Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Cienfuegos, a cidade francesa dentro de Cuba.

cienfuegos-29

A encantadora cidade localizada sobre a baía de Cienfuegos, a baía mais bonita de Cuba, pode ser considerada como o coração francês dentro de Cuba. Cienfuegos foi colonizada por franceses a partir de 1819 e muitas de suas edificações são visivelmente influenciadas pela arquitetura de seus colonizadores.

Cienfuegos

Localizada na região central da ilha, a cerca de 250 km de distância da capital cubana, Cienfuegos leva o mesmo nome da baía em que está localizada. A cidade possui aproximadamente 150 mil habitantes e é conhecida pelos cubanos como La Perla del Sur (a pérola do sul).

As  belas edificações, no estilo neoclássico francês, estão espalhadas por toda a cidade e são algumas das mais bonitas de Cuba.  Foram declaradas Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 2005.

cienfuegos-15

Cienfuegos. Foto: Itamar Japa.

Chegando em Cienfuegos

Chegando na rodoviária de Cienfuegos, peguei um táxi por 5 CUCs até a casa onde me hospedei. Descobri depois que paguei muito caro, já que a casa não era longe.

Fiquei hospedado na localidade de Punta Gorda, na casa de um casal muito simpático, a Dona Mery e seu esposo (que não lembro o nome), um Médico com quem conversei muito nos dias em que estive em Cienfuegos. Aprendi bastante coisa sobre Cuba e fui muito bem acomodado nesta casa!

Hospedagem em Cienfuegos, Contato:

Casa de Mery: Avenida 6, nº 3509 – 35 e 37; Punta Gorda – Tel: (53) 43 – 518880 email: canto@jagua.cfg.sld.cu

O que conhecer em Cienfuegos

Como de costume, percorri a maioria dos locais que conheci na cidade a pé, assim tive mais sensibilidade aos detalhes de Cienfuegos e das belas construções espalhadas pela cidade.

cienfuegos-19

Ruas de Cienfuegos. Foto: Itamar Japa.

Parque José Marti

O Primeiro lugar que fui conhecer foi o Parque José Marti, bem no centro histórico da cidade. Foi neste local que Cienfuegos foi fundada.

cienfuegos-40

Parque Jose Marti. Foto: Itamar Japa.

A antiga Plaza de Armas, tem em seu centro o marco zero da cidade e destaca-se pelas belas edificações localizadas ao seu redor:

A Catedral de la Purisima Concepcion, fica em uma das pontas da praça e por ser um das edificações mais altas da cidade, se impõe perante as demais contruções. Possui duas torres com alturas diferentes e vitrais feitos na França, retratando os 12 apóstolos.

cienfuegos-11

Catedral de la Purisima Concepcion. Foto: Itamar Japa.

O edifício que já foi o antigo Casino Español, foi inaugurado em 1896 e atualmente abriga o Museo Provincial. O Museu conta um pouco da história da cidade, das histórias revolucionárias de Cienfuegos e principalmente do modo de vida luxuoso das famílias franco-cubanas, que habitavam a cidade no século 19.

cienfuegos-36

O Museo Provincial de Cienfuegos. Foto: Itamar Japa.

O Teatro Tomás Terry, foi o último desejo de um dos ricaços que enriqueceram em Cuba com o comércio de escravos e fábricas de açúcar. Fugindo do estilo francófilo que domina a cidade, este edifício foi projetado no estilo Italiano. Bonito por fora e impressionante por dentro, tem um auditório com 950 assentos e no inicio do século 20, foi palco de grandes celebridades mundiais daquela época.

cienfuegos-10

Teatro Tomás Terry, bonito por fora.. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-13

… e bonito por dentro. Foto: Itamar Japa.

Ao lado do Teatro, está o belo prédio neoclássico, do Colegio San Lorenzo. O prédio foi construído pela doação de Nicolás Acea, outro ricaço da cidade que decidiu fazer uma escola para as crianças carentes. Infelizmente não é possível visitar seu interior.

cienfuegos-33

Colegio San Lorenzo. Foto: Itamar Japa.

