Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Estrada da Graciosa – Uma das estradas mais bonitas do Brasil.

estrada-da-graciosa-31

Você sabia que o acesso ao litoral do Paraná pode ser feito por uma das mais belas estradas do país. E você sabia que além de ser muito bela esta estrada é cheia de história. Conheça agora a famosa Estrada da Graciosa.

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No Paraná nós usamos a hastag #dmecnopr

Estrada da Graciosa – História

A Estrada da Graciosa começou a ser construída no mesmo ano ano da emancipação da Província do Paraná, em 1854. Foi inaugurada em 1873, sendo considerada por muito tempo uma das mais importantes estradas do país, sendo a primeira via carroçável do Paraná.

estrada-da-graciosa-9

Estrada da Graciosa

A estrada foi construída em trechos de um dos 5 antigos caminhos coloniais (Graciosa, Itupava, Arraial, Picada dos Ambrosios e Cubatão) que ligavam o litoral do estado até o primeiro planalto paranaense e interior do estado.

estrada-da-graciosa-3

Estrada da Graciosa: PR – 410

Embora os primeiros registros oficiais do Caminho da Graciosa sejam datados de 1721, o caminho já era amplamente utilizado por indígenas muito antes de alguém pensar em construir uma estrada por ali.

Os indígenas que habitavam a região utilizavam este caminho pra descer ao litoral em determinadas épocas e também faziam o caminho inverso em busca do pinhão das araucárias do primeiro planalto, local onde mais tarde seria fundada a localidade chamada de “terra de muitos pinheiros”, mais conhecida como Curitiba.

Depois dos indígenas, chegaram os portugueses, os jesuítas, os tropeiros, os mineradores e até mesmo o imperador Dom Pedro II, já chegou a passar por ali. Nas últimas décadas a estrada recebe a visita de turistas vindos de várias partes do Brasil e do mundo.

estrada-da-graciosa-25

A bela Estrada da Graciosa!

A Estrada da Graciosa foi o único acesso ao litoral paranaense, até que em 1969 foi construída a BR-277. Durante muitos anos foi a única estrada pavimentada do estado e teve papel fundamental no desenvolvimento da economia do Paraná, pois foi amplamente utilizada para escoar a produção de erva-mate, café e madeira, que chegavam de várias partes do estado, até os portos de Paranaguá e Antonina.

Estrada da Graciosa – Além da história

Mas não é só pela história que a Estrada da Graciosa atrai milhares de turistas. A estrada está inserida em uma área considerada como o maior trecho preservado de Mata Atlântica do Brasil!

Estrada da Graciosa - Mata Atlântica

A exuberância da Mata Atlântica.

Por tamanha importância, a região foi tombada por diversos órgãos e é reconhecida pela UNESCO, que em 1992 concedeu à região o título de Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

Ao longo da bucólica e sinuosa estrada o visitante ficará encantado com a exuberância da flora e fauna. São cerca de 30 km entre a remanescente Floresta Atlântica.

estrada-da-graciosa-10

A sinuosa Estrada da Graciosa e suas curvas cheias de beleza.

O que ver na Estrada da Graciosa

Portal da Graciosa

O belo Portal com arquitetura característica das Missões Jesuítas representa parte da história do antigo caminho e marca o início da  Estrada da Graciosa.

Portal de entrada da Estrada da Graciosa

Portal de entrada da Estrada da Graciosa

Parada obrigatória pra fotografias, a beleza e história do Portal é complementada com a presença ilustre de uma Araucária, árvore considerada como um dos símbolos do estado do Paraná e que segundo a lenda teria sido a responsável por dar sombra em um descanso da caravana do Imperador Dom Pedro II.

Estrada da Graciosa - Pinheiro - Portal de Entrada

Araucária – Simbolo do Paraná… (Acabei de me dar conta que nunca subimos a escadinha).

Mata Atlântica 

Dentre todos os atrativo existentes ao longo do caminho, a exuberância encontrada na Floresta de Mata Atlântica destaca-se por tamanha beleza! Vale ressaltar mais uma vez que a Estrada da Graciosa fica no trecho de Mata Atlântica mais preservado do Brasil então aproveite cada centímetro desta beleza natural!

estrada-da-graciosa-8

Hortênsias 

Além da exuberante Mata Atlântica que se estende por todo decorrer do caminho, no período da floração das Hortênsias, a Estrada da Graciosa fica ainda mais bonita. São centenas de pés de hortênsias ao longo da estrada, que fazem com que o passeio se torne inesquecível! Normalmente a época de floração das Hortênsias acontece na primavera e dura até meados do verão.

Hortênsia - Estrada da Graciosa

As Hortênsias da Estrada da Graciosa.

