Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça os 10 principais parques de Curitiba.

Um dos principais atrativos da cidade de Curitiba são os parques e bosques espalhados por todos os lados. Curitiba possui dezenas deles e alguns são bem famosos por suas belezas. Turistas de todas as partes do planeta visitam a cidade e ficam encantados com os parques e bosques curitibanos. Se você está pretendendo visitar Curitiba, neste post nós vamos contar um pouquinho sobre alguns dos principais parques de Curitiba! Confira!


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Curitiba nós usamos a hastag #DMECemCuritiba


Curitiba é conhecida por ser uma das capitais mais verdes do Brasil e por muito tempo emplacou o titulo de capital ecológica. Embora as coisas tenham mudado um pouco, ainda hoje a cidade chama a atenção pelas áreas verdes, que além de servirem como áreas de conservações dos rios, meio ambiente etc,  são fundamentais na ajuda ao controle de alagamentos na cidade. De quebra estes espaços ainda se tornaram áreas de lazer e grandes atrativos turísticos.

10 Principais parques de Curitiba. 

Listamos pra você os 10 principais parques de Curitiba! Confira os parque e bosques que consideramos os mais legais da cidade!

Parque Tanguá – o mais bonito!

Localizado em uma antiga pedreira o Parque Tanguá é um grande exemplo de como a cidade de Curitiba conseguiu unir o útil ao agradável. O parque foi feito em uma área que seria destinada a uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das industrias, mas por sorte se transformou em um dos parques mais belos e famosos da cidade.

top 10 parques de Curitiba-Parque Tanguá.

Principais parques de Curitiba: Parque Tanguá.

Com a importante função de proteger e conservar a bacia do rio Barigui, que tem suas nascentes nas proximidades, o Parque Tanguá foi inaugurado em 1996 e possui uma área de aproximadamente 235.000 m².

No parque destacam-se mirantes, jardins, cascatas artificiais, trilhas, caverna e o espelho d’água, que proporciona um belo espetáculo junto ao belo pôr do sol, um dos mais belos da cidade.

Para saber mais sobre o parque mais bonito da cidade, acesse o post completo que fizemos sobre o Parque Tanguá.

Principais Parques de Curitiba - Tanguá.

Fim de tarde visto a partir de um dos mirantes do Parque Tanguá. 

Parque Barigui – o mais curitibano!

Criado em 1972, o Parque barigui é o parque mais frequentado de Curitiba. Nos finais de semana é ponto de encontro da juventude curitibana e recebe milhares de pessoas de todas as partes da cidade. Se Curitiba não tem praia, tem o parque Barigui!!!

parques mais importantes de curitiba-Barigui

Principais parques de Curitiba: Parque Barigui.

Durante a semana, o parque continua movimentado, mas a maioria dos frequentadores vão ao parque pra praticar esportes, principalmente corridas e caminhadas.

O Parque possui uma área de 1.400.000 m2  e abriga uma grande área verde, formada por florestas primárias nativas e por florestas secundárias, que servem como refúgios para diversos animais nativos ou migratórios.

O Parque Barigui, assim como o Parque Tanguá também serve para proteger o leito do Rio barigui e sua mata ciliar. Neste caso, o rio também é o responsável pelo nome do parque, que tem origem indígena e significa “rio do fruto espinhoso” – no caso a pinha da Araucária.

parques mais importantes de curitiba

Rio Barigui, cruzando o parque homônimo.

A represa que forma o grande e belo lago no centro do parque, além de servir como parque de diversão das capivaras, também tem como intuito evitar os alagamentos nas partes mais baixas da cidade.

O Barigui possui pistas divididas para caminhada, corrida e Bike, com 5,2 km. Além disso, também disponibiliza pista para patinação, pista de aeromodelismo, academia, equipamentos esportivos, canchas esportivas, trilhas, churrasqueiras e sanitários.

No Parque Barigui também existem 3 lanchonetes  (Do Farol, Do Lago e Lanchonete Barigui), 1 restaurante (Restaurante Maggiore) e um bistrô.

E mais, é no Parque Barigui que está localizado o Museu do Automóvel de Curitiba, uma opção para os dias de chuva em Curitiba, que não são poucos…

Se você vai visitar Curitiba e quer encontrar mais curitibanos que turistas. O “Barigua” é o lugar!

parques mais importantes de curitiba-2

Parque Barigui.