A Casa de la Cultura Benjami Duarte (Palácio Ferrer),  é um dos edifícios que mais  se destacam no local. O edifício possui uma pitoresca Cúpula azul, que é visualizada de toda a praça. Dizem que é possível subir nessa Cúpula, mas nos dias que estive por lá, estava fechada.

cienfuegos-5

Casa de la Cultura Benjami Duarte. Foto: Itamar Japa.

O Palacio de Gobierno, é um bonito edifício, declarado como Patrimônio Nacional desde 1995 e como Patrimônio Cultural da Humanidade desde 2005. Dizem que foi inspirado no Capitólio de Havana. Também não permite visitação.

cienfuegos

Palacio de Gobierno. Foto: Itamar Japa.

Ainda na praça destacam-se o super francófilo Arco del Triunfo, único em Cuba; o Monumento a José Marti, erguido em 1906, com imponentes leões que ficam sobre um pedestal de Mármore que parecem cuidar do local; e a Casa del Fundador, o edifício mais antigo da cidade e antiga residencia do fundador da cidade, Louis D’Clouet;

cienfuegos-6

Arco del Triunfo de Cinefuegos. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-2

Memorial José Marti. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-35

Leões guardam o memorial de Marti. Foto: Itamar Japa.

Perto da praça está a Avenida 54, mais conhecida com El Boulevard de Cienfugos, ali existem diversas lojas e diversos vendedores de artesanatos. O Boulevard liga o Parque José Marti ao Paseo del Prado e é um dos lugares mais agradáveis pra caminhar, ou simplesmente pra sentar e observar o movimento.

cienfuegos-44

Vendedores de alho em pleno Boulevard de Cienfuegos. Foto: Itamar japa.

Do lado oposto ao Boulevard, um pouco mais distante está o Museo Histórico Naval Nacional, eu fui duas vezes lá, porque na primeira tentativa estava fechado.

O museu está localizado na Península chamada de Cayo Loco e fica onde antigamente era o Quartel General do Sul. É considerado o mais importante museu naval de Cuba. Possui um acervo sobre a Marinha Cubana e artigos do Movimiento 26 de Julio. Relata histórias sobre a Batalha de Cienfuegos, de 1898 entre EUA x Espanha. O museu também enfatiza e relata a história dos marinheiros cubanos que junto a populares de Cienfuegos, fizeram um levante contra o governo de Batista, em 1957.

cienfuegos-41

Outro lugar legal pra conhecer ali próximo ao centro, é a região onde está o Porto e a Aduana. Por ali existe um Pier, onde passei bastante tempo conversando com locais e vendo os pescadores de plantão jogando suas tarrafas.

cienfuegos-45

Aduana de Cienfuegos. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-20

Molhe de Cienfuegos. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-17

O pescador. Foto: Itamar Japa.

Paseo del Prado

A principal rua da cidade é a Calle 37, mais conhecida como Paseo del Prado. Esta rua é a artéria de Cienfuegos, foi aberta em 1922 e é a rua mais agitada da cidade, sendo a rua mais longa desse tipo em Cuba. É o lugar ideal para observar os casarões franceses que se espalham desde o norte até Punta Gorda.

cienfuegos-3

Casarões ao longo do Paseo del Prado. Foto: Itamar Japa

Não esqueça de tomar sorvete na tradicional sorveteria Copélia (a mesma rede de Havana) por um precinho bem camarada (se você conseguir pagar o mesmo que os cubanos).

cienfuegos-2

Sorveteria Copélia. Foto: Itamar Japa.

Descendo o Paseo del Prado, chega-se a Punta Gorda, antes não deixe de observar as estátuas de alguns famosos Cienfugueños, entre eles um dos mais famosos cantores de Cuba, Beny More.

cienfuegos

Beny Moore. Foto: Itamar Japa.

No final do Paseo del Prado, está o Malecón de Cienfuegos. Nem tão famoso quanto o Malecón de Havana, mas com beleza distinta e em abundância.

cienfuegos-43

O Malecón de CIenfuegos. Foto: Itamar Japa.

Passei dezenas de vezes por ali, já que minha casa em Punta Gorda me obrigava a isso. Em cada vez que passava, parava um pouco pra admirar a beleza. O Malecón proporciona uma deslumbrante visão da baia de Cienfuegos e a noite, assim como em Havana, reúne jovens cubanos que buscam diversão.

cienfuegos-31

Detalhes do Malecón Cienfuegeño. Foto: Itamar Japa.

