O que fazer em Laguna: Farol de Sta. Marta, República Juliana, Anita Garibaldi, botos e muito mais.

Publicidade:

Laguna é uma cidade cheia de belezas e principalmente repleta de muita história. Terra de Anita Garibaldi, a antiga capital da República Juliana tem bastante coisa pra ver e certamente merece uma visita. Neste post te mostramos um pouco da cidade histórica de Laguna. Confira:

O que fazer em Laguna

Laguna – Santa Catarina

Já passei inúmeras vezes pela cidade de Laguna quando fui ao Farol de Santa Marta. Também já fui até Laguna algumas vezes durante a noite pra curtir o carnaval, que é considerado como o melhor carnaval do sul do Brasil.

Em nenhuma das vezes tive a oportunidade de explorar a cidade e descobrir suas atrações turísticas.

Nesta trip, que fiz junto com a Paty pelo sul de Santa Catarina, decidimos conhecer a histórica cidade de Laguna. Foi uma experiência muito válida.

>>>HOSPEDAGEM EM LAGUNA: Encontre sua hospedagem em Laguna. 

Laguna, cidade histórica cheia de belezas.

Laguna é a terceira cidade mais antiga do estado de Santa Catarina, mas mesmo antes de ser oficialmente fundada, já participou de um capítulo importante da história do Brasil.

Tratado de Tordesilhas

Laguna foi ponto de referência na marcação da linha imaginaria originada pelo Tratado de Tordesilhas.

Publicidade.

A linha que dividia o continente se estendia de Belém do Pará, no norte, até Laguna, no sul.

O que fazer em Laguna - Marco de Tordesilhas.
Marco de Tordesilhas.

As terras foram demarcada através de um acordo entre Portugal e Espanha, que decidiram que as terras pertencentes a Portugal seriam limitadas à 370 milhas a partir das Ilhas de Cabo Verde. A partir deste limite, as terras seriam de propriedade da coroa espanhola.

República Juliana

Fundada oficialmente em 1676, a cidade de Laguna teve participação importante na Revolução Farroupilha e ficou marcada na história depois que a cidade foi tomada e declarada Republica Juliana, ou Republica Catharinense.

República Juliana, ou Republica Catharinense
Laguna: República Catharinense (República Juliana).

Foi durante a guerra dos revolucionários contra as tropas imperiais que surgiu a lendária heroína Anita Garibaldi.

Anita Garibaldi

Ana Maria de Jesus Ribeiro, ou simplesmente Anita Garibaldi, deixou seu nome eternizado na história por participar bravamente de batalhas no sul do Brasil e posteriormente na Itália.

República Juliana
Na placa uma menção a fundação da Republica Juliana, ao fundo Monumento à Anita Garibaldi e o Museu.

A Republica Juliana não durou mais que alguns meses, mas foi tempo suficiente pra colocar Laguna na história.

Até hoje os lagunenses festejam o dia da proclamação da Republica Juliana. A bandeira atual da cidade também é a mesma da fracassada República, mas ganhou a adição de um brasão.

O que fazer em Laguna

Nós pretendíamos sair pela manha do Farol de Santa Marta, passar o dia na cidade de Laguna, posar por lá e no outro dia partir para outra praia do Sul de Santa Catarina.

O que fazer em Laguna.
O que fazer em Laguna.

Analisando bem os principais atrativos existentes na cidade, resolvemos ver se conseguíamos conhecer tudo, passar o dia e sair no fim da tarde.

Se não desse tempo de ver tudo, posaríamos por ali, caso contrário sairíamos pra algum lugar.

Deu certo, um dia foi tempo suficiente pra conhecer as principais atrações existentes na cidade.

Saiba o que fazer em Laguna:

  • Centro histórico

Com mais de 600 edificações coloniais tombadas pelo Patrimônio Histórico Nacional, o Centro Histórico de Laguna certamente merece uma visita!

O que fazer em Laguna: Centro Histórico.
O que fazer em Laguna: Centro Histórico.

Vale muito a pena dar uma volta pelas ruas calçadas com paralelepípedos e caçar as casas colônias em melhores condições.

Muitas delas são lojas e outras tantas são residências, mas de certa forma, a maioria delas estão muito bem conservadas.

Casas coloniais
Casas coloniais
  • Museu Anita Garibaldi

Localizado na praça República Juliana, o Museu Anita Garibaldi é um pequeno museu que tem como acervo diversos objetos como canhões, armas, móveis, santos, documentos, artesanatos indígenas, entre outros.

O que fazer em Laguna: Museu Anita Garibaldi
O que fazer em Laguna: Museu Anita Garibaldi

Embora se chame Anita Garibaldi, possui bem poucos objetos de Anita. A maioria dos objetos são relacionados aos vários capítulos da história de Laguna.

