Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.

Publicidade:

Escolher o parque mais bonito de Curitiba não é uma tarefa fácil. A cidade possui vários parques bonitos espalhados por todos os lados e vários deles podem facilmente ganhar este título! Ainda assim arriscamos dar nossa opinião e escolhemos o Parque Tanguá pra figurar no topo da lista dos mais belos parques curitibanos!

Chafariz
Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.

Parque Tanguá – Curitiba

Inaugurado em 1996, o Parque Tanguá certamente é um dos cartões postais mais iconicos da cidade de Curitiba.

Parque Tanguá
Parque Tanguá – Curitiba

Está localizado em uma antiga pedreira e por muito pouco não se tornou uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Isso mesmo, depois que desativaram a pedreira o local foi destinado à construção de uma usina de reciclagem.

Ainda bem que o projeto não foi efetivado e no lugar do que seria uma usina foi implementado o que se tornaria um dos parques mais belos do Brasil.

Confira o vídeo que fizemos sobre o Parque Tanguá.
Aproveite pra se inscrever no nosso Canal do Youtube.


>>> LEIA TAMBÉM:

+ Conheça o Jardim Botânico de Curitiba.
+ 9 Lugares pra conhecer em Curitiba em dias de chuvas.
+ Gírias e expressões curitibanas que você deve conhecer antes de visitar Curitiba.

Publicidade.

Além de parque bonito, o Tanguá também protege o meio ambiente

O que era pra ser uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das indústrias, se transformou em um importante projeto de conservação ambiental e vai muito além de um ponto turístico que encanta turistas.

Em conjunto com o Parque Barigui e com o Parque Tingui, o Parque Tanguá, é bem mais que um belo cartão-postal.

Parque Tanguá-Lago
Parque Tanguá. Cascata Artificial.

O parque faz parte do projeto de conservação da bacia do rio Barigui, um rio que tem suas nascentes nas proximidades, no município de Almirante Tamandaré.

Ocupando uma área de 235.000 m², o Parque Tanguá tem como intuito preservar as áreas verdes ao longo das margens do Rio Barigui.

Além de preservar as áreas verdes, o Tanguá também tem como objetivo ajudar no controle das enchentes na cidade.

Área Verde - parque
Área verde do Parque Tanguá – proteção para o Rio Barigui.

Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

Além de ser importante na preservação da bacia do rio Barigui, o Parque Tanguá também é um dos atrativos turísticos imperdíveis de Curitiba e está entre os lugares mais visitados da capital paranaense.

Considerado por muitos (inclusive por nós) como o parque mais bonito de Curitiba, o Tanguá não pode ficar de fora de seu roteiro pela cidade.

Tanguá
O Parque mais bonito de Curitiba! Concorda?

O que ver no Parque Tanguá:

  • Parte superior do Parque Tanguá.

A parte superior do Parque Tanguá é a parte mais bonita e preferida pelos frequentadores do parque.

É onde está o Jardim Poty Lazzarotto, com seu  belo Jardim Francês.

Jardim Poty Lazzarotto
Jardim Poty Lazzarotto

Na parte superior do parque também existe uma cachoeira artificial (duas se contarmos com a cachoeira grande, que é avistada só lá de baixo), o chafariz, uma lanchonete (alguns chamam de bistrô), lojas de souvenires e uma base da Guarda Municipal.

Chafariz
Chafariz
Cachoeira Artificial - Curitiba
Cachoeira Artificial

Também é na parte superior do Tanguá que estão  alguns dos mirantes do parque. De lá é possível ter uma vista panorâmica da região norte de Curitiba.

Parque Tanguá-Mirante
Vista parcial a partir de um dos mirantes do Parque Tanguá.

Dos mirantes também é possível observar a parte inferior do parque, onde está o lago.

Parque Tanguá-Mirante
Vista da parte inferior do parque a partir de um dos mirantes.

Além disso tudo, em dias ensolarados podemos contemplar o pôr do sol mais bonito de Curitiba.

Parque Tanguá-Pôr do Sol
O Pôr do sol no Parque Tanguá.

E quando acontece o pôr do sol, o Tanguá proporciona um verdadeiro espetáculo: o espelho de água formado nas águas do Chafariz do Jardim Poty Lazzarotto (que tem seus jatos desligados no finalzinho da tarde) forma um cenário realmente lindo!!!

Quando tiver sol, não deixe de brincar de fotografar no espelho de água no final do dia! Você pode conseguir fotos incríveis!

Parque Tanguá-Espelho d'água
O espetáculo do fim de tarde no Parque Tanguá.
  • Parte inferior do Parque Tanguá.

Na parte inferior do parque estão o lago artificial, uma lanchonete, um mirante de onde é possível contemplar a cascata artificial.

Do mirante inferior també é possível avistar o túnel, que fica do outro lado do lago e liga as duas antigas pedreiras existentes no local.

Parque Tanguá-Parte inferior
Lanchonete e visual da parte inferior do Parque.

Tomar uma cerveja nesta lanchonete é uma boa alternativa pra descansar e recuperar as energias pra encarar a volta até a parte superior do parque.

Aproveite pra curtir o belo visual da cachoeira artificial que desce beirando a antiga pedreira.

