Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Visitando uma fábrica de Mezcal, a prima da Tequila.

capa

A Tequila é a bebida mais famosa, mas você sabia que em algumas regiões do México quase não encontramos Tequila e outras bebidas são mais populares! Este é o caso do Mezcal, a bebida popular de Oaxaca. Nós visitamos uma fábrica de Mezcal e contamos a experiência:

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No México nós usamos a hastag #dmecnomexico

Visitando uma fábrica de Mezcal em Oaxaca. 

Depois de termos visitado a árvore mais grossa do mundo, uma interessante fábrica de tapetes, as maravilhosas Cascatas petrificadas de Hierve el Agua e a Zona Arqueológica de Mitla, o “lugar dos mortos”, nós  fechamos o tour pela região de Oaxaca visitando uma fábrica de Mezcal, a bebida mais popular de Oaxaca, no sul do México. Foi sem dúvida, uma das mais interessantes paradas do passeio.

A visita inicia com uma demostração dos tipos de Agave, planta utilizada pra fazer Mezcal, sua prima famosa, a Tequila e seu primo nem tão famoso (fora do México), o Pulque.

Mezcal

A “pinha” do Agave.

Mezcal-2

Tipos diferentes de Agave.

Depois de uma explicação sobre os tipos de Agave, suas características e curiosidades, nos é mostrado todas as etapas da produção da bebida, como fermentação e destilação.

Mezcal-4

Processo de produção.

Mezcal-5

Processo de produção.

Após uma breve palestra sobre a história da bebida, chega a melhor parte da visita, a hora da degustação. E o primeiro Mezcal que nos é servido é tirado direto dos barris.

Mezcal-7

Utilização de um bambu pra tirar a bebida dos barris.

Mezcal-6

Do Mezcal “premium” só um golinho pra cada um, rsrsrsr.

O Mezcal possui dezenas de variedades e “sabores”.  Estes sabores lembram nossas batidas (de coco, amendoim, maracujá, morango etc). É possível provar todos os sabores se desejar, incluindo o famoso Mezcal com a pequena larva, o “guzano”, um clássico…

Mezcal-12

Variedade de sabores.

E não pense que o guzano é o único ser estranho na degustação. Como acompanhamento para o Mezcal, nos servem uma iguaria típica mexicana, os “Chapulines” que são aqueles gafanhotos deliciosos…

Mezcal-9

Chapulines, laranja e sal de guzano.

Mezcal-11

A Paty provando um chapuline.

Não é preciso pagar nada, pois a visita faz parte do passeio. Claro, se desejar pode comprar algumas garrafas de bebida.

A visita a Fábrica de Mezcal é a última parada do passeio que fizemos em uma excursão pelo interior de Oaxaca e região e após a visita a esta fábrica retornamos pra cidade de Oaxaca de Juarez.

Mezcal, uma das bebidas mais tradicionais do México

Quando os espanhóis chegaram ao México descobriram que os locais utilizavam o Agave para produzir o Pulque, uma bebida bem tradicional no México, que era consumida antigamente em rituais religiosos. O Pulque é produzido através da fermentação do suco do Agave. Logo, os espanhóis utilizaram suas técnicas e começaram a destilar o liquido fermentado, criando então o Mezcal.

O Agave, também chamado de pinha, mezcal, ou maguey, é uma planta muito importante para os mexicanos até os dias de hoje, mas a planta foi bastante destacada entre os povos pré-hispânicos. Na cultura Azteca, por exemplo, a deusa Mayheul, que tem uma Agave como símbolo, representa saúde, longevidade, festividade e fertilidade.

De lá pra cá, a bebida começou a ser produzida em várias partes do México, tendo feito sucesso quando a Tequila foi apresentada ao mundo.

Mezcal-3

Maguey Azul – Agave da Tequila.

