Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Visitando a Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo

Capa_SãoPetersburgo

Que a Rússia é cheia de igrejas lindas você já sabe né!? Então que tal conhecer a mais bela das igrejas de São Petersburgo!? Confira este post e conheça a belíssima Catedral do Sangue Derramado, uma das igrejas mais bonitas da Rússia!


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


Catedral do Sangue Derramado – São Petersburgo

Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado (Церковь воскресения спасителя над пролитой кровью), conhecida também como Catedral da Ressurreição de Cristo (Собор Воскресения Христова), ou simplesmente Catedral do Sangue Derramado é sem duvida alguma uma das mais belas igrejas existentes na Rússia.

Catedral do Sangue Derramado - São Petersburgo - Rússia

A bela Igreja da Ressurreição do Salvador sobre o Sangue Derramado, ou simplesmente Catedral do Sangue Derramado.

Construída entre os anos de 1883 e 1907, a Catedral do Sangue Derramado foi erguida por ordem do imperador Alexsander III, em homenagem ao seu pai, o Tzar Alexsander II, assassinado exatamente no local onde foi construída a igreja.

Sua impressionante arquitetura tem como inspiração outras igrejas ortodoxas russas, em especial a Catedral de São Basílio, em Moscou. É uma obra em “puro estilo russo” e  chega a destoar um pouco da arquitetura do centro de São Petersburgo que é formada basicamente pelo estilo Barroco e Neoclássico.

Catedral do Sangue Derramado-Cúpula

As tradicionais cúpulas das igrejas russas.

A coleção de mosaicos que decora a igreja é de extrema beleza e destaca-se não apenas na Rússia, mas em toda a Europa. São mais de 7.500 m² de Mosaicos decorando o interior da catedral.

Catedral do Sangue Derramado-Mosaicos

A beleza dos Mosaicos no interior da Igreja da Ressurreição.

A igreja jamais foi utilizada para casamentos, funerais e outras cerimonias religiosas e sempre foi dedicada à memoria de Alexandre II.

Durante o período soviético a igreja foi desativada, permaneceu sem manutenção e chegou a ser utilizada como depósito de batatas durante a Grande Guerra Patriótica (2ª Guerra Mundial).

Além de depósito de batatas a igreja “guardou” também uma bomba que ficou alojada em uma de suas cúpulas por cerca de 19 anos e só foi descoberta quando trabalhadores subiram à cúpula pra concertar as goteiras.

A bomba, que por sorte não explodiu, foi lançadas pelos nazistas durante o famoso cerco de Leningrado, quando São Petersburgo (que na época se chamava Leningrado) ficou sitiada por cerca de 900 dias mas resistiu e não caiu nas mãos dos fascistas.

Catedral do Sangue Derramado-Rússia

Ainda bem que a bomba não explodiu né!?

Após o fim da guerra a igreja continuou abandonada por um tempo, foi saqueada e somente nos anos 70 começou a ser restaurada. A restauração durou cerca de 27 anos e em 1997 a igreja reabriu como museu estatal.

Como é visitar a Catedral do Sangue Derramado

Visitar a Catedral do Sangue Derramado é obrigatório pra quem viaja para São Petersburgo. A igreja é uma das mais belas e importantes atrações da cidade de Pedro – o Grande, e deve ser priorizada em qualquer roteiro.

Catedral do Sangue Derramado-DMEC

Visitar a Catedral do Sangue Derramado é obrigatório

Localizada às margens do Canal Griboyédova, a igreja (que na realidade é um museu), compete lado a lado com a Catedral de São Basílico no quesito: a mais bonita da Rússia! Se formos analisar o conjunto, a Igreja do Sangue Derramado pode até ser considerada como a mais bonita, mas em nossa opinião, no que se trata de impacto visual a Catedral de São Basílico ainda é mais bonita! Bom é bem difícil esta escolha né!? É uma questão pessoal e ambas são muito bonitas!

Catedral do Sangue Derramado-Canal Griboyédova

Catedral do Sangue Derramado, às margens do Canal Griboyédova.

É possível visitar o interior sozinho; com o acompanhamento de um guia (em russo, ou inglês); ou alugando um audioguia, que custa 200 rublos e está disponível em diversas línguas, entre elas espanhol, inglês, alemão e francês. A visita à Catedral é rápida e mesmo que você seja uma pessoa que gosta de observar todos os detalhes, ela não deve passar de 2 horas (há quem diga que meia hora é suficiente, mas…).

Catedral do Sangue Derramado- Interior - Mosaicos

Vista parcial do interior da Catedral do Sangue Derramado.

Eu aluguei um audioguia e realmente fiquei bastante satisfeito. Com o audioguia você consegue neutralizar o barulho da muvuca de turistas e se concentrar plenamente nas informações. O audioguia custa 200 rublos (preço atualizado) e o preço cobrado pelos guias difere quanto a quantidade de pessoas no grupo e quanto ao que será mostrado… Confira a lista de preços atualizados aqui.


LEIA TAMBÉM:

- CONHEÇA PETERHOF, O IMPRESSIONANTE PALÁCIO DE VERÃO DE PEDRO, O GRANDE
TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR O KREMLIN DE MOSCOU


Tenho que falar: visitar o interior da Catedral do Sangue Derramado é tão impactante quanto vê-la por fora!

Catedral do Sangue Derramado-cupula

Detalhes do interior da Catedral do Sangue Derramado.

Já mencionamos aqui em cima que sua decoração é constituída por um dos maiores conjuntos de Mosaicos da Europa e quando você se depara com aquela belezura toda, você fica até atordoado com tanta beleza!!! Vale a pena enfatizar bem, são mosaicos e não pinturas! Realmente incrível! Não é à toa que demoraram tanto tempo pra reformá-la, pois a riqueza dos detalhes é incrível! E não é exagero todos os adjetivos repetidos a cada momento! A Igreja do Sangue Derramado é muito foda mesmo!

