Centro Histórico de Lima e os principais atrativos.

Publicidade:

O centro histórico de Lima é bem grande e possui muitos lugares legais pra conhecer. São mais de 600 edificações históricas espalhadas por todos os cantos e nesse post você vai conhecer um pouquinho. Bora conhecer o Centro Histórico de Lima?

Centro Histórico de Lima

Outrora muito perigoso e deteriorado, o Centro Histórico de Lima passou (e continua passando) por um grande processo de recuperação. Nas últimas décadas tornou-se um dos lugares mais bonitos da América do Sul e um belíssimo atrativo turistico na capital do Peru.

A restauração começou no final da década de 90, depois que a UNESCO o declarou Patrimônio da Humanidade. De lá pra cá o Centro Histórico de Lima fica ccada dia mais bonito.

Confira abaico os principais atrativos:

  • Plaza Mayor

O principal atrativo do centro histórico é a Plaza Mayor, justamente o local em que a cidade foi fundada.

O centro histórico de Lima.
O coração do centro histórico de Lima, a Plaza Mayor.

Lima funcionava no período colonial como a capital do Vice Reinado do Peru (Virreinato del Perú), uma divisão administrativa da Espanha, na América do Sul.

Na Plaza Mayor, também chamada de Plaza de Armas, estão alguns dos principais edifícios da cidade.

Publicidade.
Palácio del Gobierno.
Palácio del Gobierno.

Ali estão representados os três principais poderes do Peru: o governo, através do Palácio Presidencial; o povo, através do Palácio Municipal; e a Igreja, representada pela Catedral. Sem dúvidas é uma das praças mais bonitas do país e da América Latina.

Basílica Catedral de Lima.
Basílica Catedral de Lima.
Municipalidad de Lima.
Municipalidad de Lima.
Lima_centroHistórico-
Chafariz central da Plaza Mayor e ao fundo Edifício Sur.

Da Plaza Mayor, pra todo lado que se vá existem atrativos, por este motivo a praça é um excelente ponto de partida e referência pra desbravar o centro histórico de Lima.

  • Pasaje Santa Rosa

Praticamente ao lado da Plaza Mayor está a Pasaje Santa Rosa, uma simpática ruazinha cheia de restaurantes um pouco mais sofisticados.

Mesmo que não seja pra comer, vale a pena dar uma passadinha pra observar a bela arquitetura da região.

Lima_centroHistórico-
Pasaje Santa Rosa.
  • Convento San Francisco

A poucas quadras da Plaza Mayor está a Basílica y Convento de San Francisco de Lima (Esquina Jirón Ancash com Lampa).

Muita atenção: Não deixe de visitar, é um dos lugares mais legais que conheci em Lima e olha que eu realmente não tinha lido nada sobre este lugar antes de chegar lá.

Centro Histórico de Lima - Basílica San Francisco.
Basílica San Francisco.

A arquitetura das 3 igrejas (Santuario Nuestra Señora de la Soledad, Iglesia del Milagro e San Francisco de Lima) que formam o complexo, já é bem legal, mas o maior e mais surpreendente atrativo (pelo menos pra quem não sofre de claustrofobia), sem dúvidas é a visita às Catacumbas existentes abaixo das igrejas.

O lugar funcionou como cemitério durante séculos e milhares de pessoas foram sepultadas ali.

A visita consiste em um passeio guiado (10 soles) que percorre vários tuneis, onde estão armazenados milhares de ossos. Curioso é que alinham os ossos de maneira que formem algumas imagens bonitas.

Sei que parece meio estranho achar ossos bonitos, mas é só vendo pra crer. Infelizmente é proibido tirar fotos lá em baixo e eu gosto de respeitar as regras dos locais.Muita gente estava tirando fotos escondidas e eu acho falta de respeito, afinal de contas se é proibido é proibido!

  • Parque La Muralla

Praticamente ao lado do Convento San Francisco, na localidade chamada Cercado de Lima, está o Parque la Muralla (Jirón Amazonas, 15001).

A entrada é bem baratinha e vale a pena dar um pulo rápido ali, pra visualizar as ruínas da antiga muralha construída pelos espanhóis para defender a cidade contra ataques de piratas e inimigos da coroa espanhola.

O Parque é Patrimônio Cultural da Nação e possui diversas atividades culturais ao ar livre, principalmente nos finais de semana.

Lima_centroHistórico-Parque Muralla
Partes da antiga muralha no Parque Muralla.
  • Convento Santo Domingo

Também é possível fazer uma visita similar a do Convento de San Francisco no Convento de Santo Domingo (Esquina Conde de Superunda com Camana). Acabei dando mole e só passei na frente, não fiz o passeio que depois fui descobrir que também parece ser bem interessante, falha nossa!

Lima_centroHistórico
Convento Santo Domingo

Uma dica: bem na frente do Convento Santo Domingo existe uma feirinha de artesanatos com muitas lojas e os preços ali são os melhores que achei, muito mais barato que nas lojas e inclusive na “Feira Inca” de Miraflores.

  • Museo de la Santa Inquisición

Outro lugar que gostei muito de ter visitado é o Museo del Tribunal de la Santa Inquisición y del Congreso (Plaza Bolívar, 548).

