Grande Pirâmide de Cholula, conheça a maior Pirâmide do Mundo!

Publicidade:

Você sabia que a maior pirâmide do mundo fica no México!? Isso mesmo, ela fica localizada na cidade de Cholula, no centro-sul do México. A Pirâmide de Tepanapa, ou Grande Pirâmide de Cholula é a maior pirâmide do mundo em volume construído, maior até que a Grande Pirâmide do Egito (quase o dobro)! Confira o post pra saber mais:

Grande Pirâmide de Cholula

Localizada na cidade de Cholula, no estado mexicano de Puebla, a Pirâmide de Tepanapa, mais conhecida como a Grande Pirâmide de Cholula, é a maior pirâmide do mundo no que se refere a volume construído! E não é só isso, com 4,5 milhões de metros cúbicos, esta pirâmide é considerada como o maior monumento construído no mundo, entre todas a civilizações!

Para se ter uma ideia, a Grande Pirâmide de Gizé (Pirâmide de Quéops) possui “apenas” 2,4 milhões de metros cúbicos, já imaginou?

México
Pirâmide de Tepanapa – Grande Pirâmide de Cholula.

A Grande Pirâmide de Cholula mede 405 metros de cada lado e cobre uma área de aproximadamente 186 mil metros quadrados. Tem 66 metros de altura, quase a mesma altura da Pirâmide do Sol, que fica em Teotihuacan, também no México. No que se refere a altura, se comparada a Grande Pirâmide de Gizé, que tem 146 metros, a Pirâmide de Cholula é bem menor.

México Puebla
Detalhes da Pirâmide de Tepanapa.

Não se sabe ao certo quando a Grande Pirâmide de Cholula começou a ser construída, mas estima-se que tenha começado a ser construída a partir de 300 antes de Cristo. Sua construção foi feita em várias etapas por civilizações distintas. Na realidade a versão final é uma somatória de 7 pirâmides sobrepostas. Os arqueólogos estimam que o processo de construção tenha durado entre 500 e 1000 anos.

Grande Piramide de Cholula-10
Altar Mexica (Azteca).

Assim como quase todas as pirâmides da Mesoamérica, a Pirâmide de Cholula tem formato de uma grande montanha e foi justamente sua forma de montanha (e o fato da terra e a vegetação terem coberto a pirâmide) que fez com que os invasores espanhóis fossem enganados e não percebessem que a grande montanha na realidade era uma pirâmide enorme. Ainda hoje a pirâmide segue parecendo uma grande montanha e está coberta pela vegetação. São poucas as partes onde podemos observar a pirâmide em si.

Grande Piramide de Cholula-Puebla
Um dos pedaços da pirâmide onde é possível observar sua construção em detalhes.

Como demostração de seu domínio, os espanhóis chegaram a construir uma igreja (Santuario de Nuestra Señora de los Remedios) em cima da suposta montanha, mas não se deram conta de que a montanha na verdade era uma pirâmide. Caso tivessem percebido, talvez a pirâmide tivesse sido destruída, como aconteceu com muitas outras pirâmides mexicanas.

Publicidade.
Grande Piramide de Cholula-Igreja_Santuario de Nuestra Señora de los Remedios
Santuario de Nuestra Señora de los Remedios, no alto da pirâmide.

A pirâmide só foi descoberta séculos depois, em 1910, quando obras eram realizadas na, até então, montanha da Igreja Nuestra Señora de los Remedios.

Desde então, a cidade tornou-se importante polo turístico e recebe milhares de turistas do mundo todo.


>>> LEIA TAMBÉM:

+Monte Albán – A antiga capital Zapoteca
+Conhecendo as ruínas de Mitla – o “lugar dos mortos”
+Tula de Allende – a cidade dos Guerreiros Toltecas


Como é visitar a Grande Pirâmide de Cholula

A visita à Grande Pirâmide de Cholula se divide em duas partes. A primeira percorre parte de sua superfície e através de uma estrada “morro acima”, é possível chegar até o alto da pirâmide, onde está o Santuario de Nuestra Señora de los Remedios

Grande Piramide de Cholula-Santuario de Nuestra Señora de los Remedios
Santuario de Nuestra Señora de los Remedios.

A igreja original, começou a ser construída pelos espanhóis no ano de 1594, mas foi destruída por um terremoto no ano de 1864, mesmo ano em que as obras para a igreja que lá está começaram.

