Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Harmonização Gastronômica com Cervejas Especiais – como foi fazer o curso.

Capa_Harmonização_Gastronomica_com_cervejas_especiais

Recentemente tive a oportunidade de fazer 2 cursos relacionados ao mundo da cerveja. O 1º foi o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais e o 2º foi o Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela. Tenho que contar: nunca estudei com tanto prazer! Conseguem imaginar? Confira agora como foi fazer o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Vamos usar a hastag #DMECdegustandocervejas pra falar sobre cervejas!


Como foi fazer o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais

Vocês devem ter percebido que nas últimas semanas o DMEC andou meio parado, quase sem posts!? Desculpa aí galera, mas isso tem uma explicação! Eu (Itamar) estava ocupado e estudando muito! Isto mesmo, foram 30 horas de estudos árduos e vocês não podem imaginar como foi difícil!

Harmonização Gastronômica com cervejas

Totalmente dedicado aos estudos!

Brincadeiras à parte, destas 30 horas de estudos árduos, 15 delas foram dedicadas ao Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais, um curso deliciosamente proveitoso!

Talvez nós nunca tenhamos mencionado, mas sempre tivemos a intensão de falar sobre cervejas aqui no blog. Quem nos acompanha nas redes sociais já deve ter visto o quanto gostamos de uma cervejinha né!?

Harmonização com cervejas especiais-10

Material de estudo!

Pois bem, com a intensão de aprimorar um pouco mais meu conhecimento cervejeiro, estava buscando algum curso sobre cerveja aqui em Curitiba, quando me deparei com o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais do Senac, analisei: era baratinho, era só uma semana, era no período noturno, bingo! Achei interessante e decidi fazer. Galera, tenho que falar foi a melhor decisão!

No primeiro dia do curso, enquanto os alunos se apresentavam, me senti um peixe fora da água, pois um era dono de bar, outros pretendiam abrir bares (cafés, restaurantes, bistrôs, cervejaria etc), outro era dono de loja de churrasco, outro cursava mestre cervejeiro (neste caso outra, pois era uma menina, a única mulher da nossa turma), outro era chef… – e você Itamar!? – perguntou o professor – Eu sou blogueiro e pretendo falar sobre cerveja no meu blog! – Qual sua experiência com Gastronomia? – Além de comer, nenhuma! Estou aqui só pela cerveja mesmo! Rá!

Harmonização Gastronômica com cervejas - rótulos

Estou aqui só pela cerveja! hehe!

Bom, nunca fui especialista em cervejas (embora já tenha tomado milhões de litros e provado milhares de rótulos), tampouco tenho algum conhecimento avançado em gastronomia, só sei comer e beber, hehe! Mas fazendo este curso descobri que sou um simples tomador de cerveja! Embora apósHarmonização com cervejas especiais-11 alguns dias as coisas mudaram e comecei a engatinhar em minha vida de degustador de cervejas!

Dentre muitas coisas que aprendemos no curso a principal é degustar!!! Sentir o sabor com atenção, buscar sentir todas as características da cerveja como amargor, textura, teor alcoólico etc são fundamentais nas aulas.

E não é só isso, aprendemos a começar a observar outras características das cervejas, como textura, cor, cheiro. Enfim, é uma experiência bastante intrigante pra quem simplesmente abria a garrafa e tomava a cerveja de “gute – gute”…

Outro detalhe bastante interessante que “captei” durante o curso foi o conselho do professor que sugeriu que nós fizéssemos um portfólio com as cervejas especiais que fossemos tomando, pois bem, ainda não tinha pensado sobre isso, mas já tenho ideia de colocar este “portfólio” aqui no blog e contar com a ajuda de vocês pra avaliar, concordar ou discordar de minha avaliações! Que tal?

O Curso 

Harmonização com cervejas especiais - cerveja alemã.

Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais é totalmente prático e embora eu estivesse imaginando que seriam abordados conteúdos teóricos, descobri que praticamente todo o curso é feito na prática. O que definitivamente não foi nada mal!

Diariamente são servidos os pratos de entrada, os pratos principais e as sobremesas. Em cada ocasião uma cerveja especial é servida, de modo a harmonizar com a refeição.

