Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Museu do Ouro de Bogotá, o mais importante museu do ouro do mundo

Museo-del-oro-de-Bogota_capa

Daqueles lugares que você entra e não quer mais sair, o Museo del Oro de Bogotá é nada mais nada menos que o museu do ouro com o acervo mais importante no mundo. Se interessou? Então confira: neste post nós contamos como foi visitar o Museu do Ouro de Bogotá.


 Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca 
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia


Museu do Ouro de Bogotá (Museo del Oro de Bogotá)

O Museu do Ouro de Bogotá, em espanhol Museo del Oro de Bogotá, é um dos principais museus da Colômbia e uma das atrações mais importantes da capital colombiana, Bogotá!

Museu do ouro de Bogotá-21

Detalhes no Museu do Ouro de Bogotá.

Fundado em 1939, quando o Banco da República começou a proteger o patrimônio histórico da Colômbia, o museu iniciou com apenas 1,400 peças. Atualmente possui um acervo de mais de 54.000 objetos, sendo considerado Patrimônio Histórico e Arqueológico Colombiano e o museu do ouro mais importante do mundo, segundo o Site oficial da Prefeitura de Bogotá.

Museu do ouro de Bogotá-Acervo

Parte do Acervo do Museu do Ouro

Remodelado e ampliado em 2008, o museu conta com 5 salas de exposições permanentes que se dividem em um espaço de 13 mil metros quadrados.

Museu do ouro de Bogotá

Museu do Ouro de Bogotá.

Deixo abaixo as 5 salas que compõem o Museu do Ouro de Bogotá, com seus respectivos links para o site oficial do Museu, onde você poderá ter informações detalhadas de cada uma delas:

  • Sala El trabajo de los metalesExposição dedicada a descrever as técnicas de mineração e manufatura da metalúrgica antiga.
  • Sala La gente y el oro en la Colombia prehispánicaExposição dedicada a conhecer o uso e contexto dos metais dentro da organização politica e religiosa.
  • Sala Cosmología y simbolismo - Explora os temas misticos, o xamanismo e a simbologia dos metais. 
  • Sala La ofrenda - Espaço dedicado a interação do visitante com o mundo das cerimonias e oferendas 
  • Sala El Exploratorio – promove interatividade e reflexão sobre a diversidade e importância do patrimônio preservado pelo Museu.

Como foi visitar o Museu do Ouro de Bogotá

Visitar o Museu do Ouro de Bogotá foi uma das experiências mais gratificantes de minha visita a capital da Colômbia. O Museu é muito bem organizado, com uma acervo impressionante. Conhecer os detalhes e a utilização das peças é uma experiência inesquecível.

Museu do ouro de Bogotá-34

Uma das peças mais importantes do acervo do museu.

Museu do ouro de Bogotá-Detalhes

A riqueza nos detalhes de cada peça.

Museu do ouro de Bogotá-Sombra

Sombras mostram a utilização de cada peça.


 

LEIA TAMBÉM:

- CONHEÇA A CATEDRAL DE SAL DE ZIPAQUIRÁ
- COMO É SUBIR O CERRO DE MONSERRATE


Museu do ouro de Bogotá-22

Detalhes que passam despercebidos sem guia. figura na barriga do crocodilo vista através de espelho.

Museu do ouro de Bogotá-Beleza

A beleza das peças em exposição.

O museu disponibiliza visitas guiadas gratuitas de terças à sábados. Já nos domingos a entrada é gratuita para todos, consequentemente o museu fica bem mais cheio.

Museu do ouro de Bogotá-27

Eu como gosto muito da história pré-hispânica e tenho horror a ficar no meio de grupos grandes – já que sempre tem um “zé orelha” que não respeita o guia e fica falando, ou crianças apavorando, ou gente perguntando um monte de coisas – preferi não fazer o tour guiado e aluguei um áudio guia (preço atualizado: 8 mil pesos). Apesar de me deparar com alguns poucos setores onde a numeração das explicações não batiam, na maior parte do meu tour pude devorar todas as informações do museu com muita tranquilidade. Quando estou viajando sozinho, normalmente me interno nestes museus e fico muito tempo neles. No Museu do Ouro de Bogotá, não foi diferente: entrei pouco depois de abrir, lá pelas 9h30 e saí as 14h30.

Museu do ouro de Bogotá-

Acervo Museu do Ouro de Bogotá.

Quando visitei o Museu da Inquisição de Lima, os seguranças já estavam meio desconfiados comigo, porque eu ficava muito tempo nas salas, imagina no Museu do Ouro, que possui um acervo muito mais valioso (financeiramente falando)… Chegou uma hora em que eu entrava na sala e já aparecia um segurança pra ficar me olhando. Não é à toa, enquanto as pessoas davam aquela olhadinha superficial nas coisas eu e escutava todos os detalhes da explicação do áudio guia e ficava admirando a riqueza nos detalhes (que é realmente impressionante)…Vou contar, vale a pena e se você gosta de história pré-hispânica e tiver tempo, faça o mesmo.

Museu do ouro de Bogotá-

Museu do Ouro de Bogotá.

Não sei se o tour guiado é repleto de informações, mas o áudio guia disponibiliza muitas informações e se você for ouvir tudo, vai precisar de bastante tempo. Nem tanto quanto eu fiquei por lá, mas, vai bastante tempo.

A visita às 5 salas pode ser feita de maneira independente e não cronológica, ou seja, você poderá ir pra uma sala onde não tenha muita gente e depois retornar para aquela sala que estava cheia e esvaziou. Só perde um pouquinho mais de tempo pra achar a numeração correta no áudio guia, mas valerá a pena.

Museu do ouro de Bogotá-Salas

A tranquilidade de visitar uma sala sem muitas pessoas.

Museu do ouro de Bogotá-31

Mais tempo pra observar os detalhes quando as salas estão quase vazias.

Quem visita o museu sem guia, ou sem o áudio guia, pode até achar uma visita normal, já que são várias peças relativamente parecidas e aparentemente repetitivas, mas quando você imerge na história e explora os dados informados com descrições dos significados das peça, sua visita muda completamente e torna-se muito interessante. Uma verdadeira viagem no tempo, onde você volta centenas de anos e se sente com se estivesse vivenciando o momento. Super recomendo!

SERVIÇO:

Museu do Ouro de Bogotá – Museo del Oro Banco de La República

Endereço: Cra. 6 #15-88, Bogotá, Colômbia

Entrada: De Terça à Sábado: 4.000 Pesos Colombianos – Domingos: Entrada Gratuita.

Horário: De Terça à Sábado das 9h às 18h. – Domingos e feriados das 10h às 16h.

Para mais informações acesse o Site Oficial do Banco da República da Colômbia.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Bogotá, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

18 Respostas para Museu do Ouro de Bogotá, o mais importante museu do ouro do mundo

  1. Uau!!! Não sabia que existia um Museu do Ouro. Lendo, vivendo e aprendendo. Adorei o post e todas as curiosidades.

  2. Nossa, todo mundo fala tanto de Bogotá, mas eu ainda não tinha visto nada sobre esse museu espetacular. Fiquei babando com as fotos aqui e imagino ver pessoalmente. Demais, pessoal! Parabéns!

  3. Minha nossa, que riqueza de detalhes! Hahahaahahha, os seguranças já deveriam estar suspeitando que você iria roubar alguma coisa, iriam chamar a polícia! Não sou muito fã de museus, apesar de ser fã de história. Só de pensar naqueles montes de obras me dá preguiça. Mas é bom conhecer mesmo assim!

    • Itamar Japa disse:

      Hehehe, pra você ver, eu sou vidrado em história pré-hispânica e normalmente fico muito mais tempo nas salas, que um simples visitante do museu, heheh, desperta a desconfiança dos seguranças, hehe.

  4. Esse museu deve ser incrível!!! Morro de vontade de conhecê-lo… Ri demais com o relato dos seguranças na tua cola…

  5. Que museu mais interessante, adorei saber da existência dele e já estou impressionada com as obras pelas fotos imagina ao vivo, valeu a dica do áudio guia para entender melhor a exposição.

  6. Keul Fortes disse:

    Nossa, já inclui na minha lista! Fiquei fascinada com as fotos desse lugar. Quero muito conhecer esse museu! Parabéns pelo post!

  7. Analuiza disse:

    Oi Itamar…

    Eu também visitei o Museu do Ouro, quando estive a primeira vez em Bogotá e você tem mesmo razão: é um trabalho muito bonito, além de estar relacionado com história mais antiga dessa região. Passei, como você, muitas horas percorrendo as diversas salas, atentas aos mínimos detalhes, que são muitos. rsrsrs bj

  8. Museu muito interessante! Sem duvida um enorme acervo de peças em ouro, trabalhadas minuciosamente que nos dão a ideia de uma grande talento das culturas que as trabalhavam. Excelente proposta para visitar Bogotá.

  9. Francisco Piazenski disse:

    Que Museu legal, Pessoal, tenho muita vontade de conhecer Bogotá, e esse é mais uma atração que já quero ir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>