O dia em que quase fomos presos na Rússia.

Publicidade:

Na preparação da nossa viagem pra Rússia, sempre que procurávamos informações, uma coisa sempre chamava atenção: o aviso pra ter cuidado com os policiais russos. Seguimos os conselhos e sempre evitamos perguntar informações pra policiais na rua, nem ficamos olhando muito pra eles, mas apesar de todos os cuidados, não escapamos de uma situação bem desagradável. Confira o dia em que quase fomos presos na Rússia.

O inicio da confusão

Tudo começou quando estávamos voltando pro hostel em Veliky Novgorod, no caminho passamos no mercado pra comprar comida e eu aproveitei pra pegar 2 cervejas pra tomar no hostel. Foi nesse momento que um rapaz que trabalhava no mercado veio em minha direção e falou algo (que meu russo precário não pode entender) apontando pras cervejas.

Eu fiz de conta que entendi e continuei em sentido ao caixa. Mais uma vez o rapaz apontou pra cerveja e repetiu o que tinha dito anteriormente. Logo entendi que era algo com a cerveja, falei pra ele que não entendi e ele me disse em inglês “você não pode comprar estas cervejas depois das 21 horas”.

Ok, fomos até o caixa e pagamos o resto das coisas, perguntei pra menina do caixa porque eu não poderia levar a cerveja e aí que começou a confusão. Ela me disse que era uma lei e que nós não poderíamos comprar nenhum bebida alcoólica depois daquele horário (21h) e também só poderíamos comprar/tomar em bares e restaurantes.

Eu entendi o que ela disse mas interpretei errado, pensei que era proibido tomar álcool depois das 21h. E concluí que durante o dia não tinha problema! Errado!

Pois bem, depois fomos pra São Petersburgo e assim como em Veliky Novgorod, até tomamos algumas cervejas nas ruas e nada aconteceu, mas tudo ia mudar quando regressamos à Moscou.

quase fomos presos na Russia - Cerveja
Prova do crime…

 LEIA TAMBÉM:

+Conheça a Praça Vermelha, em Moscou. 
+Vocabulário Básico de russo para viagem.

Publicidade.

O dia em que quase fomos presos na Rússia

Já tínhamos tomado algumas cervejas pelas ruas, então tínhamos certeza de que era proibido beber nas ruas só depois das 21 h.

Num belo dia estávamos voltando a pé pro hostel em Moscou e como de costume compramos comida pra fazer e 1 cerveja pra tomar no caminho, quando paramos pra dar uma curtida no visual fomos surpreendidos por 2 policias que apareceram do além (sério, os caras surgiram não sei de onde).

A Paty estava filmando e pegou um pouco do áudio, infelizmente ela não pensou em filmar a cara dos policiais, mas deu pra pegar um pouquinho do episódio:

O policial interceptou a gente falando algo sobre a cerveja, perguntou se eu entendia inglês e eu disse que não, perguntou que idioma eu falava eu respondi português. Nisso ele perguntou pra Paty se ela entendia inglês, eu disse em português pra ela falar que não sabia, mas ela achou melhor não mentir, porque seria pior e acabou falando que entendia. Foi aí que ele disse que na Rússia era proibido beber na rua e que a gente iria ter que acompanhá-lo até a delegacia. Eu fazia de conta que não estava entendendo nada e até disse que ia jogar fora a lata e tals, mas o cara insistia que era pra entrar no carro.

Eu tentei argumentar falando em russo, falando alto pra ver se alguém ajudava, que era estrangeiro, que não sabia, que não sei o que… Tudo em vão!

O policial falou em inglês pra Paty, “diga a ele que se ele não entrar na viatura por bem, vamos ter que usar a nossa força”. Caraca, o que a gente faz numa hora dessa? Confesso que fiquei com o c… na mão e tremi na base! Mas o que fazer?? Entramos no carro e minhas argumentações continuaram, falei que tinha um blog de viagem na internet (o que levou os dois a um pequeno debate) que já estávamos voltando embora em 2 dias, que isso e aquilo, quando de repente meu telefone, que estava com o GPS ligado, falou – “vire a direita”. Neste momento o policial perguntou – que isso?

