Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O passeio até as Islas del Rosario e Isla Baru, em Cartagena.

o-que-fazer-em-cartagena-islas-del-rosario

Embora Cartagena esteja localizada em pleno Mar do Caribe, as praias existentes na cidade não são lá estas coisas! Mas não fique triste, Cartagena possuí belas praias em sua parte insular, são as ilhas que formam o Arquipelogo Islas del Rosario. Confira:

Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia

O passeio até as ilhas de Cartagena

Fomos conhecer um pouquinho dessa belezura e fizemos o famoso passeio até as Islas del Rosario e Isla Bauru.

Ao contrário das praias continentais de Cartagena, o arquipélago (28 ilhas no total) que faz parte do Parque Nacional Natural Corales del Rosario y de San Bernardo (info: aqui), é muito bonito e chegando lá você vai realmente poder dizer que está no Caribe!!

Islas del Rosário-2

Islas del Rosario – Cartagena de Indias – Colômbia.

Como ir até as ilhas 

Existem 2 opções de transporte marítimo pra fazer este passeio. O primeiro é através de um barco turístico grande, que leva cerca de 2h30 de viagem.

Este barco possui banheiros, um bar e de quebra toca música caribenha durante a viagem. É bem espaçoso, confortável e ainda permite que os visitantes se desloquem por seu interior.

Apesar das comodidades do barco maior, o tempo de viagem é muito, muito grande.

Nós fomos com este barco, porque conseguimos um desconto e pagamos 35 mil pesos por pessoa. Nos arrependemos da escolha, porque praticamente não sobrou tempo pra aproveitar a praia, já que ficamos a maior parte do tempo dentro do barco. (cerca de 5h de viagem – ida e volta).

Islas del Rosário

Partiu ilhas de Cartagena no barcão lento!

A segunda maneira de chegar até as ilhas, é através de uma lancha pequena e rápida que leva aproximadamente 1h até a primeira atração.

Apesar da vantagem de se chegar mais rápido, os pontos negativos da lancha são: você vai ter que se acomodar e ficar no seu lugar durante toda a viagem, sem poder se levantar. Também pode se molhar muito se o mar não estiver calmo.

Além disso, quem fica enjoado com barcos, tem uma grande possibilidade de marear com os balanços da lancha, que literalmente “pula” sobre as ondas.

O preço é de aproximadamente 70 mil pesos (negociáveis) e vale ressaltar que independente de qual maneira você escolha pra ir as Islas del Rosario, é necessário pagar mais 13.500 pesos de taxas portuárias.


LEIA TAMBÉM:

- O QUE FAZER EM CARTAGENA – GUIA COMPLETO
- COMO É FAZER O PASSEIO DE CHIVA EM CARTAGENA DE INDIAS.


 Islas  del Rosario

O primeiro destino é o Oceanario de las Islas del Rosario que fica na Isla de San Martín de Pajares, uma das ilhas do arquipélagoQuando você chega ao oceanário, você é avisado que deve escolher entre as 2 opções de atividades na ilha (ou ficar esperando sem fazer nada).

A primeira e principal, é a visita ao oceanário, com entrada de 25.000 pesos (não incluídos no valor do passeio).

A segunda opção é alugar um snorkel e se divertir no mar do caribe, em uma praia que fica na outra extremidade da ilha do Oceanário.

Oceanário Islas del Rosário

Oceanario de las Islas del Rosario.

Oceanario de las Islas del Rosario

O oceanário na verdade se chama Acuario de San Martín de Pajarales e nós optamos por visitá-lo. Gostamos bastante.

São vários aquários naturais, construídos de maneira com que a própria água do mar forme os tanques. Nestes tanques estão diversas espécies de animais marinhos, entre elas várias espécies de peixes, tubarões, tartarugas e aves aquáticas.

Islas del Rosário-7

Tartarugas.

Tubarões - Islas del Rosário

Tubarões.

O principal destaque do oceanário fica por conta da apresentação dos golfinhos adestrados. Estes golfinhos dão um verdadeiro espetáculo, levando o público presente ao delírio.

Oceanário Islas del Rosário

Oceanario Islas del Rosario – Show dos golfinhos.

Islas del Rosário-16

Oceanario Islas del Rosario – Show dos golfinhos.

Oceanario Islas del Rosário

Oceanario Islas del Rosario – Show dos golfinhos.

Outro momento muito interessante é a hora em que alimentam os tubarões. O tratador praticamente dá de comer os “bichinhos” na mão, ou melhor nos pés… É bem legal e meio tenso também.

Islas del Rosário-11

E o pássaro querendo filar um peixinho…

Islas del Rosário-10

… mas é melhor não ficar muito perto!

As Aves aquáticas são um verdadeiro bônus no passeio, pois fazem questão de participar do show, roubando peixes dos tratadores e dos animais, sobrevoando junto ao público e até fazendo poses pra foto.

Islas del Rosário-13

Os pássaros também querem participar do show.

