Conexão em Madrid – Uma tarde bem aproveitada na capital da Espanha.

Publicidade:

Não sei vocês, mas eu fico feliz da vida quando sobra um tempinho pra descer em alguma cidade pelo caminho em conexões. Quando é possível, escolhemos aquele horário de voos que permitem uma saidinha pra dar uma olhadinha na cidade onde acontece a conexão. Hoje contamos como foi fazer uma Conexão em Madrid.

Conexão em Madrid

Nesta última viagem pra Rússia, voamos com a Ibéria e sobraram algumas horas na conexão em Madrid.

Logicamente aproveitamos a oportunidade pra conhecer um pouquinho da capital da Espanha.

Tínhamos a tarde toda pra desbravar a cidade e pra isso contamos com a ajuda do meu amigo Pedro Vieira, fundador do antigo Fidel Bar de Curitiba e fotografo. Pedro, que esta estudando fotografia em Madrid nos recepcionou e saiu conosco pra conhecer um pouco da cidade.

Aeroporto de Madrid – Imigração

No belo terminal 4 do aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, passamos pela tão temida imigração espanhola.

Eu confesso que estava meio receoso, porque já ouvi falar de várias situações em que brasileiros tinham sido barrados, independente se estavam só de passagens, ou não.

No nosso caso, foi muito tranquilo, o agente da imigração praticamente nem olhou na nossa cara (situação bem diferente do que teríamos pela frente, principalmente na Estônia).

Publicidade.
Madrid - Espanha
Conexão em Madrid – Terminal 4 do Aeroporto Madrid-Brajas.

Como sair do Aeroporto de Madrid

Para sair do aeroporto de Madrid utilizamos o Bilhete Turístico de Transporte. Este bilhete permite a utilização de todos os meios de transportes de Madrid de maneira ilimitada (exceção à linha expresso do aeroporto).

O bilhete é disponibilizado para 1, 2, 3, 5 e 7 dias, em duas categorias diferentes. Pagamos 8,40 € em um quiosque oficial existente logo na saída do aeroporto. Só utilizamos o metrô na ida e na volta, mas mesmo assim valeu a pena.

Saiba mais sobre o Bilhete Turístico de Transporte aqui.

Conexão em Madrid.
Metrô de Madrid.

Outra maneira de sair do aeroporto, é com o autocarro (ônibus) chamado Expresso do Aeroporto.

Esta linha tem apenas 3 paradas no trajeto até o centro e leva aproximadamente 40 minutos. Funciona 24 horas, o que é uma excelente opção pra quem chega à Madrid na madrugada. O custo é de 5 €.

Saiba mais sobre o Expresso do Aeroporto aqui.

Uma terceira opção é ir em táxi, uma corrida até o centro deve custar em torno de 30 €.

Conexão em Madrid: Uma tarde na capital da Espanha

Madrid é a capital e maior cidade espanhola, a terceira maior cidade da União Europeia e a capital de maior altitude na Europa. Madrid é uma cidade pulsante e moderna, mas que  faz questão de não deixar de lado a tradição espanhola.

A cidade está localizada em uma região bastante árida na zona central da Península Ibérica.

Dos seus cerca de 6 milhões de habitantes, estima-se que aproximadamente 15% sejam imigrantes dos mais variados países.

Caminhando por Madrid

Chegamos no centro de Madrid, justamente na hora da Siesta quando boa parte do comércio estava fechado.

Enquanto parte dos madrilenhos cochilava após o almoço, nós começávamos a explorar a cidade.

Caminhando por Madrid e tivemos a oportunidade de conhecer alguns dos principais atrativos da cidade.

Começamos nossa jornada desembarcando na estação de Metro Alonso Martinez, onde encontramos o Pedro. De lá seguimos com destino avenida Gran Via, no caminho passamos pelo bairro Chueca, conhecido pela tradição de ser um bairro bastante badalado e referencia gay em Madrid.

Logo de cara a primeira coisa a ser notada é a arquitetura. Eu que viajei por tantos países colonizados por espanhóis na América Latina, imediatamente reconheci a origem dos traços deixados no continente latino.

Conexão em Madrid.

O que ver em uma Conexão de meio dia em Madrid:

Abaixo deixo um pouco dos principais pontos de interesses que visitamos em nossa conexão na cidade:

• La Gran Via

La Gran Via é a principal avenida de Madrid, repleta de lojas, restaurantes, hotéis, bancos, teatros e centenas de empresas.

É considerada uma das principais zonas comerciais da cidade.  Passamos por algumas partes da Gran Via e não deixamos de observar a bela arquitetura existente, são várias edificações muito bonitas espalhadas ao longo da avenida madrilenha, incluindo o edifício da Telefônica (Gran Via nº28) o mais alto de Madrid até 1953.

Madrid - Espanha-
La Gran Via.

Uma parte da imensa avenida é conhecida como a Broadway espanhola e durante a noite, dizem que é uma das ruas mais animadas da Europa… Quem sabe um dia a gente volte pra ver se é isso mesmo.

• Plaza de Cibeles

Percorremos a Gran Via e nosso próximo destino foi Plaza de Cibeles, uma das mais conhecidas praças da Espanha. Nesta praça, os Madrilenhos festejam acontecimentos e torcedores de futebol comemoram seus títulos.

Localizada entre o Paseo do Prado, o Paseo de Recoletos e a Calle de Alcalá, a Plaza de Cibeles tem como destaque a emblemática Fuente de la Cibeles, uma bonita fonte construída no século 18, dedicada a deusa grega da fertilidade, que fica bem no meio de uma movimentada rotatória.

Madrid - Espanha- Fuente de la Cibeles.
Fuente de la Cibeles.

