Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Praia do Rosa – um paraíso no litoral catarinense.

praia-do-rosa-14

Santa Catarina possui uma infinidade de praias lindíssimas e é muito difícil afirmar qual é a mais bonita. Uma coisa é certa, a Praia do Rosa é uma das principais candidatas em qualquer lista, pode ter certeza! Neste post você vai conhecer a Praia do Rosa, uma das mais belas praias do litoral catarinense.

Praia do Rosa – um paraíso no litoral catarinense

Em meio à beleza das montanhas, lagoas e várias praias incríveis, está a Praia do Rosa, uma das praias mais belas e famosas do litoral de Santa Catarina.

praia-do-rosa-4

Praia do Rosa – Imbituba – Santa Catarina

Situada a cerca de 70 km de Florianópolis, a Praia do Rosa faz parte do município de Imbituba, embora esteja mais próxima e seu acesso seja feito pelo município vizinho de Garopaba.

A origem do nome deve-se a família Rosa, que era uma das únicas que habitavam a região nos anos 70, quando os primeiros visitantes chegaram e descobriram este pedacinho do paraíso.

praia-do-rosa-9

Fica a dica!

Surfistas e hippies foram os primeiros a descobrir os encantos da “Praia dos Rosa e durante muitos anos, além dos moradores locais, que viviam da pesca e da agricultura, os surfistas e hippies foram os únicos a frequentar o local. Naquela época, a Praia do Rosa tinha um acesso extremamente precário e não oferecia conforto algum, mas conforto pouco importava para os visitantes pioneiros, que iam atrás das ondas perfeitas da região e prezavam pelo contato direto e harmônico com a natureza.

Ainda hoje a Praia do Rosa mantém o clima de paz e amor e a cultura do surfe é um dos elementos fundamentais no desenvolvimento sustentável do turismo na região. A ideia de preservação e proteção da natureza, que de certa forma, ainda predomina no Rosa, é herança dos fundamentos da cultura do surfe.

O Rosa continua um lugar simples, mas ao mesmo tempo se tornou bem sofisticado. É frequentado por “gente bonita e endinheirada, surfistas, beldades e alguns seres humanos normais” – como eu e a autora desta frase, a Marcelle do blog Viciada em Viajar.

Hoje a praia é frequentada por gente do mundo todo e sua beleza ganhou notoriedade internacional através de premiações, que a nomearam, por exemplo como a  única representante brasileira das “30 baias mais bonitas do mundo“; como uma das “10 baias mais bonitas do Brasil“; e como um dos “7 paraísos escondidos do mundo”. Este último mérito foi dado pelo renomado jornal inglês The Guardian.

Durante a temporada, a Praia do Rosa é uma das praias mais badaladas do litoral sul e jovens de todas as partes do planeta (principalmente do sul do Brasil e dos países do Mercosul) bombam o lugar.

Praia do Rosa

Praia do Rosa

Na verdade, frequentei bastante a Praia do Rosa nos tempos em que surfava (há alguns anos), mas fazia muito tempo que não voltava lá. Comparando a última vez que estive no Rosa pra agora, senti uma bela diferença e um grande crescimento no número de lugares pra se hospedar etc. O Rosa deu uma crescidinha! :)

A Praia do Rosa

Com formato de meia-lua e aproximadamente 3 km de extensão a Praia do Rosa fica no centro da região dos Lagos, cercada pela serra do Tabuleiro, em uma exuberante região de Mata Atlântica.

A praia é divida em 3 partes: do lado esquerdo fica o Rosa Norte, ao centro fica a Lagoa do Meio e do lado direito está o Rosa Sul. 

  • Rosa Norte

O canto norte da praia é o lugar mais famoso e mais agitado. Normalmente é frequentado pela galera mais jovem e é o lugar mais procurado pelos surfistas, por apresentar ondas grandes e as melhores condições para a prática do surfe. O acesso e feito através de pequenas trilhas que partem do estacionamento, ou do final das ruas. O “estacionamento” é bem disputado e na temporada é praticamente impossível estacionar por ali, a não ser que você madrugue. Deste lado da praia não existem restaurantes, mas existem alguns pequenos quiosques pra quebrar um galho.

praia-do-rosa-2

Rosa Norte

  • Centro da praia – Lagoa do Meio

No meio da praia está a Lagoa do Meio, que possui água salgada e é bem tranquila. Esta é a região mais calma do Rosa e é muito frequentada por famílias e casais. Ao lado da lagoa existe um pequeno canal que liga a lagoa ao mar, este canal é um lugar ideal pra diversão da criançada.

praia-do-rosa-8

Lagoa do Meio

  • Rosa Sul

O canto sul é a parte da praia com melhor infraestrutura. Existem restaurantes na praia e aluguel de cadeiras. Normalmente é frequentado por famílias, apreciadores do mar e de cerveja gelada. Também recebe os surfistas quando as condições de surfe não estão boas no canto norte. Estacionar deste lado é um pouco mais fácil, mas na alta temporada também é necessário chegar cedo, ou contar com a sorte!

praia-do-rosa-5

Rosa Sul

Fora da praia está o Centrinho, onde estão a maioria das lojas, mercados e restaurantes. Como em todo Rosa, existem pousadas por todos os lados.

praia-do-rosa-11

Centrinho do Rosa

O que fazer na Praia do Rosa

Não é preciso falar que o surfe é a principal atividade do Rosa né!? Sim, as ondas do Rosa são atrativos para surfistas de várias partes do planeta! Mas além do surfe, o Rosa possui várias outras atividades.

praia-do-rosa-7

Surfistas – Praia do Rosa

Se você pratica Wind Surf ou Kite Surf a Lagoa do Ibiraquera é o seu lugar! Praticantes dos esportes marcam presença na lagoa, que com águas limpas e muito vento, apresenta condições perfeitas para a prática dos esportes.

As trilhas da região são lindas e mesmo que você não goste muito de caminhar, a beleza destas trilhas vai fazer com que você mude de ideia. Existem várias trilhas pela região, as mais famosas são: a trilha que liga o Rosa Norte à Praia da Ferrugem; a trilha que liga o Caminho do rei à Praia do Luz; e a trilha que liga o Rosa Sul à Praia do Luz.

praia-do-rosa-12

Vista da Praia do Rosa, a partir da trilha Rosa Norte – Praia Vermelha.

Se você não se animar de jeito nenhum e não quiser encarar as trilhas a pé, também existe a opção de fazer algumas trilhas a cavalo!

Pescadores também vão se divertir muito, o Rosa possui vários locais excelentes para a pesca.

Mas se você não quer fazer nada, ou se estiver de ressaca por exemplo, a melhor opção é escolher um canto da praia e ficar lá curtindo uma das praias mais bonitas do Brasil! Pra que mais né?

praia-do-rosa

A tranquilidade do Rosa Norte no inverno.

Além de todas as atividades diárias, a noite da Praia do Rosa também é muito badalada! Durante o verão, as baladas do Rosa fervem!!! Vibe a mil!

Vale ressaltar que o Rosa tem uma vizinhança muito qualificada, então não deixe de conhecer as praias da região, são lindas!!! Bem pertinho do Rosa encontram-se praias como a Ferrugem, Silveira, Garopaba, Ouvidor, Ibiraquera, Siriú entre outras.

Mas não pensem que acabou! Deixamos um dos principais atrativos da Praia do Rosa pro final da lista, afinal de contas, é uma atração que não está disponível o ano todo!

No período de julho à novembro, o litoral sul de Santa Catarina tem o privilégio de receber as baleias francasque migram do Atlântico Sul em busca de águas mais quentes, para procriar e amamentar seus filhotes. A Praia do Rosa é um dos lugares onde a observação das baleias francas, torna-se possível.