Passeio Público  – o mais antigo!

Inaugurado em 1886, o Passeio Público é o primeiro parque de Curitiba. Já foi o zoológico da cidade e também já foi chamado de Jardim Botânico. Com a inauguração do Zoológico de Curitiba, que está situado no Parque Municipal do Iguaçu, o Passeio Público deixou de ter grandes animais, mas ainda hoje abriga dezenas de espécies de animais menores.

parques mais importantes de curitiba-Passeio Público.

Principais parques de Curitiba: Passeio Público.

O parque foi uma das únicas alternativas de lazer de Curitiba e me lembro bem de minha infância, quando minha mãe me levava ao parque. Como era agradável ir ao passeio público tirar foto nos cavalinhos de madeira, andar de pedalinho no lago, olhar os animais, morrer de medo das cobras e aranhas e de quebra tomar aquele delicioso sorvete “americano” que derretia em 2 segundos, mas era uma delicia!!! Por falar nisso, não faz muito tempo que passamos no Passeio Público e o tiozinho que vende este sorvete ainda está lá, no mesmo lugar!

parques mais importantes de curitiba-Pedalinhos.

Pedalinhos do Passeio Público.

Hoje a cidade cresceu  e está repleta de parques, o passeio público já não é a única opção de lazer e como está localizado bem no centro, já não é tão seguro quanto antigamente, mesmo com uma base da policia militar e rondas frequentes e bom ficar esperto lá dentro e evitar lugares mais afastados e isolados.

O Parque possui uma área de 69.285 m2 e além de pequenos animais, abriga Árvores nativas e exóticas. O passeio público possui Restaurante, play-ground, aquário, terrário, sanitários, ponte pênsil, posto da Polícia Militar, pedalinhos, pista para caminhadas, ciclovia, bicicletário.

O portão principal do parque é uma réplica do cemitério de animais de Paris (Le Cimetière Asnières).

parques mais importantes de curitiba-Passeio Público

Portão principal do Passei Público.


LEIA TAMBÉM:

+9 LUGARES IMPERDÍVEIS EM CURITIBA.
+9 LUGARES PRA CONHECER EM CURITIBA EM DIAS DE CHUVA.

+9 CIDADES PARA CONHECER NAS PROXIMIDADES DE CURITIBA.


Parque Tinguí – o parque do Memorial Ucraniano.

Mais conhecido por abrigar o Memorial Ucraniano, o Parque Tingui é o terceiro parque criado com a intensão de proteger a bacia do rio Barigui. Aliás, vale ressaltar que existe um projeto para criar um parque linear, que, além de ligar estes 3 parques (Tanguá, Tingui e Barigui), percorrerá cerca de 45 quilômetros atravessando 25 bairros de Curitiba. Se vai sair do papel não sei, mas que existe a ideia, existe…

parques mais importantes de curitiba-6

Principais parques de Curitiba: Memorial Ucraniano.

Voltando a falar do Parque Tingui, cujo nome homenageia o povo Tingui, povo originário da região de Curitiba que habitou a região antes da chegada dos invasores portugueses.

parques mais importantes de curitiba-Parque Tingui

Homenagem o povo Tingui. 

O parque possui 380 mil m² e tem como principal destaque o Memorial Ucraniano de Curitiba, onde existe uma réplica de uma das primeiras igrejas ucranianas construídas no Paraná, a Igreja São Miguel da Serra do Tigre, que fica na cidade de Mallet. No local também existe uma loja onde é possível encontrar objetos e artesanatos ucranianos para venda.

Além do Memorial Ucraniano o parque possui, lagos, trilhas e quadras de esportes. Neste parque recomendamos evitar lugares isolados, em dias de menos movimento todo cuidado é pouco. Aliás, essa recomendação vale para todos os parques e todos os locais em qualquer lugar né?

parques mais importantes de curitiba-Parque Tingui.

Parque Tingui.

Parque do Passaúna – o mais afastado!

