Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.

Parque-Tanguá---o-mais-bonito-de-Curitiba

Escolher o parque mais bonito de Curitiba não é uma tarefa fácil. A cidade possui vários parques bonitos espalhados por todos os lados e vários deles podem facilmente ganhar este título! Ainda assim, nós arriscamos dar nossa opinião e escolhemos o Parque Tanguá pra figurar no topo dos belos parques curitibanos! Então conheça o Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba. Concorda conosco!?


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Em Curitiba nós usamos a hastag #DMECemcuritiba


Parque Tanguá

O Parque Tanguá está localizado em uma antiga pedreira que por muito pouco não se tornou uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial. Isso mesmo, depois que desativaram a pedreira, o local foi destinado para a construção da usina. Ainda bem que o projeto não foi efetivado e no lugar da usina foi inaugurado o que se tornaria um dos parques mais belos do Brasil.

Parque Tanguá-

Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.

O que era pra ser uma usina de reciclagem de sobras da construção civil e das industrias, se transformou em um importante projeto de conservação que vai muito além de um ponto turístico que encanta turistas. O Parque Tanguá, junto com o Parque Barigui e com o Parque Tingui, é muito mais que um belo cartão-postal.

Parque Tanguá-13

Parque Tanguá. Cascata Artificial.

Além de ponto turístico, ele faz parte do projeto de conservação da bacia do rio Barigui, que tem suas nascentes nas proximidades, no município de Almirante Tamandaré. Ocupando uma área de 235.000 m², o parque, que foi inaugurado em 1996, preserva áreas verdes ao longo das margens do Rio Barigui.

Parque Tanguá- área verde

Área verde do Parque Tanguá – proteção para o Rio Barigui.

Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba

Mas além de ser importante na preservação da bacia do rio Barigui, o Parque Tanguá também é um dos atrativos turisticos imperdíveis de Curitiba e está entre os lugares mais visitados da capital paranaense. Considerado por muitos (inclusive por nós) como o parque mais bonito de Curitiba, o Tanguá não pode ficar de fora de seu roteiro pela cidade.

Parque Tanguá-15

O Parque mais bonito de Curitiba! Concorda?

 


 LEIA TAMBÉM:

9 CIDADES PRA CONHECER NAS PROXIMIDADES DE CURITIBA
9 LUGARES PRA CONHECER EM CURITIBA EM DIAS DE CHUVA. 


 

Basicamente o parque está dividido em 2 partes, a parte superior e a parte inferior.

  • Parte superior do Parque Tanguá.

A parte superior do Parque Tanguá é a parte mais bonita e preferida pelos frequentadores do parque. É onde fica o Jardim Poty Lazzarotto, com seu  belo Jardim Francês.

Parque Tanguá-5

Na parte superior do parque também existe uma cachoeira artificial (duas se contarmos com a cachoeira grande, que é avistada só lá de baixo), chafariz, uma lanchonete (alguns chamam de bistrô), lojas de souvenires e uma base da Guarda Municipal.

Parque Tanguá-7 Parque Tanguá-8

Também é na parte superior do Tanguá que estão  alguns dos mirantes do parque. A partir destes mirantes é possível ter belas vistas do parque e da região.

Parque Tanguá-17

Vista da parte inferior do parque a partir de um dos mirantes.

Parque Tanguá-6

Vista parcial a partir de um dos mirantes do Parque Tanguá.

Além disso, em dias ensolarados podemos contemplar o pôr do sol mais bonito de Curitiba, quando o espelho de água formado nas águas do Chafariz do Parque Poty Lazzarotto (que tem seus jatos desligados no finalzinho da tarde), proporciona um espetáculo indescritível.

Parque Tanguá-Pôr do Sol

O Pôr do sol no Parque Tanguá.

Quando tiver sol, não deixe de brincar de fotografar no espelho de água no final do dia! Você pode conseguir fotos incríveis!

Parque Tanguá-Espelho d'água

O espetáculo do fim de tarde no Parque Tanguá.

  • Parte inferior do Parque Tanguá. 

Na parte inferior do parque está o lago artificial e uma lanchonete, com um mirante de onde é possível contemplar a cascata artificial, o lago e o túnel que fica do outro lado do lago, ligando as duas antigas pedreiras existentes no local.

Parque Tanguá-Parte inferior

Lanchonete e visual da parte inferior do Parque.

Tomar um cerveja nesta lanchonete é uma boa alternativa pra descansar e recuperar as energias pra encarar a volta até a parte superior do parque. Aproveite pra curtir o belo visual da cachoeira artificial que desce beirando a antiga pedreira.

Parque Tanguá-11 Parque Tanguá-12

Infelizmente o túnel está interditado no momento, mas quando ele estava liberado, era possível visitá-lo atravessando cerca de 50 metros em baixo da terra.  Acredito que em breve o túnel estará novamente disponível (Mesmo interditado, tem uns malucos que vão até ele.. cada louco sabe o risco que corre, ou não né!).

Se você levar sorte de visitar o Tanguá na época da flora das cerejeiras, ainda poderá contemplar um show de cores!

Parque Tanguá-24

A beleza das cerejeiras no Tanguá.

Durante os finais de semana e nos feriados o parque é bastante movimentado e não apresenta nenhum perigo, já nos dias de menos movimento, evite caminhar sozinho pelas trilhas que ligam a parte superior a parte inferior, existem relatos de assaltos frequentes.

SERVIÇO:

Endereço: Rua Oswaldo Maciel – Bairro: Taboão / Pilarzinho

Entrada: Gratuita

Horário de funcionamento: Aberto 24 horas.

Ônibus: Nilo Peçanha, Vila Nori, Linha Turismo.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Curitiba ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

6 Respostas para Parque Tanguá, o parque mais bonito de Curitiba.

  1. Viviane Carneiro disse:

    Quero muito conhecer Curitiba e o Parque Tangua concerteza estará no meu roteiro. Adorei as dicas e as fotos estão maravilhosas. Bjs

  2. Lindo demais! Adorei seu post! Quando estive em Curitiba aproveitei para visitar inúmeros parques. É impressionante o que essa cidade tem de parque e de áreas preservadas. Um lugar mais lindo que o outro!

  3. Cara, que sacanagem, nunca soube dessa cascata vista da parte inferior… visitei o parque, achei muito bonito, realmente, isso em 2011, mas não sabia dessa cascata. Tenho que voltar lá pra ver!! rsrs… Parabéns pela dica, vale a pena com certeza!

  4. Que parque bonito! Adorei ver a cascata e o enorme espelho de água, fantástico!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>