Carretera Panamericana e o dia que mais andei de ônibus na vida.

Publicidade:

Embora uma viagem de ônibus tome muito mais tempo que uma viagem em avião, viajar de buzão tem suas vantagens. Uma das maiores vantagens, são as paisagens que temos a possibilidade de ver pelo caminho. Outra vantagem (e esta conta muito) é o preço, que normalmente é mais barato.

No Peru, fiz a maior viagem de ônibus da minha vida (pelo menos até hoje), depois que tive que fazer algumas mudanças no roteiro, devido ao roubo que sofri em Lima. Como fiquei sem documentos, não pude sair do Peru, consequentemente não pude ir pro Chile como planejado. Traçamos então um plano B. Como o meu amigo Murilo, estava inseguro de ir sozinho pro Chile, eu iria com ele até Tacna, no sul do Peru, enfiava ele num ônibus pro Chile  e aproveitaria pra dar uma passadinha em algumas cidades.

Esse plano B estava teoricamente bem planejado, mas teríamos mais uma roubada pela frente. Quando compramos a passagem pra Puno, a mulher do guichê nos garantiu que chegaríamos em Puno e teria ônibus pra Tacna a qualquer hora… Pensei: chegamos lá curtimos a cidade e depois vamos pra Tacna… Que nada, chegamos em Puno e descobrimos que só teria ônibus no outro dia e a noite. mais uma vez tivemos que apressar o passo e novamente mudar de estratégia, decidimos não confiar no tempo (e nas informações) e partimos tentando chegar logo em Tacna.

Não foi possível dar um giro por Puno, como pretendíamos. Os horário e conexões não casaram como planejados e acabamos tendo que improvisar, pegamos uma van pra Julliaca, depois outra pra Moquegua e depois um táxi pra Tacna. Resumindo a história, gastamos muito mais tempo pra chegar em Tacna e claro, muito mais dinheiro.

Peru
Em algum lugar dos Andes esperando as Llamas saírem do caminho. Foto: Itamar Japa.
Belos visuais pelo caminho. Foto: Itamar Japa.

Tudo deu errado pelas informações da menina do Guichê, primeiro porque iriamos pegar um ônibus de outra empresa, pra ir à Tacna por  Arequipa, mas ela nos disse que seria melhor e mais rápido irmos por Puno, com a empresa dela, claro; segundo nos disse que podíamos pegar ônibus de Puno pra Tacna a cada uma hora. Resumindo, não confie nos horários dos ônibus e tampouco nas informações dos funcionários das empresas de ônibus, principalmente se eles quiserem te vender o bilhete da empresa deles…

Chegando em Tacna, tudo certo apesar da correria, tensão e aumento nos gastos planejados. Meu amigo “foi entregue” e seguiu pro Chile e eu que pretendia passar uns dias em Arequipa, depois de todo o transtorno e como não sabia o que vinha pela frente, resolvi seguir pra Lima e resolver minha situação com meus documentos.

De Tacna parti pra Arequipa e depois de uma rápida passagem pela cidade branca, parti em uma longa viagem de aproximadamente 18h até Lima.

O tempo dentro do ônibus seria compensado pelas paisagens que pude contemplar na Carretera Panamericana.  Fui com a empresa CIVA e ainda tive a sorte de ter ido no primeiro banco, no para brisa superior, ou seja na cara do gol! Fui prestando atenção em tudo e em algumas daquelas curvas até tinha sensação que estava voando.

Publicidade.
Carretera Panamericana-3
O melhor lugar. Foto: Itamar Japa.

Carretera Panamericana

PanAmericanHwy
Carretera Panamericana. Foto: Wikipédia

A Carretera Panamericana, ou simplesmente Ruta Panamericana é um sistema coletivo de auto estradas que liga quase que ininterruptamente o sul do continente sul americano até o Alasca. São aproximadamente 26 mil quilômetros de estradas. Eu fiquei quase que um dia inteiro curtindo as paisagens da chamada “Panamericana Sur”.

Diga-se por sinal, esta estrada é muito bem conservada e muito bem sinalizada, apesar das curvas nas alturas e dos motoristas meio insanos, a gente sente muita segurança.

A estrada corta desertos, montanhas, penhascos e tem visuais belíssimos. Devido a periculosidade da geografia, o governo peruano aperta a fiscalização. Existe uma operação chamada Tolerancia Cero, que visa ter todos os ônibus que trafegam por esta estrada, em boas condições.

Sinceramente, pra quem tiver tempo sobrando e precise fazer este trajeto, eu realmente recomendo que vá via terrestre, porque a estrada é realmente muito bonita, uma grande e bonita aventura.

O belo visual da Carretera Panamericana.

Carretera Panamericana-10
Carretera Panamericana. Foto: Itamar Japa.
Carretera Panamericana-9
Carretera Panamericana-8
Carretera Panamericana-7
Carretera Panamericana. Foto: Itamar Japa.
Carretera Panamericana-5
Carretera Panamericana-4

Restavam-me 53 soles no bolso e eu sabia que não teria lugar onde sacar mais dinheiro durante a viagem. Também sabia que ia chegar “tarde da noite” em Lima. Portanto teria que poupar essa grana pro Táxi, porque eu nem sabia em que parte de Lima era o ponto final do ônibus (muitas empresas no Peru fazem o ponto final em sua própria garagem). Comi um pacote de batata frita e um milho cozido durante a viagem toda. Pra não passar fome masquei folha de coca durante a viagem, vou falar pra vocês, comprovei que funciona mesmo, só fui sentir fome 2 dias depois que cheguei em Lima.

Cheguei em Lima depois da meia noite e sinceramente não sei em que parte da cidade. Dentro da garagem da empresa, tinham táxis oficiais e na rua os piratas. Por segurança, sozinho naquele horário e sei lá onde, não preciso nem dizer que fui com o oficial.

Esta foi a minha maior viagem dentro de um ônibus, praticamente 24 horas, sem contar o tempo que levamos de Cusco até Tacna e o tempo esperando em rodoviárias. Foi bastante tempo perdido, mas uma coisa é certa eu vi muita coisa bonita pelo caminho que realmente fez com que tudo isso valesse a pena.

Artigo anteriorMachu Picchu, o dia que o sonho foi realizado!
Próximo artigoPartiu Rússia!!!
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

2 COMENTÁRIOS

1. Boa tarde, amigo! Tudo beleza?
    Cara, é o seguinte, to querendo fazer doidice aí e chegar até o México… Porém, na caminhada, pegando carona e (acho que essa é a parte mais louca da loucura) com a grana que tenho hoje, ou seja, praticamente nada. Claro que ainda tenho que pesquisar e me programar muito para isso, mas em uma das minhas breves e rasas pesquisas, estava lendo sobre a Carretera Panamericana… Você que passou por ela e que, sem dúvida nenhuma, é um viajante muito mais experiente do que eu (uma vez que praticamente qualquer viajante seja mais experiente), acha que é possível fazer essa travessia na raça? Caminhando e pegando carona?
    Vlw! Abç!

• Se você tiver bastante tempo, pode sim. As vezes não é tão fácil arranjar carona, mas sempre vai conseguir. Existem vários viajantes que fazem este tipo de viagem. Acho que tem que meter a cara, se programar bem, analisar todos os riscos e partir. O Couch Surfing pode te ajudar bastante, quanto a grana você pode tentar trabalhar em alguns lugares pelo caminho, em troca de hospedagem, etc. Mas é bom ter uma reserva em caso de emergência!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here