Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Catedral de Sal de Zipaquirá – Passeio de bate e volta a partir de Bogotá.

Catedral-de-Sal

Imagine uma Catedral construída no interior de uma mina de sal localizada a cerca de 180 metros abaixo da Terra? Imaginou? Esta mina fica localizada nas proximidades de Bogotá e é um passeio imperdível pra quem visita a capital da Colômbia! Neste post nós vamos contar como é visitar a Catedral de Sal de Zipáquirá, uma das principais atrações do país.


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca 
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia


A Catedral de Sal de Zipaquirá

Considerada a 1ª Maravilha da Colômbia, a Catedral de Sal de Zipaquirá é  sem dúvida alguma um dos passeios mais espetaculares pra fazer na região de Bogotá.

Catedral de Sal de Zipaquirá-47

Catedral de Sal de Zipaquirá – 1ª Maravilha da Colômbia.

Localizada a cerca de 50 km da capital colombiana, na pequena cidade de Zipaquirá, a reserva de sal é oriunda de um pequeno oceano existente há mais de 70 milhões de anos. É a maior reserva de sal da Colômbia, com cerca de 250 milhões de toneladas de sal.

Muito antes da chegada dos espanhóis, os indígenas que habitavam a região já faziam a exploração da reserva e utilizavam o sal explorado como moeda para trocas.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Caminhão de sal

Caminhão utilizado na exploração do sal.

Passaram-se muitos anos e a região se transformou em uma mina, fazendo com que Zipaquirá fosse considerada uma das mais importantes cidades da Colômbia.

Com o tempo os próprios trabalhadores da mina decidiram construir uma igreja no interior da mina, em devoção a Virgem do Rosário de Guasá. A construção desta igreja começou em 1950 e a inauguração aconteceu 3 anos depois, em 1953. A 1ª Catedral de Sal contava com 5.500 m² e capacidade para cerca de 8 mil pessoas. Foi fechada em 1990 por problemas estruturais e possíveis riscos para a segurança dos visitantes.

Somente 1 ano após o fechamento da 1ª Catedral de Sal, se iniciou a construção da 2ª igreja. Esta foi inaugurada em 1995 e está aberta até os dias de hoje, recebendo milhares de turistas vindos de todas as partes do mundo.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Colômbia

Catedral de Sal de Zipaquirá.

A Catedral de Sal atual fica 60 metros abaixo da primeira igreja e seu projeto foi escolhido entre outros 44.

Antecipando a visita à Catedral de Sal de Zipaquirá

Minha visita a Catedral de Sal de Zipaquirá aconteceu de maneira improvisada. Minha programação era visitá-la no segundo dia em Bogotá, mas acabei tendo que mudar o roteiro e indo visitá-la logo no primeiro dia. A mudança aconteceu devido a uma grande marcha patriótica que aconteceu na cidade. Cerca de 100 mil pessoas vindas de todas as partes da Colômbia estavam reivindicando direitos sociais e caminhando pelas ruas de Bogotá com destino a Plaza Bolivar, no coração do centro histórico da cidade. Tive a chace de percorrer algumas quadras junto com eles e contei tudo neste post aqui. Como não deu pra visitar o centro histórico, implantei um plano b e fui para Zipaquirá.

Como foi visitar a Catedral de Sal de Zipaquirá

Cheguei em Zipaquirá pelas 2 h da tarde. De imediato me dirigi até o Parque De La Sal. De onde o ônibus que vem de Bogotá te deixa, até o Parque de La Sal é preciso caminhar uns 20 minutos. Lembrando que a cidade fica a mais de 2500 metros de altitude, o que cansa um pouquinho mais… Se preferir pode pegar um táxi, ou o trenzinho que percorre as principais ruas da cidade.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Rota do sal

A Rota do Sal, que dá acesso a Catedral de Sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Zipaquirá.

Acesso ao Parque – Reparem ao fundo a cidade de Zipaquirá – É uma boa caminhada.

No parque existem diversas opções de passeios pra fazer, mas como tive que adaptar o passeio devido a marcha, optei por fazer apenas o tradicional passeio da Catedral de Sal, acrescentando o passeio chamado de Ruta Del Minero.

Catedral de Sal de Zipaquirá-PlazademMinero

Escultura em homenagem aos trabalhadores das minas de sal.

Também comprei o ticket que dava direito a um tour pela cidade no trenzinho que saia dali do Parque mesmo. Obs: Quando fui ainda dava pra escolher as atrações, mas pelo que observei no site oficial, o sistema mudou e agora você deve comprar os passeios em “combos “. São 4 combos de passeios disponíveis. Confira aqui os custos atualizados e passeios disponíveis na Catedral de Sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Mina de Sal

Entrada para Mina de Sal.

O passeio pela Catedral de la Sal, realmente superou minhas expectativas. Eu tinha visto algumas fotos e tals, mas fotos só dão uma pequena ideia da dimensão das coisas. Ao vivo o lugar se torna muito mais espetacular, podem ter certeza.

Catedral de Sal de Zipaquirá-62

A impressionante Catedral de Sal de Zipaquirá!

O passeio é feito pela antiga Mina de Sal com a companhia de um guia (espanhol ou inglês). Logo de inicio o guia mostra que estamos andando por entre um túnel onde as paredes são 100% sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-12

Há quem vá provar pra ver se o sal é salgado mesmo! :/

Catedral de Sal de Zipaquirá-Luzes

Guias bem preparados, no tour pela mina de sal.

Mais adiante percorremos espaços utilizados na antiga mina, que foram transformados em um via sacra, simbolizada por cruzes feitas com pedras de sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-ViaCrucis

Via Crucis – representada através de cruzes e objetos de sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Viacrucis

Cada representação é uma passagem da Via Crucis de Jesus Cristo.

Catedral de Sal de Zipaquirá-ViaCrucis

São 14 passagens representadas pelas cruzes e objetos de sal.

O guia vai mostrando a simbologia de cada uma das 14 passagens e no caminho ainda existem diversos outros salões, cada um com sua característica e atração própria.

Catedral de Sal de Zipaquirá-ViaCruces

Guia explicando cada uma das passagens da Via Cruces e representações em sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Placasindicativas

Além do guia, placas também indicam as representações.

Catedral de Sal de Zipaquirá-24

Grandes salões ao longo do caminho.

O túnel é bastante extenso, bem ventilado, bem iluminado e não proporciona sensação de sufocamento como em algumas minas. Mesmo claustrofóbicos podem visitar numa boa.

Catedral de Sal de Zipaquirá-36

Túnel de acesso a Catedral de Sal – até Claustrofóbicos podem conhecer.

Pelo caminho passamos por muitos pontos interessantes, com destaque para a Cúpula simbolizando a ligação entre o céu e a terra.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Cúpula

A grande Cúpula azul simbolizando a ligação entre o céu e a terra.

Ao longo de todo complexo existe uma iluminação que realça a beleza do local.  Em determinado ponto do túnel, existe um mosaico de luzes que forma bandeiras de todos os países.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Colômbia

Bandeira da Colômbia.


 

LEIA TAMBÉM:

- O QUE FAZER EM CARTAGENA DE INDIAS- GUIA COMPLETO
- PARQUE TAYRONA – PARAÍSO PRESERVADO NO CARIBE COLOMBIANO


Catedral de Sal de Zipaquirá-Brasil

Bandeira do Brasil.

Após descer uma escaladaria onde o guia nos disse que “a da direita a pessoa vai pro Inferno e a da esquerda pro Paraíso”, chega-se ao salão que dá acesso à cereja do bolo, a Catedral de Sal da mina de Zipaquirá.

Catedral de Sal de Zipaquirá-32

Direita ou esquerda, Inferno ou paraíso???

Logo chega-se a tão esperada Catedral, a famosa nave central da Catedral de Sal de Zipaquirá, uma das maiores igrejas subterrâneas do mundo.

Catedral de Sal de Zipaquirá

A Catedral de Sal de Zipaquirá. Reparem a réplica da escultura de Michelangelo “A criação do homem”.

A Catedral de Sal é o auge do passeio, mas ainda existem diversas outras atrações, como a capelinha, uma cascata de sal, a cruz gigante (maior do mundo talhada em uma pedra só), um chão de vidro (onde é possível ver a água que passa por debaixo do solo), cinema 3d, lojas e lanchonetes. Isso tudo a cerca de 180 metros abaixo da terra.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Capela

Capela ao lado da Catedral de Sal.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Presépio

Presépio

Catedral de Sal de Zipaquirá-Cascata de Sal

Cascata de Sal

Catedral de Sal de Zipaquirá-40

Rio submerso

Após a visita a Catedral finaliza-se o tour guiado e você pode permanecer por lá, perambulando se tiver vontade.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Anjo

Detalhes do interior da Catedral de Sal.

De lá fui até outra parte da mina, onde acontece o passeio Ruta del Minero.

Catedral de Sal de Zipaquirá-Ruta del Minero

Acesso a Ruta Del Minero.

O passeio da Ruta Del Minero, baseia-se na simulação da jornada de um mineiro da Mina de Sal. Você encorpora o espirito de um verdadeiro mineiro, passando por dificuldades e situações do dia a dia de um trabalhador. Anda-se no escuro, trabalha-se pesado com a picareta nas paredes de sal (por alguns minutos) e por último acompanha-se uma simulação de uma “explosão” com dinamites. Mas atenção se você tem medo de escuro ou claustrofobia, esqueça!

Catedral de Sal de Zipaquirá-51

Neste local entramos sem lanternas até uma parte, escuridão total.

Catedral de Sal de Zipaquirá-53

Mão à obra! Parede dura pra caramba, parece concreto!

