Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça a Missão Jesuíta San Ignácio Mini, na Argentina.

Os Jesuítas criaram cerca de 30 reduções na região que hoje abrange o Brasil, o Paraguai, a Argentina e a Bolívia. Na Argentina, a mais famosa é a Missão Jesuíta San Ignácio Mini, uma das pioneiras e atualmente uma das mais bem preservadas entre todas. Neste post nós contaremos como foi nossa experiência visitando San Ignácio, confira:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Na Argentina nós usamos a hastag #dmecnaargentina


Missão Jesuíta San Ignácio Mini

Originalmente fundada em 1610, a Missão Jesuíta San Ignácio foi uma das primeiras reduções jesuítas. Inicialmente foi construída na região outrora chamada Guayrá, onde atualmente está a cidade de Santo Inácio, no noroeste do Estado do Paraná.

Missão Jesuíta San Ignácio

Missão Jesuíta San Ignácio

Assim como aconteceu em outras missões, San Ignácio sofreu vários ataques dos bandeirantes e por isso precisou ser transferida de lugar. Em 1631 a redução foi transferida para oeste, sendo reconstruída na região do Paranaimá, hoje território pertencente a Argentina. Mesmo com o deslocamento, a redução continuou sofrendo ataques, o que obrigou os jesuítas a fazerem uma nova transferência em 1696. Este último deslocamento foi definitivo e durou até a expulsão dos Jesuítas pela coroa espanhola, em 1767.

Detalhes da arquitetura barroco-guarani.

Detalhes da arquitetura barroco-guarani.

Localizada a cerca de 250 km de Foz do Iguaçu, a Missão Jesuíta San Ignácio Mini é a missão jesuíta mais bem conservada da Argentina e uma das mais bem conservadas entre todas as missões. Já chegou a abrigar quase 5000 indígenas em cerca de 18 hectares, mas após a expulsão dos Jesuítas, entrou em colapso e pouco tempo depois foi abandonada pelos indígenas. Décadas depois foi saqueada por tropas paraguaias e desde então ficou abandonada. Foi redescoberta em 1897 e quase meio século depois começou a receber restaurações.

Em 1984, em conjunto com outras missões (incluindo algumas brasileiras) a Missão Jesuíta San Ignácio Mini foi declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco e hoje é um dos principais atrativos da Argentina.

Como é visitar a Missão Jesuíta San Ignácio Mini

Depois de visitar as ruínas jesuítas La Santisima Trinidad del Paraná e Jesus de Tavarangue, que ficam do lado do Paraguai, cruzamos a fronteira e fomos conhecer algumas das ruínas da Argentina. Começamos com a Missão Jesuíta San Ignácio Mini, que é a principal ruína jesuíta em território argentino.

Missão Jesuíta San Ignácio Mini.

Missão Jesuíta San Ignácio Mini.

Chegamos a cidade de San Ignácio pela manhã com chuva. Como a previsão era de chuva a semana toda, fomos visitar as ruínas de San Ignácio Mini já durante a tarde, com chuva mesmo.

Missão Jesuíta San Ignácio Mini.

Missão Jesuíta San Ignácio Mini.

A visita começa em um pequeno museu, o Museu Jesuítico de San Ignacio Miní, onde é possível entender um pouco sobre as missões jesuítas e sobre a Missão de San Ignácio Mini. Neste museu existe uma maquete mostrando como era a redução em seu auge e também estão expostos alguns objetos da época. Além disso existe uma área onde é possível ouvir músicas dos indígenas guaranis.

Museu Jesuítico de San Ignacio Miní

Museu Jesuítico de San Ignacio Miní

Museu Jesuítico de San Ignacio Miní

Guia orienta turistas dentro do Museu Jesuítico de San Ignacio Miní.

Maquete de como era a Missão Jesuíta San Ignacio Miní.

Maquete de como era a Missão Jesuíta San Ignacio Miní.

Após a visita ao museu inicia-se o passeio pelas ruínas. A visita é feita com o acompanhamento de um guia, que conta ao visitante curiosidades sobre as missões jesuítas, em especial sobre a Missão de San Ignácio Mini, lógico.

Tour guiado.

Início do tour guiado pelas ruínas, com chuva e tudo!

