterior?)

Após cerca de 1,5 km, ou  20/30 minutos de caminhada, chega-se a um trecho com mais pedras e um pouco mais desnivelado. É neste momento que você se depara com um visual que já faz com que você sinta-se recompensado pela trilha!

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-28

E esse visual?

Descendo algumas pedras, atravessa-se um pequeno riacho e descendo mais um pouquinho chega-se a uma das partes da Cachoeira do Abismo.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-4

Cachoeira do Abismo.

A Cachoeira do Abismo é uma cachoeira que só aparece no período de chuvas, portanto tivemos a vantagem de pegá-la “funcionado”. Viram só, o período de chuvas, também tem suas vantagens, rs. O destaque fica com a impressionante vista, que faz com que você tenha certeza que sua viagem valeu a pena!

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-25

Dá pra ficar horas e horas olhando essa paisagem né!?

Nós ficamos por ali um pouquinho e logo continuamos a trilha. Nem deu tempo de ver que mais abaixo tem um terceiro nível e mais uma cachoeira (que foi onde nos banhamos na volta).

  • 3º trecho: Cachoeira do Abismo – Mirante da Janela

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-24

Tem até corrimão.

A partir da Cachoeira do Abismo a trilha começa ganhar emoção e aqueles que não possuem habilidades em trilhas precisam ter um pouco mais de atenção. Na real, mesmo trilheiros mais experientes precisam de atenção, eu por exemplo dei uma joelhada em uma pedra e tive que ir com dor até o final da trilha (ir e voltar né, rs).

É a partir dali que começam as “dificuldades”, a começar com uma descida em meio a grandes desníveis de pedras que além de atenção exigem dos joelhos. Mas não se preocupe, este trecho não é muito longo e possui até corrimão para facilitar. Além disso, mais adiante você terá mais alguns metros de caminhada plana, pra tomar um ar e se recuperar. Aproveite este trecho pois passando essa parte chega-se no trecho mais critico e mais difícil da trilha, a encosta que dá acesso ao famoso Mirante da Janela.

Este trecho “mais difícil”, antecede o Mirante da Janela e exige bastante, pois é bem ingrime e o sol costuma estar bem forte.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-5

Os trechos mais ingrimes têm até escadas.

Mas como dizem por aí, tudo tem sua recompensa e não é à toa que o Mirante da Janela é considerado como uma das vistas mais lindas da Chapada dos Veadeiros.

Vencida a montanha você encontra outro desafio, encontrar o tal Mirante da Janela. Como fomos desacompanhados de guias, a tarefa lá em cima não é tão fácil e existem até alguns moleques cobrando pra levar a galera até o Mirante.

Como fomos em pleno carnaval, com toda aquela muvuca, não foi tão difícil. Foi só esperar um pouco e logo alguém que conhecia o caminho aparecia. Imagino que pra quem vá em outros períodos, encontrar o mirante talvez seja um pouco mais complicado, mas não impossível.

Antes de “descobrirmos” o famoso mirante, subimos em uma pedra (que na real fica em cima do mirante da janela) que possui uma vista até mais bonita que a do Mirante, claro sem o charme da formação natural das rochas que emolduram a paisagem.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-15

Uma das vistas mais lindas que já vimos!

De lá conseguimos avistar toda a imensidão e beleza da região e também conseguimos ver que as nuvens de chuva já estavam se formando… pra variar. Ficamos um bom tempo apreciando a paisagem, fotografando e descemos pra achar o mirante.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-14

Chapada dos Veadeiros.

Descobrimos o mirante e como era de se esperar tinha uma muvuca disputando pra tirar fotos. Aguardamos um pouco e foi o suficiente para que o sol desaparecesse e as nuvens de chuva chegassem.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-18

Sabe aquela foto que ninguém te mostra… Então.

Quando chegou a nossa vez, o tempo estava bem feio e as primeiras gotas de chuvas caiam. Tudo bem, já estávamos acostumados com chuvas, já que tomamos chuvas nos dias anteriores. E foi justamente esta “experiência” com as chuvas na Chapada dos Veadeiros, que fez com que nós resolvêssemos esperar a chuva passar.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-21

Montando na janela.

Se quando tomamos chuva no Parque Nacional e nas Cachoeiras Almecegaslogo depois a chuva parou, acreditamos que isso também aconteceria por ali! Dito e feito!

Esperamos alguns minutos e a chuva foi embora. Resultado, o tão disputado Mirante da Janela era todinho nosso, pelo menos até que chegassem mais pessoas. Mas deu pra aproveitar bem e curtir o local com exclusividade!

