Vulcão Quilotoa: Vulcão incrível e sua maravilhosa lagoa esverdeada.

Publicidade:

Dos lugares incríveis que tivemos a oportunidade de conhecer no Equador, o Vulcão Quilotoa é sem duvida nenhuma um dos lugares mais belos! É o lugar que literalmente nos deixou de boca aberta! Seja pela sua beleza, ou pela falta de ar, quando decidimos conhecê-lo melhor! Hoje vamos mostrar esta belezura! Confira:

Vulcão Quilotoa – Equador 

Quando compramos passagens para o Equador, duas semanas antes de embarcar, mal sabíamos nosso roteiro. Olhamos no mapa, demos uma espiada por cima e fomos literalmente descobrir o Equador.

>>> EXPERIÊNCIAS: Encontre as melhores experiências no Equador! Contrate antecipadamente tours, passeios etc.

Dentre os lugares que tínhamos certeza que visitaríamos, estava o Vulcão Quilotoa, um dos principais atrativos do Equador!

Sua beleza nos chamou a atenção e assim que vimos a primeira foto, decidimos que aquele vulcão e sua lagoa incrível não poderiam ficar de fora de nosso roteiro.

Confira o vídeo que fizemos no Vulcão Quilotoa. Aproveita e se inscreve no canal!

O Vulcão Quilotoa é um vulcão inativo localizado a mais de 3900 metros de altitude. Seu principal destaque é uma enorme lagoa com cerca de 3 km de diâmetro e 250 metros de profundidade formada no interior de sua cratera.

Publicidade.
Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-Trilha
A impressionante beleza do Vulcão Quilotoa.

Esta lagoa, homônima ao vulcão, impressiona pela beleza e pela coloração de suas águas. As cores mudam conforme a luminosidade solar e conforme você se move.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-28
Lagoa Quilotoa. e seu belo espelho verde e azul.

São centenas de tons azulados e esverdeados que encantam qualquer visitante e fazem com que o Vulcão Quilotoa seja considerado como um dos atrativos mais bonitos do Equador.

Equador.
É muita beleza!

Onde fica o Vulcão Quilotoa?

O Vulcão Quilotoa está localizado entre a cidade de Quito (cerca de 180 km) e a cidade de Baños de Agua Santa (cerca de 160 km). Pode ser acessado das 2 cidades e também da cidade de Latacunga, que fica a cerca de 90 km de distância.

Latacunga também é base para visitar o famoso e imponente Vulcão Cotopaxi.

Nós sugerimos que a visita seja feita a partir de Latacunga, pois além de ser menos cansativo, vale a pena conhecer as cidadezinhas da região.

>>> HOSPEDAGEM EM LATACUNGA: Encontre sua HOSPEDAGEM em Latacunga. Reserve agora e garanta o melhor preço. 

Partindo de Latacunga é muito fácil chegar ao Quilotoa por conta própria, um ônibus de linha parte do terminal da cidade várias vezes por dia e custa só 2,50 dólares. O tempo de viagem é de cerca de 2h até a entrada do Vulcão.

Apesar dos quase 4 mil metros de altitude, o acesso ao Quilotoa é bem fácil. O ônibus te deixa a cerca de 700 metros do Vulcão e a não ser que você queira descer até a lagoa, ou fazer a trilha que percorre toda sua cratera, você não vai precisar se esforçar muito.

Cachorro Equador
Recebendo as boas vindas do cachorro brincalhão.

O que fazer no Vulcão Quilotoa

O Quilotoa proporciona diversão pra todos os tipos de turistas! Desde os mais preguiçosos, ou com pouco tempo, até os mais aventureiros, que gostam de conhecer e explorar bem a região.

>>> Viaje tranquilo para o Equador, faça SEGURO VIAGEM! 

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-visual.
Curtindo o visual.

Confira qual tipo de passeio mais se encaixa a seu perfil:

  • Observar a beleza da Lagoa Quilotoa.

Muitas pessoas vão até o Vulcão Quilotoa “só” para observar sua beleza e a beleza da Lagoa Quilotoa.

Só isso, de fato, já vale a pena, pois o conjunto realmente é absurdo de bonito!