Igreja da Ressurreição - Mosaicos Catedral do Sangue Derramado-Mosaicos

Sugerimos que você que vai visitar a igreja contrate um guia, ou alugue um audioguia é fundamental!!!

Bom, ao entrar na igreja você vai ficar impressionado, pois pra cada lado que olhar vai ver alguma coisa impressionante! Nem o chão pode deixar de ser observado! O piso de Mármore possui 45 mosaicos que não se repetem!

Catedral do Sangue Derramado-10

Até o chão é bonitão!

Repare nos Mosaicos! São 277 nomes e 68 cenas bíblicas que estão dispostos de acordo com a concepção teológica da igreja. As representações mostram cenas da sagrada escritura, além de personalidades importantes para a igreja ortodoxa, como santos, apóstolos e mártires.

Catedral do Sangue Derramado-Detalhes dos Mosaicos

Detalhe dos Mosaicos

Destaca-se também o iconostásio talhado em Mármore que embeleza demais um dos lados da igreja. Segundo a crença ortodoxa, quando se atravessa aquela porta as pessoas estão mais próximas do paraíso. Ah! Os visitantes não podem passar a porta!

Catedral do Sangue Derramado-Iconostásio

Iconostásio

Não deixe de ver também o Santuário que marca o local exato onde Alexandre II foi assassinado. O local fica do outro lado do iconostásio e foi todo construído com pedras preciosas e decorativas. Além disso alguns objetos originais do dia do atentado, como um pedaço de ferro da carruagem do Tzar e pedaços de mármore (que dizem conter marcas com o sangue derramado) estão expostos no local.

Catedral do Sangue Derramado-7 Catedral do Sangue Derramado-9

O valor do ingresso à Catedral do Sangue Derramado é de 250 rublos. O horário de funcionamento é das 10h30 às 18h.  De 1º de maio a 30 de setembro, a Catedral fica aberta até as 22h30. Ah! Fique atento, pois nas quartas-feiras não abre!

Catedral do Sangue Derramado

Para mais informações, acesse o Site Oficial da Catedral do Sangue Derramado.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em São Petersburgo – Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

24 Respostas para Visitando a Catedral do Sangue Derramado em São Petersburgo

  1. Lua Ferreira disse:

    Menino, que fotos incriveis são essas!? Vou para Russia no próximo ano ( eba!) e quero muito visitar essa catedral. Eu não sabia que ela nunca tinha sido utilizado para rituais religiosos, mas que bom que é aberta a visitação! :D

    • Itamar Japa disse:

      Olá Lua, ela foi utilizada para ritual religiosos sim, mas todas vinculadas ao Tzar Alexandre II… Só não foi usada para Casamentos, batizados, funerais, estas coisas todas que acontecem em outras igrejas. ;)

      Você vai adorar a Rússia! Boa viagem!

  2. Eu tenho que concordar com vocês: esta igreja é extraordinária!!!!! Parece uma joia!!! Mil vezes passei por ela e mil vezes eu tinha a sensação de que era a primeira vez!

    Vocês conseguiram tirar fotos maravilhosas que a mostram divinamente. Parabéns!!!!

  3. Livi disse:

    Tenho uma queda enorme por arquitetura de igrejas. E essas igrejas russas, então, são deslumbrantes. Eu já fico impressionada com as fotos, imagino vendo tudo pessoalmente. Clicando em todos o seus posts da Rússia, cada um melhor que o outro.

  4. Andrea disse:

    Um dos meus sonhos de consumo…fala sério….é muita lindeza para um lugar só e as fotos estão incríveis. Amei!!!

  5. Gente do céu, que lugar lindo!! Essa Catedral do Sangue Derramado é mesmo uma coisa de louco!!! Fotogênica no último, hein?!?! Amei!

  6. Já tinha ouvido falar dessa igreja, e suas fotos definitivamente mostram o porquê dela ser tão falada. Que obra mais linda! Visita obrigatória né? Adorei muito as fotos!

  7. Uma catedral linda! Nunca visitei a Rússia, mas está na minha lista de países onde quero muito ir!

  8. Que igreja linda!!! Morro de vontade de conhecê-la!!! Aliás, não vejo a hora de conseguir conhecer São Petersburgo é toda a Rússia… Parabéns pelo post!!!

  9. De deixar qualquer um arrepiado, viu?! Ansiosa desde já para conhecer essa lindeza!!

  10. realmente o interior eh tao impressionante quanto a fachada, nao imaginava cheia de mosaicos e tal, achava que seria mais simples! fiquei passada com a info do Tzar Alexsander II que foi assassinado ali! afinal eh tzar ou czar:

    • Itamar Japa disse:

      É realmente linda Angela! Uma pena não ter luminosidade suficiente e as fotos ficarem mais ou menos, mas de qualquer forma ainda deu pra aproveitar algumas!

      Ahhh, em russo é “Царь” e como a letra “Ц” tem som de “tza”, como em pizza, prefiro usar o tzar… Mas você pode escrever como desejar, hehe: tsar, czar, zar ou tzar, tudo tá certo, heheh! ;)

  11. Olá Itamar,
    Parabéns pelo post, não é nada fácil fotografar uma catedral dessas. Quando visitei São Petersburgo, a Catedral do Sangue Derramado foi sem dúvida um dos pontos altos da viagem – recomendo a todos.
    Grande abraço.

  12. Viajento disse:

    Esse lugar é incrível, nunca vi nada parecido!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>