Conheça o Parque Nacional Morrocoy

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

Saiba como economizar dinheiro pra uma próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Conheça Prudentópolis - PR, a pequena Ucrânia

O estado do Paraná é a maior colônia de ucranianos fora da Ucrânia e Prudentópolis foi o município brasileiro que mais recebeu imigrantes vindos da Ucrânia. Aproximadamente 80% da população atual de Prudentópolis tem descendência ucraniana. Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

 

Conhecendo uma fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

Fabricadetapetes

Um dos lugares mais interessantes que visitamos em Oaxaca, no México, foi uma fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle. Confira agora como foi esta interessante experiência:

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No México nós usamos a hastag #dmecnomexico

Conhecendo uma fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

Depois de termos conhecido a árvore mais grossa do mundo em Santa María del Tule, partimos com destino a mais uma atração do passeio que fizemos pelas cercanias de Oaxaca.

Logo chegamos a localidade chamada Teotitlán del Valle, na Sierra de Juarez, a aproximadamente 30 km da cidade de Oaxaca de Juarez. O pequeno vilarejo é considerado como uma das primeiras vilas fundadas pelos Zapotecas na região, isso lá pelos anos 1460. A região ainda conserva a cultura zapoteca e inclusive mantém o idioma originário.

Famosa por ser um dos principais polos mexicanos de produção têxtil, o principal produto da região são os tapetes de lã feitos em teares, de maneira totalmente artesanal.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle

Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

Nossa visita à região não poderia ter outro destino que não fosse uma fábrica de tapetes. Teotitlán del Valle tem várias fábricas e cada uma delas é visitada por agências diferentes.

A visita 

Nossa visita a fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle foi bastante interessante, embora antes de chegar lá nós estivéssemos achando que seria uma perda de tempo. Que graça tem visitar uma fábrica de tapetes??? Estávamos enganados e a visita a fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle foi muito divertida e realmente valeu a pena.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-9

Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle

A fiação

A visita começa com uma demostração de como a lã das ovelhas é transformada em fios. O processo todo manual é bastante interessante e trabalhoso. Os visitantes são convidados a interagir, manuseando alguns objetos utilizados no processo de fiação.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-4

Processo de fiação na Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-8

Processo de fiação na Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-5

Interação dos visitantes na Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle. 

A pigmentação

Na segunda parte do passeio temos uma demostração interessantíssima de como são obtidas as pigmentações para colorir as lãs. É muito legal saber que as cores surgem dos mais variados objetos, como folhas, plantas, insetos etc.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-10

Processo de pigmentação na Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-11

Objetos que dão coloração a lã.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-17

Vários tons de lã.

Além das cores que surgem de cada elemento, eles fazem diversas experiências misturando outros elementos, como limão, bicarbonato, outras folhas etc. As combinações resultantes na mistura dos elementos podem criar dezenas de cores diferentes, permitindo com que os tapetes sejam elaborados com uma infinidade de combinações de cores.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-14

Esta cor é feita com um inseto.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-15

O resultado nas lãs e as tonalidades possíveis.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-16

E com alguns pingos de limão… Outras cores…

A confecção

A continuação do passeio, nos é mostrado como é o processo artesanal da confecção dos tapetes. Assim como o processo de pigmentação, a confecção é muito interessante e bem trabalhosa! Em um tear são colocados os diversos rolos de lã e a produção do tapete (ou outro objeto) é feita lentamente, ponto a ponto. Vendo aquilo a gente toma consciência e nunca mais sai por aí falando “tudo isso por um tapete!” É muito trabalho minha gente!

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-21

A máquina de tear.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-19

Processo de confecção.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-20

Processo de confecção.

A exposição

A terceira parte do passeio é a visita ao salão superior que é onde estão expostos os tapetes mais bonitos! Por regras da casa é proibido fotografar e filmar as obras, sim podemos chamar de obras de arte, pois realmente são!

Lá no segundo salão também são vendidos os tapetes para os turistas e temos que falar, que dá vontade de comprar dá mesmo, pois são bem lindos! O problema é transportar o tapete depois né…

Ainda que não seja possível tirar foto e filmagens dos tapetes mais bonitos, no andar de baixo existem vários tapetes que podem ser fotografados.

fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle-22

Alguns tapetes da Fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

Além dos tapetes também são vendidas outras peças confeccionadas de maneira artesanal, como blusas, saias, mantas, bolsas etc.

Desta vez não podemos informar como chegar até a região de maneira independente, pois como fomos em uma excursão e a região fica meio isolada não sabemos as maneiras de chegar até lá por conta própria, porém uma coisa tenho que falar, é um passeio bastante interessante, valeu a pena.

Gostou do post – Salve no Pinterest – Aproveite pra nos seguir por lá. 

Pinterest


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Oaxaca de Juarez, Teotitlán del Valle, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


18 Respostas para Conhecendo uma fábrica de tapetes em Teotitlán del Valle.

  1. Nossa, quanta coisa interessante. Sabe o que é mais legal? O orgulho que els tem de ainda fazer essas peças a mão. Dá gosto de ver.

  2. Ruthia disse:

    É uma forma interessante de conhecer o modo de vida desse povo e deles promoverem os seus produtos. Realmente, não é nada cómodo transportar um tapete para a sala na bagagem, haha.
    As cores são lindas
    Abraço
    Ruthia d’O Berço do Mundo

  3. Esses tapetes feitos na mão são lindos, já conheci outras fabricas e sempre gosto de ver esses trabalhos feito a mão.

  4. Paula Abud disse:

    Que tapetes lindos, com certeza eu traria alguns pra casa, sou apaixonada pela arte local dos lugares. Adorei o post!

  5. Achei muito interessante! Quanto riqueza nessa cultura… Adorei as fotos! Não conheço o México, mas morro de vontade! Obrigada por compartilhar :) Espero voltar aqui um dia e anotar todas as dicas para quando fizer essa viagem ;) Beijo grande.

  6. Contramapa disse:

    Que experiência fixe! Cá em Portugal também existe uma zona única que é conhecida pelos tapetes – Arraiolos. Quando cá vier tem de ir ver, fica no Alentejo!

  7. Esse com certeza é um passeio que eu ia amar fazer.. Amo tecelagem (ok, trabalhos manuais no geral). Sem falar que a cultura é incrível. Lindo post. =)

  8. Literalmente, uma surpresa que a viagem nos apresenta, não é mesmo?
    Muito legal, gostaria de conhecer um lugar assim tbm, mas confesso que de cara teria o mesmo pensamento que vocês tiveram.

    Parabéns pelo Artigo!

  9. Erik disse:

    Adoro ver como a cultra é passada de geração para geracao nestes lugares! É incrível ver como o ser humano e evoluiu em técnicas semelhantes em vários lugares do mundo! Participei de uma visita assim num kasbah no marrocos! É incrível!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>