Destaque para a sala onde funcionava a câmara de vereadores, que foi o lugar exato onde foi fundada a “República Catharinense Livre e Independente”, a famosa Republica Juliana.

Interior do Museu de Anita. Laguna
Interior do Museu de Anita. Laguna

O prédio foi construído em 2 etapas, a primeira fase iniciou-se em 1735 e a segunda fase em 1850.

Logo a frente do edifício, está o Monumento Anita Garibaldi. O Museu Anita Garibaldi abre todos os dias das 9h às 18h. Entrada R$5,00.

  • Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

A igreja atual substituiu a pequena capela de pau a pique construída em 1696, pelo fundador de Laguna, Domingos de Brito Peixoto.

Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos
O que fazer em Laguna: Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Os restos mortais de Peixoto estão sepultados na capela da igreja. Destaque para seu interior, onde existem algumas telas do artista Victor Meirelles, peças folhadas a ouro e uma imagem de Santo Antônio do século 18 talhada em cedro para substituir a imagem que Peixoto trouxe consigo, quando fundou a então vila de Laguna.

Interior da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos
Interior da Igreja Matriz Santo Antônio dos Anjos

Foi nesta igreja que Anita Garibaldi se casou pela primeira vez e conta a lenda que à meia noite do dia de Santo Antônio mulheres batem nas portas da igreja a fim de conseguirem um marido.

  • Casa de Anita

Ao lado da Igreja Matriz está uma simpática casinha colonial amarela. Esta é a Casa de Anita, que na verdade não foi a casa em que viveu Anita, mas sim a casa onde Anita se vestiu quando se casou na Igreja ao lado.

Casa de Anita
O que fazer em Laguna: Casa de Anita

A casinha, construída em 1711, é interessante e conta com um pequeno acervo formado por alguns moveis antigos, quadros, documentos históricos e objetos da época. A Casa de Anita abre todos os dias das 9h às 18h.

Interior da Casa de Anita - Museu em Laguna
Interior da Casa de Anita – Museu em Laguna

Recentemente o museu foi reformado e ganhou melhorias. Entrada R$3,00.

  • Marco do Tratado de Tordesilhas

Localizado fora do centro, ao lado da rodoviária de Laguna, o Marco do Tratado de Tordesilhas simboliza a assinatura do Tratado de Tordesilhas, que demarcava a divisão das terras pertencentes a Portugal e Espanha.

O que fazer em Laguna: Marco do Tratado de Tordesilhas.
O que fazer em Laguna: Marco do Tratado de Tordesilhas.

Na verdade fica bem na rua que dá acesso a cidade, então aproveite para parar quando estiver chegando, ou saindo, pois não vale a pena ir até lá só pra vê-lo.

  • Molhes da Barra

Os Molhes que ligam o Oceano Atlântico ao Rio Tubarão e à lagoa Santo Antonio dos Anjos são o paraíso dos pescadores!

Farol no final do Molhe e os pescadores.
O que fazer em Laguna: Farol no final do Molhe e os pescadores.

É só olhar as placas dos automóveis pra ver como pessoas de todas as partes procuram o local pra pescar.

É até difícil encontrar um lugar pra parar, mas vale a pena ir até o final dos Molhes. Lá no fim, há um pequeno farol e é possível ter um belo visual. A vista fica ainda mais bela quando percebemos que é possível avistar dezenas de botos.

Botos no final dos Molhes da barra.
Botos no final dos Molhes da barra.

Um fato histórico que poucas pessoas tem conhecimento, é que os Molhes da Barra foram muito utilizados durante a 2ª Guerra Mundial, quando navios iam até o Porto de Laguna, para abastecer de carvão as caldeiras dos navios de guerra.

  • Santuário dos Botos e a pesca com botos

Um dos momentos mais incríveis em uma visita à Laguna é a visita ao Santuário dos Botos, que fica próximo aos Molhes da Barra, na Praia dos Botos.

Santuário dos Botos e a pesca com botos
O que fazer em Laguna: Santuário dos Botos e a pesca com botos

Não deixe de observar os  pescadores, que com a ajuda dos botos proporcionam um belo momento.

Os pescadores se posicionam nas margens do rio e esperam o momento certo para jogar suas tarrafas. Entre mais de 60 botos, que costumam passear pelo canal, cerca de 12 botos são acostumados a pescar em conjunto com os pescadores.

Quando eles espantam os cardumes pra frente dos pescadores, os pescadores arremessam suas tarrafas e dispersam os peixes, que viram presas fáceis para os botos, um verdadeiro trabalho em equipe! É muito interessante!!!

Pescadores esperam o "sinal" do boto que está cercando os peixes.
Pescadores esperam o “sinal” do boto que está cercando os peixes.