Durante todos os 5 dias são servidos pratos distintos, onde os alunos podem identificar qual o tipo de harmonização proporcionada por cada refeição e cerveja.

Existem 3 tipos de Harmonizaçãocorte (quando a cerveja limpa o paladar), contraste (quando a comida e a cerveja têm características distintas, agregando sabores) e semelhança (quando os sabores se assemelham acentuando o sabor).

Antes deste curso eu jamais poderia imaginar que seria possível harmonizar uma cerveja com uma sobremesa, também não poderia imaginar as diferentes sensações e variações com determinados ingredientes associados a cerveja, também jamais imaginei que maria mole harmonizasse perfeita e deliciosamente com cerveja IPA (India Pale Ale). Já imaginou?

Harmonização com cervejas especiais - sobremesa Harmonização com cervejas especiais-Diferentes combinações Harmonização com cervejas especiais-cerveja com maria mole

Claro, nem todo mundo concordou unanimemente com as harmonizações de alguns pratos, mas é aquela coisa né: cada um tem um paladar distinto e cada um tem um gosto especifico, ou seja a harmonização é muito pessoal.

Além de todo conhecimento adquirido ao longo do curso, vale ressaltar que todo o investimento é muito bem pago só com o que comemos e bebemos durante as aulas! Realmente vale a pena! Vai por mim!

Harmonização com cervejas especiais- Barreado

Barreado – prato típico do litoral paranaense.

Durante o curso são servidos pratos feitos pelo pessoal dos cursos de Gastronomia do Senac, alguns pratos de alta gastronomia, outros de cozinha tipica brasileira enfim as refeições variam conforme os cursos que estejam acontecendo nos dias, mas as cervejas são selecionadas pelo professor conforme os pratos.

Harmonização com cervejas especiais-Pratos Harmonização com cervejas especiais Harmonização com cervejas especiais-9

Ah, por falar em cervejas, claro que não poderiam decepcionar são no minimo 3 rótulos por noite, com exceção do último dia onde os alunos levam mais rótulos e a aula se torna uma espécie de confraternização!

Harmonização com cervejas especiais-colegas do curso

Colegas do Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas especiais.

No caso de nossa turma ainda tivemos um “upgrade“, pois além das cervejas especiais, todos os dias degustávamos tipos diferentes de cachaças que os alunos levaram pra aula! Atividade extracurricular?? hehe!

Harmonização Gastronômica com cervejas - Degustação

Harmonização com cervejas + bônus

Quanto ao curso, acho que foi uma experiência bastante interessante e extremamente válida, pois abriu um horizonte bastante amplo quando se pensa em cervejas! Claro, é só uma iniciação e pra se tornar um especialista em harmonização tem que estudar muito e melhor ainda praticar bastante! Prometo que vou me esforçar!

Harmonização Gastronômica com cervejas

Especialista em Harmonização com cervejas! #sqn Um dia quem sabe!

Hoje eu só vou relatar minha experiência com este curso, mas prometo fazer um post mais detalhado sobre a harmonização gastronômica com cervejas em breve. Fiquem ligados!

Gostei tanto deste curso que seguindo os conselhos dos colegas fiz também o Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela! Em breve tem post também e conto como foi a experiência!

Eu fiz o curso no Senac de Curitiba, mas já vi que este curso está disponível também para outras cidades!

Este é o primeiro post relacionado a cervejas que aparece aqui no DMEC, mas podem ter certeza que em breve teremos outros!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

35 Respostas para Harmonização Gastronômica com Cervejas Especiais – como foi fazer o curso.

  1. Muito show Itamar! Acompanhei suas publicações pelo Instagram durante o curso e estava muito curiosa para saber como tinha sido e como funcionava. Adorei e morri de vontade de me inscrever tb! Apesar de estar morando na França, sou uma verdadeira amante das cervejas e não dos vinhos rs.. Agora quero mais sobre a harmonização gastronômica mesmo. Me conta! :D :D :D

  2. Klécia disse:

    Muito bacana Itamar! Também já andei dando umas fuçadas no mundo cervejeiro, eu e Rafa marido somos muito fas da bebida, e já andamos falando uma vez aqui e ali sobre nossas experiências com cerveja artesanal lá no blog. É um mundo que a gente também adora descobrir, apreciar e harmonizar :D
    Um brinde aos viajantes cervejeiros! :)

