Como é fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias.

Publicidade:

Cartagena é repleta de coisas legais pra fazer e em nossa última visita à cidade, fizemos um dos passeios mais tradicionais, o passeio de Chiva em Cartagena de Indias, que percorre alguns dos principais atrativos da histórica cidade. Neste post contamos como foi nossa experiência.

O passeio de Chiva em Cartagena de Indias

Resolvemos fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias, pra vivenciar a experiência de um dos passeios mais tradicionais da cidade, que é justamente andar por Cartagena em um daqueles tradicionais ônibus coloridos, as Chivas.

Chiva colombia
Chiva. Foto: Jorge Rodriguez

É impossível ir pra Cartagena e não dar de cara com um ônibus destes. A Chiva é uma marca registrada de Cartagena e em todo canto do centro histórico tem alguém tentando vender os passeios.

Os preços costumam ser similares, mas se você pechinchar certamente conseguirá um desconto. O valor costuma girar em torno de 40.000 pesos colombianos (cerca de R$57,00) e já unclui o ingresso dos locais a serem visitados.


>>> LEIA TAMBÉM:

+ O que fazer em Cartagena -Guia Completo.
+ Conheça Santa Marta, a cidade mais antiga da Colômbia.
+ Passeio até as Islas Rosario e Isla Baru. 


Passeio de Chiva – Roteiro

As Chivas fazem um City Tour pela cidade, passando por alguns dos principais pontos turísticos de Cartagena.

Publicidade.
passeio de Chiva em Cartagena de Indias
A India Catalina é uma das atrações do passeio de Chiva.
  • Praia de Boca Grande

O tour se inicia com uma passagem rápida pela praia de Boca Grande. É tão rápida que nem mesmo há parada na praia.

  • Monumento a los zapatos Viejos

De lá seguimos até o Monumento a los Zapatos Viejos, ou simplesmente “Las Botas Viejas“. Este monumento é uma homenagem ao famoso poeta cartagenero, Luis Carlos López e sua obra mais popular: “A mi ciudad Nativa”.

As Botas Viejas estão localizadas bem atrás do Castillo San Felipe de Barajas e todas as pessoas que estão passeando nas Chivas que circulam pela cidade param ali, portanto, pra conseguir uma foto ali é preciso enfrentar fila e ter bastante paciência.

Eu definitivamente não tive paciência, mas a Paty teve e até que valeu a pena esperar.

Monumento a los Zapatos Viejos.
Monumento a los Zapatos Viejos.

O próximo destino é o grandioso Castillo San Felipe de Barajas, a maior construção militar espanhola na América do Sul.

Castillo San Felipe de Barajas.
Castillo San Felipe de Barajas.

Fortaleza San Felipe de Barajas – Visita rápida e guia fraco

A passagem “guiada” pela fortaleza é bem superficial e o “guia” que acompanha o grupo é bem fraco. Pelo menos este guia que nos acompanhou nesta Chiva era bem fraco, ou não estava com muita vontade de explicar as coisas pra galera!

Eu tinha visitado a fortaleza em 2012 e na ocasião tinha contratado um guia, que por sinal foi excelente. Resultado: neste tour pela fortaleza, eu ia explicando pra Paty os detalhes que sabia sobre a fortaleza, e de repente tinha mais gente andando perto de mim, do que perto do “guia” oficial.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias
Tuneis no Castillo San Felipe de Barajas.

A fortaleza é muito legal e eu realmente recomendo uma visita independente. Se possível contrate um dos guias credenciados, vale muito a pena!

A visita feita com o tour da Chiva é bem rápida e superficial, ideal pra quem tem pouco tempo na cidade, ou pra quem não tá nem aí com a história e curisoidades da fortaleza.

Pra piorar, nós ainda levamos azar de pegarmos uma pancada de chuva, o que atrapalhou ainda mais nossa visita.

  • Convento de La Popa

Da fortaleza, partimos pro Convento de La Popa, que fica no alto do Cerro de La Popa, o ponto mais alto de Cartagena, com cerca de 150 metro acima do nível do mar.

O convento  foi construído em 1607, tendo modificações posteriores. Seu nome é Convento de Nuestra Señora de la Candelaria e ficou conhecido como La Popa porque a aparência do morro é similar a de um navio, onde o convento fica na parte traseira do Morro, ou seja na popa do navio.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-8
Jardim de verão do Convento de la Popa.
La Popa - Cartagena
O belo altar da Igreja Nuestra Señora de la Candelaria.

Dentro do convento existe uma coleção de cédulas de dinheiro do mundo todo.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-La Popa
Coleção de cédulas do mundo todo.

A partir do alto do morro é possível avistar a cidade de Cartagena quase que em 360º.

É muito bonito visualizar a parte histórica da cidade e também Boca Grande, as partes nobres da cidade. Ao mesmo tempo é meio chocante olhar pro outro lado e ver a parte onde estão os habitantes mais pobres, ou seja a parte não turística da cidade.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-La Popa
Cruz no alto do Morro de la Popa.
passeio de Chiva em Cartagena de Indias-La Popa
Sol e chuva e Cartagena de Indias.

Eu digo chocante porque de lá de cima é possível ver a divisão social que existe na cidade. Fica muito claro olhando para um lado e depois olhando para o outro.

O passeio até La Popa é válido, muito bonito e também é uma maneira de tomar consciência sobre algumas coisas. Infelizmente também estava chovendo um pouco e não rolou tirar muitas fotos.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-La Popa
O lado menos visitado de Cartagena.
  • Las Bovedas

Pra fechar o passeio, depois de uma volta rápida por algumas ruas do centro histórico, somos levados até Las Bovedas.