Quilotoa_Ecuador
A beleza da Lagoa Quilotoa.
Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-Mirante.
Vista a partir de um dos mirantes.

No local existem vários mirantes e o visitante poderá contemplar a lagoa de alguns ângulos diferentes.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-Mirante
Mirantes.
  • Descer até a Lagoa Quilotoa.

Se você está pensando em visitar o Vulcão Quilotoa, prepare as pernas e desça até a Lagoa Quilotoa! O visual é incrível, mas lembre-se o problema não é descer, e sim subir na hora de voltar. Vale lembrar que o vulcão está a quase 4 mil metros de altitude.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-trilha
Trilha para a Lagoa Quilotoa.

A trilha

A trilha até a lagoa tem aproximadamente 3,6 quilômetros (ida e volta). O tempo de execução depende muito do condicionamento físico e vale ressaltar novamente que a volta exige bastante devido a altitude.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-15
Nós, depois da trilha… Molhados e cansados…

Nós descemos até a lagoa, mas não tivemos muita sorte. Quando estávamos quase chegando na lagoa, o tempo virou e começou a chover! Tivemos que nos abrigar em uma casa de madeira que existe por lá e passamos um frio que vocês não imaginam. Mesmo bem abrigados, o vento congelante aparentava cortar as mãos e o rosto…

Junto conosco na casa estavam uns moleques equatorianos só de camisetas e bermudas… Fiquei imaginando o frio que passaram. Um deles teve que voltar de cavalo, porque não estava aguentando.

Aliás, vale ressaltar que o tempo é bem instável e pode mudar a qualquer momento. Leve roupa para frio e chuva.

Quando a chuva diminuiu continuei a trilha e fui até a lagoa, enquanto isso a Patricia começou a voltar.

Apesar de estar chovendo, com o tempo todo encoberto, ainda assim valeu ver a lagoa de perto.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-12
Lagoa Quilotoa.

Lá em baixo, junto a lagoa existe uma espécie de praia (com areia e tudo), onde além de aproveitar a lagoa, também é possível alugar caiaques e pequenas embarcações e navegar pelas águas esverdeadas/azuladas do vulcão.

Além disso, também é possível acampar às margens da lagoa.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-Praia.
A prainha do vulcão.

Fiquei um tempo “de boa na lagoa”, dei uma olhadinha na região e comecei a subir.

A volta

A volta é bem puxada e a altitude realmente influência bastante. No nosso caso, além da altitude, o fato da chuva ter transformado a trilha em um pequeno riacho enlameado dificultou ainda mais a nossa volta!

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa-Trilha.
Pernas pra que te quero… Caminho de volta.

Em último caso mulas e cavalos são alugados por 10 dólares. Nós preferimos sofrer um pouco do que explorar os animais, que são utilizados pra carregar pessoas o dia todo pra cima e pra baixo.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa
Arriba!

Quando finalmente conseguimos subir toda a trilha, um taxista nos ofereceu o retorno até Latacunga (dividido com 2 francesas) por 5 dólares, mesmo preço do ônibus (2,50 pra cada). Se por um lado não precisamos esperar o ônibus, por outro quase morremos do coração. O cara era meio sem noção pra dirigir e ver aqueles penhascos em um  carro ultrapassando nas curvas, na contramão, não é nada agradável.

  • Dar a volta na cratera do Vulcão.

Se você gosta de aventuras e tiver bastante disposição pra encarar uma caminhada na altitude, a volta em torno do Quilotoa pode ser uma opção. São cerca de 12 km bem cansativos, mas com visuais incríveis.

Altitude! Equador - Trilha! Loop Quilotoa!
Pela trilha a fora.

Nós fizemos esta trilha, tiramos muitas fotos, vimos paisagens deslumbrantes e cansamos bastante… também nos perdemos e passamos um perrengue ferrado!!!

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa
Paisagens lindas.

Curtimos demais, mas passamos alguns momentos desesperadores.

Quando o tempo fechou, não tínhamos mais visibilidade alguma nem tínhamos mais noção de distância.

Subestimamos a altitude e a trilha não foi nada fácil, principalmente quando o tempo fechou. Levamos um susto, mas no final deu tudo certo!

>>> Confira o post completo sobre como foi dar a volta na Lagoa Quilotoa.

