Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba.

Curitiba-ParqueTanguá

Galera! Sabemos que estamos devendo posts sobre Curitiba e região, mas prometemos que muito em breve faremos diversas publicações com dicas locais! Maaaas como tem bastante gente nos cobrando, hoje faremos um post com os top 9 atrativos de Curitiba. Os lugares que, ao nosso ver, são os principais atrativos da cidade e não podem ser deixados de fora por quem visita a capital do Paraná! Conheça os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba.


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Em Curitiba nós usamos a hastag #DMECemcuritiba

Conheça 9 atrativos imperdíveis de Curitiba.

Curitiba já foi considerada a capital ecológica do Brasil, a capital do rock, a capital europeia, a capital modelo, a capital mais fria, a capital dos piores motoristas, a capital mal-humorada e até já foi a capital do Brasil! Isso mesmo Curitiba já foi a capital do Brasil e aposto que você não sabia disso! Muitos destes títulos já não se encaixam com a cidade, mas outros ainda se encaixam perfeitamente.

atrativos imperdíveis de Curitiba-21

Conheça 9 atrativos imperdíveis de Curitiba

Curitiba está longe de ser o paraíso que muita gente pinta e só quem mora aqui sabe quantos problemas temos. Ainda assim, a “cidade sorriso” (sim, este é um apelido de Curitiba, embora seu povo tenha fama de antipático) é uma cidade amada por nós curitibanos e cheia de lugares lindos pra conhecer.

Nós fizemos esta relação com lugares que pensamos ser os lugares que devem ser visitados por todos que visitam a cidade. Confira os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba em nossa opinião:

  • Largo da Ordem (Centro Histórico)

Coração do Centro Histórico de Curitiba, o Largo da Ordem é um dos lugares mais bonitos e emblemáticos da cidade.

atrativos imperdíveis de Curitiba-6

As ruas de paralelepípedos e casas coloridas do Largo da Ordem de Curitiba.

É no Largo da Ordem que acontece nos domingos a tradicional Feirinha do Largo. De “feirinha” hoje em dia ela só tem o nome, já que é um baita “feirão” que recebe cerca de 20 mil pessoas a cada domingo. A feirinha do largo da ordem é sem duvida alguma um dos atrativos imperdíveis de Curitiba! Não perca! (em breve post completo).

atrativos imperdíveis de Curitiba-Feira do largo da Ordem

A feirinha do Largo da Ordem – Um dos atrativos imperdíveis de Curitiba

Além da “feirinha” de domingo, o Largo da Ordem é famoso entre os curitibanos por ser um dos espaços mais boêmios e democráticos da cidade. Os vários bares e restaurantes do largo atraem os mais variados tipos de público e durante a noite o Largo da Ordem ganha vida e pulsa forte!

atrativos imperdíveis de Curitiba-13

Bares abertos até durante o dia.

Mas além de conhecer o largo no domingo da feirinha e durante a noite, se possível também dê uma passadinha pelo largo durante um dia normal e observe a bela arquitetura que conta com a presença de edificações dos Séculos XVIII e XIX. Destaque para as  igrejas, como a Igreja do Largo, a primeira da cidade e a Igreja da Rosário (foto),  originalmente construída por escravos e para os escravos.

atrativos imperdíveis de Curitiba-15

A igreja do Rosário que nem e tão velha, mas é a que achamos mais bonita.

O Largo da Ordem foi parada dos Tropeiros e por este motivo existe um chafariz , chamado pelos curitibanos de cavalo babão. Este Chafariz é uma homenagem a este fato histórico. Em frente a igreja da ordem existe um bebedouro do século XVIII utilizado pelos tropeiros para matar a sede dos cavalos.

atrativos imperdíveis de Curitiba-Chafariz do Cavalo babão - Largo da Ordem

Chafariz do cavalo Babão.

Durante a noite evite caminhar sozinho pelas ruas escuras das proximidades e fique sempre atento.

  • Rua das flores (Rua XV)

Curitiba foi a primeira cidade do Brasil a fechar uma avenida para o trânsito de veículos, em 1971. Assim nasceu a Rua das Flores, o primeiro calçadão do Brasil.