Eu aproveitei o momento pra falar que era um amigo russo que estava me ligando, porque iriamos sair com ele depois, pedi pra que o policial ligasse pro meu amigo (eu realmente tinha um amigo russo do CS) mas ele disse que não precisava. Foi quando os 2 policiais começaram a debater novamente, até que o policial me perguntou se meu amigo era russo mesmo, e se morava em Moscou. Inclusive ele repetiu a pergunta e foi bem enfático ao perguntar se meu amigo era moscovita e se vivia em Moscou.

Depois de alguns minutos dos 2 debatendo, um deles anunciou que estávamos livres, deu um sermão pra não beber mais na rua e nos soltou ali mesmo, umas 2 quadras de onde nos apanharam.

Quando eu descia do carro, disse pra eles que ia jogar fora aquela cerveja (que ainda estava comigo) e o cara me perguntou se tinha bastante… Respondi que tinha um pouco menos que a metade, e ele na maior cara de pau disse “ok, pode tomar então”… não da vontade de xingar um sujeito destes!

Lógico, concluímos que os caras queriam tirar um troco dos turistas (no caso nós) e quando descobriram que tínhamos um amigo russo, poderia sujar pra eles, então resolveram nos soltar! Falei sobre algumas características que observamos na Rússia nesse post aqui e a corrupção policial infelizmente é uma delas.

Depois que isso aconteceu, comecei a prestar atenção nos russos que bebiam nas ruas, todos escondem a bebida com um saquinho de pão, ou sacolinha. Então fica a dica, nem pense em tomar umas pelas ruas russas, nós quase fomos presos na Rússia, ou mais provável, quase que perdemos uma grana pros policias russos…


QUER AJUDAR O BLOG SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem na Rússia, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro na Rússia!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!

Artigo anteriorMarejada, Aventura pelos Mares do Mundo.
Próximo artigoParque Nacional Morrocoy, um paraíso no caribe da Venezuela.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

10 COMENTÁRIOS

  1. Nossa! Eu vivia tomando todas na Russia! Ninguém me falou nada! Saia das baladas com cerveja na mão voltando à pé sem nenhum problema! Ainda bem que ninguém me abordou!

  2. oi… quando fomos para a Rússia também lemos muitas coisas sobre a corrupção policial, mas nada parecido com isso! Eu notei também que as pessoas colocavam as bebidas em sacos pardos e geralmente bebiam escondidos em algum beco ou colocado no muro.

    Eu ia ficar apavorada de entrar no carro da polícia, e ficar a mercê de qualquer tipo de maldade. Que bom que deu tudo certo no final das contas.

    Uma coisa que sempre fazemos, em qualquer país, é perguntar se é permitido beber na rua. Mesmo assim, observamos se tem pessoas bebendo na rua, antes de fazermos algo parecido e geralmente o fazemos sentados em um parque, praça, ou algo assim.

    • Sim, tínhamos visto as pessoas bebendo na rua, mas até então não tínhamos percebido que a bebida estava sempre em um saco de papel, ou algo do tipo.

      Na verdade eu perguntei se podia beber ou não, mas meu russo ainda era precário e acabei enganado pelo idioma, entendi errado.

      Ainda bem que tudo deu certo! heheh! Só susto e história pra contar. 🙂

  3. Essa questão de proibição de consumo ou compra de bebida depois de determinado horário ocorre em vários lugares, inclusive em alguns estados nos Estados Unidos. Fica a dica de na próxima vez se informar melhor sobre determinadas situações, ainda mais em um país ainda fechado como a Rússia. Lá, todo o cuidado tem que ser redobrado, não é um destino qualquer. E não sei de discutir com a polícia e fazer mil argumentações, ainda que em português, possa ser uma boa estratégia, ainda mais uma polícia conhecida pela truculência. Que bom que no final deu tudo certo porque vocês poderiam ter perdido muito mais do que uma grana…

    • É verdade, muitos países proíbem o consumo de bebidas na rua, nós sempre perguntamos antes, mas como falei, entendi errado. Mas a Rússia também não é este “demônio” todo que pintam por aí, hehe. É mais normal do que muita gente pensa. 😉 Obrigado pelo comentário! 😉

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here