Punta Gorda

Punta Gorda é uma das regiões mais bonitas de Cienfuegos e já foi a região onde moravam as famílias ricas da cidade. Destaca-se pelo Malécon e por todo belo visual da baía e região.

cienfuegos-25

O belo visual a partir de Punta Gorda. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-26

Punta Gorda. Foto: Itamar Japa.

Em Punta Gorda, além do maravilhoso visual da baía, destacam-se as casinhas coloridas no estilo pré moldadas americanas e principalmente alguns dos grandes casarões de Cienfuegos.

cienfuegos-28

O Palacio do Valle, uma das belas edificações de Punta Gorda. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-29

Palácio em Punta Gorda. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-30

Palácio em Punta Gorda. Foto: Itamar Japa.

cienfuegos-23

Casarão em Punta gorda. Foto: Itamar Japa.

Outras atrações

Cienfuegos é um dos melhores lugares de Cuba e do Caribe, para a prática do Mergulho, suas águas possuem excelente visibilidade.

Também existem alguns passeios legais pra fazer, como  El Nicho e o Valle de Yaguanabo. Infelizmente nos dias em que estive lá, não tinha grupo fechado pra nenhum dos lugares e pra fazer sozinho (com pouco tempo) ficaria um pouco inviável.

Pra ir embora, peguei um Bici-Táxi até a rodoviária e presenciei um fato bem interessante. No caminho parei pra comer e o condutor ficou me esperando lá na bike, no sol e eu o convidei pra comer um hambúrguer (que era bem barato) junto comigo. Ele não quis, mas com minha insistência acabou aceitando. Nisso tinha um senhor sentado na mureta da lanchonete. Quando chegou o lanche, o bici-taxista o pegou, dividiu ao meio e levou pro senhor que estava sentado na mureta, que também recusou dizendo que tinha acabado de comer. Achei a atitude digna de ser comentada por aqui, isto é Cuba né!

No caminho até a rodoviária ele foi me contando curiosidades sobre a cidade e sobre sua vida, ele é advogado e nas horas vagas é bici-taxista. Ainda sobrava tempo e ele fez questão de dar mais uma volta pela cidade, tipo um city tour (sem cobrar mais). Fomos dar mais uma volta pelo centro histórico e ele foi me contando curiosidades sobre a cidade. Quando chegamos na rodo, dei de presente pra ele 2 camisas do Atlético, já que ele não quis aceitar mais do que o combinado.

Share

20 Respostas para Cienfuegos, a cidade francesa dentro de Cuba.

  1. Ricardo disse:

    Olá! Quantos dias você indicaria para ficar em Cienfuegos? Como é a vida noturna de lá?

    • Itamar Japa disse:

      Olá Ricardo, a cidade de Cienfuegos é bem pequena, dá pra ver os principais atrativos em um dia. A noite não é muito agitada não, mas existe um clube chamado Club Benny More, que toca boa musica e você poderá se sentir como um verdadeiro cubano, já que normalmente não tem muito turista, como em Havana.

  2. sumaia Freire disse:

    Muito bom! Valeu o roteiro! Gostaria de saber se é seguro para se viajar sozinha. E qual o custo da hospedagem em Cenfuegos?

  3. Lais Tanimoto disse:

    Oi Itamar,

    Estou planejando ir em Novembro. Depois de Havana, estou em dúvida se vou primeiro para Cienfuegos e depois para Santa Clara ou Santa Clara e depois Cienfuegos, sabe me dizer qual a melhor logística? E também se é fácil ir para El Nicho de Punta Gorda.

    Muito obrigada!

    • Itamar Japa disse:

      Oi Lais. Depende muito de seu roteiro? Você vai pra alguma outra cidade? Trinidad, por exemplo? Ou só vai pra Santa Clara e Cienfuegos? Se for pra Trinidad, acho que pode ir primeiro pra Santa Clara e depois Cienfuegos pra Trinidad. Agora se vai só pras duas cidades, sem prosseguir, não faz muita diferença não.