O trecho inicial da Rua XV pode ser considerado como o coração de Curitiba e é na famosa Boca Maldita que muitos acontecimentos importantes da cidade de Curitiba foram planejados e discutidos, como por exemplo a criação do meu querido Clube Atlético Paranaense.

atrativos imperdíveis de Curitiba-Boca Maldita

A famosa Boca Maldita no calçadão da Rua das Flores.

Caminhar pelo calcadão da Rua das flores durante os dias da semana é um passeio bastante interessante. No calçadão você vê de tudo um pouco. Artistas de rua e ambulantes dividem o espaço com moradores de rua, que por sua vez dividem o espaço com compradores sem pressa e transeuntes apressados.

No domingo, quase todas as lojas fecham e a Rua das Flores é bem menos movimentada, exige um pouco mais de atenção, embora a rua toda possua câmeras de segurança.

atrativos imperdíveis de Curitiba-20

Bondinho da XV.

É na rua das flores que acontece no natal, a famosa apresentação do coral do Palácio Avenida, onde milhares de pessoas do mundo todo se reúnem para assistir as criancinhas que cantam nas janelas do antigo edifício inaugurado em 1929.

Não deixe de tomar um chopp em frente ao Bondinho da XV. Repare que a cobertura do espaço destinado aos que ali se sentam é feito em material translucido escuro. Vocês não devem nem imaginar mas o teto escuro foi intencionalmente feito para que os curitibanos, normalmente branquelas, tivessem o aspecto bronzeado quando estivessem ali no “point” da época, o calçadão da rua XV. Imaginem só! Lembrem-se que Curitiba, não tem praia e naquela época era mais difícil o acesso ao litoral. Olha as ideias dos caras, hehe.

atrativos imperdíveis de Curitiba-17

As flores e o teto que deixava os curitibanos bronzeados.

O fato é que embora a maioria dos que se sentam ali ainda hoje nem imaginem o porque, os tetos continuam feitos do mesmo material, todo mundo com a cor do verão. hehe!

  • Museu do Olho (Museu Oscar Niemeyer)

Inaugurado em 2002, o Museu Oscar Niemeyer (MON), mais conhecido como Museu do Olho, é um dos maiores símbolos da cidade de Curitiba.  Inicialmente nomeado como “Novo Museu”, o Museu do Olho ganhou o nome de seu projetista, o renomado Oscar Niemeyer, um ano após sua fundação, em 2003.

atrativos imperdíveis de Curitiba-Museu Oscar Niemeyer

Museu Oscar Niemeyer (MON), o Museu do Olho.

É considerado como um dos maiores museus da América Latina, com uma área construída de 35 mil m², sendo que 17 mil m² são de área expositiva. São 12 salas que recebem mais de 20 mostras por ano. (Em breve post completo)

Uma boa dica pra quem visita o MON é dar um pulinho no bonito Bosque do Papa que fica ali do ladinho.  Outra dica pra quem visita o MON em dias ensolarados é apreciar o belo por do sol ali dos barzinhos existentes a frente do olho.


LEIA TAMBÉM:

9 CIDADES PRA CONHECER NAS PROXIMIDADES DE CURITIBA
9 LUGARES PRA CONHECER EM CURITIBA EM DIAS DE CHUVA


 

  • Parque Barigui

Curitiba não tem praia, mas em compensação tem muitos parques. São cerca de 35 parques e bosques espalhados por toda a cidade, que proporcionam lazer para os curitibanos e a alegria para muitos turistas. Hoje em dia pra se bronzear não é mais preciso sentar no teto escuro do calçadão da XV, que foi construído quando só existia um parque, o Passeio Público.

atrativos imperdíveis de Curitiba-25

Aquela “bronzeada” no Parque preferido dos curitibanos.

O Parque Barigui é o preferido pelos curitibanos e é neste parque que o turista deve ir se quiser um contato maior com os curitibanos. Inaugurado em 1972, o 2º parque mais antigo da cidade, também é um dos maiores, com uma área de 1,4 milhões de m² .

atrativos imperdíveis de Curitiba-7

Nos domingos ensolarados o “Barígua” bomba muito e pra chegar até ele e conseguir estacionamento você vai precisar chegar cedo, ou ter muita paciência. Durante os dias de semana, o Parque fica repleto de pessoas que utilizam o parque para correr, andar, etc.

atrativos imperdíveis de Curitiba-8

As cores do Barígua.

