Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue, no Paraguai.

Redução Jesuítica Jesus de Tavarangue - Paraguai - Capa

Dentre os principais atrativos turísticos do Paraguai, as Missões Jesuítas se destacam e não podem ficar de fora em uma viagem ao país! Neste post nós vamos falar sobre uma das missões mais importantes, não só do Paraguai, mas também entre todas as missões. Conheça a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue.


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecenoParaguai


Missões Jesuítas

As Missões Jesuítas (também conhecidas como Missões Jesuíticas, ou Reduções Jesuíticas) foram assentamentos indígenas criados e administrados por Padres Jesuítas em vários países da América do Sul. Tinham como objetivo principal catequizar os indígenas e “civilizá-los” conforme a cultura europeia. No Paraguai eram governadas pelos próprios indígenas, sob administração dos Jesuítas, que respeitavam as culturas e tradições locais.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-Detalhes

Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue.

Se por um lado os Jesuítas doutrinaram os indígenas de acordo com suas crenças, por outro lado, os alfabetizaram e os ensinaram muitas coisas, como técnicas agrícolas, técnicas arquitetônicas, valores artísticos etc. Além disso, as Missões Jesuítas também protegeram os nativos dos espanhóis (e portugueses) que na maioria das vezes escravizavam (ou matavam) os indígenas, quando os encontravam.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-8

Missões Jesuítas do Paraguai.

Foram criadas dezenas de missões em várias localidades. Muitas delas chegaram a possuir populações com milhares de pessoas, tornando-se verdadeiras cidades.

As Missões se auto-organizaram e evoluíram tanto (inclusive militarmente) que em determinado período foram vistas como ameaças pelas coroas de Portugal e da Espanha, que expulsaram os Jesuítas (em 1759 e 1767 respectivamente) e decretaram o fim das Missões Jesuítas no novo mundo.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-Militares jesuítas.

Missões Jesuítas do Paraguai.

Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue

Você até pode ter visitado uma Missão Jesuíta no Brasil, na Argentina, ou onde quer que seja, mas seguramente não viu nada como a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue. Esta missão é a única entre todas as missões construídas pelos jesuítas, que foi construída com toques do estilo Mourisco, estilo característico da cultura muçulmana.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-Estilo Mourisco

Arquitetura com estilo Mourisco visível nos arcos das portas da igreja.

Localizada no departamento de Itapuá, a cerca de 50 km da cidade de Encarnación, a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue, foi fundada originalmente às margens do Rio Monday, em 1685, porém, teve que ser transferida de local devido a ameaça dos bandeirantes, que se dedicavam a venda de escravos, muitas vezes indígenas. A missão passou por 3 lugares distintos antes de ser fixada no atual local. Jesus de Tavarangue, já chegou a ter uma população de aproximadamente 3000 indígenas.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-20

Parte da Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue.

A Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue não chegou a ser concluída, pois os Jesuítas foram expulsos do Paraguai em meados do século XVIIISe tivesse sido finalizada, a Missão contaria com um dos maiores templos da época. Sua igreja principal, que não foi finalizada, mede 70 m de comprimento e 24 m de largura.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay

Interior da grande igreja não finazalizada de Jesus de Tavarangue.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-11

Vista lateral da igreja.

Desde 1993, junto com a Missão Jesuíta de La Santíssima Trinidad, a Missão de Jesus de Tavarangue é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade, pela UNESCO.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue.


LEIA TAMBÉM:

O QUE FAZER EM ASSUNÇÃO, CAPITAL DO PARAGUAI.
O QUE FAZER EM CIUDAD DEL ESTE, COMPRAS E MUITO MAIS.
CONHEÇA A MISSÃO JESUÍTA DE LA SANTISIMA TRINIDAD DEL PARANÁ


Como é visitar Jesus de Tavarangue

visita a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue é rápida, mas bastante interessante. É uma verdadeira aula de história a céu aberto. A visita é feita com o acompanhamento de um guia gratuito.

O local é muito bem cuidado, aliás devemos ressaltar o excelente trabalho que o governo do Paraguai faz pra manter e preservar as ruínas. A equipe que trabalha no local é muito atenciosa e muito bem preparada em relação a informações…

O valor do ingresso é 25.000 guaranis (cerca de R$17,00) e dá direito ao acesso as 3 principais missões do Paraguai (Jesus de Tavarangue, La Santissima Trinidad e San Cosme y Damian).

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-

Acesso as ruínas da Missão Jesuíta de Jesus de Tavarangue.

Comece visitando o museu que fica logo na entrada. É um museu minúsculo, sem muito acervo, mas já serve pra dar uma luz em relação as missões jesuítas. De qualquer forma, a melhor maneira de entender melhor as missões é ouvindo as explicações dos guias. No caso de não ter um guia disponível no local quando você for visitar as ruínas, converse com o atendente da bilheteria, que também poderá te explicar bastante coisas sobre as missões.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-museu.