De lá pra cá a igreja sofreu com novos terremotos e raios, inclusive suas torres foram parcialmente destruídas no forte terremoto que aconteceu no México em 2017. Entramos em contato com a prefeitura de Cholula e nos informaram que as torres foram refeitas em 3 meses, ou seja, você pode ir pra Cholula que a igreja estará lá, lindona!

De lá do alto da pirâmide, além de visitar a bela igreja, é possível ter uma vista incrível de toda a região de Cholula, incluindo toda a Zona Arqueológica de Cholula, a cidade de Cholula e se o tempo permitir, os 4 vulcões que ficam nas proximidades da cidade (o Popocatepetl, o Iztaccíhuatl, o Malinche e o Pico de Orizaba – Citlaltépetl).

Grande Piramide de Cholula-mirante
Vista de Cholula a partir do alto da Grande Pirâmide.

Ah! Não é preciso pagar para subir até o topo da Pirâmide!

Já a segunda etapa da visita é realizada pelo interior da pirâmide! Isso mesmo, para começar o tour pela Pirâmide de Cholula é necessário atravessar um túnel de aproximadamente 800 metros! Este túnel é o único aberto ao público e atravessa o interior da pirâmide do lado norte ao lado leste. É só uma parte da rede de túneis que somam 8 km descobertos até agora.

Grande Piramide de Cholula-Túnel
O túnel da Pirâmide de Tepanapa.

No caminho a gente até cruza com alguns labirintos, que passam em cima e em baixo do túnel onde passamos. Para que ninguém se meta nestes túneis secundários por engano (ou não), eles estão fechados com grades.

Grande Piramide de Cholula-túneis
Labirinto de túneis.

Vale ressaltar que pessoas que tenham claustrofobia etc devem pensar bem, pois apesar de ser um túnel largo na maioria do trajeto ele dá umas afuniladas de vez em quando. O bom é que lá no interior do túnel é bem fresquinho! Um verdadeiro alivio pro calor que faz na cidade.

Grande Piramide de Cholula-túnel
Quem tem medo de escuro, ou lugares fechados!?

Após percorrer o túnel saímos na Zona Arqueológica, que fica do outro lado da Pirâmide. Lá é possível observar diversas etapas de variadas partes da Pirâmide. Lembre-se que a pirâmide na verdade é formada por várias pirâmides, uma sobre a outra. Cada vez que uma civilização nova chegava em Cholula, eles davam uma “reformada” na pirâmide pra deixá-la com a cara do seu povo.

méxico
Várias etapas da construção da pirâmide.

Dentre todos os locais que são percorridos após a saída do túnel destaca-se uma parte muito bem conservada, que nos faz imaginar como era a pirâmide antes de ser coberta com terra… Ah, por falar nisso, existem rumores que dizem que os próprios nativos cobriram a pirâmide com terra, quando ficaram sabendo que os espanhóis estariam se dirigindo a região.

Grande Pirâmide de Cholula- Mexico
Pirâmide de Tepanapa.

Outro ponto de interesse na Zona Arqueológica é o local chamado Patio de los Altares. Segundo os estudiosos era neste local que estava a entrada principal da pirâmide.

Grande Piramide de Cholula-Patio de los Altares
Detalhe – Patio de los Altares.

Ali também existe uma grande praça onde aconteciam celebrações, sacrifícios e os eventos político-religiosos mais importantes da cidade. Segundo o Site Arqueologia Mexicana, o local chegou a possuir lugar para abrigas 7500 pessoas.

Grande Pirâmide de Cholula-México
Patio de los Altares.

Além de atravessar todo o túnel e percorrer a zona arqueológica, também é possível visitar um pequeno museu que conta um pouco da história da pirâmide. O museu tem um pequeno acervo constituído de objetos encontrados por lá, um mural com uma réplica de uma pintura existente na pirâmide e uma maquete da pirâmide, que serve pra gente entender aquela coisa de 7 pirâmides sobrepostas.

Maquete da Pirâmide de Tepanapa
Maquete da Pirâmide de Tepanapa – vista lateral.
Grande Piramide de Cholula-maquete
Maquete da Pirâmide de Tepanapa – Vista frontal (mostra de sobreposições).

Para percorrer este setor (túnel, zona arqueológica e museu) é preciso pagar 70 pesos por pessoa. No portão de entrada, vários guias se disponibilizam a percorrer o trajeto (a partir de 100 pesos). Horário de funcionamento das 9h às 18h.

Na saída da pirâmide existe uma grande feira com inúmeros produtos. Você pode comprar souvenires, comer alguma coisa (inclusive os famosos chapulines) ou simplesmente passear e observar os artesanatos locais.