No Parque Barigui existem alguns bares e restaurantes, além de um centro de exposições que costuma ter algumas feiras interessantes. Se você gosta de carros, não deixe de visitar o Museu do Automóvel de Curitiba que fica em frente ao estacionamento do lado norte do parque.

  • Jardim Botânico de Curitiba

O “parque” preferido pelos turistas que visitam Curitiba é o lugar ideal pra tirar belas fotografias e relaxar nas sombras das árvores espalhadas pelo parque. O Jardim Botânico (que na verdade não é um parque e sim uma unidade de conservação) foi inaugurado em 1991 e tem como principal atrativo a bela estufa inspirada no Palácio de Cristal de Londres, que existiu no século XIX. Sem dúvida alguma o Jardim Botânico é um dos atrativos imperdíveis de Curitiba e um dos cartões postais mais famosos da cidade!

atrativos imperdíveis de Curitiba-Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Botânico de Curitiba

No interior da estufa existem espécies de plantas nativas da Floresta Atlântica do Brasil. Já ao longo de todo o Botânico existem mais de 400 mil espécies catalogadas. Não deixe de caminhar entre o Jardim Francês em frente à estufa.

atrativos imperdíveis de Curitiba Jardim Frances - Jardim Botânico de Curitiba

Jardim Frances – Jardim Botânico de Curitiba

O Jardim Botânico possui algumas trilhas, um lago, um Museu Botânico Municipal e também um espaço bastante interessante chamado Jardim das Sensações, onde a ideia é que o visitante percorra cerca de 200 metros, com os olhos vendados, sentindo as características de cerca de 70 espécies através do toque e cheiro.

atrativos imperdíveis de Curitiba-Jardim das sensações - Jardim Botânico de Curitiba

Este é um cantinho que nem todo mundo visita.

Leia o post completo sobre o Jardim Botânico de Curitiba.

  • Parque Tanguá

Outro belo parque curitibano e em nossa opinião o parque mais bonito de Curitiba, é o Parque Tanguá. Localizado em uma antiga pedreira, o Parque Tanguá possui uma bela cachoeira artificial, fontes, túnel e o pôr do sol mais bonito da cidade.

O espetáculo do fim da tarde no Tanguá!

O espetáculo do fim da tarde no Tanguá!

O parque preserva áreas verdes próximas as nascentes do Rio Barigui e é um belo exemplo de aproveitamento de espaço público de maneira sustentável. Antes de ser parque a área tinha sido destinada a abrigar uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Ufaaa! Por pouco eim!

atrativos imperdíveis de Curitiba-Parque Tanguá

Vista a partir do Mirante da parte superior do Parque Tanguá.

O parque basicamente está dividido em 2 partes: a parte de cima, onde está o Jardim Poty Lazzarotto, e onde a maioria dos turistas visitam e fazem fotos; e a parte de baixo, onde existe uma lanchonete e é possível observar a cachoeira artificial e o túnel (que atualmente está interditado).

atrativos imperdíveis de Curitiba-Parque Tanguá

Vista a partir da parte inferior do Parque.

Nos finais de semana, e em dias de grande movimento você pode percorrer todos os espaços tranquilamente, mas em horários sem movimento e principalmente durante a noite, nós não aconselhamos sair do Jardim Poty Lazzarotto, onde existe um módulo da guarda municipal.

atrativos imperdíveis de Curitiba-Fontes do Parque Tanguá

Fontes do Parque Tanguá

Leia o post completo sobre o Parque Tanguá

  • Parque Tingui

Nem tão famoso quanto os demais parques citados, o Parque Tingui poderia ser deixado de fora desta lista de atrativos imperdíveis de Curitiba, não fosse o belíssimo Memorial Ucraniano.

atrativos imperdíveis de Curitiba-Memorial Ucraniano - Parque Tingui

Memorial Ucraniano – Parque Tingui.

O Memorial Ucraniano é um conjunto de construções tipicas ucranianas que homenageiam os imigrantes ucranianos que chegaram ao Paraná no século XIX. Dentre as construções destaca-se a réplica da igreja ucraniana mais antiga do Brasil, a igreja de São Miguel da Serra do Tigre, localizada em Mallet, no interior do Paraná.