Esta tradição é mantida desde os tempos em que os índios, povos originários, habitavam a região. Os botos passam essa técnica para os filhotes, assim como os pescadores.

Esse tipo de pesca também acontecia em várias outras regiões do mundo, entretanto, com o turismo de massa, começaram a alimentar os botos para tirar fotos etc e a tradição foi perdida. Agora esse tipo de pesca quase não existe mais. No sul acontece em Laguna e também em Tramandaí, no RS.

No lado de fora do rio, um rapaz limpa e faz filés de peixe que são vendidos na hora! Isso sim é peixe fresco de verdade hein!

Peixe fresco de verdade.
Peixe fresco de verdade.
  • Praias

Além das praias mais bonitas, que ficam do outro lado do canal no Cabo de Santa Marta, Laguna possui várias praias, a mais badalada é a Praia do Mar Grosso, que fica mais próxima do centro e tem a melhor infraestrutura com bares, hotéis, restaurantes e muito mais.

O que fazer em Laguna - Praias
O que fazer em Laguna – Praias

Também fazem parte das praias de Laguna, as praias de Itapirubá, da Gi, do Sol, do Seis, do Tamborete e Praia da Cabeçuda, esta última à beira das lagoas de Santo Antônio e Imaruí.

  • Morro da Glória

O Morro da Glória é o ponto mais alto da cidade, com 126 metros. No seu cume existem 2 mirantes de onde é possível observar a beleza da região.

De um lado se observa a “cidade velha”, ou seja o centro histórico da cidade. Do outro lado é possível visualizar a parte onde estão os edifícios modernos nos balneários da chamada “cidade nova”. De lá de cima também é possível avistar a região do Farol de Santa Marta.

Centro Histórico de Laguna.
Centro Histórico de Laguna.
Praia do Mar Grosso e Molhes.
Praia do Mar Grosso e Molhes.
Cabo de Santa Marta.
Cabo de Santa Marta.

No alto do morro também existe uma grande estátua de 14 metros de altura representando Nossa Senhora da Glória.

Nossa Senhora da Glória
Nossa Senhora da Glória
  • Farol de Santa Marta

Sem dúvida alguma o Farol de Santa marta é o principal atrativo de Laguna, pelo menos em nossa opinião.

O que fazer em Laguna: Farol de Santa Marta.
O que fazer em Laguna: Farol de Santa Marta.

A região do Cabo de Santa Marta é cheia de belezas e possui uma magia natural incrível. Paraíso dos surfistas, o Farol de Santa Marta possui diversas praias propicias para a prática do surfe e muitas destas praias são desertas.

Além de boas ondas o Farol possui vários sambaquis, dunas, um pôr de sol incrível e um ambiente com muita energia positiva.

>>> Fizemos um post inteirinho falando sobre o Farol de Santa Marta, confira.

  • Rota da Baleia Franca e observação de baleias

Laguna faz parte da Rota da Baleia Franca e está inserida em uma das regiões mais favoráveis para a observação das baleias francas.

Rota da Baleia Franca. Foto: Ao Sul Natural
O que fazer em Laguna: Rota da Baleia Franca. Foto: Ao Sul Natural

As baleias frequentam o litoral sul de Santa Catarina entre os meses de julho e novembro, quando deixam as águas geladas da Antártida e percorrem cerca de 3000 km em busca das águas quentes e protegidas de Santa Catarina.

As francas, que possuem este nome devido ao seu comportamento dócil, escolhem o litoral catarinense para procriar e amamentar seus filhotes.

Elas são avistadas dos costões e até mesmo das praias e proporcionam um espetáculo inesquecível.

>>> Fizemos um post completo com nossa experiência na Rota da Baleia Franca, acesse para mais informações.  

  • Ponte Anita Garibaldi

Inaugurada em julho de 2015, a Ponte Anita Garibaldi, também chamada de Ponte de Laguna, é uma belíssima obra da engenharia. Além de bonita, foi responsável por desafogar e melhorar o trânsito da região de Laguna. Antes desta ponte era comum encontrar congestionamentos que chegavam a 20 km.

O que fazer em Laguna - Ponte Anita Garibaldi
O que fazer em Laguna – Ponte Anita Garibaldi

Com quase 3 km de extensão, é a primeira ponte estaiada em curva do Brasil. Vale a pena dar uma passadinha na Ponte que fica a poucos quilômetros da entrada principal de Laguna.

  • Mercado Público

O Mercado Público de Laguna fica no centro da cidade, junto a lagoa Santo Antônio dos Anjos. Lá é possível ver o cotidiano dos lagunenses e também comprar peixes frescos.