Depois da visita ao oceanário, em pouco mais de meia hora (barco grande), desembarcamos na Playa Blanca, localizada na Isla Baru.

Playa Blanca

A chegada a Playa Blanca não é das mais tranquilas, logo no desembarque, dezenas de vendedores ambulantes caem matando em cima dos turistas e disputam os visitantes como se fosse uma questão de vida e morte!

Também é meio constrangedor o tanto de lixo existente ao lado da trilha que percorremos logo na chegada, achei muito triste isso!

Em meio a vendedores ambulantes e lixo jogado na mata (2 fatos muito desagradáveis) somos conduzidos até um restaurante, onde é servido um almoço, que já está incluído no valor do passeio. O almoço é bem simples (peixe, arroz, salada, banana frita e suco), mas bem gostoso.

Vale ressaltar que mesmo quando você está comendo os vendedores ficam ali sentados junto à mesa, apesar de não oferecerem os produtos ficam esperando pra vender as coisas depois que você sair do comedor– muito chato mesmo!

Depois do almoço é preciso se livrar dos vendedores chatos e nós saímos de fininho, demos um “olé” neles e finalmente fomos a praia.

Islas del Rosário-22

Playa Blanca – Isla Baru.

Playa Blanca - Isla Baru

Uhuul, Isla Baru!

É possível alugar guarda-sol pra ficar na praia, apesar de que, com este passeio o tempo de permanência é muito reduzido e nem vale a pena pegar o guarda-sol!

A Playa Branca é bem bonita, com mar esverdeado, areia fina e alguns coqueiros contornado a orla. Mas apesar de bela, possui uma série de fatores negativos, o pior de todos com certeza é a chatice dos vendedores ambulantes e também a quantidade de lixo jogada em meio a mata, além disso também existem diversos ouriços do mar, assim como em outras praias da região.

Uma dica é comprar sapatilhas de borracha que servem pra proteger os pés no mar, evitando acidentes com os ouriços. Várias lojas vendem essas sapatilhas por lá.

Outra coisa que além de chata é perigosa, é o fato de alguns malucos de Jet ski ficarem passando toda hora, bem próximo aos banhistas.

Existem relatos que dizem que  Playa Blanca é bem cheia, mas como fomos em um dia de semana, pelo menos quanto a isso não tivemos problemas. Nos finais de semana você deve caminhar um pouco pra encontrar trechos mai vazios.

Islas del Rosário-21

Jet ski tirando fino dos banhistas.

O tempo de permanência na Playa Blanca é tao curto que nem acreditamos quando o apito do navio estava chamando e quase perdemos a volta. Até perceber que era nosso barco que estava apitando, pra gente sair fora, passaram-se mais uns 15 minutos. Juntos de um casal chileno, atrasamos a volta dá galera em alguns minutos, kkk.

Outra opções

Uma boa alternativa pra quem quer curtir melhor a Playa Blanca, é pegar o barco que sai de Cartagena e vai direto, sem passar no oceanário. Uma boa opção é pernoitar na Ilha, já que existem algumas opções de hospedagem espalhadas pela ilha.

Além dos barcos, também é possível chegar até a Isla Baru através de vans que fazem o percurso via terrestre. Os preços são similares aos preços cobrados pelas empresas que fazem o trajeto via marítima.

Ainda é possível chegar a Isla Baru por conta própria. Para isso é preciso pegar um ônibus até o vilarejo de Pasacaballos e de lá seguir em moto-táxi. O preço é bem menor do que os meios anteriores.

Além deste passeio que fizemos, que é o mais popular, existem outras opções de passeios que podem ser contratadas em Cartagena. A maioria deles leva os visitantes até outras ilhas, que não são públicas como a Isla Baru. São ilhas particulares que custam mais caro pra chegar, mas em compensação são mais desertas e não possuem vendedores ambulantes, nem lixo na praia.

A Paula do blog Mochilinha Gaúcha visitou algumas destas ilhas particulares e relatou a experiência. Leia aqui.

Na volta, ainda curtimos um final de tarde espetacular!

Islas del Rosário-24

Pra fechar o passeio com chave de ouro.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

28 Respostas para O passeio até as Islas del Rosario e Isla Baru, em Cartagena.

  1. Thiago disse:

    Bom dia, tudo bem?
    Estou indo para Cartagena em maio e gostaria de saber se a compra dos passeios só da pra fazer lá in loco ou se há alguma forma de comprar online?
    Obrigado pela ajuda.

  2. Rosana Milani disse:

    Ola!
    Estou indo em Agosto com mais 3 pessoas para Cartagena. Sera q valeria a pena alugar carro e ir para Isla Del Rosario, se hospedar por la?
    São apenas 7 dias de viagem e gostariamos de ficar metade do tempo em praias.
    Obrigada.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Rosana, não sei se seria uma boa alugar carro. A única ilha que tem acesso terrestre é justamente a Isla Baru, onde está a famosa Playa Blanca. O problema é que esta ilha é a mais cheia, com muitos moradores locais e vendedores ambulantes. Existem outras ilhas que são muito bonitas, onde só se chega com barco. São ilhas mais vazias e que permitem passeios de um dia todo. Eu no seu lugar, com 7 dias em Cartagena, visitaria estas ilhas em passeios de um dia. Outro fator relevante é que o trânsito é bem confuso na Colômbia… Espero ter ajudado.

