Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conhecendo a Usina Binacional de Itaipu.

Usina Binacional de Itaipu-13

A Usina Binacional de Itaipu é uma das maiores usinas do mundo e integra a lista das 7 maravilhas da engenharia mundial. É um dos lugares imperdíveis pra visitar em uma viagem a Foz do Iguaçu. Nós também estivemos visitando Itaipu e contamos agora como foi nossa experiência:


 Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecnoparaguai


Usina Binacional de Itaipu

Considerada uma das maiores e mais ambiciosas obras arquitetônicas do mundo, a Usina Binacional de Itaipu está localizada no Rio Paraná (nono maior rio do planeta), nos territórios pertencentes ao Brasil e Paraguai.

Itaipu é a segunda maior usina geradora de energia do mundo, mas esteve na liderança durante décadas. Foi construída entre os anos de 1975 e 1982 e perdeu a liderança de maior geradora de energia pra hidrelétrica chinesa das Três Gargantas, construída entre os anos de 1993 e 2002.

ATUALIZAÇÃO: A Itaipu retomou a liderança, sendo atualmente a maior usina geradora de energia do mundo!!!

Usina Binacional de Itaipu

Usina Binacional de Itaipu.

A usina foi construída em parceria do Brasil com o Paraguai e contou com a participação de milhares de pessoas em sua construção. No ápice da construção, cerca de 40 mil pessoas trabalharam diretamente no canteiro de obras e nos escritórios dos 2 países. Foram construídas mais de 9 mil moradias para os trabalhadores e para se ter uma ideia da grandiosidade da usina, com o concreto utilizado na obra, seria possível construir 210 estádios do Maracanã. Também podemos comparar a quantidade de ferro utilizada na construção da Itaiupu, que equivale a 380 Torres Eiffel, já imaginou!?

Usina Binacional de Itaipu-2

Paty observa a imensidão de Itaipu.

O comprimento total da barragem é de quase 8 mil metros, chegando a 225 metros de altura. São 20 turbinas geradoras de energia e a vazão máxima dos vertedouros corresponde a 40 vezes a vazão média das Cataratas, por aí, mais uma vez, da pra ter uma ideia da imensidão da usina.

Você pode conhecer o histórico da Usina de Itaipu aqui.

Usina Binacional de Itaipu-10

A gigantesca Usina Binacional de Itaipu.

Nós passamos primeiro no Templo Budista e de lá fomos até a rodovia pegar o ônibus que vai até a Usina Hidrelétrica de Itaipu, como era feriado, tivemos que esperar quase 1 hora até que chega-se o ônibus. Nestas horas, um carro, (ou grana sobrando pra pegar táxi) faz muita falta.

Mas pra quem não vai pegar o ônibus na metade do caminho, como nós, é possível pegar o ônibus no TTU, a linha é 101-Vila C (horários aqui). Este ônibus vai até a porta da Usina.

Pra quem está de carro é muito fácil, existem muitas placas indicando, não tem erro!

Os Passeios na Usina de Itaipu

A Itaipu oferece 4 tipos de passeios à Usina Hidrelétrica, 3 durante o dia e 1 noturno. Ainda existem outros atrativos como o Refúgio Biológico, o Eco Museu, o Polo Astronômico, alguns passeios de barco pelo lago Itaipu e até test-drive em um carro elétrico.

Os principais passeios são:

Visita Panorâmica: todos os dias das 8h às 16h30 (Duração aproximada de 2h)

Circuito Especial: todos os dias das 8h às 16h (Duração aproximada de 2h30)

Iluminação da Barragem: Sexta-feira e sábado às 20h (Duração aproximada de 1h30)

Visita Institucional (Técnica): Somente para  profissionais na área, engenheiros, técnicos, estudantes de engenharia e autoridades. Agendamento obrigatório (Disponibilidade conforme agenda)

Saiba mais sobre, horários, duração, características e preços dos passeios aqui.


LEIA TAMBÉM:

- PUERTO IGUAZÚ, A ENCANTADORA CIDADE DO LADO ARGENTINO DAS CATARATAS
- CONHEÇA OS SALTOS DEL MONDAY, EM CIUDAD DEL ESTE


Visita Panorâmica

Nós escolhemos fazer o passeio mais simples, chamado Visita Panorâmica.

O passeio começa no centro de visitantes, com a apresentação de um vídeo sobre Itaipu. Logo depois, somos levados em um ônibus, até o Mirante Central de Itaipu, de lá é possível visualizar a imensidão da Usina Binacional de Itaipu. Só pra dimensionar o tamanho do “monstro”, vale ressaltar que a barragem principal equivale a um prédio de 65 andares.

Usina Binacional de Itaipu-3

Mirante Central.

No caminho um guia vai contando histórias e dados sobre a Itaipu e neste dia tivemos a participação de um funcionário aposentado da usina, um senhor muito simpático, que junto do guia, foi contando histórias e curiosidades sobre Itaipu. Eu não sei se é sempre, mas achei bem legal esta interação com quem faz parte da história da Usina. Também achei bem interessante o bosque existente, onde cada funcionário que se aposenta tem o direito de plantar uma árvore.

Usina Binacional de Itaipu-12

O Simpático Sr. Juvenicio, o contador de histórias.

Usina Binacional de Itaipu-14

E o Bosque dedicado aos ex-funcionários.

Após o Mirante Central, somos levados de ônibus até a parte superior da represa. Em uma determinada parte do percurso, que percorre o lado e a parte superior da barragem, o guia conta que: “a partir de agora estamos em terras paraguaias, la garantia soy yo!”.

Usina Binacional de Itaipu-11

A “auto-estrada” que margeia a barragem.

Usina Binacional de Itaipu-9

Na “crista” da Barragem.

Na parte superior, fazemos uma pausa e podemos visualizar o imenso lago artificial de Itaipu, que abrange 1350 km².

Usina Binacional de Itaipu-15

Lago Itaipu.

Passamos ao lado das turbinas… A vazão de 2 turbinas destas, equivalem à vazão média das Cataratas do Iguaçu (1.500 metros cúbicos por segundo). Imaginou?

Usina Binacional de Itaipu-5

Parte das turbinas. Foto: Itamar japa.

Na volta ainda passamos sobre as gigantescas comportas da Usina.

Usina Binacional de Itaipu-7

Itaipu.

Lembrando que a Usina Binacional de Itaipu está em plena atividade, então existe uma série de normas de segurança que devem ser respeitadas.

Informações: https://www.itaipu.gov.br/ Fone: (45) 3520-5252


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem no Paraguai, no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>