Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Museu da Terra Guarani, opção de passeio pra quem visita Itaipu pelo Paraguai.

Museo-de-la-Tierra-Guarani---Paraguai

Está pensando em visitar a Itaipu Binacional de graça pelo lado paraguaio? No post de hoje vamos te dar mais uma dica pra agregar seu passeio! Conheça o Museu da Terra Guarani – Itaipu Binacional, no Paraguai.


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecenoParaguai


Museu da Terra Guarani

Já sabemos que com todos os posts sobre Ciudad del Este que fizemos recentemente, você já está convencido de que, além de fazer compras no Paraguai, também irá atravessar a fronteira pra visitar a Itaipu sem pagar nada, irá conhecer os belíssimos e ainda não tão famosos Saltos del Monday e também irá até o Shopping Paris, onde poderá se divertir muito no Museu Planet 3D e no SnowPark, certo?

E pra você que vai até o lado paraguaio da Itaipu, temos mais uma opção de passeio para você aproveitar melhor seu dia. O Museu da Terra Guarani fica a cerca de 2 km da entrada do centro de visitantes do lado paraguaio da Usina Binacional de Itaipu e assim como todos os passeios realizados no lado paraguaio da Itaipu, a entrada gratuita.

Museu da Terra Guarani-Itaipu

Museu da Terra Guarani – Itaipu Binacional

Museu da Terra Guarani, ou Museu de la Tierra Guarani em espanhol, foi inaugurado no ano de 1978 com o nome de Museu Ambiental. No ano de 2000 foi revitalizado e ganhou o nome atual. Em 2011 o museu passou por uma nova reforma, onde se tornou bem moderno e desde então é conhecido como o Novo Museu da Terra Guarani. Esta última reforma o deixou lindão, como pudemos ver em nossa visita.

Museu da Terra Guarani-

Museu da Terra Guarani.

O museu faz parte do circuíto turístico, ambiental e cientifico da Itaipu Binacional e tem como objetivo principal resgatar a história e a cultura do povo Guarani, o povo originário da região.

Museu da Terra Guarani- Povo Guarani

Representações de indígenas da etnia Guarani.

Em seu acervo estão amostras da flora e fauna regional, assim como minerais coletados desde o inicio da construção da Usina Itaipu. Entre o acervo podemos encontrar objetos encontrados na região com idade de aproximadamente 7000 anos. Claro, o foco principal do museu é o povo guarani e logicamente podemos encontrar muitas informações sobre a cultura e história deste povo.

Como foi visitar o Museu da Terra Guarani

Logo no início do passeio, uma das primeiras coisas que chamam a atenção de quem visita o museu é a apresentação eletrônica que recebe os visitantes em dois idiomas, o guarani e o espanhol, ambos idiomas oficiais do Paraguai. Logo percebemos que em várias partes do museu as informações que são dadas por estes “totens” eletrônicos e também pelas placas indicativas sempre são em guarani e espanhol. Vale lembrar que o Paraguai é um dos únicos países da América Latina que tem o idioma originário como idioma oficial. Nós gostamos muito disso!

Museu da Terra Guarani-Informação

No canto a direita painel informativo com informações em Espanhol e Guarani.

O passeio começa com a exposição de diversas espécies da flora e fauna local. O destaque do primeiro setor fica com a presença de dezenas de animais empalhados, entre eles algumas espécies ameaçadas de extinção. Vale ressaltar que todos os animais ali expostos morreram por causas naturais, doenças, ou acidentes.

Museu da Terra Guarani - Animais empalhados

Animais empalhados.

Museu da Terra Guarani-2

Animais empalhados.

A sequência do museu nos reserva um cronograma da história da civilização guarani. São apresentadas representações do cotidiano do povo guarani desde quando chegaram a região, a cerca de 7 mil anos atrás, passando pelo “descobrimento da América” e a chegada dos espanhóis (muitos séculos depois), logo temos a chegada dos Jesuítas, dos Bandeirantes, dos exploradores da erva mate, até a civilização atual…

Museu da Terra Guarani-História e cultura Guarani

História e cultura Guarani

Museu da Terra Guarani-História e cultura Guarani

História e cultura Guarani

Museu da Terra Guarani-História e cultura Guarani

História e cultura Guarani

Museu da Terra Guarani-História e cultura Guarani

História e cultura Guarani

Aliás, vale ressaltar que no novo Museu da Terra Guarani existe uma sala de exposição permanente intitulada “200 Anos de Povos Milenares”, uma espécie de trocadilho entre a história do Paraguai (200 anos) e a história do povo Guarani, com cerca de 7 mil anos.

Museu da Terra Guarani-Arco e flecha

Arcos e flechas utilizados por indígenas da etnia Guarani.

O museu ainda conta com um setor destinado a história e construção da Itaipu, onde podemos encontrar desde objetos originais utilizados na construção da usina, até réplicas que demostram o funcionamento de componentes e também da própria Itaipu como um todo.

Museu da Terra Guarani-Itaipu

Peças utilizadas na Usina Binacional de Itaipu.

Museu da Terra Guarani-Usina Binacional de Itaipu.

Réplica de sistema elétrico da Usina Binacional de Itaipu.

Nosso tour foi realizado com a presença de uma guia da Itaipu que enriqueceu bastante a visita. Eu como sou apaixonado pela história dos povos originários gostei muito da visita.

Junto ao museu está o Zoológico de Itaipu, uma opção para quem gosta. São mais de 200 animais. Apesar de não gostarmos de ver os animais presos, vale ressaltar que os animais do Zoológico de Itaipu são oriundos de instituições que recebem animais resgatados, como a Polícia Ambiental ou o Ibama. Geralmente, são animais encontrados em situação de vulnerabilidade (doentes, filhotes sem a proteção dos pais, passíveis da ação de caçadores, idosos ou sem condições de viverem sozinhos na natureza) ou por serem vítimas de tráfico, atropelamento e maus tratos.

A entrada do Zoológico de Itaipu também é gratuita.

Como chegar ao Museu da Terra Guarani – Itaipu

O Museu da Terra Guarani fica localizado a cerca de 2 km do Centro de visitação da Usina Binacional de Itaipu do lado Paraguaio. Está localizado na cidade de Hernandarias, a cerca de 12 km da Ponte da Amizade. Para chegar lá é bem fácil e você pode ir em táxi, de carro, com agências, ou até mesmo por conta própria em transporte público.

De táxi: A maneira mais fácil de chegar até o Museu da Terra Guarani é em táxi, partindo do centro de Ciudad del Este, o valor deve custar entre 50.000 à 70.000 guaranis. Vale ressaltar para ter cuidado com os táxis e dar preferencia a taxistas que estejam em pontos frente a hotéis e grandes shoppings. Lembre-se de tratar o preço antes e no caso de contratar o passeio ida e volta não pague adiantado.

De Carro: Entrando pela Ponte da Amizade segue-se a “Ruta internacional” até a rotatória do quilometro 4, de lá pegue a direita, sentido Hernandarias. Siga a “Super Carretera” por mais 8 km. Não tem erro basta seguir as placas que indicam a Itaipu. O Museu fica junto ao Zoológico de Itaipu, no Centro Ambiental.

Museu da Terra Guarani-Centro Ambiental

Entrada do Centro Ambiental Itaipu, que dá acesso ao Museu da Terra Guarani e ao Zoológico Itaipu.

De ônibus: Existem ônibus de linha que te deixam praticamente na frente do Centro Ambiental. O custo varia de 3.000 à 5.000 guaranis. É possível pegar estes ônibus no centro de Ciudad del Este, como por exemplo em frente ao Shopping JardínLa SantanianaHerd tour, Tacuru Pucu, Chaco Boreal e Hernandarias são as empresas que vão até a Itaipu.

Com Agências: Algumas agências de turismo fazem o city tour por Ciudad del Este e região, que inclui o tour pelo Museu da Terra Guarani e Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio. (Não temos indicações).

Para mais informações acesse o site oficial da Itaipu – Paraguai: http://www.itaipu.gov.py/
Fone: +595 61 599 8040 / 8094 – Email:  cturistico@itaipu.gov.py

DMEC visitou o Paraguai e o Museu da Terra Guarani – Itaipu a convite da Secretaria Nacional de Turismo do Paraguai – SENATUR.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

 – Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

10 Respostas para Museu da Terra Guarani, opção de passeio pra quem visita Itaipu pelo Paraguai.

  1. Lucas disse:

    Itamar, que fantástico!!! Sou apaixonado pela história natural, dos primeiros habitantes de nossas terra assim como você, me amarrei muito. Na verdade, DMEC vendeu o Paraguai para nós! Obrigado!!

  2. Marianne disse:

    Que demais esse museu. Tecnologia misturada com histórias milenares! Super interessante! Ótima dica pra quem vai pra Itaipu pelo Paraguai!

  3. Ruthia disse:

    Acho uma linda e justa homenagem ao povo indígena. Não sabia que tinham mantido essa como língua oficial do Paraguai. É importante manter essa herança, portanto o museu cumpre um importante papel…

  4. Muito interessante. Dá vontade de saber mais e mais. Parece um ótimo programa pra fazer por essas bandas, né?!

  5. Gisele Ramos disse:

    Nossa, visitei recentemente Itaipu Binacional no lado brasileiro e não tinha nem ideia de que existiam atrações no lado paraguaio. Esse museu parece ser muito legal, vou incluir no roteiro na próxima!

  6. Paula Medina disse:

    Que interessante esse museu!! Já fui para a região mas não tinha ouvido falar do museu.. agora terei que voltar! :)
    Adorei a dica!

  7. Viviane Carneiro disse:

    Que experiência fantástica! Deve ser muito bacana visitar e museu e conhecer um pouco mais da história dos Guaranis. Amei!

  8. Bem legal a dica! Não sabia desse Museu e já fiquei com vontade de conhecê-lo! Parabéns pelo post!

  9. Pessoal, adorei o post, com dicas do que fazer no lado paraguaio de Itaipu. Confesso que quando estive em Foz, tive um pouco de preconceito em conhecer melhor o Paraguai, estive em Ciudad del Este, mas voltei correndo após as compras. Preciso conhecer melhor essa região!

  10. Paula Abud disse:

    Super interessante um passeio que reúna históriada origem guarani com tecnologia. Sem dúvida nenhuma já quero conhecer esse Museu, pois as histórias indígenas são fascinantes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>