Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O que fazer em Ciudad del Este: compras e muito mais…

O-que-fazer-em-Ciudad-del-Este-Paraguai

Ciudad del Este é famosa por receber milhares de pessoas que cruzam a Ponte da Amizade pra fazer compras. Mas além do turismo de compras, a cidade possui várias atrações interessantes que muita gente desconhece. E pra você que quer explorar mais da cidade, hoje vamos mostrar as opções turísticas existentes do lado paraguaio da Ponte da Amizade. Confira o que fazer em Ciudad del Este:


Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
No Paraguai nós usamos a hastag #dmecenoParaguai


Ciudad del Este – Paraguai

A Zona Franca de Ciudad del Este está entre as 4 maiores do mundo e por este motivo diariamente milhares de pessoas vão até o centro comercial da cidade para comprar os mais variados tipos de produtos. Em meio ao aparente caos vendedores, turistas e muambeiros dividem espaço em busca do melhor negócio.

O que fazer em Ciudad del Este

Ciudad del Este. Foto: Divulgação.

Ciudad del Este é a segunda cidade mais importante do Paraguai, sendo responsável por cerca de 10% do PIB do país. Além da geração de recursos provenientes de sua Zona Franca, Ciudad del Este tem como base da economia o agronegócio e a Usina Binacional de Itaipu, a maior do mundo em geração de energia elétrica.

Ciudad del Este está localizada a cerca de 330 km da capital Assunção, e faz divisa com a brasileira Foz do Iguaçu e com a argentina Puerto Iguazú.

O que fazer em Ciudad del Este:

Se você vai visitar a tríplice fronteira, está com tempo sobrando, já conhece tudo em Foz do Iguaçu, quer dar uma esticada além das compras, quer descobrir algo novo, ou simplesmnte quer explorar uma região com vários atrativos ainda não descobertos pelo turismo de massa, confira esta lista com dicas de o que fazer em Ciudad del Este.

  • Fazer compras na Zona Franca de Ciudad del Este

O que fazer em Ciudad del Este-compras

O que fazer em Ciudad del Este: Compras. Foto: Divulgação.

Não existe a possibilidade de pensar em Ciudad del Este e não associar a cidade com as compras! A cidade é a maior zona comercial da região e uma das maiores zonas francas do mundo!

Em Ciudad del Este você poderá encontrar praticamente tudo que procura e normalmente o preço será bem mais baixo que no Brasil. Claro, é preciso ficar atento para não comprar gato por lebre, pois uma das famas da cidade se dá devido a muitos produtos falsificados que são vendidos por lá! A escolha de uma boa loja, com boas recomendações pode garantir que você efetue um bom negócio e que compre um produto original.

Tenha muito cuidado pra andar no centro comercial de Ciudad del Este e evite comprar produtos que tenham o preço muito mais baixo do que possa ser.  Vendedores ambulantes também devem ser evitados…

Antes de comprar (principalmente eletrônicos), certifique-se de que a loja é bem recomendada. De preferência a grandes lojas, em especial às lojas que ficam dentro dos grandes Shoppings. O Shopping Paris, o Shopping del Este, a Casa China, o Sax e a Monalisa são alguns nomes que te darão certeza de qualidade.

Existem muitas dicas de compras no Paraguai na internet e se você está pensando em ir fazer compras por lá, vale a pena dar uma estudada. Este post não tem como objetivo ensinar a fazer compras no Paraguai, mas quem sabe mais pra frente fazemos um post assim.

  • Visitar o Museu Planet 3D 

Museu 3d em Ciudad del Este-26

O que fazer em Ciudad del Este: Museu Planet 3D.

Localizado no interior do maior shopping do Paraguai, o shopping Paris, o Museu Planet 3D é uma novíssima opção de entretenimento na região da tríplice fronteira.

Foi o primeiro museu em 3D a ser inaugurado na América do Sul, sendo o quarto do mundo a ser inaugurado dentro de um centro comercial.