Souvenir mexicano.
Artesanatos mexicanos.

Aproveite que vai conhecer a Grande Pirâmide de Cholula e visite a cidade de Cholula. Nós fizemos um post com o que fazer em Cholula, confira.

Dicas:

-Leve muito protetor solar e passe o tempo todo! O sol mexicano é psicopata!!!

– Leve muita água e beba o tempo todo!

-Dentre todos os lugares que estivemos no México, o lugar que achamos artesanatos mais baratos (incluindo as tradicionais caveiras mexicanas) foi na feira de frente pra pirâmide. Aproveite!

-Em frente a Pirâmide de Cholula existe uma pequena praça onde acontece o tradicional ritual dos Voladores de Papantla, não deixe de ver é muito legal.

Como Chegar a Grande Pirâmide de Cholula

Grande Piramide de Cholula-Cholula!
Cholula – Pueblo Magico.

Cholula está localizada a cerca de 9 km da cidade de Puebla e aproximadamente 120 km da capital, a Cidade do México.

Partindo de Puebla é bem simples chegar até a cidade de Cholula. Utilizando o transporte público, existem várias linhas que fazem o trajeto e o preço é bem barato, cerca de 10 pesos. O tempo é de aproximadamente 1 hora.

Também existe um trem turístico de Puebla a Cholula que faz o trajeto em cerca de 40 minutos. São 3 horários durante a semana e 4 horários nos sábados, domingos e feriados. O preço é de 60 pesos para turistas estrangeiros.

Partindo da Cidade do México, a empresa Estrella Roja, parte do Terminal de Buses Oriente (TAPO) e tem ônibus direto para Cholula. O preço é aproximadamente 140 pesos.

Da cidade do México e de Puebla também partem tours de agências de viagens.

Outra opção é alugar um carro na Cidade do México, ou em Puebla.


>QUER AJUDAR O BLOG SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cholula, em Puebla, na Cidade do México, ou em qualquer parte do mundo atravésdoBooking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro no México!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Artigo anteriorConheça a imponente Praça Vermelha, em Moscou.
Próximo artigo10º Osterfest de Pomerode – Santa Catarina
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

14 COMENTÁRIOS

  1. Wow! Fiquei pasmado com a qualidade das tuas fotos e pela beleza deste monumento. Adorava conhecer o México, não tanto pelas suas praias, mas mais pelos vestigios de uma cultura grandiosa que se extinguiu há séculos!

  2. Nossa, achei muito legais estas visitas. Interessantíssimas! Estive no México, mas 15 dias foram poucos para tudo de bacana que o país oferece. Pretendo revisitar o e vou incluir Cholula porque amei este lugar!!!!!

  3. Anotei as dicas e fui a Puebla e Cholula. Impedíveis! Muito obrigada! Tenho pavor de túneis, mas enfrentei! Depois volto pra falar de mais lugares onde fui, seguindo as dicas de vocês… Abraços aos dois e boa sorte.

  4. Muito interessante mesmo! Parabéns pelas descrições!
    Fiquei sabendo da pirâmide de Cholula pelo documentário “REVELAÇÕES PRÉ Históricas” no Netflix (recomendo ver) e cheguei nesta sua página fazendo uma pesquisa na Internet pelo Google.
    Acabei de chegar de uma viagem de duas semanas ao México, fazendo uma verdadeira “saga” pelo interior daquele país, passando por diversos Estados, desde a Capital, passando por Oaxaca, Puebla, Chiapas, Tabasco, Campeche até Yucatán.
    Estive inclusive na cidade de Puebla, onde visitei a Igreja de Tonantzintla, com decorações Astecas.
    Infelizmente não fui informado sobre a Pirâmide de Cholula e não fui conhecer.
    Tive a oportunidade de visitar (e inclusive subir) em outras pirâmides Maias e Astecas, nas cidades do México, Mont Alban, Mitla, Campeche, Palenque, Uxmal e Chichen Itzá.
    Foi uma viagem muito cultural e de muito sincretismo com as Culturas Maias e Astecas, que ainda estão vivas nas vidas dos Mexicanos.
    No entanto ficou faltando visitar esta Pirâmide de Cholula.
    Grato por compartilhar! 👍😊

    • Olá Roberval. O México é um país incrível, com uma grande herança cultural dos povos originários. É realmente maravilhoso conhecer tanta coisa e visitar estes sítios arqueológicos. Uma grande experiência, de fato. Obrigado por sue comentário, espero que tenha nova oportunidade de voltar ao México para explorar e conhecer outros sítios arqueológicos. Abraços.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here