É possível avistar as baleias da Praia ou dos costões (como fizemos na trilha do Rosa à Praia do Luz), ou contratar uma excursão guiada de observação das baleias.

baleia-franca

Observação de baleia francas. Foto: Divulgação.

Como chegar à Praia do Rosa

De Carro: O acesso à Praia do Rosa é feito pela BR-101, aproximadamente no Km 272, no trevo de Araçatuba (que é a entrada para Garopaba), é necessário seguir pela SC-434 (que leva à Garopaba). Existem duas opções de acesso ao Rosa (sempre pela SC-434), a primeira opção é após cerca de 1 km (no posto de gasolina) virar à direita; a segunda opção é seguir mais 4 km e na localidade chamada de “Campo Duna” pegar a estrada geral do Rosa com cerca de 3 km de extensão. Hoje em dia existem placas grandes indicando as entradas e ambas estradas estão em boas condições…

Vale ressaltar que, com exceção das ruas de acesso e de algumas ruas principais,  as ruas do Rosa não são pavimentadas e algumas delas são bem precárias. Se não quiser judiar muito do carro, escolha uma pousada que fique nas principais ruas, que são as mais bem conservadas.

De avião: O aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis é o mais próximo. O translado até Laguna pode ser feito em um carro alugado, táxi ou em ônibus. (alugar um carro é uma ótima alternativa pra explorar a região).

De Ônibus: A rodoviária mais próxima a Praia do Rosa fica em Garopaba, mas também é possível chegar no Rosa pela rodoviária de Imbituba.

Onde ficar na Praia do Rosa

A estrutura de hospedagem na Praia do Rosa é ótima. Existem várias opções e embora não existam hotéis de grande porte, os turistas são atendidos por variadas opções de pousadas (de simples à luxuosas), hotéis, hostels, chalés, casas pra alugar etc. Na maioria delas predomina um clima rústico, característico na região.

Existem centenas de opções de hospedagem, mesmo assim, durante a alta temporada tudo costuma ficar cheio, portanto recomendamos que reserve com antecedência.

Não temos nenhum lugar pra indicar, mas você pode procurar onde ficar na Praia do Rosa aqui.

LEIA TAMBÉM:

-O POST SOBRE A TRILHA QUE VAI DA PRAIA DO ROSA ATÉ A PRAIA DA FERRUGEM.
-O POST SOBRE A TRILHA QUE VAI DA PRAIA DO ROSA ATÉ A PRAIA DO LUZ.

Praia do Rosa Preserve

Tá mais que avisado!!!

DICAS:
-É possível ir de carro até próximo da praia, porém na alta temporada a melhor opção é ir a pé e deixar o veiculo na pousada, pois o trânsito é intenso e as vias são estreitas.
-Existem muitas opções de hospedagem, a infra-estrutura é muito boa e há opções pra diversos tipos de bolsos.
-Durante o inverno, o Rosa é tranquilo, o contato com a natureza é intenso e o lugar proporciona um descanso maravilhoso, porém durante a temporada a busca pelo agito e badalação são os principais atrativos.
-Na alta temporada é muito comum a presença de Argentinos e Uruguaios, portanto treine o espanhol.
-Quando for à praia, evite deixar objetos de valor dentro dos veículos.
-Existem serviços chamados “whale watching”, que levam pessoas pra ver as baleias de perto.
-A água é bem gelada.
-Respeite os moradores, respeite os surfistas locais (lei básica no surfe) e também respeite e preserve a natureza do local. A cultura do Rosa é de conservação ao meio ambiente, então, quando estiver no Rosa cuide ao máximo de cada detalhe.
-Não há bancos na Praia do Rosa. As agencias bancárias mais próximas ficam na cidade de Garopaba.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem na Praia do Rosa, Imbituba, Garopaba ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

 


Share

38 Respostas para Praia do Rosa – um paraíso no litoral catarinense.

  1. Adorei suas dicas. Esta praia deve ser muito linda! Está nos meus planos visitá-la em breve. Já anotei tudo! Valeu.

  2. Estou cada vez mais encantada por Santa Catarina, rs. Espero poder conhecer o estado em breve e essa praia já foi pra minha lista <3