Lima_centroHistórico- Museu da Inquisição
Algumas das maneiras que a Santa inquisição disciplinava os incrédulos.

O museu está localizado no prédio onde funcionou uma das mais terríveis e cruéis instituições criadas pela Igreja Católica, o Tribunal da Santa Inquisição.

Criada pelos conquistadores espanhóis, durante 3 séculos o tribunal “julgou”, condenou e torturou milhares de Indígenas e “rebeldes”.

Parte desta horrenda história está documentada e é contada no Museu.

Lima_centroHistórico-Museu da Inquisição
No julgamento.

Eu fiz o tour guiado que dura cerca de 30 minutos e pedi pra ficar mais tempo pra que pudesse ler e ver com mais detalhes todas as informações, fiquei aproximadamente 4 horas dentro do museu e absorvi muito conhecimento sobre este capítulo escuro da história. Um detalhe bastante importante: Entrada gratuita.

>>> Leia o post completo sobre o Museo del Tribunal de la Santa Inquisición y del Congreso.

  • Plaza Bolivar

O Museu da Inquisição está localizado bem à frente da Plaza Bolivar e do Congresso Nacional. É possivel inclusive visitar o Congresso nacional com uma visita guiada gratuita, mas eu não fiz pois os horários não ajudaram.

Centro Histórico de Lima - Congresso.
Congresso Nacional.

Pra quem gosta de absorver melhor a cultura local, vale a pena dar uma esticadinha e continuar a circular pelos arredores da Plaza Bolivar.

Bem próximo dali está o Barrio Chino (Esquina Jirón Paruro com Capón) e o Mercado Municipal (esquina Ayacucho com Ucayali).

Vale a pena dar uma circulada pela região e curtir um pouco mais da cultura local. Vale ressaltar que esta área é bem movimentada e é bom ter um pouco mais de atenção.

  • Plaza San Martin

Outro local imperdível em Lima é a Plaza San Martin, outra bela praça no Centro Histórico.

Centro Histórico de Lima
Plaza San Martin.

Rodeada por belos e imponentes edifícios históricos, como o Hotel Bolivar – o primeiro hotel de Lima, a praça tem em seu centro uma grande estátua do libertador San Martin em seu cavalo.

Centro Histórico de Lima -
Hotel Bolivar, primeiro hotel de Lima.

A melhor maneira de chegar à Plaza San Martin é seguir o Jirón de la Union, um calçadão com muitas lojas e restaurantes que começa na Plaza Mayor.

Pra quem busca economia, no Jirón de la Union existem vários restaurantes mais econômicos. Até chegar na bela Plaza San Martin, são 5 quadras percorrendo a rua que no passado foi considerada, como a mais importante de Lima.

Onde se hospedar em Lima.

Selecionamos algumas opções de hospedagem em Lima confira:

  • No Centro Histórico:

Lima House Hostel (9,1)
Sheraton Lima Hotel & Convention Center (8,6)
Hotel Diamond Lima (8,4)
La Quinta de Amat (8,3)
Hotel Continental Lima (8,2)

  • Em Miraflores:

Attalea Hotel (9,9)
Ana Frank Hospedaje (9,7)
Ayenda La Luna Inn (9,5)
Aloft Lima Miraflores, a Marriott Hotel (9,3)
Belmond Miraflores Park (9,3)

  • Em Barranco:

Casa Eguren Hostel (9,6)
Second Home Peru (9,3)
Hotel B (9,3)
Beraja Family Hostel (9,2)
Casa Fanning Hotel (8,8)

  • Opções econômicas:

Pariwana Hostel Lima (9,2) Miraflores
Kurmi Hostel Lima Airport (8,3) Callao
Hostal Carlos Tenaud (8,2) Miraflores
Antares Inn (8,2) San Martin de Porres
Hospedaje el viajero-Aeropuerto (8,1) Callao

  • Onde já ficamos

Hostal Turistico Eiffel (7,9)

Hostal simples, com quartos bons, simples e limpos. Muito tranquilo. Staff bem atencioso. Banheiros em todos os quartos com chuveiros bem quentes. Internet com boa qualidade.

A principal qualidade do hotel é a excelente localização. Bem próximo ao Larcomar, no bairro Miraflores. Preço bom.

  • Outras opções:

Confira uma lista com as melhores opções de hospedagem em Lima. 

*Opções de hospedagens relacionadas/avaliações conforme melhores classificaçõesção no dia da atualização deste post (19/10/2020).

Gostou deste post sobre o Centro Histórico de Lima?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar e em nosso canal do Youtube.

Se tiver mais alguma dica sobre o Centro Histórico de Lima deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados abaixo. Até a próxima. 🙂


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores segurado s do mercado. Não viaje sem seguro!

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Touron – (atrativos nacionais) e Get Your Guide. (atrativos internacionais).

– Alugue um carro para explorar o Peru e região! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PERU:

+ Saiba o que fazer em Lima, a capital do Peru.
+ Carretera Panamericana e o dia que mais andei de ônibus na vida.
Machu Picchu, o dia que o sonho foi realizado!
Valle Sagrado de los Incas – um dos passeios mais bonitos do Peru.

Artigo anteriorLima – Parque de la Reserva e o Circuito Mágico Del Agua.
Próximo artigoSaiba o que fazer em Lima, a capital do Peru.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here