Medellin – Surpreendente! Muito mais do que esperávamos!

Publicidade:

Já tínhamos ouvido falar muito bem da cidade de Medellin e por este motivo fizemos questão de incluí-la em nosso roteiro! Foi uma escolha excelente, pois Medellin nos surpreendeu bastante e foi além do que estávamos esperando! Confira como foi nossa experiência na moderna Medellin:

Medellin – Muito mais do que esperávamos.

Medellin é a capital da província de Antioquia e também das terras paisas. É uma das cidades mais famosas da Colômbia e certamente todo mundo já ouviu falar sobre ela.

A cidade ficou muito famosa pelo temido Cartel de Medellin, do renomado narco-traficante Pablo Escobar, o homem que mudou a história da Colômbia.

O que fazer em Medellin - Colômbia
Medellin

Depois da morte “del Patrón”, a cidade buscou apagar a imagem negativa e iniciou uma série de medidas.

Uma grande transformação

Nos últimos tempos Medellin vem transformando-se em uma das cidades mais avançadas da Colômbia e da América Latina.

Medellin possui mais de 2 milhões de habitantes, que podem passar de 5 milhões se incluirmos a região metropolitana. É a segunda maior cidade da Colômbia, atrás apenas da capital, Bogotá.

Já tínhamos escutado muitas coisas boas sobre Medellin, mas os dias que estivemos na cidade nos mostraram uma cidade bonita, moderna, segura e com mais atrações do que estávamos esperando.

Devido a suas mudanças, nos últimos anos Medellin vem angariando vários títulos oferecidos por diferentes organizações. Medellin já ganhou título de “a cidade mais inovadora do mundo“, “a melhor cidade pra se viver na América Latina“, “a cidade com melhor qualidade de vida da Colômbia” e por aí vai.

Publicidade.

A cidade tem um clima agradável e ensolarado, com pouca variação térmica durante o ano, por este motivo, Medellin recebe o apelido de Ciudad de la Eterna Primavera


>>> LEIA TAMBÉM:

+ O que fazer em Cartagena – Guia Completo
Parque Nacional Tayrona, um paraíso preservado no Caribe colombiano. 
+ Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia.


O que fazer em Medellin

A cidade de Medellin possui muitas atrações e a melhor maneira de visitá-las é utilizando o metrô. O sistema de metrô de Medellin corta a cidade e chega próximo aos principais pontos de interesses. Confira abaixo alguns dos principais atrativos de Medellin:

  • El Poblado

Nós ficamos hospedados no bairro de El Poblado. Uma  ótima escolha pois o bairro é super tranquilo e tem tudo que necessitamos: lugares que vendem comidas de rua boas e baratas, mercado Exito, panificadoras, restaurantes e proximidade com a estação do metro (muito importante).

A região é ideal pra ser percorrida a pé, sendo uma área bastante arborizada, organizada e muito segura. Os principais atrativos da região ficam próximos e têm fácil acesso.

O que fazer em Medellin
Vamos pra onde agora!

Parque del Poblado

O Parque del Poblado é um lugar tranquilo e seguro que reúne muitas famílias durante o dia enquanto durante a noite torna-se um ponto de encontro pra juventude da cidade.

É um lugar histórico, pois está localizado onde Francisco Herrera, declarou a fundação do povoado (El poblado) com o nome de San Lorenzo de Aburrá, isso no ano de 1616

Meddelin foi “refundada” no ano de 1675, na localidade onde hoje está o Parque de Berrio. 

medellin-El Poblado
Parque Poblado e as barraquinhas de comidas tipicas.

De frente ao Parque del Poblado está a Iglesia de San Jose, outro ponto interessante da região.

Zona Rosa de Medellin

Assim como acontece em Bogotá, Medellin também tem uma região onde se concentram várias casas noturnas, bares e restaurantes. Essa região chama-se Zona Rosa de Medellin e é a região mais badalada da cidade.

Pra quem é aficionado por baladas e agitos noturnos, o Parque Lleras é o lugar ideal.

Localizado no coração da Zona Rosa de Medellin, o Parque Lleras é bem tranquilo durante o dia, entretanto ferve durante a noite.

Centenas de pessoas se reúnem no Parque e nos diversos bares e casas noturnas que estão espalhados pela região.

Zona Rosa de Medellin
Parque Lleras bombando.

Nós fomos tomar nossa cervejinha e encontramos um lugar muito maneiro que fica bem ao lado do Parque lleras: Mi Habana – “Cuba esta aqui”, claro que ficamos por ali!

Zona Rosa
Mi Habana – Zona Rosa.

Ainda demos sorte de pegar a Zona Rosa de Medellin em pleno Halloween, uma festa que apesar de ser de outro país, é bem popular na Colômbia.

Zona Rosa
Catrinas e um “Catrino” do dia do Halloween colombiano.

Cerro Nutibara/Pueblito Paisa

O Cerro Nutibara é uma reserva ecológica de 33 hectares onde o principal destaque é o Pueblito Paisa, uma pequena vila no alto do morro, que é a réplica de um típico povoado antioquenho do inicio do século XX.

Infelizmente quando estivemos lá, o pequeno povoado estava em reforma, mas mesmo assim, valeu a visita.

Além do Pueblito, o Cerro Nutibara também abriga o Museo de Ciudad, destinado a contar a história do urbanismo e arquitetura de Medellin.

Pueblito Paisa
Pueblito Paisa.
Pueblito Paisa
Pueblito Paisa (em reforma).

Também são legais os mirantes sobre o Morro, que proporcionam belos visuais da cidade de Medellin.

O que fazer em Medellin
Visão a partir de um dos mirantes.
  • Zona Administrativa

A região da Zona Administrativa e de Negócios é uma das áreas mais movimentadas da cidade.

Na região exitem muitos policias devido a existência de diversos edifícios administrativos, isso torna a região bastante segura.

Um dos locais mais importantes é o Centro Administrativo La Alpujarra, sede do governo municipal de Medellin e também do departamento de Antioquia.

Bem de frente a este local existe um imenso e interessante monumento chamado Homenaje a la Raza. 

O que fazer em Medellin
Sede do Governo de Antioquia e o Monumento de Homenage a La Raza.
O que fazer em Medellin
Monumento de Homenage a La Raza.

Plaza Cisneros

Todos estes edifícios estão localizados bem a frente da Plaza Cisneros, um espaço com 300 enormes postes que se iluminam durante a noite.

Infeizmente não fomos lá durante a noite, mas já vimos algumas fotos e é bem legal!

Plaza Cisneros - atrações
Plaza Cisneros.

Outros atrativos da região

Outros pontos interessantes existentes na região administrativas são os Edificio Velasquez e Carré,a Biblioteca EPM, o Museu Itenrativo EPM, a Plaza de La Liberdad, a Plaza Mayor, o Teatro Metropolitano e o Parque de los pies Descalzos. 

Medellin - Colômbia -
Chafariz da Plaza da Libertad – diversão pras crianças nos dias quentes.
  • Centro Histórico

O Centro Histórico de Medellin também é uma região bastante movimentada e merece um pouco de cuidado. Ainda que exista bastante policia, sempre é bom ficara atento! Tomando cuidado não há maiores problemas

Paseo Peatonal Carabobo

Partindo da Plaza Cisneros, através do calçadão chamado Paseo Peatonal Carabobo, chega-se ao Centro Histórico.

Pelo caminho não deixe de entrar no belo edifício Palacio Nacional, que hoje funciona como um grande centro comercial e além de ser bem legal por fora, também é muito bonito pelo lado de dentro.

O que fazer em Medellin
Palacio Nacional.
Medellin - Surpreendente! Muito mais do que esperávamos!
Interior do Palácio Nacional.

Mais adiante chega-se a única igreja de estilo colonial da cidade, a pequena Iglesia de La Vera Cruz, construída em 1682.

O que fazer em Medellin
Iglesia de La Vera Cruz.

Museo de Antioquia

Caminhando mais um pouquinho chega-se até o Museo de Antioquia onde o maior destaque fica por conta das 168 obras do famoso artista colombiano Fernando Botero. 

Museu Antioquia
Las gordas… brincadeira!!! (acho que vou apanhar!)
Museu Botero - Atrações em Medellin
Esculturas de Botero.
O que fazer em Medellin
Escopetarra.

Plaza Botero

Em frente ao Museu está a Plaza Botero, onde 23 obras de Botero fazem parte da revitalização do local, que outrora foi um local bem barra pesada, onde existiam vários usuários de drogas, ladrões e traficantes.