Ao lado do Mercado Público fica a Doca do Mercado, onde os pescadores limpam os peixes.

mercado-publico-de-laguna
O que fazer em Laguna: Mercado Público de Laguna. Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação.
  • Fonte da Carioca

Muito famosa entre os moradores por uma lenda que diz que suas águas são rejuvenescedoras, a Fonte da Carioca foi construída originalmente em 1768.

O que fazer em Laguna: Fonte da Carioca.
O que fazer em Laguna: Fonte da Carioca.

Até hoje os moradores vão lá pegar água… Ah!! Há quem diga que as águas são afrodisíacas e medicinais. Também há uma lenda que diz que se você tomar a água e jogar o que restou por trás dos ombros seus desejos serão realizados.

Além disso, dizem que quem toma da água da fonte volta para Laguna.

  • Casa Pinto D’Ulysséa

Ao lado da Fonte da Carioca fica a luxuosa Casa Pinto D’Uysséa, uma casa construída em 1867, toda revestida por azulejos pintados a mão, no estilo das quintas portuguesas.

A casa pertenceu a um violinista português e foi a primeira residencia da cidade a ter água encanada. Atualmente abriga a Secretária de Turismo de Laguna.

O que fazer em laguna: Casa Pinto D'Ulysséa.
O que fazer em laguna: Casa Pinto D’Ulysséa. Foto: Prefeitura de Laguna/Divulgação

Obs: Segundo o comentário do nosso amigo Fábio do blog “Azulejos antigos RJ” – os azulejos são holandeses.

  • Tour histórico por Laguna e passeio de bug pelas praias

Além de todas as opções citadas acima há também a opção de fazer um tour guiado pela parte histórica da cidade. Nós fizemos esse tour quando estivemos na região a convite da Rota da Baleia Franca e foi super legal.

A agência que nos guiou nesta trip faz inclusive um passeio com bug pelas praias da região, inclusive um tour no Farol de Santa Marta.

Contato: Tati – Sem Fronteiras Turismo Tel: 99930-4443

Confira o vídeo que fizemos neste tour guiado por Laguna:

Onde ficar em Laguna

A cidade de Laguna possui várias opções de hospedagem, a maioria se concentra nas proximidades da principal praia, a Praia do Mar Grosso.

Onde já ficamos:

Em Laguna nos hospedamos no Hotel Atlântico Sul, que fica justamente na Praia do Mar Grosso (a 100 metros da praia).

O Hotel é muito bom e além de estar bem localizado, possui um staff bastante atencioso e um ótimo restaurante anexo.

Outras opções:

Lista com opções de hospedagem em Laguna. 

Onde comer em Laguna

Laguna disponibiliza boas opções gastronômicas, com pratos que destacam uma das especialidades da região: frutos do mar e peixes.

É possível comer bem no Restaurante do Hotel Atlântico Sul, na Praia do Mar Grosso. Há café da manhã, almoço e jantar aberto ao público. O almoço funciona com serviço de buffet e o jantar funciona “à la carte”.

Outra boa opção gastronômica em Laguna é o Restaurante Boião, que fica no bairro Ponta da Barra, exatamente do outro lado de onde acontece a pesca com botos.

Como chegar a Laguna

De Carro: O acesso principal é feito através da saída 312 (km 312) da BR-101, tanto pra quem vem do norte, como pra quem vem do sul.

>>>ALUGUE UM CARRO: Alugue um carro para explorar Laguna e região. 

De avião: O aeroporto de Florianópolis (Hercílio Luz) é o mais próximo. O translado até Laguna pode ser feito em um carro alugado, táxi, em ônibus, ou através dos receptivos da região.

De Ônibus: Ônibus para Laguna partem regularmente das cidades de Florianópolis e Porto Alegre (as principais cidades da região), além de outras cidades. Consulte o Terminal Rodoviário de Laguna, para ver se existem ônibus partindo de sua cidade: (48) 3646-0119


PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Laguna e região através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossas parceiras Seguros Promo, ou Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! Ambas possuem comparadores e fazem cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide.

CARRO: Alugue um carro para explorar Laguna e região!  Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


Gostou deste post sobre o que fazer em Laguna?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais: @melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre Laguna deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE SANTA CATARINA

Praia da Sepultura, uma das praias mais bonitas do sul do Brasil.
+ Conheça o maior conjunto de cânions da América do Sul. 
Praia do Rosa – um paraíso no litoral catarinense.
+ Conheça a Rota do Enxaimel em Pomerode, Santa Catarina. 

Artigo anteriorFarol de Santa Marta, um paraíso no litoral Sul de Santa Catarina
Próximo artigoConheça a trilha que vai da Praia do Rosa até a Praia da Ferrugem, em Santa Catarina.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here