O passeio até as Islas del Rosario e Isla Baru, em Cartagena.

Publicidade:

Embora Cartagena de Indias esteja localizada em pleno Mar do Caribe, as praias existentes no continente não são lá estas coisas! Mas não fique triste, Cartagena possuí belas praias em sua parte insular. São as ilhas que formam o Arquipelogo Islas del Rosario e nós vamos falar sobre algumas delas agora, confira:

Como é o Passeio até as Ilhas de Cartagena

Fomos conhecer um pouquinho dessa belezura e fizemos o famoso passeio até algumas das Islas del Rosario e Isla Bauru.

Playa_Blanca_ISLADELROSARIO_Cartagena_Colombia
Playa Blanca – Isla Baru – Cartagena de Indias. Foto: David Shankbone/Wikimedia

As Islas del Rosário formam um arquipélago e fazem parte do Parque Nacional Natural Corales del Rosario y de San Bernardo.

Ao contrário das praias continentais este arquipelago é formado por lindas ilhas e indo até elas você vai realmente poder dizer que está no Caribe!!


>>> LEIA TAMBÉM:

O que fazer em Cartagena – Guia Completo.
Como é o passeio de Chiva em Cartagena.


Islas del Rosário- ilhas
Islas del Rosario – Cartagena de Indias – Colômbia.

Como ir até as Islas del Rosário

Barco Grande

Existem 2 opções de transporte marítimo pra fazer este passeio. O primeiro é através de um barco turístico grande, que leva cerca de 2h30 de viagem.

Publicidade.

Este barco possui banheiros, um bar e de quebra toca música caribenha durante a viagem. É bem espaçoso, confortável e ainda permite que os visitantes se desloquem por seu interior.

Apesar das comodidades o tempo de viagem com este barco é muito, muito grande.

Nós fomos com este barco maior, porque conseguimos um desconto e na época pagamos 35 mil pesos por pessoa. Nos arrependemos da escolha, porque praticamente não sobrou tempo pra aproveitar a praia, já que ficamos a maior parte do tempo dentro do barco. (cerca de 5h de viagem – ida e volta).

Islas del Rosário - Cartagena - Colômbia
Partiu ilhas de Cartagena no barcão lento!

Lancha rápida – Voadeira

A segunda maneira de chegar até as ilhas, é através de uma lancha pequena e rápida que leva aproximadamente 1h até a primeira atração.

Apesar da vantagem de se chegar mais rápido, os pontos negativos da lancha são: você vai ter que se acomodar e ficar no seu lugar durante toda a viagem. Não é possível se levantar. Também pode ser que você se molhe muito se o mar não estiver calmo.

Além disso, quem fica enjoado com barcos, tem uma grande possibilidade de marear com os balanços da lancha, que literalmente “pula” sobre as ondas.

O preço é de aproximadamente 70 mil pesos (negociáveis) e vale ressaltar que independente de qual maneira você escolha pra ir as Islas del Rosario, é necessário pagar mais 13.500 pesos de taxas portuárias.

Islas del Rosario

O primeiro destino é o Oceanario de las Islas del Rosario que fica na Isla de San Martín de Pajares, uma das ilhas do arquipélago

Quando você chega ao oceanário, você é avisado que deve escolher entre as 2 opções de atividades disponíveis na ilha (ou ficar esperando sem fazer nada no barco).

A primeira e principal atividade, é a visita ao oceanário. A entrada custa 25.000 pesos (não incluídos no valor do passeio).

A segunda opção é alugar um snorkel e se divertir no mar do caribe em uma praia que fica na outra extremidade do Oceanário.

Oceanário Islas del Rosário
Oceanario de las Islas del Rosario.

Oceanário de las Islas del Rosario

O oceanário na verdade se chama Acuario de San Martín de Pajarales e nós optamos por visitá-lo.

São vários aquários naturais, construídos de maneira com que a própria água do mar forme os tanques.

Nestes tanques estão diversas espécies de animais marinhos, entre elas várias espécies de peixes, tubarões, tartarugas e aves aquáticas.