Localizado a cerca de 20 km do centro de Curitiba, o parque Passaúna é um dos parques mais retirados da cidade. Na verdade não é o mais isolado, já que o Parque Lagoa Azul fica a mais de 30 km do centro. Mas como ainda não conhecemos o Parque Lagoa Azul e o Passaúna é um dos principais parques da cidade, vai ficar como o mais afastado sim. Pelo menos é o mais afastado entre os parques relacionados neste post!

top 10 parques de Curitiba-Passaúna.

Principais parques de Curitiba: Parque Passaúna.

O Parque está localizado no extremo oeste da cidade, quase na divisa com o município de Campo Largo. Foi criado para preservar a qualidade da água da represa do Rio Passaúna, responsável pelo bastecimento de água a parte da cidade de Curitiba.

Com cerca de 6,5 milhões m² de área (metade tomada pelo lago) o Passaúna é um dos maiores parques da cidade.

Inaugurado em 1991, o Parque Passaúna é um dos preferidos pelos curitibanos, apesar da distância. Além de estar em uma região muito bonita e bastante tranquila, o parque permite a prática de alguns esportes aquáticos, como o Stand-up Paddle e caiaque.

Além do lago, destaca-se no parque o mirante que proporciona um belo visual da região.

Principais parques de Curitiba Parque Passaúna.

Parque Passaúna – Vista a partir do Mirante.

Bosque do Papa – o mais abençoado!

Inaugurado em 1980 o Bosque do Papa tem este nome pois recebeu a ilustre presença do Papa João Paulo II. No bosque estão 7 casas tipicas polonesas, entre elas a casa visitada pelo Papa, onde ele rezou uma missa.

top 10 parques de Curitiba-Bosque do Papa.

Principais parques de Curitiba: Bosque do Papa.

Além da casa visitada pelo Papa, que virou uma capela e abriga a imagem de Nossa Senhora de Czestochowa (Virgem Negra de Czestochowa), padroeira da Polônia, as casas exibem objetos do cotidiano dos imigrantes poloneses, roupas típicas etc.

Além de toda a parte dedicada ao Memorial Polonês, o bosque, que possui 46 mil m², abriga mais de 30 araucárias, árvore símbolo da cidade de Curitiba e do Paraná.

O Bosque do Papa fica no Centro Cívico de Curitiba e tem saída para o famoso Museu do Olho, o MON.

top 10 parques de Curitiba-Bosque do Papa.

Paty na janela de uma das casinhas polonesas do Bosque do papa.

Bosque do Alemão – o da trilha do João e Maria.

Com 38.000 m² o Bosque do Alemão, também faz homenagem a uma das etnias que colonizaram o estado do Paraná. Desta vez os homenageados são os alemães. O Bosque possui uma réplica da fachada de uma casa (Casa Milla)  feita por imigrantes alemães no centro da cidade.

parques mais importantes de curitiba-Bosque do Alemão.

Principais parques de Curitiba: Bosque do Alemão.

Do outro lado do parque está uma réplica de uma igreja presbiteriana, o Oratório de Bach. As duas construções originais foram feitas por imigrantes alemães na cidade de Curitiba. 

parques mais importantes de curitiba-11

Oratório de Bach.

Além disso, o Bosque do Alemão possui uma trilha (que liga as 2 construções mencionadas acima) onde ao longo do trajeto são expostos através de painéis de azulejos temáticos, partes do conto de “João e Maria” dos irmãos Grimm. O ponto alto da trilha é a biblioteca infantil, chamada a “casa da bruxa”, onde “bruxas” e “fadas” contam histórias infantis teatralizadas.

parques mais importantes de curitiba-9

A trilha de João e Maria liga os 2 extremos do bosque.

Parque do Bacacheri – o quintal da múmia.

Localizado ao norte da cidade, o Parque Bacacheri poderia nem estar relacionado nesta listagem, não fosse seu vizinho, o Museu Da Múmia. O parque é legal pra quem mora na região, mas não tem nada que se destaque e se não fosse o museu ao lado, não valeria a pena sair de outras localidades da cidade para ir até o bairro do Bacacheri.

Mas o que é o Museu da Múmia? O Museu da Múmia na verdade é o Museu Egípcio e Rosa Cruz, conhecido como Museu da Múmia pois abriga uma das únicas múmias egípcias existentes no Brasil.