O museu conta com mais de 4 mil m², onde cerca de 100 pinturas levam o visitante a uma viagem pelo mundo 3D. Você poderá tirar muitas fotografias nos desenhos e seu cérebro vai ser enganado com muita ilusão de ótica.

Além dos desenhos em 3D o museu conta com um labirinto de espelhos, jogos interativos, realidade virtual entre outras atrações. Confira o post completo sobre o Museu Planet 3D de Ciudad del Este aqui.

  • Visitar o Snow Park 

O que fazer em Ciudad del Este: Snow Park

O que fazer em Ciudad del Este: Snow Park. Foto: Divulgação.

Também localizado no interior do shopping Paris, o Snow Park é mais um grande atrativo de Ciudad del Este.

Com mais de 2 mil m² o Snow Park possui 18 atrações onde o visitante poderá entre outras coisas, patinar no gelo, brincar no tobogã de gelo, fazer bonecos de neve e brincar em iglus.

O parque tem uma temperatura média de -2 e fornece roupas adequadas para os visitantes.

  • Conhecer a Usina Binacional de Itaipu 

O que fazer em Ciudad del Este-Itaipu

O que fazer em Ciudad del Este: Usina Binacional de Itaipu. Foto: Divulgação.

A Usina Binacional de Itaipu é sem dúvida alguma um passeio imperdível pra quem visita a região da tríplice fronteira!

Considerada com uma das 7 maravilhas da engenharia mundial, a Itaipu é também a maior usina do mundo em geração de energia! 

A gigantesca obra não pode deixar de ser visitada e você tem um ótimo motivo pra visitá-la pelo lado do Paraguai: naquele lado a visitação é totalmente gratuita.

Mas não pense que por ser gratuita a visitação à Itaipu pelo lado paraguaio deixa a desejar. Os passeios são praticamente idênticos aos passeios do lado brasileiro e além disso o mirante paraguaio fica exatamente em cima dos vertedouros da represa, ou seja se você estiver visitando a região quando os vertedouros estiverem abertos não exite em correr para o lado paraguaio pra ver o incrível espetáculo das águas que, só pra se ter uma ideia,  podem chegar a 40 vezes a vazão média das Cataratas do Iguaçu. Imaginou???

Confira o post completo de como foi nossa experiência na visita da Itaipu pelo lado paraguaio aqui.

  • Conhecer a história no Museu da Terra Guarani – Itaipu

O que fazer em Ciudad del Este- Museu da Terra Guarani.

O que fazer em Ciudad del Este – Museu da Terra Guarani.

Se você for visitar a Itaipu pelo lado paraguaio, o Museu da Terra Guarani – Itaipu é uma ótima opção para agregar seu passeio. O museu pertence a Itaipu e fica bem próximo da entrada do Centro de visitantes da Itaipu – Paraguay. A entrada também é gratuita!

Neste museu o visitante poderá conhecer mais sobre a história do povo Guarani, povo que habita a região há mais de 7 mil anos.

Além da história Guarani o visitante também vai conhecer mais sobre a fauna e flora da região e também poderá conhecer um pouco mais sobre a Usina Binacional de Itaipu.

Confira o post completo de como foi visitar o Museu da Terra Guarani Itaipu aqui.

  • Visitar o Zoológico Itaipu

Junto ao Museu da Terra Guarani está o Zoológico Itaipu, ou C.I.A.S.I. (Centro de Investigacion de Animales Silvestres). São 12 hectares que abrigam mais de 200 animais oriundos de instituições que recebem animais resgatados, como a Polícia Ambiental ou o Ibama. Geralmente, são animais encontrados em situação de vulnerabilidade, ou por serem vítimas de tráfico, atropelamento e maus tratos.

  • Conhecer os Saltos del Monday 

O que fazer em Ciudad del Este-Saltos del Monday

O que fazer em Ciudad del Este: Saltos del Monday.

Os Saltos del Monday são um dos atrativos naturais mais belos de todo o Paraguai. Podemos dizer até que o local é um dos lugares que nós mais gostamos de conhecer em todo território paraguaio.

Os Saltos del Monday são formados por três grandes quedas d’água, com 40 metros de altura, que seriam um atrativo imperdível em qualquer lugar do mundo, mas pelo fato de estarem ao lado das Cataratas do Iguaçu, são um tanto quanto “abafados” turisticamente.

Nós estivemos visitando os Saltos novamente e ficamos sabendo em primeira mão sobre o novo espaço que será inaugurado em breve junto aos saltos. O espaço será repleto de atrativos de eco aventura, com atrações para todas as idades.

De qualquer forma, mesmo visitando as Cataratas do Iguaçu vale a pena conhecer os Saltos del Monday. Primeiro porque os saltos são realmente lindos e segundo, porque o lugar ainda não foi descoberto pelas multidões que visitam as Cataratas.

Nós fizemos um post completo falando sobre os Saltos del Monday, clique aqui para ler.

  • Visitar o Monumento Cientifico Moisés Bertoni 

O que fazer em Ciudad del Este-Monumento Cientifico Moisés Bertoni

O que fazer em Ciudad del Este: Monumento Cientifico Moisés Bertoni Foto: DMEC – Museu da Terra Guarani.

Localizado a cerca de 40 km de Ciudad del Este, o Monumento Cientifico Moisés Bertoni é uma área de preservação ambiental com cerca de 199 hectáreas, estabelecida no local onde Moisés Bertoni viveu e trabalhou em suas pesquisas cientificas.

Tá mas quem foi Moisés Bertoni???  Moisés Santiago Bertoni  foi um renomado cientista, botânico, biologo, meteorologista, cartografo, naturalista e escritor suíço, que dedicou grande parte de sua vida estudando a história e desenvolvimento do Paraguai.

Conhecido como “El Sabio Bertoni“, o cientista foi responsável por diversos estudos que culminaram em grandes feitos não só para o Paraguai, mas para toda humanidade.

A visita ao local proporciona ao visitante conhecer a casa e o local de trabalho de Bertoni. São 10 salas com objetos do trabalho do cientista. Mas o melhor de tudo é a localização em meio a uma das principais e mais importantes áreas de preservação ambiental do Paraguai, sendo uma das últimas regiões de mata atlântica do país.

No local, além de um intenso contato com a flora e fauna regional, também é possível ver e sentir o cotidiano dos indígenas da etnia Mby’a povo originário que habita a região.

Este foi um dos lugares que mais sentimos em não termos conhecido. Na véspera de nossa visita tinha chovido muito e a estrada que dá acesso ao local é de terra, então o passeio foi abortado. Mas quem sabe um dia a gente volta pra conhecer. Para os amantes do Ecoturismo, certamente este é um dos passeios mais legais na tríplice fronteira.

  • Tentar a sorte nos Casinos 

O que fazer em Ciudad del Este-Casinos

O que fazer em Ciudad del Este: Casinos. Foto: Divulgação.

No Paraguai, assim como na Argentina, os Casinos são liberados, então muitos brasileiros atravessam a fronteira em busca de diversão, pra tentar a sorte, ou pra alimentar seus vícios.

São vários casinos em Ciudad del Este, entre eles podemos destacar o Casino do Hotel Acaray, considerado como o melhor e mais famoso da cidade. Nós nos hospedamos no Hotel Acaray mas estivemos rapidamente no casino, só pra conhecer e nem chegamos a jogar.

  • Conhecer os templos religiosos 

O que fazer em Ciudad del Este-IglesiaSanLucas

O que fazer em Ciudad del Este: Templos religiosos. Foto: Divulgação.

Claro que não poderíamos deixar de citar os templos religiosos, afinal de contas dificilmente vai existir uma cidade onde os templos religiosos não sejam atrativos.

Em Ciudad del Este não poderia ser diferente e quem visita a cidade pode conhecer alguns templos religiosos legais como a Catedral San Blas, a maior igreja da cidade; a Igreja de San Lucas, que é considerada como uma das mais bonitas do Paraguai e a Mesquita Islâmica Al-Khulafa Al-Rashidin, uma das maiores da América Latina.