Recantos 

Não pense que você vai simplesmente percorrer a estrada e ficar observando toda sua beleza de dentro do carro. A Estrada da Graciosa possui 6 Recantos que disponibilizam ao visitante: lanches e produtos regionais como cachaças, balas de banana, coxinha de aipim, pamonha etc;  mirantes com visuais incríveis (em dias de céu limpo); rios e cachoeiras; além de churrasqueiras (em apenas alguns recantos) e banheiros .

estrada-da-graciosa-28

Mirante no Recanto Engenheiro Lacerda.

Cada recanto possui sua própria característica embora todos possuam pontos em comum como lanchonetes e banheiros. Vamos tentar resumir um pouco sobre cada um deles:

- Recanto Engenheiro Lacerda: É o primeiro recanto sentido litoral. Neste recanto existe um mirante natural com uma vista incrível das baías de Antonina e Paranaguá. Deste mirante também é possível avistar o Pico do Paraná, a maior montanha do sul do Brasil. Em minha opinião este é um dos mais belos visuais que a estrada proporciona, não deixe de parar aí, mesmo que demore um pouco pra arranjar uma vaga no pequeno estacionamento.

estrada-da-graciosa-17

Vista Panorâmica a partir do Mirante do Recanto Engenheiro Lacerda.

- Recanto Rio Cascata:  Neste recanto existe um riacho, o Rio Cascata, onde é possível se refrescar em uma pequena cascata. Infelizmente é um local bastante procurado por pessoas que fazem “macumbas” então as vezes a cachoeira fica cheia de restos de velas, comidas etc… Lamentável!

Estrada da Graciosa - Rio Cascata

A pequena cascata do Rio Cascata.

- Recanto Grota Funda: É o mais “sem graça” de todos e não tem nada que se destaque, além de um grande penhasco e uma ponte bonitinha sobre o Rio Grota Funda.

Estrada da Graciosa - Recanto Grota Funda

Recanto Grota Funda

- Recanto Bela Vista: Como o nome diz este recanto possui uma bela vista (ah vá!)… De lá é possível visualizar um pedacinho de Paranaguá, além de ser o melhor lugar da estrada pra ver o imponente e lendário Pico do Marumbi (berço do montanhismo no Brasil).

estrada-da-graciosa-22

Um pedacinho do Conjunto Marumbi.

- Recanto Curva da Ferradura: Neste Recanto existe uma trilha que seria um trecho original do antigo caminho, antes de ser construída a estrada. É um bom lugar pra sentar e apreciar o trânsito nas curvas da Graciosa.

- Recanto Parque Mãe Catira: Este é um dos recantos mais disputados, pois possui mais churrasqueiras, tem mais vagas de estacionamento e fica ao lado do rio Mãe Catira, onde as pessoas costumam se banhar. Até hoje nunca paramos ali pois sempre está meio cheio.

Porto de Cima

estrada-da-graciosa-24

Voa Moleque!

Porto de Cima fica alguns quilômetros após o trevo que dá acesso às cidades de Antonina ou Morretes, na estrada que dá acesso a cidade de Morretes (PR-411).

Na verdade, esta estrada já não faz mais parte da Estrada da Graciosa (que segue para Antonina), embora seja o sentido mais acessado por 95% das pessoas que descem a Estrada da Graciosa.

Este é um dos destinos mais populares de Morretes e no verão costuma ficar completamente lotado de pessoas que aproveitam da praia do Rio Nhundiaquara.

Neste local existe uma ponte onde algumas pessoas saltam no rio, não tente fazer isso, pois é preciso saber onde pular, já que por poucos metros a profundidade do rio muda radicalmente.

Se você quiser pode desfrutar das águas geladas do Rio Nhundiaquara, sem pular da ponte, por favor!!!

Outra atividade bastante popular praticada no Rio Nhundiaquara, é o Boia Cross, ou seja descer as águas do rio em uma boia gigante!

estrada-da-graciosa- Boia Cross

Boia Cross no Rio Nhundiaquara.

Também em Porto de Cima é possível chegar à várias cachoeiras, além de ser possível chegar ao Pico do Marumbi. Além disso, é em Porto de Cima que termina a trilha do Caminho do Itupava, um dos 5 caminhos coloniais, assim como a antiga Graciosa… Tudo isso é tema pra posts futuros, fique ligado!

estrada-da-graciosa-13

Rio Nhundiaquara.

A histórica Estrada da Graciosa atualmente é considerada como um dos principais pontos turísticos do estado do Paraná, sendo um dos passeios mais agradáveis nas proximidades de Curitiba. Atualmente além de ser apreciada pelos turistas é bastante utilizada por pessoas que querem desviar do pedágio altissimo cobrado na Br-277 (o mais caro do Brasil).

Como chegar a Estrada da Graciosa 

estrada-da-graciosa

Acesso a entrada principal da Estrada da Graciosa

A entrada principal da Estrada da Graciosa fica localizada na saída número 59 (km 59) da BR-116. Está a cerca de 40 km da cidade de Curitiba.

