Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Saiba o que fazer na Ilha de Páscoa. A Ilha Rapa Nui.

O que fazer na Ilha de Páscoa-21

Quando pensamos em Ilha de Páscoa, a primeira coisa que nos vem à cabeça são os misteriosos Moais. Mas você sabia que além dos Moais existem dezenas de outros atrativos na Ilha!? Neste post reunimos os principais atrativos da Ilha de Rapa Nui, pra você morrer de vontade de conhecer a terra dos Moais! Confira e saiba o que fazer na Ilha de Páscoa:

O que fazer na Ilha de Páscoa?

A Ilha de Páscoa é um dos lugares mais enigmáticos do mundo e conhecê-la foi um sonho realizado. É o tipo de lugar que te deixa com a pulga atrás da orelha, quando você tenta imaginar como certas coisas foram feitas. Ao mesmo tempo, a ilha te deixa maravilhado com suas belezas, que vão bem além dos Moais.

Pra você que está pensando em conhecer a terra dos Moais, preparamos um post super completo com tudo o que você pode fazer na Ilha de Páscoa! Confira:

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Ver os Moais

A primeira coisa que você quer ver quando chega à Ilha de Páscoa são os Moais e não por acaso. Os Moais são os maiores responsáveis pelas pulgas atrás das orelhas de muita gente! São realmente incríveis, enigmáticos e únicos! Existem várias teorias que tentam explicar como eles saíram do lugar de onde eram talhados e foram levados a lugares que ficam a dezenas de quilômetros de distância. Sinceramente eu não consigo acreditar em nenhuma delas!!! No filme Rapa Nui podemos ver uma destas teorias (a mais aceita), quando os Rapa Nuis transportam os Moais de um local a outro…

O que fazer na Ilha de Páscoa-Moai

O que fazer na Ilha de Páscoa? Ver Moais, claro!

Existem quase 900 Moais espalhados por toda ilha. Quase todos estão caídos e muitos estão quebrados. Alguns não foram terminados e ainda se encontram fixados nas pedreiras do Vulcão Rano Raraku. Somente cerca de 50 Moais foram restaurados e colocados em pé sobre os Ahus.

Por falar em Ahus, você sabe o que é um Ahu? Ahu é a plataforma cerimonial, onde originalmente eram fixados os Moais. Dizem os estudiosos que cada uma das tribos existentes na Ilha possuía seu próprio Ahu. Segundo a lenda eram os Moais que protegiam os vilarejos da Ilha.

Existem dezenas de Ahus espalhados pela Ilha e cada um deles possui uma característica própria:

O Ahu Akivi foi o primeiro conjunto de Moais a ser restaurado em toda Ilha, nele estão os únicos Moais que olham em direção ao Mar.  São conhecidos como os 7 exploradores, devido a uma antiga lenda Rapa Nui. Saiba mais aqui.

Ahu Akivi - Atrações na Ilha de Páscoa

Ahu Akivi e os 7 exploradores de Rapa Nui.

No Setor Tahai, encontram-se os Ahus Tahai, Ko Te Riku e Vai Ure. Estes Moais são os que ficam mais próximos a Hanga Roa (centro da ilha) e consequentemente são os mais visitados. É no Setor Tahai, em frente ao Ahu Vai Ure que podemos observar o mais bonito pôr do sol de toda Ilha de Páscoa. Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa - Atrações na Ilha de Páscoa

Pôr do sol frente ao Ahu Vai Ure no Setor Tahai.

Outro Ahu fantástico fica posicionado entre os vulcões Rano Raraku e Poike. É o Ahu Tongariki e seus 15 Moais, conhecidos como: “Moais dos japoneses”, já que o único guindaste que conseguiu levantá-los foi um guindaste japonês. É em frente aos Moais do Ahu Tongariki que diariamente dezenas de pessoas esperam o sol nascer. Neste local é possível ver o mais belo amanhecer da ilha. Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Ahu Tongariki e os Moais dos japoneses.

É na praia mais bonita da ilha, a praia de Anakena, que estão os Moais do Ahu Nau Nau. Nestes Moais podemos ver a diferença entre os Pukaos que eram colocados sobre os Moais. Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Ahu Nau Nau

Além destes, que são os principais Ahus com moais em pé, existem dezenas de Ahus espalhados por toda ilha. Mas o lugar mais legal pra ver Moais em toda Ilha de Páscoa, é sem dúvida nenhuma o Vulcão Rano Raraku. Lá é possível observar cerca de 400 Moais em várias fases de construção. Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Moais no vulcão Rano Raraku.

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Explorar os Vulcões

Quando comecei a estudar os atrativos da Ilha de Páscoa, vi que lá existiam vários vulcões, mas mesmo olhando as fotografias, não tinha nem ideia da imensidão e beleza que teria pela frente. Só quando assisti o filme Rapa Nui e vi um dos personagens do filme sobre a cratera do Vulcão Rano Raraku, comecei a pirar com o visual. Da mesma forma, quando vi no filme a passagem da competição do Homem Pássaro, que acontecia na beira da cratera do Vulcão Rano Kau, comecei a ter uma ideia da imensidão daquele vulcão. Me impressionei tanto com as cenas que vi no filme, que a primeira coisa que visitamos quando chegamos à Ilha, foi justamente o Vulcão Rano Kau.

A Ilha de Páscoa foi formada por erupções ocorridas em 3 grandes vulcões, o Vulcão Poike, o Vulcão Rano Kau e o Vulcão Terevaka.

Além dos 3 vulcões que deram origem à ilha, existem vários outros vulcões espalhados por todos os lados. Ah! Não se preocupe, porque todos são vulcões extintos!

O Vulcão Rano Kau foi o que mais gostei! É no Rano Kau que está a Aldeia Cerimonial de Orongo, onde acontecia a competição do homem pássaro. Além do valor histórico, o vulcão proporciona um visual incrível! O Rano Kau é muito maior do que imaginamos e as fotos que vemos não demostram sua imensidão. Sua cratera mede mais de 1,5 km e o visual lá de cima é realmente impressionante!!!  Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

O que fazer na Ilha de Páscoa: Ver vulcões como o gigantesco Vulcão Rano Kau.

Outro vulcão incrível, é o Vulcão Rano Raraku, que já foi mencionado acima, quando falei dos Moais. Este vulcão, além de ser a Fábrica de Moais, tem uma das vistas mais bonitas da Ilha. A partir dele é possível avistar os Moais do Ahu Tongariki e boa parte da ilha. Também é possível visitar a cratera do vulcão, onde existe um bonito lago.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Cratera do Vulcão Rano Raraku.

É no cume do Rano Raraku que o personagem do filme Rapa Nui subiu, me causando um desejo enorme de conhecer o lugar. Infelizmente não se permite mais visitação, porque um turista brasileiro (eita!) suicidou-se pulando lá de cima! De qualquer forma, mesmo sem ser possível subir até o cume, o visual é maravilhoso! Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Visual a partir do Vulcão Rano Raraku

Se no Vulcão Rano Raraku os Rapa Nuis faziam os Moais, no Vulcão Puna Pau eles talhavam os “cabelos” dos Moais, os Pukaos. Este pequeno vulcão não é tão impressionante como os citados acima, mas possui seu charme e característica própria. Saiba mais aqui.

Puna Pau-Atrações na Ilha de Páscoa

Vulcão Puna Pau.

De todos os vulcões que visitei, nenhum me proporcionou uma experiência tão marcante como na visita ao Vulcão Poike. Foi no Poike, o vulcão mais antigo da Ilha de Páscoa, que participei de um programa de reflorestamento onde junto de meus amigos, estudantes e alguns turistas, plantamos centenas de árvores em uma parte do vulcão. Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Um dia quero voltar pra ver minhas árvores. :)

Outro vulcão de destaque é o Vulcão Terevaca, que é o mais alto de toda a ilha. Infelizmente tivemos um pouco de preguiça e não fomos visitá-lo, mas mesmo assim, não dá pra deixa-lo fora da lista dos  principais vulcões!

Pros exploradores de plantão, vale ressaltar que ainda existem outros vulcões menores espalhados pela ilha…

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Curtir uma praia paradisíaca

A Ilha de Páscoa é quase que totalmente formada por rocha vulcânica. Por este motivo quase não existem praias aptas para banho. Mas não fique triste, pra você que curte praia, existe uma bela praia no melhor dos estilos polinésios. A praia de Anakena é a praia mais bonita da ilha e praticamente a única praia apta para banho em toda ilha. Anakena possui água azul turquesa, areia branca e coqueiros por todo lado, de quebra possui um atrativo inexistente em nenhuma praia do mundo, os Moais. Saiba mais aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa - Atrações na Ilha de Páscoa

O que fazer na Ilha de Páscoa: Curtir a Praia de Anakena.

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Explorar as Cavernas

Na Ilha de Páscoa existem centenas de cavernas que foram formadas pelos rios de lava vulcânica, que escorriam dos diversos vulcões da ilha em direção ao mar. Muitas destas cavernas podem ser visitadas e eu sinceramente recomendo isso! De todas elas, a que mais gostei foi a Caverna Ana Kakenga, a caverna das duas janelas. Esta caverna permite que você possa chegar as “duas janelas” que ficam em um costão gigante frente ao Oceano Pacífico.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

O que fazer na Ilha de Páscoa: Explorar cavernas como a Caverna Ana Kakenga e suas saídas no costão.

No vulcão Poike fica a Caverna Ana o Keke, que é bem retratada no filme Rapa Nui, em uma cerimonia que deixava as virgens da ilha presa na caverna… O Rapa Nui que estava conosco no Poike, nos garantiu que estávamos na Ana o Keke, mas eu acho que no filme utilizaram outra caverna, pois parecia um pouco diferente…

Outra caverna bastante interessante é a lendária Ana Kai Tangata, que é repleta de lendas e tem suas paredes cheias de pinturas rupestres. Saiba mais sobre as cavernas aqui.

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Se energizar no Umbigo do Mundo.

Uma antiga lenda Rapa Nui diz que o primeiro rei Rapa Nui recebeu dos deuses uma pedra com poderes espirituais. Esta pedra é conhecida como Te Pito Kura, o Umbigo do Mundo e diz a lenda que você pode recarregar sua bateria por lá! Sim, segundo dizem a pedra energiza a quem nela encosta. Se isso é verdade ou não, eu não sei, mas que você sente um treco estranho sente! Além disso, as bussolas que são colocadas sobre a pedra perdem a funcionalidade. Saiba mais aqui.

Umbigo do mundo-Atrações na Ilha de Páscoa

O que fazer na Ilha de Páscoa: Energização em Te Pito Kura, o Umbigo do Mundo

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Praticar esportes aquáticos

O mergulho de cilindro é uma das atividades mais favorecidas na Ilha de Páscoa. A visibilidade na região pode chegar a 50 metros de profundidade e a geografia formada por erupções vulcânicas tornam o mergulho muito atrativo. Eu fiz mergulho lá, mas levei azar e peguei um dia muito ruim, com o mar bastante agitado, água sem muita visibilidade e vida marinha reduzida. Motivo pra voltar né…

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

O que fazer na Ilha de Páscoa: Mergulhar no pacífico.

Pra quem gosta de surfar, eu vi ondas excelentes com uma formação praticamente perfeita! Ainda existe a possibilidade de praticar o Va’a, um esporte Rapa Nui praticado em canoas polinésias gigantes.

O que fazer na Ilha de Páscoa- Atrações na Ilha de Páscoa

Surfe em Rapa Nui.

O que fazer na Ilha de Páscoa:

Outras atividades

Além de tudo que foi citado, ainda existem outros atrativos e muito o que fazer na Ilha de Páscoa. Visitar o Museu Rapa Nui, assistir shows de danças típicas, fazer passeios de barco, fazer passeios a cavalo e praticar pescaria são algumas destas atividades.


O post de hoje faz parte da Blogagem Coletiva realizada por membros da RBBV – Rede Brasileira de Blogs de Viagem, da qual fazemos parte.

Antes de ir à Ilha, é obrigatório assistir o filme Rapa Nui, de 1994. Este Filme traz as teorias mais aceitas da enigmática Ilha, além de mostrar muito da cultura e beleza da Ilha…

Esta Blogagem coletiva tem como tema as”Viagens inspiradas pelo cinema e literatura” e por este motivo, continuei a série de posts sobre a Ilha de Páscoa, já que o filme Rapa Nui, de 1994 é uma ótima fonte de inspiração pra conhecer a ilha. Além disso, o filme retrata várias das lendas e teorias mais aceitas na misteriosa ilha. Eu realmente recomendo este filme pra quem quer entender e descobrir um pouco mais da cultura, história e beleza da incrível Ilha de Páscoa! Iorana meus amigos! 

Assista o trailer do Filme:

Obs: Eu assisti o filme inteiro no Youtube, mas procurei e não o encontrei… Porém, existem diversos sites na internet, onde é possível assistir o filme Rapa Nui On Line…


 

QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem na Ilha de Páscoa, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Confira os outros blogs participantes desta blogagem coletiva:

Nativos do Mundo- A Lisboa de Fernando Pessoa 
Coletivo de Viagem – Inspiração: Um ano na Provence 
De Turista a viajanteO cinema, a literatura e as viagens 
Bagagem de Memórias – 5 filmes que inspiram viagens 
Share

58 Respostas para Saiba o que fazer na Ilha de Páscoa. A Ilha Rapa Nui.

  1. A Ilha de Páscoa sempre me pareceu um destino misterioso e encantador… Adorei a dica do filme, vou assistir para me inspirar! Ótimo post:)

  2. Estou aqui tentando imaginar um vulcão com cratera de 1,5 km. Deve ser espetacular!!! Fiquei com muita vontade de conhecer a Ilha de Páscoa. Post inspirador! Parabéns!!!

  3. Realmente inspirador. Assisti esse filme quando era criança e desde aquela época sonho em conhecer a Ilha de Páscoa, e ainda vou rsrsrs. Abraços. Dana

  4. Acredita que eu nunca havia ouvido falar da Ilha de Pascoa ate pouco tempo atras? haahah mas agora tenho muita vontade de conhecer, parece um lugar incrível!

  5. Simone Hara disse:

    Que lugar incrível! Não assisti ao filme, mas agora vou ter que fazê-lo!

  6. Adorei o post!!! muito esclarecedor! Já anotei sua dica e assistirei o filme Rapa Nui. Tenho muita vontade de ri até a Ilha de Páscoa e confesso que não imaginava que lá só teria uma praia própria para banho!

  7. Se vamos ao Chile, temos que conhecer a Ilha de Páscoa. Obg pelas dicas.

  8. Adorei o post. Confesso que pensava que ver os moais seria o único programa.

  9. Ta ai um dos lugares do mundo que mais me fascina!
    Tantas histórias e tantas teorias por trás desses Moais.
    O post ficou bem completo e informativo, não sabia sobre as outras atrações que a ilha oferece além dessa experiencia com os Moais.

  10. ” iorana ” Realemente a ilha de Rapa Nui é fantástica.

  11. Excelente post! Belíssimas fotos! Parabéns!

  12. Amilton disse:

    Puxa, que legal! Deve ser um lugar bem exótico e diferente, fiquei impressionado com a quantidade de atividades da ilha e também com as suas belas fotos, parabéns!

  13. Salonisses disse:

    Que lugar maravilhoso! Suas fotos me deixaram ainda mais apaixonada <3

  14. A Ilha de Páscoa é um lugar muito maravilhoso, eu amei ter conhecido. Mas eu não plantei uma árvore!! Acho que vou precisar voltar :D

  15. Camila Torres disse:

    Já tenho até o roteiro montado: parar na Ilha de Páscoa no caminho pra Nova Zelândia! Com certeza suas dicas farão minha parada ficar maior :)
    Obrigada!

  16. Lucas Contato disse:

    Quantos dias você acredita ser bacana passar lá ? Tem estimativa de gastos na ilha ? Obrigado.

    • Itamar Japa disse:

      Acredito que no mínimo 5 e no máximo 10. Quanto aos gastos depende muito do seu tipo de turismo! É possível ficar lá de maneira mais econômica, comprando coisas nos mercados e cozinhando nos hostels e campings… Ou ficar em grandes hotéis luxuosos! ;)

  17. Luciana disse:

    Muito bom o texto, eu não tinha a menor ideia de que a Ilha de Páscoa tinha tantas coisas legais para serem feitas. Vulcões, cavernas e uma paisagem linda pelas suas fotos. Adorei.

  18. Leo Vidal disse:

    Parabéns pelo post Itamar. Desmistificou muito o fato do que fazer na Ilha de Páscoa. Achei que fosse basicamente ver os Moais, mas com todas as atividades extras que você listou, fiquei com mais vontade de ir. Quantos dias para poder fazer as atividades todas? Abraço Leo

  19. Maíra disse:

    Ainda não conhecia ninguém que tivesse ido a Ilha de Pascoa Itamar, mas sei que é um lugra mistico! Parabéns pelo post e por ter ido ate la, essa cultura é demais! E claro, to impressionada com as atividades incriveis de la <3

  20. Keul Fortes disse:

    Esse lugar é impressionante né? Tão misterioso e histórico. Eu adorei o que você disse, foi tudo muito bem detalhado. Obrigada pelas dicas e fotos lindas. Parabéns!!!

  21. Sonho em conhecer a Ilha de Páscoa! O que são aqueles Morais no final da tarde! Achei lindo o registro! São tantas outras coisas para explorar por lá né? Nem sabia de tudo isso! Adorei! :)

  22. post super completo hein Itamar! Há tempos que quero conhecer Rapa Nui, infelizmente nunca foi possível, mas ainda é possível sonhar e quero conhecer algum dia. Suas fotos ficaram incríveis, mostram bem a beleza natural da ilha!

  23. Viaje Comigo disse:

    Olá! Quero tanto ir neste sítio! E confesso que o motivo é sempre das cabeças gigantes mas adorei todas as outras dicas! Vou guardar as ideias para quando for lá :D Boas viagens!

  24. contramapa disse:

    Realmente há muito mais do que os Moais! Adorei os vulcões! Quem me dera que uma passagem para lá não fosse tão cara, hehe
    Parabéns pelo artigo!

  25. a ilha de pascoa é incrivel mesmo né, cada paisagem fenomenal e tanta coisa pra fazer! e o misterio dos moais continua..

  26. Marta Chan disse:

    Tantas coisas interessantes para fazermos nesta ilha. Não conhecia os Moais e fiquei a adorar, eles ficam tão fotogénicos nas fotografias :) Aprendi a gostar de explorar vulcões e subir até lá em cima na Guatemala e agora que sei que há vulcões aqui ou ali tento ir ^_^

  27. Rebecca Molina disse:

    Olá Itamar :)
    Voce consegue me dizer mais ou menos em valores quantos dias ficou e quanto gastou? tirando o valor da passagem.

  28. Que bacana!
    Conhecer a Ilha de Páscoa é um sonho antigo. E adorei saber que tem diversas atrações além dos Moais.
    Obs.: quando eu for pra lá eu vou procurar a sua árvore.
    Abração!

  29. Karita disse:

    Quais os melhores meses para conhecer a ilha?

    • Itamar Japa disse:

      O tempo na Ilha é bem instável e não tem muita diferença durante o ano, normalmente o tempo sempre é bom.

      Se eu fosse visitar a Ilha novamente ia querer visitar nos meses de Janeiro e Fevereiro, pois acontece a tradicional festa Tapati Rapa Nui, claro o preço aumenta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>