Islas del Rosário- tartarugas
Tartarugas.
Tubarões - Islas del Rosário
Tubarões.

O principal destaque do oceanário fica por conta da apresentação dos golfinhos adestrados.

Estes golfinhos dão um verdadeiro espetáculo, levando o público presente ao delírio.

Oceanário Islas del Rosário
Oceanario Islas del Rosario – Show dos golfinhos.
Islas del Rosário-16
Oceanario Islas del Rosario – Show dos golfinhos.
Oceanario Islas del Rosário
Oceanario Islas del Rosario – Show dos golfinhos.

Outro momento muito interessante é a hora em que alimentam os tubarões. O tratador praticamente dá de comer aos “bichinhos” na mão, ou melhor nos pés… É bem legal e meio tenso também.

Islas del Rosário-Tubarões
E o pássaro querendo filar um peixinho…
Tubarões no oceanário.
… mas é melhor não ficar muito perto!

As Aves aquáticas são um verdadeiro bônus no passeio, pois fazem questão de participar do show, roubando peixes dos tratadores e dos animais, sobrevoando junto ao público e até fazendo poses pra foto.

Islas del Rosário-passaro
Os pássaros também querem participar do show.

Depois da visita ao oceanário, em pouco mais de meia hora (barco grande), desembarcamos na Playa Blanca, localizada na Isla Baru.

EDIT: Na época em que fizemos este passeio não tínhamos tanta conciência. Nos dias de hoje optamos por não visitar atrações que utilizam animais como atrativos.

Playa Blanca – Isla Baru

A chegada à Playa Blanca não é das mais tranquilas, logo no desembarque, dezenas de vendedores ambulantes caem matando em cima dos turistas e disputam os visitantes como se fosse uma questão de vida e morte!

Também é meio constrangedor o tanto de lixo existente ao lado da trilha que percorremos logo na chegada. Bem triste, horrível cena para um lugar tão belo!

Em meio aos vendedores ambulantes e o lixo jogado na mata (2 fatores desagradáveis) somos conduzidos até um restaurante.

Neste restaurante é servido um almoço, que já está incluído no valor do passeio. O almoço é bem simples (peixe, arroz, salada, banana frita e suco), mas bem gostoso.

Vale ressaltar que mesmo quando você está comendo os vendedores ficam ali sentados junto à mesa, apesar de não oferecerem os produtos ficam esperando pra vender as coisas depois que você sair do comedor– muito chato mesmo!

Depois do almoço é preciso se livrar dos vendedores chatos e nós saímos de fininho, demos um “olé” neles e finalmente fomos a praia.

Islas del Rosario - Playa Blanca - Isla Baru.
Playa Blanca – Isla Baru.

É possível alugar guarda-sol pra ficar na praia, apesar de que, com o barco grande o tempo de permanência é muito reduzido e nem vale a pena pegar o guarda-sol!

A Playa Branca é bem bonita, com mar esverdeado, areia fina e alguns coqueiros contornado a orla. Mas apesar de bela, possui uma série de fatores negativos, o pior de todos com certeza é a chatice dos vendedores ambulantes e também a quantidade de lixo jogada em meio a mata, além disso também existem diversos ouriços do mar, assim como em outras praias da região.

Islas rosario-PlayaBlanca-Colombia
Uhuul, Isla Baru!

Uma dica é comprar sapatilhas de borracha que servem pra proteger os pés no mar, evitando acidentes com os ouriços. Várias lojas vendem essas sapatilhas por lá.

Outra coisa que além de chata é perigosa, é o fato de alguns malucos de Jet ski ficarem passando toda hora, bem próximo aos banhistas.

Isla baru - Playa Blanca - Cartagena de Indias
Jet ski tirando fino dos banhistas.

Existem relatos que dizem que  Playa Blanca é bem cheia, mas como fomos em um dia de semana, pelo menos quanto a isso não tivemos problemas. Nos finais de semana você deve caminhar um pouco pra encontrar trechos mai vazios.

