Conhecendo o Casco Viejo da Cidade do Panamá

Publicidade:

Em nossa última viagem pra Cuba, viajamos com a Copa Airlines e tivemos 2 paradas longas na Cidade do Panamá (uma na ida e outra na volta).  Aproveitamos estes bônus e fomos conhecer um pouco da capital panamenha. Hoje falamos sobre nossa 1ª parada, quando visitamos o Casco Viejo de la Ciudad de Panamá.

Assim como muita gente que viaja com a Copa Airlines, nós também tivemos algumas horas de sobra entre um voo e outro, na escala feita na Cidade do Panamá. Chegamos à Panamá City as sete da manhã e voltaríamos a voar só as 3 e meia da tarde. Como em nosso retorno teríamos mais tempo sobrando, decidimos conhecer primeiro o Casco Viejo, que fica mais perto. Deixamos pra visitar o famoso Canal do Panamá na volta.

Casco Viejo da Cidade do Panamá

O Casco Viejo, também conhecido como San Felipe ou Casco Antíguo, é simplesmente o centro histórico da Cidade do Panamá.

Casco Viejo
Casco Viejo da Cidade do Panamá.

Foi a segunda cidade a ser construída, já que o primeiro local, onde foi fundada a Cidade do Panamá, foi abandonado depois de um grande ataque de piratas. A primeira cidade é chamada hoje de Panama Vieja (é possível visitar) e foi fundada em 1519, sendo totalmente destruída em 1671, quando 1400 homens sob o comando do famoso pirata inglês Henry Morgan, tentaram invadir e saquear a cidade. Como defesa, o comandante espanhol local da época ordenou que explodissem os depósitos de pólvora, a fim de afastar os piratas para que a fuga da cidade fosse possível.

Os moradores que conseguiram escapar dos piratas, fundaram 2 anos mais tarde uma nova cidade, que fica a cerca de 10 km da antiga localidade. Esta “nova cidade” de outrora,  hoje é conhecida como Casco Viejo da Cidade do Panamá e é o segundo lugar mais vistado por turistas na capital panamenha.

Casco Viejo da Cidade do Panamá
Casco Viejo da Cidade do Panamá.

O Casco Viejo esteve abandonado durante muito tempo mas nas últimas décadas vem sendo restaurado. Considerado Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO, desde 1997 a região vem sofrendo modificações constantes. São cerca de 800 edifícios de diferentes estilos arquitetônicos (caribenho, modernista, francês e colonial) que demostram a diversidade cultural do país.

O que ver no Casco Viejo Casco Viejo da Cidade do Panamá-50

Nossa visita pelo Casco Viejo foi muito produtiva e agradável e nós conseguimos conhecer a maioria dos principais atrativos do centro histórico. O local não é muito grande e existe bastante policiamento na região turística. É possível perceber claramente a divisão da parte turística e não turística da região.

Publicidade.

Alguns dos principais atrativos que visitamos são :

Plaza de la Independencia

Localizada em uma das regiões mais bonitas do centro histórico, a Plaza de la Independencia, também chamada de Plaza Mayor ou simplesmente Plaza de la Catedral, fica em uma região quase que totalmente restaurada. A praça é rodeada por alguns dos principais edifícios históricos da cidade como a Catedral Básilica, o Museu do Canal do Panamá, o Museu da história do Panamá e o Palácio Municipal.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-4
Catedral Basílica Santa Maria la Antigua de Panamá, construída de 1688 à 1796.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-3
Museu da História do Panamá.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-51
Museu do Canal do Panamá.

Plaza Bolivar

Dedicada a Simon Bolivar, o “libertador da América Latina”, a pequena praça é rodeada por bares, cafés e restaurantes. É um dos locais mais badalados durante a noite. No entorno da praça estão diversos edifícios do século XIX como o Palácio Bolivar, a Igreja de São Francisco, a Igreja San Felipe Neri e o Teatro Nacional.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-8
Monumento a Bolivar.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-7
Palácio Bolivar – lateral.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-9
Palácio Bolivar – frente.

Plaza Francia

A Plaza de Francia já foi a Plaza de Armas de um antigo quartel e hoje é um monumento em homenagem aos primeiros construtores do Canal do Panamá, que foram os franceses. A praça possui nas paredes inscrições com os principais capítulos da construção do canal do Panamá. Em seu centro existe um grande obelisco com um galo na extremidade simbolizando a França. Junto a Praça estão as edificações históricas do Instituto Nacional da Cultura e Las Bovedas.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-28
Plaza Francia.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-27
História dos franceses no Canal do Panamá.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-29
Visual da Plaza Francia.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-26
Las Bovedas.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-24
Instituto Nacional da Cultura.

Paseo de las Veraneras

Também conhecido como Paseo General Esteban Huertas, o Paseo de la Veraneras é um local muito bonito feito através de um túnel de flores. O local proporciona um visual incrível da parte moderna da Cidade do Panamá. Também é possível ver navios que se alinham para entrar no Canal do Panamá. Neste local, existem diversas barraquinhas vendendo artesanatos e lembranças do Panamá.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-17
Paseo de las Veraneras.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-22
Paseo de las Veraneras.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-21
A moderna Panamá City.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-18
Ponto histórico.