O acesso é feito tanto para quem vem de São Paulo, como pra quem vem de Curitiba.

Quem vem de Curitiba deve ficar atento, pois existe uma placa indicando “Estrada da Graciosa” alguns quilômetros antes (ao lado de uma borracharia), mas esta não é a entrada principal e sim uma entrada que liga a rodovia a um trecho original da Estrada da Graciosa.

O inicio do trecho mais turístico, onde está o Portal de Entrada e tudo mais, é exatamente na saída 59.

Dicas importantes para aproveitar melhor a Estrada da Graciosa. 

– A Estrada da Graciosa é bastante sinuosa, com curvas bastante fechadas e calçamento de paralelepípedos em diversas partes. Em dias de chuva, ou neblina a estrada fica bastante escorregadia, dirija devagar e fique alerta!

– Ao longo do caminho são poucos os pontos que permitem ultrapassagem e em alguns trechos só passa um carro por vez (ou indo, ou vindo).

– Vá sem pressa e aproveite a beleza da estrada, lembre-se que a maioria das pessoas que estão trafegando pela Graciosa, estão lá justamente pra aproveitar e curtir a estrada!  Se tiver pressa pra chegar utilize a BR-277, onde o limite de velocidade é de 110 km.

– Em dias nublados a visibilidade dos atrativos pode ficar comprometida, portanto se possível escolha um dia bem ensolarado.

– Durante a noite é comum a estrada estar tapada por fortes nevoeiros.

– No verão, se você pretende usar as churrasqueiras, chegue muito cedo (nos finais de semana e feriados ) pois 8h já é comum todas as churrasqueiras estarem ocupadas.

– As churrasqueiras são gratuitas e quem chegar primeiro tem o direito de usá-las.  Leve seu próprio carvão, grelha, espetos e não esqueça a carne!

estrada-da-graciosa-14

Preserve!

– Leve protetor solar, papel higiênico e repelente.

– Retire todo seu lixo e coloque nas lixeiras, cuide do lugar e não seja porco (e isso vale pra qualquer lugar)!!!

– Muito cuidado com os rios em dias de chuva. É muito comum acontecer o fenômeno Cabeça d’água. Se perceber que está chovendo na serra saia da água imediatamente!

– Durante todo o percurso existem várias lanchonetes, além delas, a partir das proximidades do trevo Antonina – Morretes existem diversos restaurantes.

– Você pode descer a Estrada da Graciosa de Bicicleta, aliás muitas pessoas fazem isso, então mesmo que você esteja de carro, vai perceber isso.

– Não deixe de conhecer as cidades de Morretes e Antonina… E se tiver um carro alto, ou gostar de cidades sem muitos turistas, estique até a cidade de Guaraqueçaba.

– Não deixe de provar o prato típico da região, o Barreado.

– Se tiver disponibilidade de tempo prefira dias ensolarados e se quiser ficar bem tranquilo (sem muito trânsito) evite os finais de semana.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Morretes, Curitiba, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

62 Respostas para Estrada da Graciosa – Uma das estradas mais bonitas do Brasil.

  1. Gabi Moniz disse:

    Que estrada LINDA!! Não conhecia e estou aqui marcando no mapa para conhecer! Fiquei encantada com o verde e as hortênsias, é claro.
    Obrigada por me apresentar a um lugar novo e tão pertinho da gente ;)

  2. Adoramos road trip e não conhecíamos essa estrada. Ficamos com bastante vontade de percorrê-la, a vista parece incrível. Parabéns pelo post e pelas fotos. Abraços, Cristina e Renato.

  3. morro de vontade de conhecer esse lugar Ita, eu vi os snaps do Pra ver no Mundo e fiquei encantada, as fotos estão maravilhosas! Abraços :D

  4. Que lugar incrível!!! Gostei de saber que muitas pessoas descem de bike, deve ser muito legal!!! Só espero que pra subir tenha uma caroninha! ;) Lindas fotos.

  5. Lucas CN disse:

    Muito bom o post, muito bem estruturado e fácil de ler e obter informações.
    Valeu a dica senhores de Mochila e Caneca!!

  6. Flávia March disse:

    Muito linda a estrada. As hortênsias são demais, me lembrou muito a estrada para Gramado.
    Bjs!

  7. Adorei! Não conhecia essa estrada, que lugar lindo ! Amo hortencias, ficam lindas na estrada. Obrigada pelas ótimas dicas. ;)

  8. O visual dessa estrada é muito top! Altas paisagens de tirar o fôlego!

  9. Que estrada linda!!! Não a conhecia e já fiquei com vontade de fazer um dia… Adorei!!!

  10. Claudia Bins disse:

    Que graça de estrada! Amei as fotos e as dicas!

