Conheça o GUM, uma antiga loja soviética que se transformou no shopping mais caro do mundo.

Publicidade:

Você sabia que um dos ícones da Praça Vermelha é atualmente um shopping center cheio de lojas de grifes? Neste post você vai conhecer o GUM, uma antiga loja soviética, que ironicamente se transformou no shopping mais caro do mundo.

Shopping GUM – Moscou. 

O belíssimo edifício localizado ao lado da Praça Vermelha de Moscou, é um dos únicos edifícios da região que não tem representação política ou religiosa.

Foi construído inicialmente por ordens da Tzarina Catarina II, para se tornar um centro comercial do Império Russo.

Ganhou a forma atual alguns séculos depois, já que teve que ser reconstruído devido a um incêndio.

O projeto foi elaborado no estilo “revivalismo russo” e foi construído entre os anos de 1889 e 1893.

Shopping Gum
GUM – Moscou

O maior destaque fica por conta do telhado de vidro com 14 metros de diâmetro. Este telhado, único de sua época, foi projetado pra suportar o acumulo de neve, típico do rigoroso inverno russo. São 20.000 placas de vidros reforçadas por milhares de bastões metálicos. Em dias ensolarados o efeito causado pelos raios solares é muito interessante.

gum-moscou-5
Detalhes do GUM, e seu teto de vidro…

O centro comercial chegou a contar com milhares de lojas, mas após a revolução de 1917, foi estatizado tornando-se um mercado de distribuição de bens de consumos para toda a população russa, independente da classe, etnia ou gênero.

GUM, uma antiga loja soviética que se transformou no shopping mais caro do mundo.

O nome GUM (ГУМ)  foi originado exatamente nesta época. GUM era a abreviatura de: Loja de Departamento gum-moscou-3Estatal (Государственный Универсальный Магазин).

Publicidade.

Durante muitos anos, o GUM serviu como lojas populares, mas na época de Stalin, foi transformado em escritórios criados para o primeiro plano Quinquenal de Stalin. Em 1953, o GUM voltou a ser usado como lojas de departamentos.

Com o fim da URSS, o GUM foi privatizado e depois de várias negociações tornou-se um dos centros comerciais mais conhecidos e luxuosos da Rússia. Seu nome foi alterado para Loja de Departamento Universal ( Главный Универсальный Магазин), mantendo a abreviação do nome original (em russo, lógico).

Com 242 metros de comprimento, o elegante edifício imperial é hoje um dos centros comerciais mais famosos do mundo e dizem os especialistas que é o shopping mais caro do mundo! E veja como são as coisas, o GUM fica bem na frente do Mausoléu de Lenin

Basta dar uma olhadinha nos carros do estacionamento do GUM para ver qual é o publico que o frequenta… Tirando os turistas curiosos, claro!

shopping mais caro do mundo
Estacionamento GUM.

LEIA TAMBÉM:

+TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR O KREMLIN DE MOSCOU.
+CONHEÇA O METRÔ DE MOSCOU, O PALÁCIO DO POVO.
+VOCABULÁRIO BÁSICO DE RUSSO PARA VIAGEM.


Mas mesmo que você não pretenda comprar em nenhuma das várias lojas de grife existentes no GUM, vale a pena ir lá conferir a beleza da arquitetura do edifício…

shopping mais caro do mundo
Interior do GUM.

Durante a noite, o GUM fica todo iluminado, completando a beleza da Praça Vermelha e do Kremlin de Moscou.

gum-moscou-11
O Gum todo iluminado, junto a Praça Vermelha e Kremlin.
gum-moscou-8
Iluminação noturna GUM, o shopping mais caro da Rússia.

Nós apenas demos umas voltinhas pelo interior do GUM, pois definitivamente não somos fans de shoppings, muito menos em um shopping considerado como o shopping mais caro do mundo. Mas, estando em Moscou, visitar o GUM, por toda sua história e pela sua bela arquitetura, é um passeio imperdível!

Observação: Voltamos para a Rússia e visitamos o GUM novamente em breve atualizações.

Confira o vídeo que fizemos no Shopping GUM: 

SERVIÇO:

Ingresso: Entrada gratuita

Horários:  Diariamente, das 10h às 22h

GUM: Site oficial – http://www.gum.ru/


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


Artigo anteriorComo é visitar o Mausoléu de Lenin, em Moscou.
Próximo artigoFarol de Santa Marta, um paraíso no litoral Sul de Santa Catarina
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

26 COMENTÁRIOS

  1. Que demais! Eu já conheço esse lugar! Eu visitei a Rússia em época de fim de ano e este shopping estava todo decorado para o natal, foi muito legal me abrigar no calorzinho do aquecedor deste ambiente enquanto do lado de fora estava absurdamente frio! Valeu a pena! Abração!

  2. Que loucura de lugar. Fez-me lembrar um pouco a arquitetura de shoppings (ou centros comerciais) que conheci em Bruxelas, Paris ou Amesterdão. Deve ser ótimo passear pelos corredores só para ver os detalhes.

  3. O GUM é um shopping que merece várias visitas, pois tem ótimas lojas, uma ótima salumeria-mercado no térreo, uma ótima praça de alimentação, ótimos restaurantes, cinemas, o Bosco Café no topo (com vistas para a Praça Vermelha), um quiosque com ótimos sorvetes a preços módicos, e sempre, sempre uma decoração interna e externa belíssimas, de acordo com as estações do ano e demais épocas festivas da cidade.

    No final da rua do GUM – do outro lado da rua – há uma excelente loja de brinquedos com seis andares e um mirante em seu topo: Detski Mir (Mundo das Crianças). Este shopping fica bem próximo do Teatro Bolshoi e do ótimo Parque Zariadie.

    Com relação a Moscou, se você ficar cinco anos saindo todos os dias, não terá tido tempo de ver tudo de excelente que a cidade oferece. Claro que saber um pouco de russo, ou pelo menos o alfabeto, ajuda muitíssimo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here