Convento Santo Domingo e Arco Chato

O Convento de Santo Domingo foi construído no ano de 1678 e foi um dos primeiros edifícios construídos na nova cidade. Sofreu dois grandes incêndios e só ficaram em pé algumas paredes e arcos de sustentação. Um destes arcos é conhecido como “Arco Chato” e é um dos objetos mais históricos do Panamá. Este arco serviu como exemplo da instabilidade sísmica da região, quando estava em negociação a construção do Canal do Panamá. O arco chato original desabou em 2003, sendo reconstruído depois. Ao lado das ruínas está uma pequena capela que foi reformada e funciona como Museu Religioso.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-35
Convento Santo Domingo.

La Compañía de Jesús

Assim como o Convento de Santo Domingo, do convento construído pela Companhia de Jesus só sobraram as ruínas. Não se sabe ao certo se a construção chegou a ser terminada.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-36
Convento La Compañía de Jesús.

Iglesia San Jose

A pequena Igreja de San José passa despercebida pela maioria dos turistas, mas possui um interior cheio de beleza e história. Conta a lenda que os belíssimos adornos, feitos em mogno e cobertos com folhas de ouro, foram salvos dos piratas invasores, quando o sacerdote da igreja pintou todo o interior da igreja de preto, para que os invasores pensassem que a igreja não tinha nada valioso. Ainda diz a lenda que quando o sacerdote recebeu o pirata Henri Morgan, afirmou que a igreja não tinha dinheiro nem pra terminar o altar. Surpreendentemente o sacerdote recebeu algumas moedas de ouro do pirata inglês, que ainda disse a seguinte frase: “Yo no sé por qué, pero creo que es más pirata que yo”. Se é verdade ou não, não sei, mas que é interessante é! Esta igreja fica quase em frente à Plaza Herrera.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-37
Iglesia San Jose de 1675.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-41
Interior da Igreja de San José.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-39
O altar dourado da Iglesia de San Jose.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-42
Plaza Herrera.

Muralhas

Assim como Cartagena de Indias, Havana e outras colonias espanholas, a Cidade do Panamá também foi cercada por muralhas de proteção e ainda é possível ver alguns pedacinhos das muralhas em algumas partes da cidade.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-44
Ruínas da muralha da Cidade do Panamá.

Além de todos os atrativos listados, nós não deixamos de caminhar sem rumo pelo Casco Viejo da Cidade do Panamá. Não deixe de fazer isso e curtir as antigas construções. Algumas estão reformadas, pintadas e cheia de charme, já outras estão com aspecto de abandono, mas não deixam de ter charme.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-14
Ruas do Casco Viejo do Panama.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-34
Ruas do Casco Viejo do Panama.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-38
Ruas do Casco Viejo do Panama.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-6
Detalhes das ruas do Casco Viejo.

Não perca também a bela vista da parte moderna da Cidade do Panamá e da Cinta Costera.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-15
Vista da praia no Casco Viejo.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-16
Parte Moderna da cidade do Panamá.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-33
Turistando.

Os principais atrativos do Casco Viejo ficam relativamente perto e apesar do sol escaldante da pra conhecer tudo caminhando (e se abrigando nas sombras de vez em quando).

Na volta para o aeroporto tentamos utilizar o transporte público e tivemos um gostinho a mais do cotidiano panamenho, inclusive visitamos uma feira popular e provamos uma delicia tradicional do Panamá, o raspão panamenho.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-52
Comércio popular.
Casco Viejo da Cidade do Panamá-49
Raspão panamenho.

A visita

Do Aeroporto de Tocumen até o centro, nós fomos de táxi e pagamos 30 dólares. Vale lembrar que a moeda oficial no Panamá é o Balboa, mas o Dólar dos EUA é a moeda mais utilizada.

Logo que chegamos no Casco Viejo da Cidade do Panamá, lembramos de um relato do blog Ideias na Mala, que falava sobre o quente-gelado que existe por lá. Literalmente sentimos na pele, quando descemos do táxi e levamos uma verdadeira porrada do calor.

Descemos do táxi e o motorista nos recomendou – “vão praquele lado”, tudo bem, fomos!

Casco Viejo da Cidade do Panamá-12
Ruas do Casco Viejo do Panamá.

O Casco Viejo lembra bastante algumas partes de Havana e como nós estávamos indo pra Cuba, falei pra Paty ir se acostumando com o ambiente, pois Havana era meio parecida ( era minha segunda viagem pra Cuba)…

Tava tudo meio parecido até que, depois de caminhar por todos os lados da parte mais turística, decidimos ir ao outro lado (o lado oposto de que o motorista do táxi mandou ir). Logo fomos percebendo que era uma região mais tensa, bora guardar a câmera e tentar parecer “normal”.