      Quanto a El Nicho, como fiquei só 2 dias em Cienfuegos não me aprofundei muito sobre as informações. Sei apenas que a agência oficial faz o passeio, mas quando estive lá, não alcançou o número mínimo de pessoas pra fechar um grupo. :(

      Espero ter ajudado.

  4. Oi Itamar, boa tarde!

    Gostaria que me ajudasse em um roteiro em em Cuba, sendo que ficarei 10 dias:

    4 dias em Havana
    2 dias em Cayo Largo para descansar
    1 dia em Varadero
    2 dias viajando por Cenfuegos, Santa Clara e Trindade

    Abraços e muito obrigado do Luciano Maluly

  5. Vânia disse:

    Ola, quero ir para cienfuegos, Santa Clara e Trinidade acha que vale a pena ficar em cienfuegos e ir a Trinidade e voltar e também Santa Clara ou melhor ficar de um a dois dias em cada lugar?

  6. Shaula Nassif disse:

    Oi Itamar,
    Acha que é possível deixar para fechar a casa assim que chegarmos em Cienfuegos? Ou é melhor já fazer a reserva aqui no Brasil antes de ir? Estou indo com meu noivo na próxima semana.

    Obrigada pelas dicas!

    Shaula.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Shaula, em Cienfuegos com certeza você conseguirá casa na hora (a não ser que tenha alguma festa, festival, ou algo assim na cidade). Apenas em Santa Clara talvez seja melhor reservar algo antes (se você for a Santa Clara). Lembrando que normalmente as pessoas que são donas de casas já têm contatos de casas em outras cidades, eles têm um bom network. ;) Boa Viagem.

  7. Itamar, SOS!! Hehehehe. O que você acha: 1 noite em Cienfuegos e 2 em Trinidad ou 3 noites em Trinidad?

    A dúvida é: compensa visitar El Nicho a partir de Cienfuegos ou melhor ficar nesse city tour?! Em Trinidad, compensa ir à praia?! Bjo.

    • Itamar Japa disse:

      Ola Alessandra, acho que 3 noites em Trinidad e uma passada rápida pelo centro de Cienfuegos (que é caminho). Eu não consegui ir para El Nicho, mas vi umas fotos e parece ser bem bonito… Em Trinidad tem uma cachoeira que também é bem bonita e o acesso é mais fácil. Qualquer coisa. ;)

      A diferença é que Trinidad é mais bonita, colonial e tals, mas está repleta de turistas, já Cienfuegos é mais tranquila em relação a muvuca de turistas.

  8. Raíssa disse:

    Boa tarde Itamar.
    Sabe me indicar alguma hospedagem na faixa de 10-20CUCs?
    Acha melhor se hospedar em Punta Gorda ou mais no centro histórico em relação a locomoção?
    Obrigada.

    • Itamar Japa disse:

      Olá não tenho indicações, mas seguramente você encontrará casa por lá. São muitas disponíveis, pode ficar despreocupada. Já em relação ao local para se hospedar, no que se refere a locomoção, com toda certeza o centro histórico é melhor. Se quiser, depois pode ir caminhando, ou em bici-táxi até Punta Gorda. Espero ter ajudado.

  9. Cintia Rodrigues disse:

    Ola! Qual a melhor forma de circular entre Cienfuegos, Trinidad e Santa Clara? Qual delas funciona como base para visitar as 3? Obrigada!

    • Itamar Japa disse:

      Olá Cintia, isso depende muito de onde você estará para chegar até estas cidades. As cidades ficam localizadas em “trinagulo” e não faz muita diferença, se for visitar as 3. Na primeira vez que estive lá fui pra lá a partir de Havana, então fui a Santa Clara, depois Cienfuegos, depois Trinidad. Já na segunda visita, visitei a região vindo de Holguin: fui a Santa Clara, depois Trinidad e passei em Cienfuegos (que partindo de Trinidad para Havana é caminho)…

      Acho melhor ir para cada uma delas e se hospedar nelas, mas se deseja ficar em apenas uma posso dizer que Trinidad é mais animada, mais turística e mais cara… Já Santa Clara é legal (principalmente para fãs do Che Guevara) e cara também, já Cienfuegos é bem bonita, menos badalada e mais barata…

      Espero ter ajudado. :) Boa Viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>