Com o barco grande o tempo de permanência na Playa Blanca é tao curto que nem acreditamos quando ouvimos o apito do barco que estava nos chamando. Quase perdemos a volta. Até perceber que era nosso barco que estava apitando pra gente passaram-se mais uns 15 minutos. Juntos de um casal chileno, atrasamos a volta dá galera em alguns minutos, kkk.

Outras opções

Uma boa alternativa pra quem quer curtir melhor a Playa Blanca, é pegar o barco que sai de Cartagena e vai direto, sem passar no oceanário. Uma boa opção é pernoitar na Ilha, já que existem algumas opções de hospedagem espalhadas pela ilha.

Além dos barcos, também é possível chegar até a Isla Baru através de vans que fazem o percurso via terrestre. Os preços são similares aos preços cobrados pelas empresas que fazem o trajeto via marítima.

Outra alternativa é chegar a Isla Baru por conta própria. Para isso é preciso pegar um ônibus até o vilarejo de Pasacaballos e de lá seguir em moto-táxi. É a maneira mais economica e o preço é bem menor do que os meios anteriores.

Outras ilhas

Além deste passeio que fizemos, que é o mais popular, existem outras opções de passeios que podem ser contratadas em Cartagena. A maioria deles leva os visitantes até outras ilhas, que não são públicas como a Isla Baru.

São ilhas particulares que custam mais caro pra chegar, mas em compensação são mais desertas, não possuem vendedores ambulantes e nem lixo na praia. Certamente é uma excelente opção!

A Paula do blog Mochilinha Gaúcha visitou algumas destas ilhas particulares e relatou a experiência. Leia aqui. O blog StheOntheRoad também foi a uma ilha particular, confira aqui a experiência.

O retorno

O retorno até a cidade de Cartagena é um pouco intediante, já que o barco grande demora uma eternindade.

O que foi legal foi o pôr do sol, quando curtimos um final de tarde espetacular!

Cartagena de Indias
Pra fechar o passeio com chave de ouro.

Gostou deste post sobre as Islas del Rosário e Isla Baru?

Se você gostou deste post por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Se tiver alguma dica para acrescentar deixe um comentário. Quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados abaixo:


>>> QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:

+ Parque nacional tayrona, paraíso preservado no Caribe Colombiano. 
+ Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia.
+ Medellin, muito mais do que esperávamos!


Artigo anteriorTrilha Sonora – Aterciopelados – Colômbia
Próximo artigoParque das Aves, conheça um dos parques mais belos de Foz do Iguaçu.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

57 COMENTÁRIOS

  1. Bom dia, tudo bem?
    Estou indo para Cartagena em maio e gostaria de saber se a compra dos passeios só da pra fazer lá in loco ou se há alguma forma de comprar online?
    Obrigado pela ajuda.

  2. Ola!
    Estou indo em Agosto com mais 3 pessoas para Cartagena. Sera q valeria a pena alugar carro e ir para Isla Del Rosario, se hospedar por la?
    São apenas 7 dias de viagem e gostariamos de ficar metade do tempo em praias.
    Obrigada.

    • Olá Rosana, não sei se seria uma boa alugar carro. A única ilha que tem acesso terrestre é justamente a Isla Baru, onde está a famosa Playa Blanca. O problema é que esta ilha é a mais cheia, com muitos moradores locais e vendedores ambulantes. Existem outras ilhas que são muito bonitas, onde só se chega com barco. São ilhas mais vazias e que permitem passeios de um dia todo. Eu no seu lugar, com 7 dias em Cartagena, visitaria estas ilhas em passeios de um dia. Outro fator relevante é que o trânsito é bem confuso na Colômbia… Espero ter ajudado.

      • Tomem cuidado com Isla Tierra Bomba na costa de Cartagena. Suja, águas turvas, lixo na água e na areia. Vendedores locais inconvenientes que parece extorsão. Comida feita em condições muito precárias de higiene e com preços absurdos. Passeio que vai causar arrependimento com certeza.