  3. Deve ter sido um dia incrível com tanta cerveja gostosa.

  4. Que massa! E olhe que nem gosto de cerveja, bico aqui e acolá, mas adorei saber mais desse curso e dessa coisa da harmonização. Deve ter sido muito interessante e nem sabia que cerveja podia casar bem com doce!! rsrsr

  5. Parece um curso muito legal! Adoramos cervejas artesanais ou diferentes! Obrigado por compartilhar!

  6. Lívia Bergo disse:

    Que legal seu relato! Imagino que seja um aprendizado muito bacana. Às vezes acho que uma harmonização bem feita da cerveja é até mais interessante que a dos vinhos!

  7. Viviane Carneiro disse:

    Nossa… que curso maneiro! Para quem curti cerveja é uma ótima pedida. Nem sabia que se harmonizava cerveja com os pratos. Muito bacana. Adorei

  8. Lua Ferreira disse:

    O Senac tem uns cursos ncríveis, né? Pena que esse de harmonização de cerveja nunca chegou por aqui. Sou doida pra fazer! Vinha não me chama tanta atenção, mas como não amar cerveja? <3

  9. tenho visto as fotos do instagram e pelo visto foi literalmente A-provado este curso ahueah quem sabe eu faço um dia, só sei a diferença entre cerveja boa e ruim ahueha

  10. Ita
    Adorei esse curso! Serà que tem em Sampa????!!!
    ;)
    A minha descrição seria idêntica a tua: Sou blogueira e vim aqui para escrever no blog (hahahahaha! Ri muito), mas confesso: harmonização seja com cerveja, seja com vinho, é um assunto muito interessante! Claro que nem todos tem o mesmo paladar, mas descobrir sensações novas é super enriquecedor (semana passada provei chocolate com vinho! E ‘ divino!)

    • Itamar Japa disse:

      Olá Juliana, acabei de ver que tem o curso aí em Sampa também, mas o curso é de 2 semanas e o logicamente o valor é o dobro! :o Eu acho que vale a pena hein! :)

      É muito interessante descobrir estas combinações né! Eu adorei! :) Abraço!

  11. Itamar adorei a ideia! Pode ter certeza que serei leitora dos posts, eu adoro cerveja mas tbm sou da turma que só sei beber rsrsrs… Mas tenho bastante curiosidade sobre o assunto! Será um prazer te acompanhar. ;)

  12. Adorei saber sobre os tipos de armonização. Somos também muito fã de cervejas boas! Muito legal os cursos que estáo vindo com o trending da cerveja. Show Itamar, parabéns!!

  13. Nossa que massa fazer um curso de harmonização, e ainda mais com cerveja minha bebida amada, espero um dia poder fazer também.

  14. Sil Mendes disse:

    Não entendo nada sobre bebida, achei que essa coisa de harmonização era só com vinho, agora com seu post fiquei mais informada. rsrsr Achei bem interessante esse curso.Parabéns!

  15. Paula disse:

    Itamar, que curso legal, eu não sabia que tinha! Confesso que não sou fã de cerveja, pois acho muito amargas (as que provei), mas meu marido adora! Tanto é que em todas as nossas viagens ele sempre me pede pra adicionar alguma Cervejaria ou Vinícola no roteiro pra conhecer e comprar rsrs. Mas, eu super gostaria de fazer um curso assim, pois degustando e harmonizando acredito que encontre alguma que agrade meu paladar, o marido aqui adorou a ideia e já pediu pra eu ver se tem no Senac de São José dos Campos hehehe.
    Abraços.

  16. Makenna disse:

    Cara, que surreal!
    Confesso que não curtia muito cerveja até ir a minha primeira Oktorbefest e fiquei encantada com a quantidade de opções oferecidas. Meu esposo não beber (pois é, a álcoolatra da casa sou eu!), ele não faz questão nem de me acompanhar, nem fica chateado por eu beber. Enfim, essa história de harmonização me interessou muito!
    Abraços e boa sorte na vida cervejeira!

  17. Taciano disse:

    Blog, e texto muito bem feito e produzido.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>