Ao longo do caminho vamos conhecendo os locais onde ficavam as casas dos indígenas, as casas dos padres jesuítas e chefes indígenas, o colégio, o refeitório, o cemitério etc.

Entrada para as ruínas.

Entrada para as ruínas.

Nem que chova!

Conhecendo as ruínas! Pode chover!!!

Edificações da antiga missão jesuíta.

Edificações da antiga missão jesuíta.

O ponto alto da visita é quando nos deparamos com a igreja, que é a maior construção do complexo, com cerca de 74 metros de comprimento por 24 de largura. Suas paredes possuem 2 metros de espessura e o portal de entrada destaca-se pela arquitetura e representações no próprio estilo barroco-guarani.

O portal principal da igreja de San Ignácio Mini.

O portal principal da igreja de San Ignácio Mini.


LEIA TAMBÉM:

+ PUERTO IGUAZU, A CIDADE DO LADO ARGENTINO DAS CATARATAS.
+ ICEBAR, O BAR DE GELO ARGENTINO.
+ O QUE FAZER EM CIUDAD DEL ESTE. COMPRAS E MUITO MAIS.


Após o passeio guiado, o visitante tem a opção de percorrer o complexo sozinho e explorar todos os detalhes de maneira individual. Aliás, nem é preciso fazer o tour guiado se o visitante não desejar, embora seja bastante produtivo e informativo (nós recomendamos).

Até a lagartixa quer ficar por dentro da história das ruínas!

Até a lagartixa quer ficar por dentro da história das ruínas!

Mas caso você não queira fazer o tour guiado, você não irá ficar a ver navios, sem entender nada. Ao longo do complexo estão espalhados diversos totens com indicações e explicações sobre os principais locais do complexo. Os totens possuem informações em diversos idiomas, entre eles o português, claro. É só apertar o botão pra ouvir as explicações. Quando tem muita gente ouvindo (um em cada toten) fica a maior zoeira, apesar de um toten ficar distante do outro. Chega a ser meio engraçado, faltou disponibilizar fones. Fica a dica.

Missão Jesuíta San Ignácio Mini

Totens com informações em vários idiomas.

Visitamos San Ignácio Mini em um dia chuvoso e no outro dia fomos visitar a Ruína Jesuíta de Santa Ana (em breve post). Contrariando a previsão do tempo, não choveu e saiu até um solzinho. Após visitar Santa Ana decidimos voltar pra San Ignácio Mini e a visitamos novamente, desta vez sem chuva!

Missão Jesuíta San Ignácio Mini

Ruínas Jesuítas – o retorno.

Assim como acontece nas ruínas de La Santissima Trinidad, no Paraguai, em San Ignácio Mini também existe uma apresentação noturna, porém, ao contrário da apresentação, onde o valor da apresentação noturna já está incluído no ingresso, em San Ignácio é preciso pagar um ingresso à parte. Como nós tínhamos reservados o dia anterior para ver a apresentação, acabamos não vendo, pois estava chovendo. Neste segundo dia, quando o tempo melhorou, nós deixamos a cidade no final da tarde. Precisamos voltar pra conferir o espetáculo noturno!

Onde se hospedar em San Ignácio.

A pequena cidade de San Ignácio possui várias opções de hospedagem e você pode conferir as opções aqui. Nós ficamos no SiHostel, que na época se chamava Adventure Hostel. Uma boa opção com piscina, lareira, aluguel de bikes, enfim, tem um excelente custo beneficio.

Muitas pessoas não pernoitam na cidade de San Ignácio e fazem bate e volta a partir de Posadas, que fica a cerca de 65 km de distância. Se for este seu caso, você poderá escolher onde ficar em Posadas aqui.

 

SERVIÇO:

Mais informações: https://www.opcioniguazu.com.ar/excursiones/ruinas-san-ignacio.php  Tel: Telefone: +54 11 4322-0686

Valor do Ingresso: Visitantes latino americanos: AR$ 200 (ingresso válido por 15 dias – dá acesso às ruínas de Santa Ana e Loreto)

Endereço:Av. Santa Fe 989, San Ignacio, Argentina

Horário: Diariamente das 7h às 19h

 


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Argentina, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro na Argentina? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


 

Share

2 Respostas para Conheça a Missão Jesuíta San Ignácio Mini, na Argentina.

  1. Estela disse:

    Lind! Sou louca pra conhecer!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *