Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Chacaltaya – A maneira mais fácil do mundo de chegar a 5.421 m de altitude

Hoje conto como foi um dos passeios mais legais que já fiz na Bolívia, a subida ao cume do Pico Chacaltaya.

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Bolívia usamos a hastag #dmecnabolivia

Chacaltaya – Bolívia

O Chacaltaya é uma montanha pertencente a Cordilheira dos Andes. É famoso por abrigar a estação de esqui mais alta do mundo, mas infelizmente, atualmente a estação está desativada devido aos efeitos do aquecimento global.

É um dos principais atrativos da cidade de La Paz, pois subir o Chacaltaya é a maneira mais fácil do mundo de chegar a 5.421 m de altitude.

É preciso saber que pra subir o Chacaltaya, recomenda-se alguns dias de aclimatização devido a grande altitude, portanto, se você está pensando em subir o morro, sugiro que deixe este passeio para os últimos dias em La Paz. Aproveite os vários atrativos da capital boliviana antes de ir pro Chacaltaya, assim você corre menos risco de  passar mal e perder a maravilha que é este passeio.

Bolivia_Chacaltaya-4

Chacaltaya.

Existem algumas formas diferentes de chegar ao Chacaltaya, a mais frequente é contratar os serviços de uma das muitas agências de turismo que existem em La Paz, principalmente na Av. Ilampu e na Calle Sarganaga.

O preço em todas as agências basicamente é o mesmo, e dá direito também a conhecer o Valle de la Luna. Paguei 50 bolivianos no transporte e mais 15 bolivianos no acesso ao Chacaltaya, mesmo valor a pagar para entrar ao Valle de la Luna.

Para quem não dispõe de tempo, ou prefere um passeio mais exclusivo, é possível chegar ao Chacaltaya em táxi, por um valor bem maior do que das excursões realizadas pelas agências.

Dependendo da quantidade de pessoas, é possível fechar um passeio particular com as agências, o que inclui transporte e guia. Neste caso pode-se ficar mais tempo no morro e ainda existe uma opção de fazer uma caminhada até o outro lado do morro, onde o carro da empresa irá recolher os aventureiros. Este passeio personalizado é um pouco mais caro e o valor pode variar conforme o número de pessoas. Válido pra quem está em grupo e possuí mais tempo para conhecer um pouco mais da região.

Fechado o passeio, pela manhã, uma Van recolhe os aventureiros em suas hospedagens.

O passeio ao Chacaltaya

Partindo de La Paz, logo se avista uma das mais privilegiadas vistas panorâmicas da cidade.

Bolivia_Chacaltaya

Visual da cidade de La Paz.

Durante o caminho, um momento interessante é a passagem pela cidade de El Alto, onde nas ruas principais, o trânsito é mais fervoroso do que em La Paz (imagina só). Também vale a pena destacar a gigantesca feira de comercio ambulante, que é considerada uma das maiores do mundo.

O caminho até o Chacaltaya é bem bonito, com a companhia permanente da Cordilheira dos Andes e suas montanhas nevadas. Quanto mais nos aproximamos do destino, mais linda fica a paisagem.

Mas de todas as coisas que vemos ao longo do caminho, com certeza o que mais impressiona é a estradinha final que leva até a base da estação de esqui: um verdadeiro teste para cardíacos! É uma estrada estreita e cheia de curvas beeem fechadas! Aventura Mode ON!

Bolivia_Chacaltaya-7

Com emoção, ou sem emoção? Com emoção!!!

Bolivia_Chacaltaya-5

Cadê a estrada?

Em muitas oportunidades, o que se vê ao olhar pela janela é só o penhasco e as lagoas que estão lá em baixo e a estrada simplesmente some de vista. A impressão que se dá e de estar voando, é muito louco e apavorante, mas é bem bonito também.

Bolivia_Chacaltaya-3

Será que estamos voando?

Uma coisa que me chamou bastante atenção é a composição da montanha, que desde sua base, é constituída de pedras, uma espécie de cascalho, que é cortada como se de propósito em tamanho bem similar.

Interessante também é que na estradinha sinistra, alguns doidos descem de bicicleta, coisa que eu não teria coragem de fazer, nem a pau. Já levei sorte de ver os malucos ladeira abaixo e pra mim já foi suficiente.

Ao chegar na base, que fica à 5.300 m de altitude, está a antiga base do Club Andino Boliviano de Ski, onde é possível tomar um chazinho de coca, pra dar um gás na subida dos cerca de 300m que levam ao cume do Chacaltaya.

Bolivia_Chacaltaya-11

Club Andino Boliviano.

Bolivia_Chacaltaya-12

E o visual…

Bolivia_Chacaltaya-4

Início da trilha e o belo visual lá atrás.

A trilha que leva ao cume é bem íngreme e ali foi a primeira vez que realmente senti pegar a tão falada altitude. E vou dizer que pegou forte mesmo! Cada dez passos dados é como se você tivesse corrido meia hora em ritmo forte, o coração dispara e o ar é realmente rarefeito, na verdade parece inexistente.

Bolivia_Chacaltaya

Quase no Cume.

Ao chegar ao cume a vista é maravilhosa e compensa toda dificuldade da altitude. No cume, você está à 5.421m de altitude e pode observar diversas grandes montanhas da Cordilheira dos Andes, destaque para o imponente Huayana Potosí.

Também dá pra ver no horizonte, o Lago Titicaca. É um visual muito bonito, de fato!

Neve Chacaltaya

Neve e visual!

Bolivia Chacaltaya

Aparelhagem da estação de esqui.

Chacaltaya

Huayana Potosí a partir do cume do Chacaltaya.

O Chacaltaya, sem dúvida é um dos locais imperdíveis no roteiro para La Paz, prepare-se pra esta grande aventura, vale a pena!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em La Paz, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

6 Respostas para Chacaltaya – A maneira mais fácil do mundo de chegar a 5.421 m de altitude

  1. Talita disse:

    Que baita dica legal de La Paz! Nunca tinha ouvido falar deste passeio e já achei o máximo. Ainda não passei pela Bolívia, mas já anotei a sugestão! Que vista incrível, caramba!

  2. Em que mes vc esteve lá, porque pelas fotos vc não pegou nada de neve neh? Eu tenho muita de vontade de ir mas pra ver a neve de lá, saberia me dizer quais são os melhores meses?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *