Museu do Barro de Assunção (Museo del Barro de Asunción) – Paraguai.

Publicidade:

O Museu do Barro de Assunção é um dos principais museus da capital paraguaia e um dos mais importantes do país. Possui mais de 5 mil objetos em seu acervo, sendo uma excelente opção de passeio na cidade. Nós o visitamos e contamos como foi a experiência, confira:

Museu do Barro de Assunção – Paraguai

O Museu do Barro (Museo del Barro) é um dos lugares que nós queríamos conhecer quando estivemos na capital do Paraguai pela primeira vez.

Como ele não fica bem no centro e como também resolvemos antecipar nossa partida da cidade, acabamos não conhecendo este que é um dos principais museus de Assunção.

>>>SEGURO VIAGEM: Não viaje para o Paraguai sem SEGURO VIAGEM! Faça uma cotação com nossa parceira Seguros Promo e viaje mais tranquilo.

Museu do Barro (Museo del Barro)
Museu do Barro (Museo del Barro)

Em nossa segunda passagem pelo Paraguai, quando fomos convidados pela SENATUR – a Secretaria de Turismo do país, quase que a visita ao museu não se realizou novamente. Visitamos vários pontos turísticos, não só de Assunção, mas de todo Paraguai, mas o Museu do Barro não estava no cronograma.

Como estávamos hospedados no Hotel Dazller Asunción, que fica muito próximo ao museu, não perdemos a oportunidade e aproveitamos o meio dia de folga que tínhamos no cronograma pra conhecer o local.

Museu do Barro.
Museu do Barro.

O museu está localizado em uma das regiões mais nobres e badaladas da capital paraguaia.

Pra falar a verdade nem imaginávamos que existia esta parte da cidade quando estivemos em Assunção pela primeira vez (merece até um post futuramente).

Publicidade.

Além do Dazzler Asunción e do Aloft Asunción, onde tivemos o prazer de nos hospedarmos, a região possui vários outros hotéis renomados, que proporcionam ótimas opções de hospedagem pra quem pretende visitar a cidade. E mais, nesta região estão vários restaurantes, bares e alguns dos principais shoppings do Paraguai. Conforme já foi mencionado antes, é a zona mais badalada de Assunção.

Se você for se hospedar por estas bandas, além de aproveitar a badalação, poderá ir ao Museu do Barro à pé.

>>>HOSPEDAGEM: Encontre sua HOSPEDAGEM em Assunção. Reserve agora e garanta o melhor preço.

Se for se hospedar no centro, ou em outra região da cidade, terá que pegar táxi, ou ônibus de linha (linhas 28, 30 Aeroporto, 44 Autopista, Luque-Areguá).


>>> LEIA TAMBÉM:

+ O que fazer em Assunção, a capital do Paraguai.
+ Encarnación: Saiba o que fazer em uma das cidades mais legais do Paraguai.
+ O que fazer em Ciudad del Este: Compras e muito mais.


Como é a visita ao Museu do Barro de Assunção

A visita ao Museu do Barro é bem interessante e confesso que dentre todos os museus que conhecemos no Paraguai, este museu nos pareceu ser o que possui a melhor infraestrutura, destacando-se pela organização e pelo acervo.

Museu do Barro.
Museu do Barro.

O museu possui 2 pisos e vários ambientes distintos. Além de exposições permanentes algumas salas estão disponíveis para exposições temporárias.

No acervo, além de centenas objetos de barro e argila, estão expostas obras de artistas paraguaios, objetos sacros, relíquias pré-hispânicas, objetos indígenas etc.

Museu do Barro
Objeto pré-hispânico em exposição no museu.

Nós visitamos o museu no final da tarde, já anoitecendo e temos que dizer: é meio sinistro.

Ao percorrer o museu, que estava praticamente vazio, um som meio “cabuloso”, que parece uma respiração, serve como trilha sonora. Você não imagina a sensação de caminhar pelo museu vazio com aquele som de alguém respirando… Medo! hehe.

Conforme você vai explorando as salas do museu, se depara com milhares de mascaras e estátuas que parecem estar te vigiando o tempo todo.

Mascaras.
Mascaras.

E não é exagero, as estátuas, principalmente as religiosas, parecem te seguir com os olhos pra todo lado que você vai!

Sério mesmo, se o Silvio Santos quiser fazer uma pegadinha daquelas que assustam a galera, este é o lugar! Basta mexer um boneco religioso daqueles pra ver gente se borrando! Eu me borraria!

Museu do barro.
Os bonecos religiosos espiões do Museu do Barro, reparem que eles estão te olhando neste momento!

No primeiro piso do museu temos inúmeras peças de barro de artistas paraguaios, entre elas um jacaré gigante (imagino que a respiração tenha algo a ver com este jacaré).

Obras feitas em barro no Museu do barro de Assunção.
Obras de arte feitas em barro por artistas paraguaios.
Museu do barro e o jacaré.
O Grande Jacaré e as várias caricaturas feitas em barro.

Acima do jacaré estão dezenas de mascaras com várias caricaturas distintas.

Também estão expostas peças pré-hispânicas, tecidos raros e em algumas salas existem exposições temporárias.

Variedade do acervo do Museu do barro.
Muitas objetos em exposição no Museu do Barro.
Museu do Barro
Tecidos raros.
Exposição .
Exposição temporária(?) no Museu do barro.

No segundo piso, está o espaço dedicado aos objetos indígenas. São objetos de madeira, objetos feitos com palha, roupas, adornos e claro, muitos objetos feitos em barro.

Parte do Museu de Arte Indígena.
Parte do Museu de Arte Indígena.
Arte indígena em madeira.
Arte indígena em madeira.
Vestimentas indígenas
Vestimentas de celebrações indígenas.
Arte indígena.
Arte indígena.

No segundo piso também estão expostos alguns objetos pré-hispânicos e objetos de barro feitos por artistas paraguaios, mas o que mais impressiona sem duvida alguma são os objetos sacros.

São centenas de bonecos sacros e pasmem, todos observando seus passos! Sim, é no segundo piso que você vai soar frio com a sensação de que aqueles bonecos de madeira estão te olhando!

Arte sacra.
Arte sacra.
Arte sacra.
Arte sacra.
Arte sacra.
Arte sacra.
Museu do Barro
Arte Sacra. Obs. Estão todos disfarçando agora, mas estão de olho em você!

Pra completar a “sinistragem” existe uma espécie de sala, em formato de tenda que é puro LSD.

Tenda da "piração" no Museu do barro.
Tenda da “piração” no Museu do barro.

Nesta sala, você é induzido a deitar em puffs que ficam no centro da sala e curtir o visual da decoração, uma mistura de desenhos de bruxas, com rituais esquisitos e um fundo musical bem louco! Confesso que não lembro da explicação da sala, mas é realmente interessante… e sinistra!

Brincadeiras à parte, se você estiver em Assunção não deixe de visitar o Museu do Barro, é um museu muito interessante e o melhor de tudo: é gratuito!

Podemos dizer que o Museu do Barro de Assunção é um dos pontos imperdíveis da capital paraguaia! Coloque no seu roteiro e aproveite pra dar uma volta pela região, visitando os shoppings, bares etc.

Museu do Barro de Assunção

Criado em 1979, no bairro Isla de Francia, o Museu do Barro logo foi transferido a San Lorenzo, onde ficou de 1980 a 1983, voltando para Assunção neste último ano.

Em 1988 foi transferido em definitivo para o edifício atual. O museu teve sua origem na coleção particular de desenhos e gravuras de Olga Blinder e Carlos Colombino, que, desde 1972, quando criaram a “Colección Circulante”, eram expostas em instituições educativas e espaços públicos.

Museu do Barro de Assunção.
Museu do Barro de Assunção.

Originalmente a ideia da curadoria do museu era de reunir apenas peças produzidas por artistas populares mestiços a partir do século XIX.

Mais tarde foram incorporadas obras produzidas por indígenas nas missões jesuítas e franciscanas, além das próprias obras feitas pelos indígenas em suas tribos.

Na verdade o museu é uma junção com outros 2 museus, que estão anexados ao Museu do Barro: o Museu de Arte Indígena e o Museu Paraguaio de Arte Contemporânea.

Atualmente o museu conta com mais de 20 salas e possui um acervo de mais de 4 mil objetos oriundos de produções mestiças desde o século XVII. O Museu também conta com cerca de 300 peças pré-hispânicas oriundas de várias partes da América Latina. Somando o acervo dos 3 museus anexos, são mais de 5.500 objetos.

SERVIÇO:

Museu do Barro (Centro de Artes Visuales Museo del Barro)

Mais informações: https://www.museodelbarro.org/ Fone:  (+595-21) 607996 Celular (+ 595 981) 381 735

Valor do Ingresso:
Entrada Gratuita.

Horário:
Quarta-Feira, Quinta-Feira, Sexta-Feira e Sábado: das 9h às 12h e das 15h30 às 20h.


>>> PLANEJE SUA VIAGEM! 

>>> Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog sem gastar mais por isso:

HOSPEDAGEM: Encontre e reserve sua hospedagem em Assunção através do Booking.com – Você não paga nada a mais, além disso ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking podem ser canceladas.

SEGURO VIAGEM: Viaje com segurança! Contrate seu Seguro Viagem através de nossa parceira Real SeguroVocê encontrará a melhor opção para sua viagem e o melhor preço! A  Real Seguro possui comparadores e faz cotações com as melhores seguradoras do mercado. Não viaje sem seguro!

EXPERIÊNCIAS: Compre ingressos, passeios, espetáculos, shows, tours e encontre as melhores experiências através da Get Your Guide e Civitatis.

CARRO: Alugue um carro para explorar Assunção! Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da RentCars.com. Além de economizar, você poderá pagar em até 12X, sem IOF.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE O PARAGUAI:

Conheça os Saltos del Monday em Ciudad del Este.
Visitando a Usina Binacional de Itaipu pelo lado Paraguaio – “De Grátis!”
Conheça a Missão Jesuíta Guarani de La Santisima Trinidad del Paraná, no Paraguai.
Conheça a Missão Jesuíta Jesus de Tavarangue, no Paraguai.


Gostou deste post sobre o Museu do Barro de Assunção?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma informação importante sobre o Museu do Barro de Assunção deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar ao Paraguai utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.

Artigo anteriorApresentamos nosso novo projeto: Me Leva Viajar!
Próximo artigoPassamos um dia na cidade de Holguin, em Cuba.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

6 COMENTÁRIOS

  1. Que máximo esse museu! Adorei a tenda piração, lindíssima! Todas as cores e formas, para quem gosta de design deve pirar de verdade (em um bom sentido!) Parabéns por ter mostrado, não conhecia!

  2. Parabéns pelo relato, conseguiu fazer-me sentir o ambiente meio assustador que sentiram. Também achei o mesmo em relação às máscaras indígenas em Angola e olha que as visitei em pleno dia…

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here