Na realidade a praça ainda não transmite o ar de segurança existente em outras partes de Medellin e é bom ficar atento. Em um dia que passamos por ali bem cedo percebemos que ainda existiam muitos usuários de drogas na região.

Centro Histórico - Botero
Plaza Botero.

Palacio de la Cultura Rafael Uribe Uribe

Do outro lado da Praça está o belíssimo edifício em estilo gótico, o Palacio de la Cultura Rafael Uribe Uribe, um dos mais bonitos da cidade.

O que fazer em Medellin
Palacio de la Cultura Rafael Uribe Uribe.

Pra quem não quiser caminhar todo este trecho, também é possível pegar o metro na zona administrativa até a estação Berrio, pulando esta caminhada pelo Paseo Peatonal Carabobo.

Parque Berrio

Atravessando a maior e mais movimentada estação de metro da cidade, a Estação Berrio, chega-se ao Parque Berrio, a parte mais popular do centrão, onde uma muvuca se aglomera, seja vendendo coisas, cantando, conversando, observando, vadiando e tantas coisas mais.

Quase de frente ao Parque está a Iglesia de La Candelaria declarada como monumento nacional.

Além de ter muita gente e a região não passar uma sensaçõa de plena segurança, também começou a chover enquanto conhecíamos esta região, por isso não temos fotos.

Continuando rumo ao norte, pelo Paseo Peatonal Carabobo, chega-se no Parque Bolivar, que fica bem na frente da Catedral Basilica Metropolitana, construída com cerca de 1,2 milhões de tijolos maciços. Dizem que é a maior igreja no mundo a ser construída com estes tijolos. Outra coisa que dizem, é que foi cimentada com sangue de boi.

Eu não sei se foi no dia, ou no horário que fomos, mas tinha um povo meio estranho e eu nem tirei a câmera pra bater foto. A região é meio pesada, mesmo durante o dia, portanto todo cuidado é pouco. A noite essa região deve ser evitada, pois é zona de prostituição e drogas (que também acontecce durante o dia, mas em proporção menor).

Atenção: a região do Paseo Peatonal Carabobo é bastante movimentada e requer bastante atenção principalmente na região da Estacão Berrio (Plaza Botero e Parque Berrio) e no Parque Bolivar. Sempre alerta!

  • Zona Norte – Carabobo Norte

O lado norte de Medellin também possui bastante atrações legais. A mais interessante, sem dúvidas é o Parque Explora, simbolo maior de uma cidade inovadora e aberta ao conhecimento.

Parque Explora

O parque conta com 4 pavilhões contendo mais de 300 experiências interativas, vivário, um dos maiores aquários de água doce da América Latina, entre outras atrações. Ficamos tão entretidos neste parque que até perdemos o avião, rá!

Explora
Parque Explora.
Colômbia
Brincando com os experimentos.
O que fazer
Aquário de água doce.
Parque Explora -
Enganando o cérebro no penhasco imaginário.

Confira o post completo que fizemos contando como foi a experiência no Parque Explora.

Outros atrativos da região

De um lado do Parque Explora está o Jardín Botánico e o Orquideorama; do outro lado fica o Parque Norte, que é um grande Parque de diversões.

O que fazer em Medellin - Colômbia
Orquideorama.

Já em frente ao Explora, do outro lado da linha do metrô, está o Parque de Los Deseos, um grande espaço com mais 12.000 m² e muitas atrações que propiciam aos visitantes interações com conceitos de astronomia e os impactos destes sobre a água, a energia e as comunicações.

Medellin - Surpreendente! Muito mais do que esperávamos!
Concha Acústica.

No Parque de Los Deseos estão também o Planetário Municipal e a Casa De la Música.

Bem próximo dali estão a Universidad de Antioquia e Museo Cementerio San Pedro. 

  • Bairro Pablo Escobar

Outro atrativo interessante e mais “exótico” de Medellin é o bairro originado por Pablo Escobar, o Bairro Medellín sin Tugurios.

Este bairro surgiu na época em que Pablo Escobar mandava na Colômbia e tinha muita grana. As primeiras casas (assim como escola e postos de saúde) foram construídas por Pablo para a população de uma favela que pegou fogo, foram construídas mais de 400 casas.

Com o tempo e após a morte de Pablo a vila cresceu e ganhou uma infinidade de casas irregulares, o que tornou o local uma favela na cidade.

Nós não fomos visitar o Bairro Pablo Escobar, mas os amigos do Mundo Sem Fim foram e você pode saber mais aqui.

Como se locomover em Medellin

A maneira mais fácil de se mover em Medellin é através do sistema de Metrô. Na verdade esta foi a única forma de locomoção que utilizamos e é bem prática, pois vai até os principais pontos de interesse da cidade, praticamente sempre em linha reta!

mapa_metro
Mapa sistema de transporte de Medellin. Foto: Medellin.Travel

A linha A (azul) atravessa a cidade de Norte a sul e é complementada pela Linha B (Laranja) de Leste a Oeste.

Devido a geografia de Medellin, além das duas linhas de Metro, o sistema de transporte é integrado pelos MetroCables, que são Teleféricos  que atravessam os grandes morros habitados da cidade.

Além dos MetroCables, ônibus também integram o sistema.

Não deixe de andar nos teleféricos, além de uma bela visão da cidade de Medellin, é possíveldar uma olhada em outra parte da cidade, a periferia de Medellin.

O MetroCable da linha K, leva até o Parque Arvi (que nós não conhecemos).

Teleférico
MetroCable – Linha K.

Chegando e saindo

Na Colômbia existe uma empresa aérea low cost chamada Viva Colômbia, fique atento às promoções do site que costumam ter preços ainda mais econômicos!

Nós utilizamos a Viva Colômbia pra chegar a Medellin e perdemos o voo da empresa por 10 minutos na saída. Tivemos que comprar uma nova passagem pela Avianca, até nem custou muito caro, mas… prejuízo né!

Fica a dica: nunca deixe o Parque Explora pro último dia, porque se quiser brincar nos brinquedos interativos do parque, você pode perder o avião!

O Aeroporto Internacional José Maria Cordova, fica em Rio Negro, a cerca de 35 km de Medellin. Existe um ônibus coletivo que para praticamente na porta do aeroporto e leva até o centro da cidade por 8.600 pesos, é a maneira mais econômica.

Existem táxis coletivos e táxis privados que, do centro até o aeroporto, devem sair aproximadamente 60.000 e 30.000 pesos respectivamente.

Também é possível chegar a Medellin via terrestre, ônibus partem com destino a Medellin das principais cidades da Colômbia.

Gastronomia

Medellin, possui muitas opções gastronômicas e nos pareceu que foi a cidade da Colômbia mais barata pra comer!

Não deixem de comer o prato típico da cidade a Bandeja Paisa, também não deixem de saborear as delicias de rua, a gente ama comer coisinhas na rua! Ah, também não esqueçam de provar o Café do Juan Valdez!

Juan Valdez Café
Dizem que é o melhor café do mundo, então tomamos vários!

Bem pertinho de Medellin está El Peñol, uma boa dica de passeio. Nós não chegamos a conhecer mas vimos as fotos de uns amigos chilenos que estavam no nosso hostel e nos pareceu super legal e muito bonito!

Onde se hospedar em Medellin

Nos hospedamos no Hostel Casa Blanca, que fica bem próximo a vários outros Hostels mais famosos e badalados como o Pit Stop e o Black Sheep Hostel. O Casa Blanca tem um custo menor que os demais e também é muito mais tranquilo. Está localizado a menos de 10 minutos (a pé) da estação do metro (Estação Poblado).


>>> QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Medellin, Bogotá ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre o que fazer em Medellin?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Medellin deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


>>>MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:

+ Catedral de Sal de Zipaquirá – Bate e volta à partir de Bogotá. 
+ Passeio de barco em Cartagena – Isla Baru e Islas Rosários.
Museu do Ouro de Bogotá – o mais importante museu do ouro do mundo. 
+ Como é subir o Cerro de Monserrate em Bogotá.

Artigo anteriorUsina Binacional de Itaipu em Foz do Iguaçu. Como foi a visita.
Próximo artigoVulcão Rano Raraku, a fábrica de Moais.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei essa materia sobre medelim ,quando tiver mais novidadades sobre medelin por favor mandem para meu email,certamente e um lugar que quero conhecer, parabens pela materia

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here