Estas edificações serviram como: alojamento e forte militar durante o período colonial; prisões após a independência; e por último transformaram-se em um grande mercado, com muitas lojas vendendo artesanatos, roupas, esmeraldas e tudo que os turistas quiserem.

passeio de Chiva em Cartagena de Indias-las Bovedas
Lojas de Las Bovedas.

Não é por acaso que o final do passeio é feito ali, cada Chiva já tem esquema com uma loja, e com a desculpa de que vão te mostrar como funcionavam as edificações nos tempos militares, te levam pra dentro de uma loja e depois… claro que vão tentar te vender algo.

Las Bovedas - Cartagena
Loja dentro de uma das Bovedas.

Quanto tempo dura o passeio de Chiva em Cartagena? Vale a pena?

O passeio de Chiva em Cartagena de Indias dura quase 5 horas e é uma boa opção principalmente pra quem quer ir até o Convento de La Popa.

Quando estive lá pela primeira vez não fui até La Popa, porque os taxistas queriam muita grana pra me levarem até lá (na verdade perguntei pra alguns, achei uma facada e nem perguntei mais).

O valor do passeio na Chiva é mais barato do que um Táxi até La Popa… Então o valor do passeio na Chiva, que também inclui a entrada na Fortaleza de San Fellipe de Barajas, fica até mais em conta…

Pra quem quer apenas conhecer os lugares rapidamente é ideal!

Existem várias empresas que fazem o passeio, várias possuem sites na internet.

Para fazer o passeio de Chiva em Cartagena de Indias, não é preciso comprar o passeio antecipadamente, mas você pode verificar os preços e informações atualizadas. Um destes sites é este aqui.

Chiva Rumbera

Além do passeio turistico com a Chiva, também há outro passeio realizado durante a noite chamado passeio na Chiva Rumbera.

Este passeio tem como principal atração o agito noturno típico caribeño. Na Chiva Rumbera há uma banda de Vallenato animando o passeio e além disso também está incluso no valor do passeio: Barra Libre (open bar – enquanto a Chiva percorre as ruas), além de algumas comidinhas típicas, entre elas a Arepa, Carimañolas e Empanadas. Lógicamente é só um tira gosto só pra provar.

Ao final do tour é possível escolher a última parada, para os mais baladeiros uma danceteria com entrada gratis (mesmo que as vezes a entrada seja grátis para todos), ou na porta, ou proximidade de seu hotel (se for no Centro Histórico).

O valor é o mesmo da Chiva diurna, aproximadamente 40.000 pesos colombianos (cerca de R$57,00).


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e além disso ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre o passeio de Chiva em Cartagena?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais. Siga: @Melevaviajar em todas as redes!

Se tiver mais alguma dica sobre o que fazer em Cartagena de Indias deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima. 🙂


MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE A COLÔMBIA:

Parque Nacional Tayrona, um paraíso preservado no Caribe colombiano. 
Catedral de Sal de Zipaquirá – Bate e volta à partir de Bogotá. 
Conhecendo o Centro Histórico de Bogotá – La Candelaria. 
Museu do Ouro de Bogotá – o mais importante museu do ouro do mundo. 


Artigo anteriorConheça o Museu da Cosmonáutica em Moscou.
Próximo artigoFortaleza San Carlos de la Cabaña, a maior fortaleza das Américas
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

8 COMENTÁRIOS

  1. Gostaria de saber se alguma operadora explora o passeio de Chiva durante o período da manhã. Minhas tardes em Cartagena estão comprometidas.
    A sua publicação é de excelente qAgradeço pela atenção

  2. Olá, o ponto inicial do passeio de Chiva é a Torre del Reloj não é?
    Depois de passar pelo La Bovedas a chiva retorna para o ponto inicial?
    Gostaria de saber pois nosso hotel fica perto da Torre.

    • Olá Cláudia. São inúmeras Chivas que fazem os passeios, não necessariamente saindo da Torre del Reloj. No nosso caso a Chiva saiu da Torre, parou e finalizou o passeio em Las Bovedas.
      Se for o caso, são apenas 10 minutos caminhando por entre as belas ruas de Cartagena, super tranquilo. 🙂

      Boa Viagem!

  3. Olá, Itamar, estou interessada em fazer um desses passeios (tanto o diurno quanto o noturno), mas já soube que existem diferenças de qualidade enormes entre as várias companhias. Algumas são autênticas “roubadas”, e vi até em uma avaliação de usuários do serviço a insinuação de um caso de exploração sexual infantil (um cara que colocava uma menininha sensualizando as danças e depois ela sumia no segundo andar de uma boate que era parte das paradas da Chiva. Enfim, polêmicas à parte, você poderia deixar o link do passeio dessa companhia específica em que você se baseou para escrever o post? Quero ir com uma companhia séria. Te agradeceria muito, estou indo em setembro. Abraço e parabéns pelo trabalho!

    • OLá, como vai?
      Olha, nós pegamos uma das muitas empresas existentes por lá, meio que por sorte mesmo. São dezenas de chivas fazendo o passeio, pra falar a verdade, se nada mudou, é meio sorte mesmo. No nosso caso foi tudo bem, mas realmente já vimos relatos sobre não dar certo a experiência.

      De qualquer forma, também há tour que se pode contratar de maneira antecipada, como por exemplo estes aqui:
      https://www.civitatis.com/pt/cartagena-das-indias/tour-rumba-cartagena/?aid=11868&cmp=Cartagena

      Olhamos os comentários e a grande maioria é positiva, sendo os negativos coisas irrelevantes, portanto acreditamos ser bom.
      Abraços e boa viagem! Depois nos conte como foi a experiência em Cartagena. 😍

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here