O Memorial Ucraniano é a principal atração do Parque Tingui que conta também com trilhas, pontes de madeira e uma estátua em homenagem ao líder da tribo que dá nome ao parque, a tribo Tingui dos indígenas que habitavam a região antes da chegada dos portugueses.

Atenção: Este parque apresenta muitos assaltos, tome muito cuidado, principalmente se resolver caminhar em suas trilhas. Visitar o parque durante a noite nem pensar!

  • Opera de Arame

Um dos principais atrativos turísticos da cidade de Curitiba, a Opera de Arame é um dos projetos arquitetônicos mais peculiares da cidade. Sua construção, toda em estrutura tubular, com teto de policarbonato transparente se tornou um dos cartões postais mais emblemáticos da cidade.

atrativos imperdíveis de Curitiba-27

Opera de Arame

A Opera de Arame é um espaço cultural, onde ocorrem shows e apresentações dos mais variados gêneros. Recentemente foi aberto um café na parte inferior da estrutura, de onde é possível ter uma vista diferenciada da estrutura e da ponte que dá acesso a Opera de Arame.

atrativos imperdíveis de Curitiba-28

Opera Café no piso inferior da Opera de Arame.

Bem ao lado da Opera de Arame está a Pedreira Paulo Leminsky, que infelizmente está sob controle de uma empresa que fechou o espaço pra visitação!  Na Pedreira acontecem os shows e concertos de grande porte da cidade de Curitiba.

  • Bairro de Santa Felicidade

Santa Felicidade é um bairro colonizados por imigrantes italianos a partir do século XIX.  Seu principal destaque é a presença de dezenas de restaurantes que têm como especialidade, adivinhem o quê? Claro, a cozinha italiana!

santa-felicidade-curitiba

Portal de Santa Felicidade.

São mais de 30 restaurantes que, como já falamos, servem principalmente pratos italianos. Dentre todos, destaca-se turisticamente o Madalosso, com seu gigantesco restaurante novo, que tem capacidade pra quase 5000 pessoas, sendo o maior restaurante da América Latina, segundo o Guinnes. Há quem diga ser o 3º maior do mundo.

Mas além de tomar vinho e comer massa, polenta e frango frito, você pode passear e conhecer algumas casinhas típicas e dezenas de lojas de artesanatos, chocolates, vinhos etc. Não deixe de dar uma passadinha na Durigan, uma das lojas mais completas de Santa.

atrativos imperdíveis de Curitiba-11

Durigan – Santa Felicidade

É isso galera, espero que tenham gostado de nossa relação com os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba! Em breve posts detalhados sobre cada um dos lugares e muito mais posts sobre Curitiba, prometemos! Não briguem com a gente!!!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

50 Respostas para Conheça os 9 atrativos imperdíveis de Curitiba.

  1. Faltou pouco para eu conhecer toda a lista. To vendo que vou ter que voltar a Curitiba logo menos.
    Ficou de fora da minha vista o Bairro de Santa Felicidade, Parque Barigui e Parque Tingui. :(

    • Itamar Japa disse:

      Hehe! tem que voltar mesmo Eloah! Quando zerar esta lista dos “imperdíveis” já vamos ter escrito outro post com mais dicas! ;) Mas fiquei pensando, logo Santa Felicidade, que é um dos principais polos gastronômicos da cidade, tudo a ver com o Marola!!! Tem que ir mesmo! ;)

  2. Conheço todos, adoro todos, recomendo todos!!! ehehehehe bjs

  3. Amei o post de vocês! Curitiba é linda demais e tem muita coisa interessante para conhecer né? Fui a muitos anos atrás e amei. Preciso voltar pra aproveitar esses passeios novamente!

  4. Poxa….
    Quanta coisa legal… quando o sol resolve aparecer, né? rsrs
    Teremos mesmo que voltar a Curitiba para que vcs possam nos apresentar a cidade de acordo!
    Bjão!

  5. Muito legal! Adorei! Conheço tão pouco de Curitiba e tenho visto tanta coisa legal. Acho que a cidade está me chamando, hein?! Adorei as fotos.