  3. Sou apaixonada pela Praia do Rosa e a conheci quando era mais frequentada “pelos seres humanos normais” e nem tanto por beldades e afins. É uma praia realmente incrível! Só não digo que é a minha preferida em Santa Catarina, pois sou alucinada pela Guarda do Embaú. Ótimo artigo e cheio de detalhes para quem quer conhecer esse pedaço do paraíso chamado Praia do Rosa.

    • Itamar Japa disse:

      Fernanda é realmente muito difícil dizer qual é a nossa praia preferida em Santa Catarina, rsrsr. Também frequentei a praia em uma época um pouco mais distinta, mas a praia continua lindona né!!! Isso que importa! :)

  4. Sempre quis ir pra Praia do Rosa, antes de saber que dava pra ver baleias!!!! Agora quero ainda mais… hehehe
    Obrigada pelas dicas!

  5. Muito lindo. Quero voltar a Santa Catarina, e com certeza vou seguir essas dicas. Imagino o sossego, e ver baleias de pertinho?! Que sonho!!! AMEI!

  6. Parabéns pelo post, super completo! Sempre ouvi falar da Praia do Rosa mas ainda não tive oportunidade de visitar. Fiquei com vontade de conhecer a Rosa Sul (na baixa temporada, rs) :)

  7. Que praia bonita! É parecida com algumas praias da Costa Vicentina, em Portugal. A incluir no roteiro quando for ao Brasil. Obrigada pelas dicas!

  8. Adriana disse:

    Também amo a Praia do Rosa. Mas como fui lá com crianças, fiquei praticamente todo o tempo na Lagoa quentinha
    Uma delícia

  9. Marina Heimer disse:

    Que coisa mais linda! Fiquei apaixonada só por ver as fotos e já doida para conhecer.
    Incrível como o barco chega tão perto das baleias, deve ser alucinante vê-las tão de pertinho!

  10. Estivemos lá, agora em fevereiro. É mesmo um lugar muito especial. Vc foi muito fiel e suas fotos representam bem a beleza do lugar. Parabéns

  11. talita disse:

    Super bacana o guia para a Praia do Rosa! Todo mundo elogia muito esse lugar. Sou doida para ir na temporada das baleias

  12. Ahhh uma das minhas praias preferidas em SC! Ach que só perde pra Guarda do Embaú =D

  13. Eu escolheria Rosa Sul por ser apreciadora de Mar e Cerveja Gelada, rsrs. Sou louca para conhecer esta praia, que ela me aguarde em breve. Mas achei todas lindas.

  14. Como eu preciso conhecer esse cantinho do Brasil. Coisa linda demais! Amei as fotos

  15. Assim que li o post lembrei da música do Armandinho, Rosa Norte. Que demais! Praia linda, assim como a música ;)

  16. Ai Senhor… multiplique meus dias em Santa Catarina para visitar tantas praias lindas!!!

  17. Meu! Uma foto mais linda que a outra! :D Nós ainda não conhecemos o litoral catarinense, precisamos muito sanar essa dívida (com a gente mesmo).

  18. Leandro disse:

    Esse lugar é um paraíso! Tive o prazer de ficar 3 meses nesses lugar. Embora tenha passado uns perrengues por vários motivos, só de estar ali valia a pena. Ficar de boa na Praia do Luz é uma das melhores vibes que já tive. Abraço.

    • Itamar Japa disse:

      Que massa Leandro! De fato um paraíso!!!! Não sei quais os motivos de seus perrengues, mas aposto que um perrengue na Praia do Rosa é melhor do que um perrengue em outro lugar, hehe! Grande abraço!

  19. Marcio Nascimento disse:

    Com certeza quem curti praia do rosa e ta afim de ficar num lugar com um astral massa recomendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>