Parte do acervo do pequeno museu.

Logo após a bilheteria o acesso às ruínas é feito através de um belo calçadão de tijolos vermelhos que levam o visitante direto a Igreja Maior, principal atrativo do complexo.

Ao contrário das igrejas das demais reduções, a igreja da Missão de Jesus de Tavarangue não foi destruída depois que os Jesuítas foram expulsos, pois como não havia sido terminada, não foi decorada com ouro e objetos valiosos. Assim sendo, não foi saqueada e sobreviveu tal como foi deixada após os Jesuítas deixarem o local. Claro, suas ruínas ganharam algumas restaurações do governo paraguaio.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay igreja

O interior da igreja… quase finalizada.

Além da igreja a redução possuia basicamente a mesma estrutura das demais reduções, com uma grande praça frente a igreja – a Plaza Mayor; a morada dos padres ao lado da igreja; a morada dos indígenas, uma escola, refeitório, áreas de plantações e um cemitério…

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-31

Ruínas das casas dos indígenas.

Não deixe de reparar nas ruínas das colunas que se espalham por vários lados, formando um cenário bastante interessante.

Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-6

Ruínas Jesuítas.

Como chegar a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue

Ao contrário da Missão Jesuíta de La Santíssima Trinidad, que tem o acesso facilitado e pode ser visitada tanto em Missão Jesuitica Jesus de Tavarangue - Paraguay-5transporte público, como em automóvel próprio, já que está localizada bem ao lado da rodovia que liga Assunção a Ciudad del Este, o acesso a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue é um pouco mais complicado, principalmente para quem quer visitar o local utilizando o transporte público. Para chegar até Jesus de Tavarangue é preciso contar com um pouco de sorte pra pegar um ônibus que vai até a missão. São poucos horários durante o dia.

A maneira mais fácil de visitar Jesus de Tavarangue, caso você não esteja de carro, é pegar um táxi em frente ao posto de gasolina (Petrosur) que fica próximo a entrada da Missão Jesuíta de La Santíssima Trinidad. Você pode fazer isso, antes ou depois de visitar La Santíssima Trinidad (lembrando que à noite tem o show de luzes na Santíssima Trinidad).

É dali do posto de gasolina que supostamente parte o ônibus que vai até Trinidad, mas fique atento aos horários… Na primeira vez que estivemos por lá, quando estávamos visitando as ruínas por conta própria, não conseguimos pegar ônibus e também não conseguimos informações bem definidas. Ouvimos falar que é de hora em hora, também ouvimos falar que é de 2 em 2 horas, assim como já ouvimos falar que só tem um ônibus de manhã e um de tarde…

Preferimos não arriscar e pegamos um táxi que nos levou até Jesus de Tavarangue e nos trouxe novamente até o posto de gasolina. O valor de um táxi até Jesus (ida e volta, com tempo de visita) é de no máximo 60, 000 guaranis (cerca de R$38,00).

Nós entramos em contato com o pessoal da Missão Jesus de Tavarangue e nos informaram os horários do ônibus com precisão:

Ônibus de Trinidad a Jesus: 08h30min, 11h, 14h 17h.

Ônibus de Jesus a Trinidad: 6h, 7h, 9h, 10h, 13h, 15h.

Atenção: No sábado o serviço de ônibus funciona apenas até as 13h. Nos domingos o ônibus que faz este percurso não funciona. Agora você pode programar a visita a Jesus de Tavarangue sem perder o ônibus!

Lembre-se que não é um ônibus turístico e sim um ônibus de linha que liga os vilarejos.

Pra quem está de carro a coisa fica muito mais fácil. Basta seguir as placas. São cerca de 11 km da rodovia até Jesus de Tavarangue. A estrada é boa e o local é super tranquilo.

Apesar de não termos visto nada do tipo nas 2 vezes em que estivemos nas ruínas, existem relatos que dizem haver moto-táxis que podem fazer o trajeto. Segundo relatos são mais econômicos que os táxis convencionais. Se estiver sozinho pode ser uma boa alternativa…

Existe ainda a possibilidade de fazer os passeios com agências de turismo.

Nós visitamos as ruínas de Jesus de Tavarangue por duas vezes. A primeira vez por conta própria, quando visitamos algumas cidades do Paraguai e da Argentina; e a segunda vez a convite da Secretária de Turismo do Paraguai (SENATUR), quando percorremos o Paraguai visitando alguns dos principais atrativos do país.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

2 Respostas para Conheça a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue, no Paraguai.

  1. Nossa que interessante deve ser visitar as missões Jesuítas!!! O lugar é muito lindo! Amei!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>