Aí você vai me perguntar, mas o que  Tequila tem a ver com o Mezcal? Tem tudo a ver meus amigos! E mais, fique sabendo que a Tequila é nada mais nada menos que uma espécie de Mezcal!!! Isso mesmo, a Tequila é uma espécie de Mezcal produzida com uma Agave especifica (o Agave Azul, ou Maguey Azul). Esta Agave se desenvolve melhor na região de Jalisco, no norte do México, mais especificamente na cidade de Tequila, a maior produtora da bebida.

Além da Tequila ser produzida com uma espécie diferente de Agave, a Tequila também diferencia-se dos demais Mezcais pelo processo de destilação, já que o Mezcal tradicional é destilado uma única vez, enquanto a Tequila deve ser destilada 2 ou 3 vezes.

Por lei nacional, a Tequila só pode ser produzidas em Jalisco e partes de alguns estados da região. Claro, as melhores Tequilas são de Jalisco.

Já o Mezcal, é produzido em várias partes do país, mas a região que mais produz a bebida e também tem as bebidas de melhor qualidade é o estado de Oaxaca.

Uma curiosidade é que pelo que percebemos existe uma certa rivalidade entre os mexicanos e suas bebidas regionais. Quando perguntávamos sobre a Tequila em Oaxaca, logo recebíamos uma resposta seca e direta, “aqui não tem Tequila, só tem lá pra cima, aqui tomamos Mezcal! Não foi uma, nem duas vezes que passamos por esta situação. Eles até ficam meio zangados, se perguntamos da Tequila.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre uma das bebidas mais tradicionais do México, não deixe de incluir uma visita a uma fábrica de Mezcal, quando for visitar o México. E lembre-se sempre “Para todo mal, Mezcal. Para todo bien también”!

Gostou do post? Salve a imagem abaixo no Pinterest – Aproveite pra nos seguir por lá. 

MEzcal_pinterest


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Oaxaca, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

24 Respostas para Visitando uma fábrica de Mezcal, a prima da Tequila.

  1. Confesso que provei o Mezcal, mas achei bem mais forte que a Tequila. E vocês também provaram o pulque? Quero muito conhecer Oaxaca, infelizmente não pude ir da última vez, mas já já vou matar essa vontade!

  2. Caramba não fazia ideia que o México tinha outra bebida tão famosa quanto a tequila. Muito bacana o post e a região de Oaxaca parece ser bem interessante de conhecer.

  3. Gê Azevedo disse:

    Essa viagem de vocês para o México foi um arraso, hein?
    Acho interessantíssimo o processo de produção de bebidas. Nunca tinha ouvido falar em agave, mezcal, pulque, nada!
    Mas, esses negócios com bicho aí não são pra mim, não. kkkk

  4. Muito interessante este passeio! Não sabia desta rivalidade. Para mim a tequila era a bebida mais importante de todo o México. Adorei conhecer um pouco mais dos costumes de lá!

  5. Que bacana! Eu adoro visitar fábricas de bebidas hahaha Gosto mais de cerveja, mas deve ter sido uma experiência incrível!!

  6. Taís disse:

    Que interessante, eu nunca tinha ouvido falar nessa bebida mezcal, fiquei com vontade agora de provar hehe
    :)

  7. Legal! Você tomou a com a larvinha também? Fomos ao México e meu filho AMOU comer o grilinho…

  8. Nossa adorei isso!
    Então a tequila é quase como a champagne, só é verdadeira verdadeira se for produzida em uma determinada região, né? Vivendo e aprendendo!

  9. Que bacana! Não conhecia essa bebida. E o passeio me lembrou muito os dos alambiques de Paraty, em que também mostram como é feita a produção da cachaça e dão provas no fim do passeio.

  10. Wow! Que visita! Gostaria que o Museu da Vodka em Moscou tivesse sido 1/3 do que foi essa visita an Fábrica de Mezcal. Adoro esses passeios interativos e que a gente vê os bastidores.

  11. Anne Carine Chaves disse:

    Muito interessante!! Muito boa sua explanação. Irei para o México em novembro e quero conhecer uma fábrica de Mezcal. Você indica algum passeio/excursão para fazer o passeio passando por agua hierve e mitla?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>