  • Visitar o Marco das três fronteiras do lado paraguaio 

O que fazer em Ciudad del Este-Hitodelas tresfronteras

O que fazerm em Ciudad del Este: Marco das 3 fronteiras. Foto: ABC Color.

Localizado na cidade de Presidente Franco (mesma cidade dos Saltos del Monday) o Marco das Três Fronteiras (Hito de las Tres Fronteras) do lado paraguaio, marca a localidade exata onde Paraguai, Brasil e Argentina fazem fronteira.

Assim como nos outros 2 países é um grande atrativo e reserva um belo visual, de onde é possível ver os marcos das outras duas nações.

A entrada custa 5 mil guaranis e é possível chegar por conta própria em carro, táxi, ou em ônibus de linha (ônibus: Matiauda e Tres Fronteras).

  • Observar o cotidiano dos locais no Lago da República 

O lago artificial formado pelo represamento das águas do rio Amambay é um dos principais pontos de encontros dos moradores de Ciudad del Este.

Chamado Lago da República porque foi construído por pessoas de toda a república, o lago é o lugar ideal para sentir o clima e cotidiano dos moradores locais.

  • Atravessar a Ponte da Amizade

O que fazer em Ciudad del Este-Ponte da Amizade.

O que fazer em Ciudad del Este: Ponte de Amizade. Foto: Divulgação.

Pra finalizar esta lista de o que fazer em Ciudad del Este, não podemos deixar de citar um dos mais tradicionais acontecimentos da cidade, a travessia da Ponte da Amizade. Diariamente milhares de brasileiros atravessam a ponte pra lá e pra cá, em busca dos mais variados tipos de produtos. Fazer parte deste formigueiro pode proporcionar uma experiência bem emocionante…

Atravessar a ponte à pé é uma experiência que certamente deve ser sentida, mas vale ressaltar que se você já ouviu algum relato de assalto no Paraguai, muito provavelmente este fato aconteceu neste local. Explico, Ciudad del Este recebe milhares de pessoas que vão fazer compras no Paraguai, então se a pessoa estiver passando por ali, provavelmente estará com dinheiro, ou estará com compras, o que chama atenção dos ladrões de plantão.

Sendo assim, recomendamos muito cuidado nesta travessia, principalmente se estiver entrando com dinheiro pra comprar…  Antes de passar a ponte para fazer compras, consulte alguns sites na internet onde é possível encontrar dicas de compras em Ciudad del Este (em breve quem sabe a gente também não faz um post falando sobre). Se for sem valores, só pra curtir o visual (que por sinal é bem bonito) a preocupação pode até ser descartada…

 E aí arranjou motivos pra dar uma esticada e conhecer melhor a Ciudad del Este? Esperamos que sim!


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Ciudad del Este, Foz do Iguaçu, Puerto Iguazú ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

- Está pensando em alugar um carro no Paraguai!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

8 Respostas para O que fazer em Ciudad del Este: compras e muito mais…

  1. Gisele Rocha disse:

    Olha, não sabia o tanto de coisas que dava pra fazer em Ciudad del Este!
    Essa parede do Museu Planet 3D é igualzinha a do Muzik, uma boate aqui de Juiz de Fora. :O

  2. Gente! Tô surpresa com a quantidade de coisa que tem para fazer na cidade. Esse museu 3D deve render fotos ótimas, e eu nem sabia que tinha visita à Itaipu do lado paraguaio. Adorei o post! Abraços.

  3. Rafaella disse:

    Eu adoro Paraguai, compras e compras. Ciudad Del Este é bem legal também, já estou com saudades da ultima vez que fui. Adorei as fotos e excelente post para quem não conhece ainda a região.

  4. Parabéns por mais um artigo a divulgar o Paraguai, um destino que não é muito conhecido para estas bandas europeias. Gostei muito das fotos dos Saltos del Monday e do Museu da Terra Guarani. Um abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>