Andamos mais ou menos 2 quadras e um rapaz mudo, veio até nós e tentava falar pra gente voltar… Com as mãos fez aquele tradicional sinal de roubo (girando o dedão na palma da outra mão) e depois outro sinal que entendemos muito bem (passou o dedo indicador no pescoço, tipo estado islâmico, sabe né?). Suficiente pra dar meia volta e ficar suce, melhor não arriscar né.  Agradecemos e voltamos pro outro lado.

Depois viemos a saber que aquele lado que estaríamos entrando é o lado do bairro que ainda não foi revitalizado (turistado) e ainda continua um tanto quanto “perigoso”, como, segundo diz a lenda, era o Casco Viejo há alguns anos.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-45
Acho melhor não seguir pra esse lado.

Também levamos sorte de visitar a cidade na véspera do dia da independência, quando o Panamá comemora sua independência/separação da Colômbia. Pegamos a cidade toda enfeitada e com centenas de banderinhas do Panamá para todos os lados.

Casco Viejo da Cidade do Panamá-23
Panamá.
Casco Viejo
Casas e carros enfeitados.
Casco Viejo
Que viva Panamá.

Como Chegar ao Casco Viejo

A melhor alternativa para chegar até o Casco Viejo da Cidade do Panamá é utilizando o serviço de táxi, que não é muito barato. Existem preços fixos, estipulados em uma tabela e não tem choro!

Além do táxi individual existe um táxi coletivo que costuma sair mais em conta que o tradicional.

É possível utilizar o transporte publico, mas é um pouco complicado. A começar pelo fato de que os ônibus da cidade do Panamá não aceitam dinheiro e somente é possível pegá-los com um cartão de transporte, que não é vendido no aeroporto. Segundo: é meio difícil conseguir informações, parece que ninguém quer que você vá de ônibus. Mas pra quem quer economizar e tem tempo sobrando, pra pegar o ônibus é preciso ir até a Avenida que fica a uns 200 metros da saída do aeroporto, do lado direito. É preciso atravessar a Av. Domingo Díaz e pegar os ônibus “Metrobus Corredor Sur“. Lembre-se, não aceitam dinheiro e você vai ter que pedir pra alguém passar o cartão, em troca do seu dinheiro, além disso os ônibus não param exatamente no Casco Viejo e é preciso pegar um táxi, que vai custar no máximo 2 dólares.  Os ônibus que vão ao centro custam pouco mais que 1 dólar.

Na volta, tentamos pegar o transporte público, chegamos até a ir até a Plaza 5 de Mayo, mas ninguém sabia nos informar como chegar ao aeroporto e cada pessoa dava uma informação diferente, resolvemos não arriscar e acabamos pegando táxi pra voltar por 25 dólares.

Se você tem mais que 6 horas sobrando em uma escala no Panamá, o Casco Viejo é uma ótima alternativa!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Cidade do Panamá, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Artigo anteriorAhu Tongariki e o amanhecer mais lindo da Ilha de Páscoa
Próximo artigoConheça o Museu do Automóvel de Curitiba.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

14 COMENTÁRIOS

  1. Oi, vou fazer uma escala no Panamá indo para Aruba. Gostaria de saber qual o tamanho do Casco Viejo, quanto tempo precisa para passar por todas as praças e pontos que vc comentou?

    • Olá Lucas, o centro histórico em si não é tão grande, acredito que em meio dia você consiga ver a maioria das coisas por lá. Mas leve em consideração o tempo de deslocamento do aeroporto (e até o aeroporto), já que as vezes pode ter congestionamentos.

  2. Olá, ficarei 3 dias na Cidade do Panamá. Fiquei preocupada em como me locomover para ir ao Casco Viejo. Nenhum ônibus aceita $$? Isso me espantou rsrsrs. Você chegou a usar UBER? Abraços

    • Olá Cris, no metro e no Metro Bus, não aceitam dinheiro, só o cartão magnético de transporte que deve sair algo como 2 dólares. Somente os “Diablos Rojos” (aqueles ônibus coloridos) aceitam dinheiro. 😉 Mas os táxis no Panamá são super baratos em trechos curtos.

  3. Voce acha seguro para ir sozinha? pretendo fazer uma viagem para miami com parada lá tanto na ida quanto na volta.
    Cera de 19h e 12h de conexão.
    Estou indo sozinha. o que vc me aconselha?

  4. Oi Itamar, vou passar pelo Panamá esse ano e fiquei com uma dúvida, onde fica a parte do Casco Viejo “não turística” que vocês comentam, sabe apontar no mapa ou as ruas que fazem parte?

    • Olá Ariel. Você vai perceber pois tem imóveis com ar de abandono e quase não é possível ver turistas.

      Quando você coloca no google maps “Casco viejo aparece uma região contornada de vermelho, esta parte é tranquila. A parte não turística fica para o lado oposto a praia, a partir da Calle 12. 😉

      Uma boa viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here