A praça também é rodeada por belos edifícios entre eles a sede atual da prefeitura de Madrid, o Palácio de Cibeles (antigo Palácio de Telecomunicações). Neste edifício existe um Mirante (2 €) e uma galeria de exposições (grátis) chamada CentroCentro. Nosso plano era visitar a exposição que acontecia, com fotos da América Latina, mas infelizmente na segunda-feira o espaço e o mirante não estão acessíveis ao público.

Palácio de Cibeles.
O Palacio de Cibeles da as boas vindas aos refugiados (teoricamente).
  • Paseo del Prado

Da Plaza de Cibeles caminhamos pelo Paseo del Prado, uma das mais belas avenidas da cidade. Percorremos a avenida passando pelo famoso Museo del Prado, que para os fan de artes, é um dos atrativos imperdíveis em Madrid por ser um dos museus mais importantes do mundo.

Madrid - Espanha
Museo del Prado.

Ao lado do Museo del Prado, está a bela Parroquia de San Jerónimo el Real de Madrid, uma histórica igreja, conhecida pelos madrilenhos como “Los Jerónimos”.

Madrid - Espanha- Los Jerónimos.
Los Jerónimos.

Também são vizinhos do Museo o Jardim Botânico e a algumas quadras o Parque del Retiro.

Do Paseo del Prado, seguimos com destino a famosa Puerta del Sol, antes passamos pelo bairro de Las Letras, um pitoresco bairro, famoso por abrigar residencias de alguns dos escritores mais famosos da Espanha.

Madrid - Espanha - Las Letras
Las Letras.

Quando estávamos chegando na Puerta del Sol, começou a chover e o Pedro nos disse que fomos sorteados, porque quase nunca chove naquela época. Aproveitamos então pra comer alguns bocadillos de Jamón.

• Museo del Jamon

O Museo del Jamon, na verdade não é um museu e sim uma rede de lojas/restaurantes que vendem o tradicional Jamón Serrano, uma das iguarias mais famosas da Espanha. Os Jamóns de todos os tipos ficam pendurados por todos os lados e fazem parte da decoração da casa. Mas além do ambiente colorido com Jamóns, o melhor é que o lugar é uma ótima opção pra comer barato! Os Bocadillos custam  1 € e um copo de cerveja custa 0,50 €. O restaurante também erve ouras refeições. O tempo que comemos foi suficiente pra acabar a chuva então seguimos caminhando e logo chegamos a Puerta del Sol.

Madrid - Espanha - Museo del Jamón
Museo del Jamón.
Madrid - Espanha-jamón
Bocadillo de Jamón e Cerveja gelada com preço camarada.
  • Puerta del Sol

A Puerta del Sol é um dos pontos mais importantes da Espanha, ali está localizado o Kilometro Zero das estradas espanholas e é a partir dele que são medidas todas as distâncias entre Madri e o resto da Espanha. Além do marco zero, são destaques a estátua do Rei Carlos III, a estátua com o símbolo de Madri, o El Oso y el Madroño e o relógio de La Real Casa de Correos, o edifício mais antigo da região. Recomenda-se que a Puerta del Sol seja o ponto de partida pra explorar a cidade.

El Oso y el Madroño.
La Real Casa de Correos.
  •  Plaza Mayor

Com 129 metros de comprimento e 94 de largura, a retangular Plaza Mayor de Madrid, me surpreendeu em sua composição. Confesso que não tinha visto nenhuma foto, nem nada e estava esperando uma praça totalmente diferente da que vi, quem sabe uma praça muito grande, aberta e cheia de igrejas, no estilo das Plazas Mayores existentes nas cidades das antigas colonias espanholas da América Latina.  Nada disso a praça não é tão grande e é cercada por edificações de no máximo 3 andares. Possui algumas poucas entradas e vários restaurantes, infelizmente para nós, grande parte dela está em reformas, sorte de quem vai conhece-la depois.

Plaza Mayor.
Um pedacinho da Plaza Mayor.
  • Plaza de España

Com quase 37 mil metros quadrados a Plaza de España é uma das maiores praças da Espanha, muito procurada tanto por turistas, como pelos habitantes de Madrid, a praça é cercada por alguns importantes edifícios como o Edificio España e a Torre de Madrid, o edifício mais alto da cidade. Ainda destaca-se na praça o Monumento a Miguel de Cervantes, com seus 2 misticos personagens: Don Quijote e Sancho Panza.

Madrid - Espanha-17
O Monumento a Cervantes e aos fundos o Edificio España e a Torre de Madrid.
  • Palacio Real de Madrid

Um dos últimos destinos que fomos conhecer foi o Palácio Real de Madrid, a residencia oficial do Rei da Espanha. É o maior palácio real da Europa mas só é utilizado em ocasiões especiais. Não deixe de passar pelos jardins reais que  contornam o Palácio, são bem bonitos.

Palacio Real.
Jardim Real.

Ainda demos mais uma circulada pelas ruas da cidade e depois retornamos ao ponto de partida, a estação Alonso Martinez.

De lá regressamos ao aeroporto Madrid-Barajas, pra realizar o grande sonho de conhecer a Russia.

Então, tem como não gostar destes espaços que as conexões nos proporcionam.

O Blog De boa na trip também visitou Madrid, confira.

>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A EUROPA:

+ Moscou, São Petersburgo e Veliky Novgorod – 1ª viagem para Rússia – Roteiro.
+ Tallin, um dia na capital da Estônia.
+ Moscou e Anel de Ouro – Roteiro de 16 dias na Rússia.

Gostou deste post sobre nossa Conexão em Madrid?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica de o que fazer em uma Conexão em Madrid, deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂

Artigo anteriorA Russia ficou pra trás, estamos de volta e prontos pra próxima!
Próximo artigoTour de Boteco – O passeio mais legal da noite de Curitiba.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.