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-22

O belo visual a partir do Mirante da Janela…

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-37 Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-38

  • O retorno

Ficamos algum tempo e retornamos com muita tranquilidade até a Cachoeira do Abismo. Lá tomamos um refrescante banho na cachoeira, que não tínhamos visto na ida, e logo seguimos o trecho.

Como tinha chovido o volume de água da Cachoeira aumentou bastante e ela ficou ainda mais bonita.

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-27 Chapada dos Veadeiros-Cachoeira do Abismo

Vale ressaltar que o retorno torna-se bem cansativo pois, além de você já estar cansado, grande parte do percurso é feito na subida.

Quase deixamos de fazer a trilha, acredita? 

Se fosse pra escolher um único local dentre os locais que visitamos, com certeza absoluta seria a Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, mas você acredita que quase não fizemos a trilha?

Isso mesmo, por muito pouco não trocamos a  Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, por algumas cachoeiras que ficam próximas a Alto Paraíso. Não que as cachoeiras não merecessem nossa visita, mas imagina só perder esta trilha!

Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela-8

Já imaginou perder?

E por que quase não fomos a Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela? Porque lemos em muitos lugares que a trilha era muito pesada, de dificuldade extrema, que isso e aquilo… Como tínhamos feito as 2 trilhas no Parque Nacional e a chuva fez com que entrasse um pouco de areia na bota da Paty, causando um calo, pensei que ela não iria aguentar. Por sorte ela insistiu e fomos! O calo incomodou um pouco, mas deu pra ir na boa!

De qualquer forma temos que voltar, pois não fomos para a Cachoeira de Santa Barbara… Mas pelo menos já fizemos esta… Ah! Mas quando voltarmos faremos novamente!

Temos que falar, não é uma trilha fácil, mas não é nem de longe uma trilha mega, hiper, super difícil. Se você tem alguma habilidade minima em trilhas e um condicionamento físico razoável, é capaz de fazê-la tranquilamente! Vai por mim! ;)

Como chegar à Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela

É muito fácil chegar até a Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela. Para isso basta pegar a mesma estrada que dá acesso ao Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no vilarejo de São Jorge. Pouco antes de chegar na entrada do parque existe uma bifurcação com uma placa indicando o acesso ao Parque (direita) e o “Mirante” seguindo reto.  Siga reto! E siga reto também em uma bifurcação que fica um pouco mais adiante, pois se entrar a esquerda você irá parar nas antenas. Seguindo reto, logo estará no estacionamento, o famoso “aeroporto de disco voadores”. A partir dali você já sabe…

Gostou do post – Salve a figura abaixo no Pinterest – Aproveite pra nos seguir por lá.

Mitla-Pinterest_MODELO

 


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Brasilia, Alto Paraíso, São Jorge, Cavalcante ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


10 Respostas para Trilha da Cachoeira do Abismo e Mirante da Janela, a bela da Chapada dos Veadeiros

  1. Que lugar mais lindoooo! Eu amo conhecer os encantos do Brasil através dos seus relatos!
    Vou colocando tudo na lista! Hehe
    Beijos!

  2. A Chapada dos Veadeiros é um lugar único! Não nos cansamos de ir sempre que possível para explorar cada cantinho! Muito legal seu post!

  3. Marlise Vidal disse:

    Gentem, é a minha cara esta viagem… amo trilhaaa!!! Show de fotos e um belo relato no artigo de vocês. Amei!!! Vou ter que dar um jeito de ir até lá!
    Abs, Marlise

  4. Que trilha mais bacana! Cada paisagem mais linda que a outra! Gostei muito! E que nome peculiar é esse: “no estacionamento conhecido como aeroporto de discos voadores.”? rsrsrsr

  5. Keul Fortes disse:

    Que fotos lindas! Esse lugar é surreal de lindo. Parabéns pelos clicks e pelas dicas. Preciso conhecer o quanto antes!

  6. Leo Vidal disse:

    Que visual incrível. Não sei se conseguiria fazer a trilha, mas me animei bastante lendo o post.

  7. Tenho paixão em conhecer essa e outras chapadas e parques nacionais. E aí Ítalo, será que pousam discos voadores por aí? rsrs…

  8. Olá amigos, estão de parabéns por este excelente artigo sobre esta região da Chapada dos Veadeiros. Dicas precisas e fotos de cortar a respiração.

  9. Meu DEUS, que lugar mais lindo! De todas as Chapadas só conheço a dos Guimarães por enquanto mas essa parece ser ainda mais bonita. *.*

  10. Lala Rebelo disse:

    Nossa que lugar incrível, preciso muito explorar mais o Brasil. Gostei do post, infos e das fotos. Beijos, Lala Rebelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>