Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Marejada 2017 – A Tradicional festa de Itajaí voltou com tudo.

Marejada-2017-ITAJAÍ

O mês de outubro torna Santa Catarina o estado mais festivo do Brasil. São várias festas acontecendo pelo estado, com destaque para as festas alemãs, entre elas a famosa Oktoberfest de Blumenau, a 2ª maior festa alemã do mundo. Mas nem só de festas alemãs vive o mês festivo de Santa Catarina! Tem festa portuguesa também! É o caso da tradicional Marejada de Itajaí, que acontece há mais de 3 décadas! Neste post nos contamos nossas impressões sobre a festa de 2017! Confira agora como foi a Marejada 2017


 Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Santa Catarina nós usamos a hastag #dmecemSC


 Marejada 2017

A Marejada de Itajaí sempre foi uma das festas mais tradicionais e conhecidas de Santa Catarina e dos estados doMarejada 2017-3 sul do Brasil, no entanto perdeu um pouco da essência nos últimos anos, deixando de lado a tradição e dando mais ênfase para a regata de veleiros Volvo Ocean Race (a maior regata do mundo), que tinha como parada Itajaí. Nesta edição de 2017 a festa foi reorganizada e a Marejada buscou resgatar as origens da tradicional festa que acontece a mais de 30 anos. Personagens típicos como o Marejão, a Marejoa e seu filho Marejinha, que foram deixados de lado nas últimas edições, voltaram a animar a festa, restabelecendo a figura portuguesa com tradições pesqueiras.

A festa deste ano enfatizou a valorização gastronômica, assim como foram as primeiras edições da Marejada. Foram oferecidas várias opções de pratos, com destaque para a tradicional sardinha assada na brasa, pratos ligados ao mar e pratos da gastronomia portuguesa.

Marejada 2017- Sardinha na Brasa.

A tradicional Sardinha na brasa da Marejada de Itajaí – R$12,00

Marejada 2017-17

Porção de Lula – R$35,00 ( ou seria uma mini porção de Lula).

 

Marejada 2017-Doces Portugueses.

A deliciosa banca dos doces portugueses.

Realizada no Centro de Eventos Marejada, um espaço que conta com capacidade para mais de 15 mil pessoas, a Marejada 2017 contou com vários ambientes, subdivididos em 3 pavilhões: um interno (Pavilhão Gastronomia), um externo (Pavilhão Sardinha na brasa) e uma “Tasca” portuguesa (Pavilhão Tasca).

Marejada 2017-12

Pavilhão Gastronomia.

Marejada 2017-Pavilhão Sardinha na brasa

Pavilhão Sardinha na brasa

Marejada 2017 Pavilhão Tasca

Pavilhão Tasca

Em ambos os setores os visitantes tiveram a disposição uma grande variedade gastronômica, chopp e música ao vivo.

Marejada 2017-Música Portuguesa

Musica portuguesa rolando solta no Pavilhão Tasca.

No setor externo, este ano tivemos a inauguração do espaço “Fish Garden”, o “Jardim de Peixe”, que serviu como área auxiliar para o Pavilhão Sardinha na brasa.

Marejada 2017-Fish Garden

Fish Garden – Marejada 2017

A Marejada 2017 disponibilizou também um espaço destinado as crianças, com um parque de diversão e o planetário.

Marejada 2017- Parque de diversões

Parque de diversões – Marejada 2017.

Além de todos os atrativos gastronômicos, culturais e recreativos, a Marejada 2017 também contou com um setor destinado aos negócios, com alguns stands corporativos e tendas com produtos de empresas locais e produtos artesanais confeccionados pela comunidade local.

Marejada 2017-11 Marejada 2017-10

A Marejada 2017 foi um sucesso e segundo a prefeitura de Itajaí, a festa contou com a presença de mais de 220 mil pessoas em 11 dias (5 a 15 de outubro), público superior ao esperado.

Marejada 2017-13

Marejada 2017 – Superou as expectativas de público.

Nossas considerações sobre a Marejada 2017

A Marejada 2017 nos pareceu muito bem organizada e mesmo com entrada gratuita a festa se manteve com um ambiente extremamente familiar.

Como pontos positivos podemos destacar a segurança do evento, como por exemplo a porta com detectores de metais, o que não acontece em outras festas grandes.

A estrutura da festa também nos pareceu bastante interessante, com muitas mesas em frente aos palcos, confirmando mais uma vez, o ênfase gastronômico que a Marejada adotou.

Achamos que a festa poderia contar com mais opções gastronômicas e que as porções deveriam ser um pouco mais generosas. Também pensamos que a festa poderia contar com mais opções de chopp.

Em comparação a Marejada, Aventura pelos Mares do Mundo que foi a primeira edição que eu, Itamar, estive, achei a Marejada 2017 bem mais organizada e entre as 2 versões preferi esta. Ano passado estávamos viajando e não foi possível comparecer. Já a Paty, que é natural de Itajaí, ainda sente saudades e gosta mais das antigas Marejadas, quando existiam barracas/restaurantes em forma de barquinhos e o Roberto Leal cantava o “vira” para o delírio dos descendentes de portugueses.

Ano que vem Itajaí recebe a Volvo Ocean Race novamente, mas a etapa de Itajaí será em Abril. Sinceramente achamos bom, pois assim sobra tempo pra prefeitura preparar uma Marejada 2018 fantástica, sem vincular a regata. Se estaremos lá… Com certeza!

Para maiores informações acesse o site oficial da Prefeitura de Itajaí.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Itajaí ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

20 Respostas para Marejada 2017 – A Tradicional festa de Itajaí voltou com tudo.

  1. Poxa que legal, eu que moro em SC não sabia dessa festa. Acho legal que cada região tem suas festas temáticas, cada uma com suas características. Parabéns pelo post, beijoss

  2. Vi a foto dos anéis de lula e não consegui me concentrar em mais nada! Adoro. Brincadeiras à parte, que bom saber que existem essas festas espalhadas pelo Brasil afora.

  3. Gisele Ramos disse:

    Que bacana! Não tinha conhecimento dessa festa, mas parece ser imperdível. Fiquei babando aqui com as fotos das comidas… rs

  4. Diego Arena disse:

    Nossa, essa festa parece ser bem interessante e tem diversas coisas bem gostosas para comer eim. Não sabia dela, obrigado por compartilhar, aí em uma visita à cidade eu consigo me programar para aproveitar um dia.

  5. Nossa faz muito tempo que não vou a Marejada.. Lembro quando era criança que ia com os meus pais almoçar em Itajaí. Ler seu post foi uma experiência que trouxe uma certa nostalgia.

  6. Que máximo. Já esive um ano na Marejada mas não curti muito. A de 2017 está sensacional, vou ter que retornar.

  7. Leo Vidal disse:

    Que barato essa festa! Não conhecia ainda, mas já fiquei com água na boca com as comidas servidas.

  8. Fábio Mendes disse:

    Nossa, que bacana! Não conhecia essa festa, mas gostei muito da iniciativa de resgatar as raízes. Abraços!!

  9. Edson disse:

    Que massa, não conhecia essa festa, gostei! E adoro uma sardinha frita, saudades…

  10. Luiza Cardoso disse:

    Adorei essa festa! Cada comidinha gostosa que deu até fome aqui! haha! Tenho alguns amigos em Itajaí e já tinha bastante vontade de conhecer a cidade, agora acho que vou aproveitar a próxima edição da festa para ter uma desculpa para me convidar a visitá-los! hahaha!
    Adorei a dica! ;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>