Parque Tanguá-cachoeira
Cachoeira

Antigamente o túnel era liberado pra todo mundo, mas por motivos de força maior foi interditado há algum tempo.

Atualmente a prefeitura disponibiliza a travessia ao túnel somente com agendamento através do email: visitaguiadatunel@smma.curitiba.pr.gov.br.

As visitas ao túnel acontecem aos sábados às 9h30. A duração é de 1 hora e meia. Para visitação é preciso ser maior de 15 anos.

Se você levar sorte de visitar o Tanguá na época da florada das cerejeiras, ainda poderá contemplar um show de cores!

Parque Tanguá-cerejeiras
A beleza das cerejeiras no Tanguá.

Segurança

Durante os finais de semana e nos feriados o parque é bastante movimentado e não apresenta nenhum perigo, já nos dias de menos movimento, sugerimos que evite caminhar sozinho pelas trilhas que ligam a parte superior a parte inferior, existem relatos de assaltos frequentes.

Há uma base da Guarda Municipal na parte superior do parque. Os guardas fazem rondas pelo parque com frequencia.

SERVIÇO:

Endereço: Rua Oswaldo Maciel – Bairro: Taboão / Pilarzinho
Tel.: (41) 3352-7607 / 3352-5404 (Guarda Municipal)

Entrada: Gratuita

Horário de funcionamento: 6h às 22h.

Ônibus: Nilo Peçanha (Travessa Nestor de Castro), Bracatinga, Interbairros II, Primavera, Santa Felicidade – Santa  Cândida.

A Linha Turismo tem parada no Parque Tanguá.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o blog, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Gostou deste post sobre o Parque Tanguá?

Antes de mais nada, se você gostou deste post, por favor nos ajude a divulgá-lo compartilhando em suas redes sociais! Ah! Também não se esqueça de nos seguir nas redes sociais.

Se tiver mais alguma dica sobre o Parque Tanguá deixe nos comentários. Por fim, quando for viajar utilize os serviços de nossos parceiros listados acima. Até a próxima.


>>> MAIS POSTS INTERESSANTES SOBRE CURITIBA

+ 9 Cidades pra conhecer nas proximidades de Curitiba.
+ Passeio de trem de Morretes a Curitiba. 
+ Furacão Tour – Saiba como é visitar a Arena da Baixada, o estádio do Furacão.

Artigo anteriorConheça o Jardim Botânico de Curitiba.
Próximo artigoHarmonização Gastronômica com cervejas Especiais – como foi fazer o curso.
Apaixonado por viagens... em busca de evolução.

38 COMENTÁRIOS

  1. Cara, que sacanagem, nunca soube dessa cascata vista da parte inferior… visitei o parque, achei muito bonito, realmente, isso em 2011, mas não sabia dessa cascata. Tenho que voltar lá pra ver!! rsrs… Parabéns pela dica, vale a pena com certeza!

  2. EU não podia concordar mais! Olha que já visitei praticamente todos os parques de Curitiba, mas o Tanguá continua sendo meu favorito. Especialmente a parte de baixo do parque, que tem aquele vista linda da cascata, e o caminho pra chegar bem pertinho dela! <3

  3. Curitiba é cheia de parques lindos! Não conheci todos para dizer qual o meu preferido, mas olhando as suas fotos, fiquei apaixonada pelo Tanguá! Parabéns pelo post, muito interessante!

  4. Que fotos mais lindas! Agora, a do espelho d’água no pôr do sol, minha nossa, que maravilhosa! Já fomos a este parque, mas faz tanto tempo que não lembro muito. Lendo o teu post deu muita vontade de voltar correndo. Que lindo, né? Obrigada.

  5. Esse parque é realmente lindo! Tivemos a oportunidade de conhecer no final do ano e fiquei apaixonada! O espelho d’água, o jardim, a cachoeira artificial é tudo muito bonito ali, não tive a oportunidade de ficar para o pôr do sol (mas já quero), pois estivemos lá pela manhã, mas quando voltarmos à Curitiba já sei onde quero ver o entardecer.

  6. Eu concordo com você! Curitiba està cheia de parques, mas esse foi o que eu mais gostei. Ele é lindo!!!!! Estive 2 vezes na cidade e as duas vezes fiz questão de passear por là!
    ps: tuas fotos estão lindas!

  7. Esse parque ,,aí meu Deus quanta recordação ,de juventude …folia …meu Deus …um dos lugares que jamais poderia esquecer…tivemos um turma muito louca ,que finais de semana ,era marcado p festa ….amo amo amo esse lugar ..

  8. Boa Tarde!!
    Gostaria de saber porque só criança acima de 15 anos pode entrar no parque, tenho dois filhos um de 14 e outro de 7 anos. Vou ter que esperar mais 7 anos para entrar no parque ou meus filhos não vão entrar só eu. Não entendi???

    • Olá Leila, tudo bem, o parque é aberto para pessoas de qualquer idade, o acesso é restrito para crianças de 15 anos só na visitação guiada no túnel. Eu não sei bem o motivo. Pra visitar o resto do parque não restrição não, fique tranquila. 🙂

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here