O Museu Egípcio é um atrativo que vale a visita. Então, se você for até o Museu da Múmia não deixe de dar um pulo no Parque Bacacheri que fica praticamente atrás do museu.

Bosque Zaninelli (Unilivre) – o mais estudioso!

Inaugurado em 1992, com a ilustre presença de Jacques Cousteau, o Bosque Zaninelli é uma das obras remanescentes dos tempos de “Curitiba – capital ecológica”.  O que antes era uma das maiores pedreiras da cidade transformou-se em uma área verde com mais de  37.000 m2.

parques mais importantes de curitiba-Bosque Zaninelli

Principais parques de Curitiba: Bosque Zaninelli.

É na antiga pedreira que está a Universidade Livre do Meio Ambiente, que destacou Curitiba como a primeira cidade do mundo a manter um espaço de estudos e repasse de conhecimentos sobre meio ambiente e ecologia à população.

parques mais importantes de curitiba-17

Universidade Livre do Meio Ambiente.

Universidade Livre do Meio Ambiente é uma edificação de 874 m² construída com toras de eucaliptos (provenientes de reflorestamento) que com um projeto inovador e típico dos parque de Curitiba, levam o visitante a um mirante de mais de 25 metros. No alto do Mirante é possível ver toda a exuberância do bosque e também as salas de aulas da Unilivre.

parques mais importantes de curitiba-15

Bosque Zaninelli – Unilivre.

Jardim Botânico – O parque que não é um parque. 

Quando enviamos um e-mail para a administração do Jardim Botânico solicitando informações para o nosso post sobre ele, recebemos as informações e um enfático comunicado esclarecendo que “o Jardim Botânico é uma unidade de conservação, diferente de um parque”. Nem imaginávamos que o lugar que todo mundo acha que é um dos parques mais bonitos de Curitiba, na verdade não é um parque…  Ainda bem, assim ficou mais fácil pra fazer nosso post falando sobre o Parque mais bonito de Curitiba. Imagina, decidir entre o Tanguá e o Jardim Botânico seria muito difícil!

Top 10 parques de Curitiba-Jardim Botânico.

Principais parques de Curitiba: Jardim Botânico.

Nós nem iríamos incluir o Jardim Botânico aqui nesta listagem, mas como 99% das pessoas que conhecemos (inclusive você que está lendo, não é verdade?) acham que o Jardim Botânico é um parque, não seria justo deixá-lo de fora né!? Pensamos em deixá-lo no final do post como bônus, mas resolvemos colocá-lo na lista! Ele merece!

O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais cartões postais da cidade, sendo também o ponto turístico mais vistado por turistas na cidade.

parques mais importantes de curitiba-Jardim Botânico de Curitiba

Fim de tarde no Jardim Botânico lotado.

É famoso pelos jardins no estilo francês e principalmente pela sua emblemática estufa, inspirada em um antigo Palácio de cristal inglês.

Possui lagos, pistas de exercícios, museu botânico, lanchonete e o interessante Jardim das Sensações.

Para saber mais sobre o parque que não é parque, confira nosso post completo que fizemos sobre o Jardim Botânico.

parques mais importantes de curitiba-

Jardim Botânico de Curitiba.

E aí concorda conosco? São ou não são os 10 principais parques de Curitiba!? Você tiraria algum da lista, ou incluiria outro que não citamos?

Este post faz parte de uma Blogagem Coletiva organizada por um grupo de amigos blogueiros. O tema desta blogagem é #listatop10, então, como hoje (29/03) é aniversário de Curitiba, nada melhor que homenagear a cidade mostrando o que ela tem de melhor! 

Confira os blogs participantes:

