Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Comer na Rússia – Confira como foi nossas experiência.

Comida-Russa---Onde-comer-na-Rússia

Você está pensando em conhecer a Rússia mas está preocupado com o que vai comer por lá! Fique tranquilo neste post nós vamos contar nossa experiência gastronômica na Rússia, vamos te ajudar a não passar fome por lá e ainda vamos dar dicas de lugares econômicos! Confira agora onde comer na Rússia de forma barata!


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Rússia nós usamos a hastag #DMECnarussia


Comer na Rússia – Como foi nossas experiência

Onde comer na Russia_-10

Comendo na Rússia.

Quando viajamos gostamos de ter o maior contato possível com a cultura local e não é nosso costume comer em super restaurantes turísticos. Embora de vez em quando a gente arrisque gastar mais dinheiro pra comer o que só os turista comem, na maioria das vezes buscamos comer em lugares onde vemos que a maioria dos frequentadores são locais. Além disso, também somos do tipo que aproveitamos quando podemos cozinhar no hotel/hostel e assim dar uma economizada.

Na Rússia não foi diferente e quando nós não cozinhamos, buscamos lugares mais baratos e/ou menos turísticos pra comer!

Onde comemos na Rússia.

  • Refeitório da Biblioteca de Lenin

Logo no primeiro dia em Moscou, buscamos um local que fosse absolutamente não turístico pra comer. A nossa primeira experiência não poderia ser mais russa e original. Fomos comer no refeitório da Biblioteca do Estado Russo (Российская государственная библиотека) mais conhecida como Biblioteca de Lenin, que era o antigo nome na época da URSS.

Pra começo de conversa só a visita ao interior da Biblioteca já vale a pena, pois é um prédio muito bonito e luxuoso. Além disso é interessante mergulhar de cabeça no cotidiano dos estudantes russos e observar um pouco de suas formas de estudos.

Onde comer na Russia_-Biblioteca de Lenin.

A bela Biblioteca de Lenin, em Moscou.

Achar o refeitório não foi tarefa das mais fáceis, mas também não foi impossível. Perguntamos onde ficava a Stalovaia (где столовая? – Gdié Stalôvaia?) e logo nos mostraram o caminho. Como já tínhamos subido alguns andares tivemos que percorrer uma espécie de “labirinto” virando, descendo, virando, virando, descendo…  O que importa é que conseguimos achar e logo estávamos tendo o primeiro contato com a comida russa.

Assim como na maioria dos lugares, as comidas são vendidas em porções e você provavelmente não vai saber o nome de nada. O que resta é ir apontando e pedindo uma porção disso ou daquilo.

Onde comer na Russia_-4

Onde comer na Rússia: Biblioteca de Lenin.

Tudo bem que para nosso paladar, a primeira impressão foi bem diferente, mas valeu a experiência.

Onde comer na Russia_-21

Nossa primeira refeição na Rússia… Diferente.

Um fato interessante que observamos no refeitório da biblioteca é que muitos estudantes levam sua marmita e complementam a refeição com a comida vendida no refeitório. Vimos um cara tirando uma sacola de plástico com um potinho, tipo tupperware, cheio de repolho, batata e arroz (notamos bem porque este estava bem do nosso lado). Ele foi até o buffet pegou mais algumas coisas e depois comeu faceiro da vida, assim como vários fizeram enquanto estivemos lá. Ficamos imaginando a mesma cena em um refeitório de uma biblioteca/universidade brasileira, com aquela cambada de gente preconceituosa e cheio de querer ser… Só imaginamos…

  • Teremok (Теремок)

O lugar que mais comemos na Rússia é uma rede de fast-food russa chamada Teremok (Теремок).

Onde comer na Russia_-14

Onde comer na Rússia: Teremok (Теремок).

O Teremok é uma rede de restaurantes de comidas rápidas fundado em 1998, em Moscou. Possui mais de 300 restaurantes na Rússia e inicialmente vendia apenas as tradicionais panquecas russas, os Blinys (блины). Com o tempo foram englobados outros pratos ao Menu.

Onde comer na Russia_-13

Preparação dos Blinys no Restaurante Teremok.

No Teremok experimentamos alguns dos mais tradicionais pratos típicos da culinária russa, como o Bliny (блины), o Borscht (Борщ), Syrniki (сырник), Pelmeni (Пельмень) além de provarmos o Kvass (Квас) uma das bebidas típicas dos eslavos.

Onde comer na Russia_-7

Bliny, chá e Kvass no Teremok.

Onde comer na Russia_-15

Mais Bliny, aliás devemos ter comido uns 15 sabores diferentes.

Onde comer na Russia_-18

O famoso Borscht  na versão do Teremok.

Onde comer na Russia_

Pelmeni.

Onde comer na Russia_-22

Os deliciosos Syrnikis.

Um fator que mais nos atraiu ao Teremok é o fato de que eles disponibilizam tomadas em baixo da maioria de suas mesas, ou seja, enquanto matávamos a fome, aproveitávamos pra recarregar todos os aparatos eletrônicos. Ah! E Wi-Fi também! Além disso o restaurante está espalhado por todos os lados, o que facilita muito. Quando a gente sentia fome, logo encontrávamos um Teremok.

Onde comer na Russia_-Teremok

Podemos dizer que o Teremok é nosso restaurante preferido na Rússia?

Além dos restaurantes, o Teremok também possui quiosques nas ruas, onde são vendidas apenas Bliny. Certamente é uma excelente opção, rápida, variada e barata.


LEIA TAMBÉM:

- VOCABULÁRIO BÁSICO DE RUSSO PARA VIAGENS
- TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA VISITAR O KREMLIN DE MOSCOU


  • Mu-mu (Му-му)

Esta rede de restaurantes de Moscou serve comida rápida e possui um variado cardápio. São cerca de 40 restaurantes/cafés que servem comidas com preço relativamente barato e para achar os restaurantes basta procurar as vaquinhas que ficam em frente a cada uma das lojas.

Onde comer na Russia_Mu-mu_Му-му

Onde comer na Rússia: Mu-mu (Му-му)

O Mu-mu (Му-му) possui um sistema similar a Stalôvaia da Biblioteca, onde você vai apontando o que quer e eles te dão uma “porção” do que você pede. O restaurante serve café da manha, almoço e jantar.

Onde comer na Russia_-27

Paty comendo a comida russa do Mu mu.

Onde comer na Russia_-Restaurante Mu mu

Quase tudo delicioso…

Neste restaurante tive a experiência de escolher o mais bonito dos pratos servidos no dia, porém o mais horrível! Era um negocinho de beterraba com peixe, que parecia bonito, mas é ruim de mais! Arrgh!!! O resto estava bom, mas o treco roxo bonitinho, não tinha como comer, a coisa mais horrível que comi na Rússia…

Atualização: o negocinho ruim e roxo se chama Селёдка под шубой (selyodka pod chuboi) e meu professor de russo me disse que é muito bom, mas deve ser comido misturado, já que é feito em camadas e uma das camadas é o peixe cru tipo em conserva. Temos que voltar pra Rússia pra ver se é bom mesmo!

Onde comer na Rússia_Restaurante Mumu

Esse negocinho bonito é ruim pra caramba!Fica a dica!

  • Monsieur Patisse (Месье Патиссье)

Outro lugar que comemos bastante, principalmente no café da manhã, foi em um carro da Monsieur Patisse (Месье Патиссье).

Esta rede de confeitaria/panificadora conta com diversos caminhões espalhados por São Petersburgo (pelo menos só lembramos de ter visto em São Petersburgo) e um deles ficava exatamente no nosso caminho para o centro.

Onde comer na Russia_pães, bolos e cafés

Onde comer na Rússia: Monsieur Patisse

Todos os dias pela manha comemos os pães e doces da tiazinha do caminhão da Monsieur Patisse. São bem baratinhos e alguns deles são muito gostosos.

  • Restaurantes de rua

Como falamos no inicio deste post, adoramos experiencias com a cultura local e nada melhor que comer em restaurantes onde vemos apenas os locais comendo. Para comer na Rússia também buscamos restaurantes assim e comemos em vários lugares onde só tinham russos.

Onde comer na Rússia - restaurantes

Onde comer na Rússia: Restaurantes comuns.

Até por isso nem tiramos fotos, porque não queríamos parecer intrusivos. Nem nos preocupamos em anotar os nomes e endereços, mas são restaurantes pequenos localizados fora das zonas turísticas.

Onde comer na Russia_-8

Comida russa!

Onde comer na Russia_-9

Comida Russa!

A experiencia é bem diferente, pois é a legitima comida do dia a dia russo.  Achamos a comida russa bem distinta do que estamos acostumados a comer no Brasil. De qualquer forma gostamos!

  • Marukame (марукамэ)

Esta rede de restaurantes japonesa tem filiais na Rússia, e apesar de não ser comida russa, experimentamos também, afinal de contas era novidade pra nós. Comemos algumas vezes no Marukame (марукамэ) e gostamos da comida japonesa, que é bem diferente do que encontramos aqui no Brasil.

Onde comer na Russia_-25

Comida japonesa na Rússia.

Onde comer na Russia_-comida japonesa na Rússia

Comida Japonesa na Rússia.

Onde comer na Russia_Comida Japonesa na Rússia.

Comida Japonesa na Rússia.

  • Outros locais

Além dos lugares mencionados, também comemos em restaurantes de comida chinesa, japonesa e árabe, aliás adoramos os shawarmas vendidos na Rússia, bem diferentes dos que comemos aqui no Brasil (esquecemos de tirar fotos, mas todos que comemos estavam deliciosos). Também comemos muita coisa vendida nas barracas floridas existentes em várias partes.

Onde comer na Russia_Comida de rua.

Reparem que já tem outro diferente guardado na sacolinha! hehe!

Na Rússia, também comemos em restaurantes chineses, árabes e até no Burguer King… Burguer King??? Calma explico, comemos no Burguer King porque tinha um pão preto muito diferente e nos chamou atenção, fomos só experimentar! Ah, nada contra, mas se você prefere comer nestes tipos de lugares, saiba que eles estão todos lá, Mc Donalds, Burguer King, Subway, KFC etc… todos estão por lá…

Onde comer na Russia_-5

Onde comer na Rússia: até no Burguer King…

Ah!!! Nós também experimentamos um monte de coisa que compramos no mercado e fizemos e/ou comemos no hotel/hostel… 2 coisas que “deram ruim” – 1ª) Quando compramos um pacote de Pelmeni e quando fomos fazer eram recheados com um troço doce parecido com goiabada… não deu pra comer! 2º) quando compramos o tal do caviar (икра) pra comer com torradinhas… Coisa horrível! Também não deu pra comer, deixamos na geladeira do hostel!

Onde comer na Russia

O tal do caviar não é muito bom não!

Como mencionamos não somos muito de comer em restaurantes chiques ou turísticos, mas se você gosta pode desfrutar de algum destes restaurantes nas coberturas de Moscou, listados pela Gazeta Russa. Além deles, confira também esta lista com outros restaurantes bons e baratos em Moscou.

Um dos maiores temores de quem viaja para a Rússia é o que comer por lá e como pedir as comidas certo? Pois bem, não tenha medo e deixe-se levar pelo desconhecido! Com exceção do negócio de beterraba que comemos no Mu-mu, todo o resto que comemos estava bom! Algumas coisas mais gostosas, outras nem tanto, mas tudo comestível. :)

Ah! Em relação aos preços, deixamos os links dos sites da maioria dos restaurantes citados, lá é possível consultar o preço atualizado.

Não focamos muito nas comidas típicas, pois em breve faremos um novo post falando sobre comidas russas.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em São Petersburgo, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

24 Respostas para Comer na Rússia – Confira como foi nossas experiência.

  1. A Russia é um país meio complicado para pedir as comidas eu acho,quando fui para lá poucas pessoas falam inglês e com isso a comunicação fica bem difícil na hora do pedido, com vocês também aconteceu isso?

  2. Bacana esse post pessoal, tenho vontade de visitar a Rússia, e esse post vai ser bem interessante na hora de planejar. Dá pra se virar bem com o inglês por lá?

  3. Fabio disse:

    Parabéns pelo blog, tb gosto de conhecer cultura e isso inclui claro comida, acho q vc poderia descrever melhor os pratos, quais ingredientes, do que é feito qual sabor, só pela foto não dA pra saber. O q é o bliny ? Do q é feito? Quais recheios ? O q a comida japonesa é diferente daqui ? Vc colocou a foto com nome dos pratos do teremok, mas não disse o q é, fiquei boiando. Desculpe não quero ser chato, mas fiquei curioso, valeu, obrigado por compartilhar sua viagem,

    • Itamar Japa disse:

      Oi Fábio, então, até deixamos uma observação na última frase do post, dá uma olhada, não focamos na comida, pois vamos fazer um novo pot falando sobre as comidas típicas. ;) Fique ligado aí que em breve sai o post falando exatamente o que você ficou curioso, hehe. Por enquanto falamos sobre os locais que comemos. ;) Gde Abraço!

  4. Juliane disse:

    Olha, essa comida toda aí tá com uma boa pinta que deu vontade de experimentar! Não tenho planos de ir à Rússia, mas acho que vou procurar um restaurante russo por aqui hehehe

  5. gente que bibioteca maravilhosa!! linda demais!! e siim vou evitar esse negocio roxo lindo ali, quando eh muito bonito tem q desconfiar aheuaheua esses docinhos das barraquinhas deve ser muito bons!

    • Itamar Japa disse:

      kkk, mas gosto é gosto, compartilhei este post em um grupo de estudos russos e quase levei um “xingão” de um cara que disse que é uma delicia! hehe Os docês são ótimos mesmo! ;)

      • aeahueha e ele nao disse o nome do negocio e nem do que eh feito:?

        • Itamar Japa disse:

          Não, mas perguntei pro meu professor de russo. O negocinho se chama Селёдка под шубой (selyodka pod chuboi) que significa literalmente “arenque sob um casaco de peles” é um peixe, tipo em conserva (deu como exemplo o rollmops) misturado com outras coisas como batata cozida, cenoura, beterraba e maionese… Disse que é muito bom e que deve ser comido misturado pra ficar melhor. Eu acho que o pedaço que peguei só tinha peixe, kkkk! Quando voltar lá quero comer novamente pra ver se é bom mesmo, hehehe.

  6. Thiago disse:

    Tenho muita vontade de conhecer a Russia, e como somos apaixonados por gastronomia local certamente vou salvar se relato aqui. Parabéns pelo post, ficou ótimo.

  7. oi Itamar… sabe que eu gostei muito da comida russa?! E muitas refeições que fiz por lá vieram acompanhadas de boas histórias. rsrsrs

    Comi em alguns lugares que você comeu também como o Tepemok (uma aventura) e Miu-miu – fácil.

    AS barraquinhas de rua foram meu xodó!

    O pelmeni comi em Omsk e achei bom. Já o blini, o caviar (assim como vocês) eu não curti! Não achei complicado pedir comida na Rússia. Quase ninguém fala inglês, é verdade, mas então entram nossas mímicas, capacidade de observação e claro, muito senso de aventura! rsrsrsr bjus

  8. Gisele Rocha disse:

    Eu adorava os restaurantes tipo self service que escolhia as porções e pagava por elas. Também não curti caviar. Ainda troxe de presente pra minha mãe e parece que não curtiu tbm. Entre o preto e o laranjadinho, acho que o segundo é menos pior. Hahaha

  9. Maravilhoso esse teu post!
    Em um primeiro momento achei super interessante almoçar na biblioteca, mas me remeteu minhas épocas de bandejão – hahahaha. E a cena que você imaginou por là, sò não acontecia na USP prq o bandex era muito barato
    rsrsrsrs

    A Ana do Espiando pelo mundo escreveu bastante sobre os blinis e eu fiquei morrendo de vontade, mas combina com chà?
    E eu também estranhei vc ter dito que entrou em um BK. Mas concordei depois com vc. Tbem fiquei curiosa com esse pao preto!

    • Itamar Japa disse:

      Comer na biblioteca foi uma experiência bem interessante mesmo hehe.

      Na verdade não é bem um chá, é o Kvass, uma bebida tipica russa que grosseiramente lembra uma cerveja preta meio sem álcool. Na foto em que aparece uma taça de chá, o chá era da nossa amiga russa. ;)

      Heheh, aquele pão preto tava muito tentador! ;)

  10. Simone Hara disse:

    Adorei as dicas! Já anotei várias porque a Russia tá na minha lista de desejos!

  11. Com certeza quando for pra Rússia vou bater cartão no Teremok, curti tudo que vcs comeram lá e achei bem interessante essa de apontar a porção que vai querer, estamos tão acostumado em pegar o que quiser por aqui. Apesar de diferente a culinária russa é bem interessante, me julgue mas eu tô curiosa com o prato com beterraba que vc não curtiu, eu tenho a tendência a gostar dos pratos que a maioria não gosta e amo beterraba hahahaha.

    • Itamar Japa disse:

      Vai gostar do Teremok Deisy. ;) Então! Você sabe que conversei com meu professor de russo e ele me disse que esta salada se chama Селёдка под шубой (selyodka pod chuboi) que significa literalmente “arenque sob um casaco de peles” (vou até aproveitar pra acrescentar no post agora), ou seja é uma salada feita com este peixe arenque. A salada é feita em camadas e de fato é muito bonita (os russos gostam de enfeitar esta salada) mas meu professor me explicou que se come misturando todos os ingredientes que são em “camadas”. Imagino que tenha comido apenas a parte do peixe cru e por isso não gostei… Quero voltar pra Rússia pra comer novamente misturando tudo heheh!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>