Além de todas as atrações citadas acima o Parque de La Sal também disponibiliza um muro de escaladas e uma tirolesa. (10 mil pesos cada, ou 17 mil o combo para as 2 atividades).

Catedral de Sal de Zipaquirá-5

Pra galera do Climb.

Catedral de Sal de Zipaquirá-7

Faltou pouco! Ele não finalizou a via…

Saindo da mina, fui atrás do trenzinho, pra fazer o tour pela cidade, eram aproximadamente 18h30 e só tinha eu esperando pra partir. Quando já cogitava descer a pé, já que não apareceu mas ninguém o trem partiu  e fiz o passeio pela cidade sozinho.

Catedral de Sal de Zipaquirá-trem turistico

O olhar sereno de quem será o único passageiro do trem.

O trem circula os principais pontos turísticos da pequenina Zipaquirá e eu achei bem válido, mesmo sendo o “destaque”, afinal de contas, só eu estava no trem que tinha 3 ou 4 vagões abertos e tocava a maior sonzeira caribenha, rsrs, foi divertido. Imagina a cena, foi meio hilário…

Dei uma volta de trem pelo centro de Zipaquirá, mas não deu tempo de explorar a cidade, que é bem bonita por sinal. Depois do passeio exclusivo no trenzinho já era noitinha e voltei pra Bogotá.

Como chegar a Catedral de Sal de Zipaquirá

A partir de Bogotá, você poderá chegar a Catedral de Sal de Zipaquirá de 4 maneiras.

A primeira e mais econômica é utilizar o transporte público de Bogotá, que é inspirado no sistema de transportes de Curitiba e lá é chamado de Transmilenio (2,200 pesos). Do centro é preciso ir até o Terminal chamado Pontal del Norte. Chegando no Terminal Pontal del Norte é preciso sair e pegar um ônibus/van do transporte metropolitano (5,000 pesos) que fica no terminal ao lado. Do Pontal Norte até Zipaquirá são cerca de 50 minutos de viagem.

A segunda maneira é através de táxi, com um preço que pode variar de 80 à 180 mil pesos (ida e volta)…

A terceira opção é através de excursões de agências em Bogotá e a quarta é alugando um carro.

A visita a Catedral de Sal de Zipaquirá é um dos pontos altos em uma viagem para a Colômbia! Sem duvida alguma é um passeio imperdível pra quem visita Bogotá! Não deixe de conhecer!

SERVIÇO: 

Parque de La Sal – Catedral de Sal de Zipaquirá

Endereço: Carrera 6 Calle 1 – Zipaquirá, Cundinamarca

Entrada: Adultos estrangeiros – combos de 50 mil pesos à 59 mil pesos (consulte preços atualizados aqui).

Horário: Diariamente das 9h às 5h40 (horário limite para entrar).

Para mais informações acesse o site oficial da Catedral de Sal de Zipaquirá


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

20 Respostas para Catedral de Sal de Zipaquirá – Passeio de bate e volta a partir de Bogotá.

  1. Martina disse:

    Que passeio diferente, nunca tinha lido nada sobre este local, mas fiquei bem curiosa para ir :)

  2. rui batista disse:

    Que obra fantástica e surpreendente! E eu não ouvi falar quando estive em Bogotá… Mesmo não sendo religioso, não me escapa uma igreja, mesquita, sinagoga… gosto de apreciar a arte. Certamente vai para a minha lista no meu mais do que certo regresso à incrível e apaixonante Colômbia. Bela dica!

  3. Keul Fortes disse:

    Uau! Que demais essa catedral. Nunca tinha visto o tanto que ela é linda! Você soube detalhar muito bem essa maravilha. Obrigada pelas dicas!

  4. que passeio tão diferente Ita, não conhecia essa Catedral parece ser bem importante para a região, já anotado para uma próxima visita a Bogotá!

  5. Viajante Comum disse:

    Nossa!! Lindíssimo! Quero muito fazer esse passeio! Certamente um dos mais lindos da região! Doidinha pra conhecer!

  6. Que passeio mais incrível! Não sabia dessa catedral de sal, mas fiquei cheia de vontade de conferir de perto! Adorei o post!

  7. Ual que interessante!! Eu nunca tinha ouvido falar desse lugar, muito menos sabia da existência de minas de sal na Colômbia. Esse passeio me fez lembrar a visita que fiz nas minas em Bad ReichenHall nos Alpes. Obrigado por compartilhar!!

  8. Gisele Ramos disse:

    Que sensacional! Eu nunca havia ouvido falar desse passeio, e parece realmente sensacional. Mesmo para quem não é católico é imperdível!

  9. Aline Aguiar disse:

    Que lugar incrível!! Nunca tinha ouvido falar. Eu adoro passeios em minas, mas nunca tive a chance de ir em uma de sal.

  10. Olá pessoal, adorei o passeio, deve ser uma experiência muito bacana visitar a Catedral de Sal a 180 metros de profundidade… e é sério que há cinemas e lanchonetes lá por baixo?? Bem pitoresco!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>