    • ola tmbem estou indo em agosto pelo que tenho pesquisado os taxis la são bem em conta, e tem tambem os passeios de chiva que vc consegue fazer para algumas cidades proximas com na reserva.

    • A ilha Baru, foi a que fui, é uma das maiores e é a mais clássica, porém tem muitos ambulantes…

      A Ilha San Martin de Pajarales é onde fica o oceanário.

      Também existem várias outras ilhas que são particulares e muitas delas possuem hotéis/ resorts, que podem ser utilizados mesmo que você não se hospede neles (full day/day tour).

      A Isla CocoLiso, Isla Del Encanto, Isla Gente de Mar, Isla del Sol são algumas das melhores opções… 🙂

      Espero que tenha ajudado…

    • Oi Elis, td bem?
      Vi que vc foi em outubro, o mesmo período que irei este ano. Estou com receio das chuvas…nesse período que vc foi choveu bastante?

    • Olá Talita, sim é possível nadar com os golfinhos, para isso terá que pagar uma taxa maior. Vale ressaltar que isso depende também do tipo de apsseio que vocÊ escolha, no que escolhemos, por exemplo, acredito que não ia dar tempo, pois é bem rápido. 🙂

      Sei também que no oceanário de Santa Marta, também é possível nadar com golfinhos, se tiver pensando em ir para Santa Marta, talvez seja mais fácil nadar com os golfinhos, já que o acesso é mais fácil.

      Saiba mais sobre Santa Marta aqui: http://www.demochilaecaneca.com.br/santa-marta-cidade-antiga-da-colombia/

    • Olá, no Oceanário é possível nadar com golfinhos, sim. Acabamos de voltar de lá. Mas essa atividade, na verdade se resume a entrar na água e tirar uma foto com o golfinho, fazendo carinho nele, por cerca de 1 minuto. Custa COP 50.000 (em torno de 50 reais) e exclusivammente para mulheres ou crianças (creio que tenha algo a ver com hormônios masculinos, pois a foto é com uma fêmea).

  3. olá, irei para Cartagena e pensei em conhecer o arquipélago do rosário. Uma opção é fazer o serviço de day use em San Pedro Majagua, só que estou com uma duvida: essa opção me permite usufruir da praia e conhecer o oceanario?

    • Olá Carolina, esta ilha onde fica o Hotel San Pedro Maragua fica longe da ilha do Oceanário, que é a Isla de San Martín de Pajares. Você vai poder desfrutar da ilha do seu hotel, mas dificilmente vai poder ir ao Oceanário, a não ser que você contrate uma embarcação que te leve até lá, ou se o Hotel San Pedro Maragua tiver este passeio também. 😉

    • Olá Rafa, até hoje nunca pediram esta carteirinha, em nenhum país que visitamos, mesmo os que são obrigatórios, mas de qualquer forma sempre levamos. Pra visitar a Colômbia não é obrigatório a carteirinha, mas dependendo da região que você vá, é altamente indicado. Neste LINK AQUI tem a lista de países que exigem a vacina, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

      • Oi.. só atualizando, estou na Colômbia agora (08/07/2017) e estão exigindo a carteira internacional (anvisa) com a vacina da frebre amarela. Minha amiga perdeu o voo porque não a deixaram embarcar sem a comprovação da vacina tomada pelo menos 10 dias antes da viagem (viemos de Latam). Chegando na imigração, o servidor colombiano também pediu minha carteirinha para verificar a vacina!

  4. Olá Luciana,

    Estou em duvida se passo o dia no Cocoliso, Isla del Sol ou Gente de Mar… vc acha que compensa ficar na ilha uma noite? Eu consigo transfer direto sem passar pelo oceanário?
    Vc acha q vale a pena levar dolar?

    Obrigada e parabéns pelo site.

  5. boa noite, estou querendo ir com minha esposa para cartagena
    gostaria de saber o quanto de dinheiro levar,
    incluindo passeios, refeiçoes.? alguem por favor me da uma ideia de quanto custam os paseios ?

