Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Praia Grande e Cambará do Sul – bases para os Cânions.

cambara do sul e praia grande-5

Não seria justo falar sobre os Cânions da Serra Geral e sobre um bate e volta pra Gramado e Canela, sem falar das cidades bases dos Cânions, as minusculas e encantadoras cidades de Praia Grande, em Santa Catarina e Cambará do Sul, no Rio grande do Sul.

Praia Grande

cambara do sul e praia grande-8

Paroquia São Sebastião – Praia Grande. Foto: Maicon Cantom

O pequeno município catarinense, localizado na fronteira de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul,  possui pouco mais de 7 mil habitantes e pode não ser uma cidade muito grande em tamanho, porém é gigante no quesito beleza. Praia Grande abriga alguns dos maiores e mais impressionantes cânions do Brasil e por este motivo, também é conhecida como a “cidade dos Canyons“.

O centro da cidade, basicamente é constituído de 2 ou 3 quadras ao redor de uma praça principal, onde está a Igreja de São Sebastião, nada mais que isso.

Os populares dizem que Praia Grande é a cidade das 2 mentiras: não tem praia e nem é grande.

Uma coisa que tenho que mencionar é sobre o tamanho dos lanches que os caras vendem por aqueles lados, são gigantes!!! Nós comemos um sanduíche em uma “lancheria”, que não me lembro o nome certo, mas tem uma placa dizendo “Recanto do Guerreiro” na parede. Olha, eu vou falar que foi o maior sanduíche que já comi na vida, bom talvez não seja o maior, porque comemos um gigantesco na estrada, em Bom Jardim da Serra. Também comi um cachorro quente lá no “recanto do guerreiro”, e esse sim posso ter certeza que foi o maior que comi, era muito grande! Não deixem de provar!

cambara do sul e praia grande-9

Olha o tamanho desse dog! Imenso e delicioso! Foto: Maicon Cantom.

Praia Grande é o melhor lugar para se hospedar, quando se pretende conhecer os interiores dos Cânions.

Como já falamos, acampamos no Camping do Hostel Nativos dos Canyons, unidade Vila Rosa, mas a cidade tem várias pousadas e campings.

Você pode procurar outras opções de hospedagem aqui, no Booking.com.

Cambará do Sul

Localizada na parte nordeste do Rio Grande do Sul, em uma região conhecida como “Campos de Cima da Serra”, Cambará do Sul é um simpático e pequeno município com quase 7 mil habitantes. É no município de Cambará do Sul que estão as sedes dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e de Serra Geral.

cambara do sul e praia grande-2

A estrada que corta a cidade é também a Avenida Principal. Foto: Itamar Japa.

Assim como a vizinha Praia Grande, o centro da cidade é minusculo e basicamente se resume a uma pequena Avenida. Também como a vizinha, a cidade possui diversas pousadas e várias agências que fazem os passeios aos Cânions e atrativos da região.

Encontre onde se hospedar em Cambará do Sul aqui, no Booking.com.

Nós estivemos dando uma passadinha pelo encantador centrinho da cidade e aproveitamos pra visitar o pequeno Museu da cidade.

Museu Histórico Municipal Irmã Tarcíla

cambara do sul e praia grande-6

Geladeira das antigas. Foto: Itamar Japa.

O pequeno Museu conta com um acervo de vários objetos antigos doados por moradores da cidade como maquinas de escrever, ferros que utilizam carvão, fotos históricas, roupas de personagens importantes da cidade, lampiões à querosene e até o primeiro computador da cidade.

No segundo andar da casa existe uma mini biblioteca.

O museu é bem pequeno e muito bem organizado. Um dos destaques é o sistema de refrigeração existente no meio da casa que servia como uma espécie de geladeira.

Também é interessante saber que o local possui várias histórias sobre fantasmas. Diz a lenda que uma moça se enforcou naquele local, após ser rejeitada no altar da igreja (que fica ao lado). Dizem as más linguás que barulhos estranhos são ouvidos no museu… Será?

Outra história sobre fantasmas, diz que o padre da igreja da cidade, frequentemente é visto pedindo carona na rodovia que cruza a cidade.

A visita não deve durar mais de 15 minutos e a entrada é gratuita!

cambara do sul e praia grande-4 cambara do sul e praia grande-7

Se Praia Grande é recomendada pra quem quer fazer os passeios pelos interiores dos Cânions, Cambará do Sul é ideal  pra quem pretende ver os Cânions por cima.

cambara do sul e praia grande

Belas paisagens pelo interior de Cambará do Sul. Foto: Itamar Japa.

Acredito que a melhor alternativa é se hospedar alguns dias em Praia Grande, e fazer as atividades que sejam mais acessíveis a partir de lá, e depois mudar de cidade, fazendo as outras atrações próximas a Cambará (ou vice versa).

Vale lembrar que a estrada que liga uma cidade a outra  é horrível com trechos bem precários, por isso ir de uma cidade a outra toda hora não é muito recomendado.

São mais de 30 cânions espalhados pela região (incluindo outras cidades).

Os principais cânions são: Itaimbézinho, Malacara, Fortaleza, Índios Coroados, Faxinalzinho, Churriado, Leão e Molha Coco. A parte superior destes cânions, os campos de cima da serra, pertencem a Cambará do Sul – RS, mas um metro abaixo da superfície, onde iniciam os paredões, já é Praia Grande – SC.

A região possui muitos atrativos e nós estivemos apenas em alguns deles, infelizmente não tivemos muito tempo e as condições climáticas também nos atrapalharam, mas saímos de lá com a certeza de que regressaremos novamente pra conhecer um pouco mais desta linda região, e pra fazer a trilha do rio do boi, é claro!

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>