      • Marcos Salgueiro disse:

        Tomem cuidado com Isla Tierra Bomba na costa de Cartagena. Suja, águas turvas, lixo na água e na areia. Vendedores locais inconvenientes que parece extorsão. Comida feita em condições muito precárias de higiene e com preços absurdos. Passeio que vai causar arrependimento com certeza.

  3. karla Ribeiro Barros disse:

    Por favor alguém pode me indicar um guia e um tranfer?

  4. Elis disse:

    Boa tarde, estou indo a Cartagena em outubro primeira semana vamos ficar 6 noites. Quaiss Ilhas você nos indicaria para conhecer?

    • Itamar Japa disse:

      A ilha Baru, foi a que fui, é uma das maiores e é a mais clássica, porém tem muitos ambulantes…

      A Ilha San Martin de Pajarales é onde fica o oceanário.

      Também existem várias outras ilhas que são particulares e muitas delas possuem hotéis/ resorts, que podem ser utilizados mesmo que você não se hospede neles (full day/day tour).

      A Isla CocoLiso, Isla Del Encanto, Isla Gente de Mar, Isla del Sol são algumas das melhores opções… :)

      Espero que tenha ajudado…

  5. Talita Carla Pereira Alves disse:

    Olá, gostaria de saber se tem opção de nadar com os golfinhos.

    • Itamar Japa disse:

      Olá Talita, sim é possível nadar com os golfinhos, para isso terá que pagar uma taxa maior. Vale ressaltar que isso depende também do tipo de apsseio que vocÊ escolha, no que escolhemos, por exemplo, acredito que não ia dar tempo, pois é bem rápido. :)

      Sei também que no oceanário de Santa Marta, também é possível nadar com golfinhos, se tiver pensando em ir para Santa Marta, talvez seja mais fácil nadar com os golfinhos, já que o acesso é mais fácil.

      Saiba mais sobre Santa Marta aqui: http://www.demochilaecaneca.com.br/santa-marta-cidade-antiga-da-colombia/

  6. Andre disse:

    Os passeios sao cotados em dolares ou pesos colombianos ?

  7. carolina disse:

    olá, irei para Cartagena e pensei em conhecer o arquipélago do rosário. Uma opção é fazer o serviço de day use em San Pedro Majagua, só que estou com uma duvida: essa opção me permite usufruir da praia e conhecer o oceanario?

    • Itamar Japa disse:

      Olá Carolina, esta ilha onde fica o Hotel San Pedro Maragua fica longe da ilha do Oceanário, que é a Isla de San Martín de Pajares. Você vai poder desfrutar da ilha do seu hotel, mas dificilmente vai poder ir ao Oceanário, a não ser que você contrate uma embarcação que te leve até lá, ou se o Hotel San Pedro Maragua tiver este passeio também. ;)

  8. Rafa disse:

    Gostaria de saber se no omento da imigração de vocês foi solicitada a carteirinha internacional de vacinação onde consta a vacina de fbr amarela.

    Obrigado;

    • Itamar Japa disse:

      Olá Rafa, até hoje nunca pediram esta carteirinha, em nenhum país que visitamos, mesmo os que são obrigatórios, mas de qualquer forma sempre levamos. Pra visitar a Colômbia não é obrigatório a carteirinha, mas dependendo da região que você vá, é altamente indicado. Neste LINK AQUI tem a lista de países que exigem a vacina, feita pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

  9. Luciana disse:

    Gostaria de saber se consigo chegar ao oceanário por via terrestre. Estou partindo agora, dia 14. Grata.

  10. Lívia Pimenta disse:

    Olá Luciana,

    Estou em duvida se passo o dia no Cocoliso, Isla del Sol ou Gente de Mar… vc acha que compensa ficar na ilha uma noite? Eu consigo transfer direto sem passar pelo oceanário?
    Vc acha q vale a pena levar dolar?

    Obrigada e parabéns pelo site.

  11. Heloá disse:

    Olá!! Estou indo em outubro, em quatro pessoas, e ficarei hospedada em Isla Baru, você me indica um transfer do aeroporto para lá? Muito obrigada!

  12. neto soares disse:

    boa noite, estou querendo ir com minha esposa para cartagena
    gostaria de saber o quanto de dinheiro levar,
    incluindo passeios, refeiçoes.? alguem por favor me da uma ideia de quanto custam os paseios ?

  13. neto soares disse:

    alguem sabe se 2,300 reais(convertidos em pesos col) são suficientes para um casal passar 7 dias em cartagena? incluindo passeios.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>