  1. Destinos por onde andei… – As 10 melhores atrações do Central Park em Nova York
  2. Atravessar Fronteiras – 10 coisas para fazer em Brasília de graça
  3. Foco no Mundo – O que fazer em Buenos Aires? 10 atrações imperdíveis!
  4. Contando Destinos – 10 principais pontos turísticos de Munique, na Alemanha
  5. Turistando.in – 10 lugares para visitar em Lisboa (com inúmeras atrações)
  6. Viagem Lado B – O que fazer na Avenida Paulista – 10 lugares imperdíveis
  7. Vamos Por Aí – 10 Melhores Lugares para Viajar com Crianças
  8. Let’s Fly Away – 10 filmes para viajar: cidades locações de filmes
  9. Mulher Casada Viaja – San Diego: 10 Lugares para Visitar ao Sul da Califórnia
  10. Uma Viagem Diferente – 10 museus para conhecer em São Paulo
  11. Uma Turista nas Nuvens – 10 passeios incríveis para fazer em Copenhague na Dinamarca
  12. Ligado em Viagem – 10 coisas que você precisa saber antes de viajar para a Alemanha
  13. Descansa na volta – 10 praias para conhecer no Brasil
  14. Viagens e Caminhos – As 10 atrações naturais mais impressionantes do Sul do Brasil
  15. Foco em Orlando – 10 coisas para fazer de graça em Orlando
  16. E aí, Férias! – 10 cidades da Estrada Real que adoramos
  17. De Mochila e Caneca – Os top 10 parques de Curitiba
  18. Cantinho de Ná – Top 10 atrações para crianças em Las Vegas
  19. Imagina na Viagem – 10 cidades da França que você PRECISA conhecer!
  20. Holandesando – 10 Motivos para conhecer a Domtoren, a Torre da Catedral de Utrecht

QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro em Curitiba!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

24 Respostas para Conheça os 10 principais parques de Curitiba.

  1. Curitiba é uma das cidades mais agradáveis do Brasil. Não sabia que havia tantos parques. Motivo para voltar!

  2. Parabéns Curitiba! Adorei a lista, só lugar lindo, nada melhor que visitar parques em família! Respirar ar puro! Preciso conhecer Curitiba o mais rápido possível! Abraços.

  3. Jair Prandi disse:

    Curitiba é uma cidade especial, rica em parques e praças, conheço quase todos, e fico imaginando como deve der gostoso morar lá e ser todas estas opções para os finais de semana!

  4. Camila disse:

    Bem que meu amigo curitibano avisou que Curitiba tem lugares bonitos para caramba. Adorei a sua listinha! Só conheci rapidamente o Jardim Botânico.

  5. Ita, concordo com vc: o Parque Tanguá é o mais bonito! Tanto que as duas vezes que fui, dei um jeitinho de passar por ele. Mas tbm acho lindo o Parque Tingui e apesar de dizerem que é perigoso, eu adorei caminhar pelo Passeio Pùblico (moraria facil facil ali perto, por causa do parque e da faculdade).

    • Itamar Japa disse:

      Que bom que gostou do Tanguá Juliana, nós adoramos e sempre estamos indo lá ver o pôr do sol (quando tem sol aqui né, rsrs). O passei público marcou minha infância, minha mãe sempre me levava lá, naquele tempo não tinha tanta opção. 🙂

  6. Diego Arena disse:

    Adoro Curitiba, já estive por lá umas 3 ou 4 vezes, mas não conheço nem metade desses parques. Na próxima visita já resolvo isso. Adorei

  7. Não sabia que Curitiba tinha tantos parques lindos, excelente sua seleção. Quando for conhecer a cidade, já tenho várias atrações para visitar. Parabéns pelas ótimas dicas, amei!

  8. A-DO-REI o post. Tô indo pra Curitiba no final de semana do dia 14 de abril e já tá tudo anotadinho!!!

  9. Carol Miranda disse:

    Os parques de Curitiba são tudo de bom! Quando estive na cidade pude conhecer vários dos parques que estão na sua lista e gostei muito!

  10. Faz muitos anos que fomos em Curitiba e conhecemos somente 3 parques da lista!
    Precisamos voltar para conhecer os outros e ficamos curiosos para visitar o Bosque do Alemão e a trilha do João e Maria. Meu filho adora essa história!
    Ótima desculpa para voltar!

  11. Que lista incrível! 🙂
    Estive em Curitiba apenas uma vez, por pouco tempo, e fiz aquele roteiro bem “turistão”, sabe? A maior parte dos itens da sua lista ficaram de fora… agora já tenho um bocado de motivos pra voltar com mais tempo! 🙂

  12. Cynara Vianna disse:

    Curitiba é uma cidade linda, quando fomos conhecê-la fomos ao Tanguá e ao Jardim Botânico e adoramos. Não sabia que tinha tantos outros parques tão interessantes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *