Machu Picchu, o dia que o sonho foi realizado!

Publicidade:

Depois de uma breve estádia em Cusco, Murilo e eu pegamos a estrada com destino ao tão sonhado Machu Picchu, um dos destinos mais fantásticos e impressionantes do mundo! Confira como foi a experiência e a realização deste sonho!

Destino Machu Picchu

Buscando economizar utilizamos o transporte público pra chegar até Ollantaytambo, cidade que já tínhamos conhecido no passeio que fizemos ao Valle Sagrado de los Incas.

Pegamos um ônibus de linha até a cidade de Urubamba, pagamos 2 soles, sendo que neste ônibus éramos os 2 únicos “forasteiros”.

A maneira mais econômica de chegar a Ollantaytambo, nos fez passar por lugares sensacionais, com vários vilarejos e belíssimas paisagens pelo percurso. Sem dúvidas uma experiência única, que adorei.

Chegamos no finalzinho da tarde em Urubamba e de lá imediatamente pegamos uma Van até Ollantaytambo por 5 soles.

Pernoite em Ollantaytambo

Chegamos em Ollantaytambo pelas 19h e ficamos em um hostal que nem lembro o nome, só para dormir mesmo. Pagamos 15 soles e de madruga tínhamos que pular, pois nosso trem sairía bem cedinho.

Aproveitamos o restinho da noite pra dar uma volta pela pequena e encantadora cidade de Ollantaytambo.

Publicidade.
Ollantaytambo - Peru
Circulando pelas ruas históricas de Ollantaytambo.

Pisco Sour em litro!

Buscando um lugar pra comer, caímos no pequeno restaurante na Plaza de Armas S/N, chamado Inti Killa (tel: 204205). Vou ressaltar este lugar porque fomos muito bem atendidos pelo simpático Dante Ramirez.

O cara, baixou o valor do lanche, montou um sanduíche que não tinha no cardápio, super arregado do tipo “tudo que se tem direito” e  sinceramente, foi um dos melhores lanches que comi na viagem… Mas o destaque mesmo, e o que me faz mencionar essa passagem, foi o Pisco Sour.

Ramirez fez a bebida especialmente para nós, em um jarro de um litro e meio. Tudo bem que ele achou que estávamos brincando e perguntou várias vezes se tínhamos certeza que queríamos um litro e meio – principalmente quando pedimos a segunda jarra, rá! E acho que o Ramirez foi com nossa cara porque cada “choro” dava mais meio jarro…

Machu Picchu - Peru-18
Pisco Sour na jarra, um grande brinde ao Machu Picchu!

Comemos bem e bebemos muito do tal Pisco Sour, tudo por 20 soles por pessoa. Em Cusco no único lugar que perguntei sobre o preço da bebida (pode ser que tenha mais barato), o copo custava 17 soles, e até por isso não tínhamos experimentado ainda.

Fomos dormir, colocamos os 2 celulares pra despertar e pedimos para o dono do Hostal nos acordar. Não podíamos correr o risco de apagar e perder o trem. Mesmo com tanto Pisco Sour, nem precisamos de nada, porque antes das 4h, já estávamos acordados e não tinha mais possibilidade de dormir, tamanha expectativa! Sim estávamos prestes a e realizarmos um dos mais desejados passeios do mundo… Machu Picchu, o sonho!

Lá vem o trem!

As 4h30 da matina estávamos lá, ansiosos na estação. O trem partia as 5h32 e cada minuto esperado parecia uma eternidade.

Machu Picchu
Peru Rail – Destino: Machu Picchu.

Nós compramos o bilhete do trem, logo que chegamos à Miraflores, na ocasião só existia a empresa Peru Rail, hoje também existe a empresa Inca Rail.

Na ocasião também era fácil comprar o trem meio em cima da hora, hoje em dia, pelo que sei, é necessário comprar com antecedência.

O trajeto de Ollantaytambo até Aguas Calientes é muito bonito, um verdadeiro espetáculo. Em meio a montanhas nevadas, túneis e paisagens de tirar o fôlego. Na medida em que o trem ia se aproximando de Aguas Calientes, o coração disparava cada vez mais.

Aguas Calientes

Chegamos em Aguas Calientes, uma cidadezinha simpática que nada mais é que a “base” de partida para o Machu Picchu.

Machu Picchu - Peru
Monumento Pachacuteq, na Plaza Manco Capac.

Repleta de lojas, tendas, pousadas e restaurantes, o povoado de Aguas Calientes vive exclusivamente do turismo e conta com uma boa infraestrutura pra receber os turistas.

Naquela época ainda não existia limite diário de visitantes e era possível comprar o ingresso pra Machu Picchu, no próprio dia, em Aguas Calientes. Atualmente existe um limite diário de visitantes (2500 por dia) e recomenda-se a compra antecipada pelo site oficial, ou em agências.

Nós compramos o boleto de visita pra Ciudad Inca Machu Picchu, ali mesmo em Aguas Calientes. Naquela época também não existia distinção de boletos como existe hoje e um único boleto dava direito ao acesso ao Machu Picchu e à Montanha Wayna Pichu (esta última sim, tinha limitação diária de visitantes).

>>> INGRESSO PARA O MACHU PICCHU: Compre aqui o ingresso antecipado para o Machu Picchu.

Pegamos o ônibus que leva até a entrada do Parque por 7 dólares por cabeça e optamos em voltar lá de cima a pé, assim economizávamos  7 dólares e ainda sentiríamos um gostinho da trilha.

Algumas coisas que você não pode esquecer:

• Leve água e algo para comer, porque lá em cima as coisas são absurdamente caras.
  • Leve um repelente, porque tem bastante insetos.
  • Leve protetor solar e óculos de sol.
  • Leve roupa leve pra caminhar e boné, mas lembre-se que o tempo é bem vulnerável, então não esqueça uma capa de chuva.
  • Leve o passaporte, para ganhar o carimbo mágico do Machu Picchu, rs.

A realização de um grande sonho: Machu Picchu!

Finalmente estávamos na porta do Machu Picchu. Imagina só, o coração estava a mil e quando entramos, de repente demos de cara com aquilo tudo. É uma sensação inexplicável, simplesmente indescritível.

Mesmo uma pessoa que já viu vários documentários, fotos, vídeos, relatos ou seja lá o que for, será surpreendido pela imensidão e pela energia que o lugar proporciona, é uma doideira mesmo!

Machu Picchu - Peru
Sonho realizado – Machu Picchu!

O Machu Picchu é muito rico em detalhes e mistérios, é imenso e cheio de histórias, mas como não tínhamos grana pra pagar um guia, fomos obrigados a tentar absorver um pouco de informações alheias.

Íamos até determinados lugares e esperávamos chegar um grupo, ficávamos ouvindo as explicações do guia, como não tínhamos pressa ouvíamos 1, 2 ou até 3 guias diferentes e cada um acrescentava um detalhe diferente.

O problema é que em certos momentos não aparecia nenhum guia e acabávamos por desistir de esperar, perdendo talvez, informações importantes sobre o local.

Wayna Picchu

Chegamos depois das 8:30h da manhã e já tinham várias pessoas. Achamos que não teria mais vagas pra subir o Wayna Picchu, (já tinha lido relatos dizendo que 7 h,  já não tinham mais vaga) mas felizmente isso não aconteceu. Fui o número 347 a subir a montanha, em um total de 400 pessoas (limite diário).

A trilha que dá acesso ao cume da montanha é bem íngreme e com a altitude a dificuldade aumenta um pouco, mas não se preocupe, que nem é muito difícil e todo esforço vai valer a pena!

A visão, a partir do cume é alucinante, como tudo por ali! Meu amigo descobriu lá em cima que tinha medo de altura e eu nunca vi o bicho tão branco, rs. Detalhe é que ele pensava em comprar um paraglider e aprender a “voar”, desistiu e foi fazer mergulho, rs.

Wayna Picchu - Machu Picchu - Peru
Vista do Machu Picchu, a partir do cume do Wayna Picchu.
Machu Picchu - Peru-12
Visual a partir do cume do Machu Picchu – Até que é alto né?

Tenho que mencionar é que achei a trilha um tanto quanto perigosa para crianças e idosos (tinham vários por lá), ou até mesmo para os menos preparados, além de ser bem ingrime, quando fomos existiam vários degraus que estavam soltos, podendo causar acidentes.

Machu Picchu - Peru
As escadinhas em quase 90º , e alguns tijolinhos soltos.

Descemos o Wayna Picchu e voltamos a percorrer a velha cidade, cada passo e cada detalhe nos brindava com uma surpresa. Pra cada lado que você olha tem alguma coisa que você pensa “caraca, como os caras fizeram isso”.

Como disse agora pouco, o Machu Picchu é indescritível e inexplicável, portanto nada do que eu escreva aqui vai descrever  nem 10% da magia daquele lugar!

Machu Picchu - Peru
O fantástico Machu Picchu.
Machu Picchu.
Machu Picchu e suas edificações.
Machu Picchu - Peru
Um pouco da imensidão do Machu Picchu.

Um lugar legal, onde nem todo mundo vai, é a Puente Inca, para chegar até lá é necessário fazer uma caminhada de  de aproximadamente 20 minutos, em meio a belos visuais.

Pedra suspensa.
Machu Picchu - Peru-8
Olha esse visual… e vocês não viram lá em baixo!
Machu Picchu - Peru- Puente Inka
Puente Inka.

Subimos a Montanha Machu Picchu, ou melhor, fomos até a metade da montanha, já que começou a chover e a mata estava bem fechada. Perguntamos pra um gringo que estava descendo se a subida ao cume era valida e ele falou que “definitivamente não valia a pena”, decidimos não subir, pois achamos que não teria vista, então desistimos. Tudo bem, deveríamos ter subido pra comprovar, mas ta aí mais um motivo pra voltar!

Montanha Peru
Visual a partir da montanha Machu Picchu.

Pelas 5h da tarde, resolvemos ir embora. Tínhamos que descer a montanha a pé em uma caminhada de aproximadamente 40 minutos. Descemos curtindo a natureza, em meio a paisagens que não se tem dentro do ônibus.

Peru
Visual da trilha Machu Picchu – Aguas Calientes.

Chegamos em Águas Calientes e aproveitamos o final da noite pra curtir a cidade enquanto o trem não chegava. De Ollantayntambo pegamos uma van de 10 soles que nos levaria novamente até Cusco. Chegamos em Cusco de madruga, dormimos poucas horas e pegamos o ônibus das 6h com destino ao sul do Peru.

O Machu Picchu é um lugar único no mundo, realmente é um lugar incrível e fascinante e pra falar a verdade é mais do que eu imaginava, realmente  não é possível descreve-lo em palavras! Não vejo  hora de voltar!

O pessoal do blog Fora da Zona de Conforto fez um post super legal mostrando como ir de Cusco a Machu Picchu por menos de 31 Soles ou 10 dólares confira.

PLANEJE SUA VIAGEM!

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

– Encontre e reserve sua hospedagem no PERU através do Booking.com – Você não paga nada a mais e além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

– Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

– Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através do Get Your Guide e Civitatis.

– Alugue um carro para explorar Itajaí e região!  Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.

>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PERU:

+ Museu da Inquisição de Lima, terrível lembrança de uma época sombria.
+ Saiba o que fazer em Lima, a capital do Peru.
+ Centro Histórico de Lima e os principais atrativos.
+ Miraflores – O bairro mais chique de Lima.

Gostou deste post sobre o Machu Picchu?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre a visita ao Machu Picchu deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Artigo anteriorCusco, uma breve passagem pela capital Inca.
Próximo artigoCarretera Panamericana e o dia que mais andei de ônibus na vida.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.