Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conhecendo as cavernas da Ilha de Páscoa.

Cavernas da Ilha do Páscoa

Claro que a primeira coisa que vem à sua cabeça quando você pensa em Ilha de Páscoa são os misteriosos Moais, não tem como fugir disso! Mas além dos Moias, você sabia que a Ilha de Páscoa possui vários atrativos incríveis? Neste post você vai descobrir as cavernas da Ilha de Páscoa, uma alternativa diferente pra quem gosta de aventura e belos visuais.

Já mostrei pra vocês os vulcões, algumas praias, o melhor lugar pra ver o nascer do sol, o melhor lugar pra ver o pôr do sol e até minha incrível experiência quando participei de um programa de reflorestamento em um dos vulcões mais velhos de Rapa Nui. São motivos suficientes pra concluir que a Ilha de Páscoa tem bastante coisa pra ver além dos Moais, mas o post de hoje vai te mostrar mais uma coisa que não é Moai! Conheça as cavernas da Ilha de Páscoa.

As cavernas da Ilha de Páscoa

A Ilha de Páscoa foi formada por uma série de erupções de grandes vulcões ocorridas há milhões de anos. Nestas erupções, rios de lavas vulcânicas formaram diversas cavernas que ao longo da história Rapa Nui, serviram em várias situações distintas, como esconderijos, abrigos para participantes de cerimônias, fábricas de barcos, moradias e depósitos.

A primeira caverna que visitamos, fica no caminho que dá acesso ao vulcão Rano Kau, na verdade são várias cavernas existentes neste caminho, mas é possível visitar apenas uma, a caverna Ana Kai Tangata, as demais não tem acesso, mas podem ser vistas da superficie.

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (14)

Uma das cavernas encontrada no caminho do Rano Kau.

Caverna Ana Kai Tangata

Em Rapa Nui moderno Ana Kai Tangata, pode ser traduzido como: “caverna dos comedores de homens”, porém existem contradições minoritárias que afirmam que o real significado da palavra é: “caverna onde os homens comem”, ou seja, fica a dúvida sobre o que realmente acontecia nessa caverna, existiam canibais na Ilha de Páscoa??? Há quem diga que sim, há quem diga que não, são mistérios da Ilha de Páscoa. Existe ainda uma terceira versão para o significado da palavra que utiliza uma variante do idioma Rapa Nui. Segundo esta versão, o significado de Ana Kai Tangata é algo como: “Caverna para ensinar” e o local seria uma referência ao lugar onde eram fabricadas canoas e onde ensinavam as técnicas de fabricação de canoas.

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui

Ana Kai Tangata.

A caverna Ana Kai Tangata possui boa infraestrutura pra visitação, com escadas (na terra), corrimãos e algumas sinalizações de advertência. Em seu interior é possível ver algumas pinturas rupestres no teto e nas paredes, além de um belo visual das águas azuladas do Pacifico. 

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (10)

Vista a partir da entrada da caverna.

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (1)

Murilo tentando ler o que estava escrito na rocha.

O acesso até esta caverna é bem fácil, fica no caminho para o vulcão e é possível ir de carro e até mesmo a pé, o que não é o mesmo caso das demais cavernas.

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (3)

Acesso à Caverna Ana Kai Tangata.

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (2)

Sempre é bom ter cuidado!

Deixamos pra conhecer as demais cavernas da Ilha de Páscoa, no dia em que alugamos um carro, já que pra chegar até algumas delas, o acesso é bem difícil. Na rota em busca destas cavernas descobrimos porque só alugam carros 4×4, a estrada é sinistra em alguns pontos e mesmo com um 4×4 tivemos alguma dificuldade e tivemos que descer várias vezes pra ajudar o carro a continuar.

Caverna Ana te Pahu

A caverna Ana te Pahu é conhecida como a “caverna das bananas”. Esta caverna tem cerca de 7 km de extensão e foi originada pelos rios de lavas vulcânicas das erupções do maior vulcão da Ilha, o vulcão Maunga Terevaka. Já foi utilizada como moradia pelos antigos habitantes e como refúgio no período das guerras tribais. Por ser isolada e escondida, também foi utilizada como esconderijo na época em que os Rapa Nuis foram escravizados, trabalhando para uma empresa escocesa estabelecida no Chile.

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (15)

Caverna Ana te Pahu e suas janelas.

Caverna Ana Kakenga

Uma das cavernas mais bonitas é a Ana Kakenga, ou “Caverna das duas janelas” conhecida pelos locais como a Cueva de la dos ventanas, esta é uma das atrações imperdíveis da Ilha de Páscoa, vai por mim, vale a visita!

A entrada desta caverna é bem pequena e muita gente nem percebe e acaba passando despercebido. Nós inclusive passamos pela entrada da Ana Kakenga algumas vezes. Aparentemente a entrada parece um simples buraco no chão e só percebemos que a entrada era realmente ali, quando saiu alguém daquele buraquinho minúsculo. Se você tem claustrofobia, esqueça, ou melhor coragem!!! Ninguém pode deixar de conhecer este lugar, eu achei a caverna mais top de todas!

Cavernas da Ilha do Páscoa-4

Entrada da Caverna Ana Kakenga.

Você entra meio espremido mas aos poucos a caverna vai tornando-se mais larga e confortável… Depois de caminhar alguns metros, a caverna se divide em uma bifurcação que, independente do lado escolhido, o brindará com um belo visual. O fim da caverna é simplesmente de frente pro Oceano Pacifico!

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (16)

Uma das janelas…

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (21)

…outra Janela.

No dia em que estivemos lá o mar nem estava tão grande, mas mesmo assim as ondas quebravam nos costões proporcionando um espetáculo inesquecível. Nós sentíamos a caverna tremer a cada onda, é meio difícil de explicar em palavras, mas foi realmente um momento memorável!

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (22)

As ondas batendo no costão e o tremor aos seus pés, sensação indescritível!

Vale a pena dar uma caminhada até o costão que fica bem próximo à entrada da caverna, de lá a vista é incrível!!! Existe um pequeno mirante natural que proporciona um dos visuais mais lindos que já vi. Para o desespero de meus companheiros de viagem, desci até lá (não tentem fazer isso em casa, ou não façam isso na Ilha de Páscoa se não tiverem habilidade) e a vista “de camarote” das ondas explodindo no costão não pode ser descrita em palavras, nem em fotos!!!

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (24)

Momento de agradecimento junto ao mirante natural.

A partir do costão é possível ver as saídas da caverna, ou as janelas da caverna das duas janelas…

Cavernas da Ilha de Pascoa - Rapa Nui (26)

Consegue ver as janelas?

Outra caverna importante da ilha é a caverna Ana o Keke, ou “caverna das virgens” que é o local onde guardavam as virgens para rituais Rapa Nui. Essa caverna fica no alto do vulcão Poike, mas não tem como entrar nela.

Cavernas da Ilha do Páscoa-5

Caverna Ana o Keke.

Estas são as principais cavernas da Ilha de Páscoa, mas além delas, existem algumas outras espalhadas pela ilha, para a os exploradores de plantão, é uma boa eim!

Encontre onde se hospedar na Ilha de Páscoa aqui, no Booking.com

Share

2 Respostas para Conhecendo as cavernas da Ilha de Páscoa.

  1. Quando você foi? Porque ano passado (em maio) a Ana Kai Tangata tava fechada… e uns Rapas me falaram que não ia abrir mais pra visitação =/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>