  • Loop Quilotoa (Circuito del Quilotoa).

Quando postamos uma foto no primeiro dia em que estivemos no Vulcão Quilotoa, logo recebemos alguns comentários (inclusive do grande viajante Guilherme Canever, do Blog Sai por Aí) perguntando se iríamos fazer o “Loop Quilotoa“.

A principio imaginamos que o tal “Loop Quilotoa” seria a volta ao vulcão (até tem alguns blogs por aí dizendo que o Loop Quilotoa é a volta no vulcão), mas só depois descobrimos que o “Loop Quilotoa” na verdade é um trajeto percorrido entre pequenos vilarejos da região, chamado em espanhol de “Circuito del Quilotoa”.

Este trajeto pode levar de 4 a 6 dias e percorre pequenos vilarejos que ficam na região do vulcão, como as cidadezinhas de Zumbahua, Quilotoa, Chucchilán, Sigchos e Saquisilí.

Paisagens!
Cenário Rural – Loop Quilotoa.

Embora não tivéssemos tempo suficiente para fazer a trilha que liga uma cidade a outra a pé, conhecemos algumas cidades utilizando o transporte público (em breve post).

Se você  gosta de caminhadas por regiões pitorescas entre zonas rurais e indígenas e se tiver bastante disposição, além de tempo sobrando, certamente o Loop Quilotoa foi feito pra você.

Como chegar ao Vulcão Quilotoa

Conforme já citamos, a maneira mais fácil de chegar até o Vulcão Quilotoa é a partir da cidade de Latacunga.

Utilizando o transporte púbico, ônibus saem em vários horários, mas recomendamos que tente pegar o ônibus que sai lá pelas 7h da manhã. Nós nos atrasamos no primeiro dia e isso nos prejudicou bastante.

O custo do ônibus de Latacunga até a entrada do Vulcão Quilotoa é de 2,50 dólares.

Ainda existem agências de viagens que disponibilizam excursões até o Quilotoa com guia, lanche etc. O custo é de mais ou menos 40 dólares.

Outra opção é pegar o ônibus que vai até a cidade de Zumbahua (também é possível dormir lá), que fica a cerca de  5 quilômetros do vulcão. De lá existem táxis/caminhonetes que vão até o vulcão, o preço não deve passar de 1,5 dólares.

Tour privado para o Quilotoa

Se preferir fazer o tour com mais conforto e tranquilidade, você pode contratar este passeio em Quito.

O tour leva 1 dia todo e incluiu transporte, guia e lanche. Clique aqui para contratar e obter mais informações.

Vulcão Quilotoa - Lagoa Quilotoa
Laguna del Quilotoa

Dicas: 

– Procure ir ao vulcão o mais cedo possível, pois o tempo é melhor durante a manhã.

– Leve protetor solar, óculos de sol e chapéu.

– Mesmo se estiver calor, leve roupa para frio.

– Informe-se sobre o último horário de ônibus.

Respeite a altitude, principalmente se estiver penando em fazer trilhas por lá.

– A entrada é gratuita!


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>>Utilize os nossos parceiros e ajude o blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Quito, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com – Você não paga nem um centavo a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje para o Equador com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através da nossa parceira Real Seguro. Além de ajudar a manter nosso blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado.

– Está pensando em alugar um carro em Quito? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências do Equador através do Get Your Guide.

– Encontre e reserve sua hospedagem através do AirBnb. Se você ainda não tem cadastro no AirBnb, cadastre-se e receba R$179,00 de desconto para gastar em sua primeira viagem.


>>>MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O EQUADOR:

Pailón del Diablo – a cachoeira mais incrível do Equador. 
Ingapirca a Machu Picchu do Equador. 
+ Conheça Quito, a cidade da metade do mundo. 
Centro Histórico de Quito, o maior e mais bem preservado das Américas. 
+ O que fazer em Cuenca, uma das cidades mais bonitas do Equador.