    Clau

  11. Ano passado estive em Paranaguá, mas como fui a trabalho, meu companheiro de viagem não quis passar por essa estrada, mas me alertou que era um caminho lindo. Estou aqui super triste e feliz ao mesmo tempo, huahaua. triste por não ter ido por essa estrada e feliz por saber que ela é maravilhosa e que terei que voltar por aí pra conhecê-la =)

    • Itamar Japa disse:

      Quando você voltar novamente não deixe de passar por ela, tenho certeza que vai gostar! É um bom motivo pra voltar pra estas bandas… Conhecer Morretes/Antonina e dar uma escapadinha pra Ilha do Mel. ;)

  12. Que passeio legal!!! Amo viajar de carro, e nunca pensei em explorar essa região. Bom saber que tem tanta coisa legal pra ver. Achei as fotos da estrada lindíssimas! Já deu vontade de planejar uma road trip!

  13. Esta estrada é linda, agora com suas dicas teremos mais motivos ainda para visitar novamente este trecho incrível do Paraná!

  14. Rui Baptista disse:

    ADOREI viajar convosco pela Estrada Graciosa. Apeteceu estar lá convosco :) Obrigado pelas dicas. Mais um ponto a anotar quando voltar ao Brasil.

  15. Itamar, esse teu post ficou maravilhoso! Fez bastante sucesso aqui em casa, numa noite regada a cervejas e propostas de viagem!
    Quem sabe seguiremos essa tua aventura!

  16. Salonisses disse:

    Já estou apaixonada por essa estrada <3 Lindo post

  17. Contramapa disse:

    Nossa, é mesmo muito bonita e cheia de verde! Não conhecia, já fiquei a conhecer um lugar novo!

  18. Josiane Bravo disse:

    Uauu, fiquei encantada com essa estrada maravilhosa. Estão de parabéns, post super informativo e fotos lindas. Sou apaixonada por road trips e dirigir por essa estrada deve ser incrível. Cada paisagem maravilhosa que me deixou morrendo de vontade de fazer esse trajeto algum dia.

    Abraços

  19. Dani Bispo disse:

    Uau, que estrada encantadora! E essas hortênsias pelo caminho? De sonho. O Brasil tem tantos cantinhos lindos para explorar que fica difícil dizer que já conhece todo o país até para quem viaja muito.

    Dani Bispo
    http://www.abolonhesa.com

  20. Carla Mota disse:

    Que coisa mais linda! Nunca tinha ouvido falar. Faz lembrar os Açores, um arquipélago português no Atlântico. Obrigada pela partilha.

  21. Ester disse:

    Linda, linda, linda! Quero voltar lá logo!!

  22. Nossa, que linda! Eu sinto muita saudade dessas estradas do sul cheias de hortênsias. <3 E desses portais lindos e imponentes, haha. Ótimo passeio!

  23. Julia disse:

    Que linda essa estrada, faz jus ao nome. Adorei a dica, pensando em incluir no nosso roteiro de final de ano hahaha. Tomara que as hortênsias já estejam lindas assim. Obrigada pela dica. Abraço.

  24. Aiii adorei! Super programa de fds! Tô programando ir pro Brasil em Março e tem uma possibilidade grande de passar pela República de Curitiba :) vou ver se consigo me programar pra fazer essa road trip!

  25. Não sabia que é a mais bonita do Brasil! Já aprendi alguma coisa hoje :) Sou apaixonada pelo Brasil e vejo tantas razões para lá voltar tantas vezes mais…

  26. Rozembergue disse:

    Que passeio delicioso saindo de Curitiba! Quando eu voltar a cidade com certeza irei fazer!

  27. Viviane disse:

    Que estrada maravilhosa!!! Já me imaginei fazendo uma road trip por lá.

  28. Que lugar lindo! Não conhecia essa estrada e muito menos seus mirantes. Duas coisas me chamaram bastante atençao o rio Nhundiaquara e a possibilidade de fazer o passeio de bike.

  29. Adorei esse checklist de dicas no final do post. Já percebi que pela estrada, ir de bicicleta não é uma boa opção. Mas tudo bem, a gente vai de carro! :D

  30. Maira disse:

    Como boa Curitibana só posso concordar! Essa estrada é demais de linda =)

  31. Andre Astafieff disse:

    É tranquilo descer de carro pequeno e com criança?

    • Itamar Japa disse:

      Olá Andre, sim totalmente tranquilo. Só tem que tomar um pouco de cuidado se estiver chovendo, já que algumas partes da estrada são pavimentadas em paralelepípedos e tornam-se escorregadias. Mas é super tranquilo em dias ensolarados. A estrada é toda pavimentada, ou com asfalto, ou com paralelepípedos. A sinalização é ótima e tem um posto policial na entrada da estrada. Não se preocupe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>