  6. Nossa preciso voltar outra vez para Curitiba, das suas dicas só conheço o jardim botânico

  7. Dhebora disse:

    Adorei o seu post! Nunca estive em Curitiba, mas tenho muita vontade de conhecer a cidade por tudo de bom que falam dela. O Parque Tanguá é lindo e o pôr do sol de lá deve ser fantástico. O Jardim Botânico é o queridinho e com certeza estará na minha lista!

  8. Flávio Borges disse:

    Olá!

    Conheço curitiba só de passagem… Tá na hora de voltar até esta cidade incrível para conhecer todos estes atrativos!

    Curti muito o post! Um abraço

  9. Ainda não conheço Curitiba e amei as dicas! O Jardim Botânico e o Parque Tanguá sempre me chamam muito a atenção nos posts.

  10. Marianne disse:

    Ainda não conheço Curitiba! Acho a estufa do Jardim Botânico maravilhosa! Amei suas fotos,me deu ainda mais vontade de conhecer!

  11. Fiquei encantada com o casario antigo e com a beleza dos parques. Realmente Curitiba é uma cidade encantadora.

  12. Lua Ferreira disse:

    Curitiba é uma delícia, né? Fiz esse roteiro em dezembro e fiquei impressionada com a organização da cidade. E para quem curte temperaturas mais frias, Curitiba é o melhor lugar. A estufa é, na minha opinião, o lugar mais bonito.

  13. Super legal e prático esse post, adorei! Ainda não conheço curitiba mas estou louca para ir logo e explorar todos esses atrativos que você mostrou… sou louquinha pra visitar o museu do olho!

  14. bahh acho q dessa lista eu tirava santa felicidade, nunca achei boa o suficiente, muito longe e tudo muito caro (fui naquele madalosso e so comi comida friiia!!!) mas cada caso é um caso ne! huaheaue

    • Itamar Japa disse:

      Como Curitibano, até deixaria fora, mas pensando como turista é um lugar legal, cheio de restaurantes, lojas de souvenires, chocolates de gramado, vinhos, produtos regionais etc. Enfim, tudo que um turista quer e se pensar bem, não tem em nenhuma outra parte da cidade tudo junto assim, ou seja um lugar imperdível pra quem visita a cidade.

  15. Carla Mota disse:

    Que bonito! Fiquei com vontade de conhecer. Já apontei as dicas.

  16. Nossa! Está na hora de voltar urgente em Curitiba! Já fomos algumas vezes, mas nunca fui no Largo da Ordem, no Museu do Olho e na Rua das Flores. E olha que lugares lindos perdemos! O Largo da Ordem mesmo, que graça. Amei as tuas dicas.

  17. Ana Carolina Miranda] disse:

    Concordo plenamente com você! Em minha visita à cidade consegui conhecer todos esses lugares, que são realmente lindos. Ótimas dicas!

  18. Eu tenho um grande amigo que mora em Curitiba, mas por causos da vida, ainda não consegui visita-lo. Preciso muito ir. Seu post me animou ainda mais a extender a estadia.

  19. Pedro disse:

    Um lugar que sempre tive vontade de conhecer. Vou até guardar esse post, pois espero ir lá no segundo semestre desse ano. Valeu!

  20. Que dicas bacanas. Fiquei interessado no Parque Tanguá e Parque Tingui. Obrigado por compartilhar.

  21. Curitiba é sempre uma excelente ideia! Aô cidade linda! Os parques são muito especiais também! Amo!

  22. Acabou de entrar no nossos favoritos para colocar na nossa lista de lugares que queremos conhecer em Curitiba. Estamos planejando uma visita à cidade, e com certeza esses locais estarão no roteiro.

  23. claudia disse:

    Adorei revisitar Curitiba e não sabia que já foi capital do Brasil! Sério isso?

    Lindas fotos e é uma cidade deliciosa. Sempre que posso vamos lá.

    Clau

  24. Que cidade mais linda! Fui à Curitiba quando era criança, mas sinceramente não me lembro de nada. Gostei muito do seu post e de ver como a cidade é interessante e cheia de atrativos. Preciso voltar e explorar cada uma dessas atrações. Já favoritei para uma viagem futura! Abraços

  25. Viviane Carneiro disse:

    Quero muito conhecer Curitiba! Adorei saber que existem muitas atrações maravilhosas por lá. Bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>