Gostou deste post sobre o Vulcão Quilotoa?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre o Quilotoa deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


Salve este post no Pinterest para ler quando quiser! – Conheça nosso painel

Laguna Quilotoa
Salve esta imagem em seu Pinterest.
Artigo anteriorPrincipais parques de Curitiba: conheça os top 10!
Próximo artigoNosso roteiro de 11 dias no Chile – Santiago, Atacama, Viña/Valpo e Cajon del Maipo.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

30 COMENTÁRIOS

  1. Que delicia de viagem! super diferente, adorei conhecer esse lugar incrível, já me inspirou bastante, to morta de vontade de ir também e tirar lindas fotos como a sua rsrs #queromuito #paisagensincriveis #amomuitotudoisso

  2. Lugar maravilhoso, pena que pegaram chuva. Mas faz parte da aventura! Quando eu for ao Equador, vou tentar fazer o passeio completo, indo até a lagoa e dando a volta na cratera.

  3. Show!!!
    Eu e meu marido vamos para o Equador em julho e queremos fazer esse passeio.
    Nossos planos é ir de Baños até Quilotoa e passar uma noite em um hostal próximo para poder visitar a lagoa logo pela manhã! Segundo as suas dicas o tempo é melhor de manhã né?
    De Quilotoa queremos ir até o Cotopaxi.
    Para ir de Quilotoa até Latacunga você se lembra os horários de ônibus?
    Queria ir de Latacunga até o Cotopaxi não é necessário ir até Quito, é?
    Pode pegar um ônibus de Latacunga em direção a Quito e descer na entrada do parque do Cotopaxi?
    Obrigada

    • Olá Andressa. Vamos por parte:

      -Sim o melhor horário é pela manhã, quanto mais cedo melhor.

      -Não lembro exatamente os horários do ônibus partindo do Quilotoa (só sei que o último é as 17h), mas é mais ou menos em 2 em 2 horas, ainda assim, do Quilotoa você pode pegar um táxi até a cidade de Zumbahua, que fica a cerca de 15 km do Quilotoa… de lá o ônibus são mais constantes. Também é possível dormir em Zumbahua, para ir mais cedo para o Quilotoa…

      -Latacunga é base tanto para ir até o Quilotoa, como para ir ao Cotopaxi. Fica a 35 km do Cotopaxi, enquanto Quito fica a cerca de 45 km, ou seja, o Cotopaxi fica praticamente no meio do caminho, mais próximo a Latacunga.

      -Você pode pegar o ônibus até Quito e descer na entrada do Cotopaxi sim, de lá pode contratar caminhonetes e guias que vão até o Cotopaxi.

      Espero ter ajudado, boa viagem!

    • Olá Valdizio. Você poderá dormir em Latacunga, em Zumbahua, ou até mesmo no Quilotoa. A vantagem de ficar em Latacunga é que a cidade é mais bem infraestruturada, a desvantagem é que fica mais longe e você precisa acordar cedo pra ir até lá (e aproveitar melhor). Zimbahua é um povoado que fica próximo ao Quilotoa e também é uma boa opção. Já no Quilotoa existem algumas pousadas, com preços mais elevados, além disso, o local não tem outra coisa pra fazer além do vulcão.

      Espero ter ajudado, boa viagem! Qualquer coisa grita! 🙂

    • Olá Fabíola! Pois é foi um momento tenso, mas por sorte tudo ficou bem! Adoramos o lugar e realmente valeu a pena ter feito a trilha, embora tenhamos subestimado a altitude! É importante informar direitinho pra que outras pessoas não se deixem levar pela empolgação! Um grande abraço, obrigado por ver o vídeo. 🙂

  4. Uaaaau! O vulcão Quilotoa e a lagoa são simplesmente incríveis. Gostei de saber como é a trilha, mas essa volta puxada complica, hein? rs De qualquer forma, fiquei morrendo de vontade de conhecer.

  5. Que incrível esse Vulcão Quilotoa. Nos Açores temos várias lagoas em crateras de vulcões. Sabermos que são vulcões é sempre uma emoção, apesar de estarem adormecidos. Que aventura o regresso da lagoa, com a altitude e toda a lama, e também com o taxista (desculpem, mas ri muito porque já estive em situações parecidas).
    Lindo post

    • Olá Ruthia! Temos muito desejo de conhecer o Açores! Esperamos conhecer os vulcões também! Pois é não foi fácil e pra fechar ainda pegamos este taxista malandro! haha! Mas… faz parte né? 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here