  6. Olá! Primeiro quero parabenizá-los pelo blog, mt show!
    Estou indo para Cartagena em junho e gostaria de saber a dica com relação a moeda/câmbio. O q Vcs levaram? Onde trocaram? Qual a sugestão? Tks, Marcia.

    • Olá Marcia, a melhor opção é levar dinheiro em espécie, no caso dólar. Por incrível que pareça, foi em Cartagena que conseguimos o melhor preço naquela ocasião (melhor que Bogotá, Medellin, Santa Marta). O melhor preço que encontramos era em uma casa de cambio que ficava na primeira rua a direita, após a entrada pela Puerta del Reloj. 😉 Espero que ainda esteja com a melhor cotação. Boa Viagem!

  7. Olá.. Gostaria de saber se há algum transporte alternativo de Cartagena para Isla del rosário? Vou ir no final do ano com mais 3 pessoas!! Gostaria de saber se tem também alguma trilha legal para fazer perto de cartagena? Vamos ficar 3 dias só e depois partiremos para San andrés Obrigada!!

    • Olá Carolina as Islas del Rosário são formadas por 28 ilhas. A única ilha que tem acesso por transporte alternativo é a Isla Baru. Confere aí no texto que tá escrito tudo isto… 🙂

      Agora, eu acho que 3 dias é pouco pra pensar em trilha, se eu fosse você separaria um dia pra conhecer o interior da cidade, um dia pra conhecer o exterior da cidade e um dia pra ir pra alguma das ilhas do arquipélago del Rosário. 😉

      Se tiver mais tempo disponível pode ir até Santa Marta e fazer a trilha que vai até o Parque Nacional Tayrona. 🙂

      Boa viagem! 🙂

  8. Olá, vocês se recordam de quanto tempo em média ficaram na Playa Blanca? Sei que o tempo é curto, mas gostaria de ter uma noção em horas. Se souberem informar a hora que embarcaram e desembarcaram em Cartagena, fica até mais fácil. Sei que as lanchas rápidas são mais indicadas pelo tempo de percurso, porém ao pesquisar notícias locais, vi que os acidentes em alto mar com estas lanchas são muito frequentes, então talvez seja melhor esperar um pouco mais no trajeto e não por em risco a segurança, né? Agradeço desde já!

    • Olá Danielly, não lembramos exatamente o horário que fomos, mas foi bem de manhã, como 8, ou 9 horas mais ou menos. Passamos no Aquário e depois fomos até a Isla Baru, onde imagino que ficamos umas 2 horas aproximadamente.

      Não sabia sobre os acidentes nos barcos pequenas, mas talvez uma boa alternativa seja ir por terra.

      Se um dia a gente voltar lá, iremos por terra e ainda pretendemos pernoitar por lá. Espero ter ajudado!

    • Olá Mara, se você já tiver peso leve, claro, porém se ainda não tiver talvez a melhor opção seja fazer cambio por lá, ou até mesmo sacar direto nos caixas eletrônicos em moeda nacional. Quanto aos valores, os preços no post se referem ao ano em que viajamos, de lá pra cá podem ter sofrido alguma alteração.. 😉 Boa viagem.

  9. Estive em Cartagena semana passada, num grupo de 06 pessoas.
    Compramos o passeio a baru de um vendedor de rua que veio até nosso hotel vender.foi terrível, voltamos com muitos hematomas de tanto que o barco pulava. Tudo muito desorganizado, sem se preocupar com tamanho dos coletes, pessoal muito despreparado, muitas crianças chorando de medo, foi um pesadelo.
    Não comprem dos vendedores de rua, vão em uma agência e perguntem tudo sobre o passeio.

    • Obrigado por compartilhar com a gente a experiência Edna. Você deve ter ido com o barco rápido que citamos no post. Vimos estes barcos passando ao nosso lado e realmente pulava bastante. Que bom que você deu seu depoimento aqui pra gente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here