Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Produção de Cerveja Artesanal na Panela – Saiba como foi fazer o curso

Cerveja-artesanal

Você já se imaginou fazendo sua própria cerveja? Não!? Pois eu também nunca tinha pensado, até fazer o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas Especiais. Foi neste curso que surgiu a ideia de aprender a fazer cerveja em casa e assim me matriculei no curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela. Conto agora como foi a experiência, confira:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Vamos usar a hastag #DMECdegustandocervejas pra falar sobre cervejas!


Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela

Quando fiz o Curso de Harmonização Gastronômica com cervejas Especiais tive a companhia de colegas que recém tinham feito o Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela. Conversando com eles, também me interessei pelo assunto e senti vontade de fazer minha própria cerveja. Logo me matriculei para o curso, que foi ministrado poucos dias após o término do curso de Harmonização com Cervejas.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-beer

Bora fazer cerveja artesanal!

O Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela é realizado de maneira prática e todo processo é feito pelos próprios alunos, sempre com orientação do professor.

O curso tem início com uma aula teórica onde é apresentada uma ‘geral” sobre a produção de cervejas, tipos de cervejas, boas práticas, legislação, higiene, materiais utilizados, insumos etc.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-4

Aula teórica sobre produção de cerveja artesanal.

Nos demais dias todas as aulas são feitas na prática, começando com o processo de moagem dos grãos, organização e sanitização dos objetos utilizados na produção.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-7

Moagem dos grãos.

Na segunda etapa utilizamos a cozinha industrial do SENAC para fazer o processo de mosturação, fervura, adição do lúpulo etc.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-10

Começando a por mão na massa…

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-14

Clarificação.

 


 LEIA TAMBÉM:

- COMO FOI FAZER O CURSO DE HARMONIZAÇÃO GASTRONÔMICA COM CERVEJAS ESPECIAIS.
SAIBA COMO É O DESFILE DA OKTOBERFEST DE BLUMENAU


 

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-Clarificação

Clarificação.

Logo depois é feito o processo de resfriamento,  quando o professor nos mostrou o sistema de “banho maria invertido” que parece ser o sistema mais prático pra fazer em casa.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-18

Resfriamento através de banho maria invertido.

A terceira etapa consiste na adição do fermento para dar inicio a fermentação da cerveja. Nesta parte da aula, vimos a importância de hidratar o fermento, pois o primeiro fermento que utilizamos (esq.) estava ruim, e se fosse jogado direto na cerveja poderia estragá-la. Já o segundo (dir.) estava bom.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-20

A importância da Hidratação do Fermento – Reparem que o do lado esquerdo estava ruim.

A partir de então a cerveja é “lacrada” e fica lá quietinha maturando.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-23

Só esperar… :)

Na última etapa nós começamos a trabalhar com a cerveja feita pela turma anterior, que ficou maturando por vários dias. Nesta etapa aprendemos a sanitizar as garrafas, fizemos a adição do priming (açúcar que dará a carbonatação a cerveja) e o envasamento.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-Sanitização das garrafas.

Sanitização das garrafas.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-24 Produção de Cerveja Artesanal na Panela-22 Produção de Cerveja Artesanal na Panela-25

Vale ressaltar de que como o curso é feito junto a cozinha do SENAC, onde também são ministrados diversos cursos de gastronomia, nós, os alunos do Curso de Produção de Cerveja Artesanal na Panela somos agraciados com as comidas preparadas pelos demais cursos!

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-27 Produção de Cerveja Artesanal na Panela-28

Ou seja, além de aprender a fazer cerveja a gente ainda garante uma boquinha! E tenho que falar, altos “rangos maneiros”!

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-19

O nome das comidas eu não sei, mas estavam boas!

Pra finalizar o curso, no ultimo dia, temos uma mini aula de Harmonização gastronômica com cervejas e ainda levamos uma garrafa da cerveja feita pelo grupo anterior.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-Harmonização

As cervejas degustadas durante a harmonização.

Nós fizemos uma Witbier então quem for fazer o curso seguinte irá tomar nossa bera! ;)

Conversando com os colegas que já fizeram outros cursos de produção de cerveja artesanal, inclusive em locais famosos, eles relataram que a experiência deste curso é muito mais produtiva, pois ao contrário dos demais cursos, este é feito totalmente na prática e são os próprios alunos que fazem todo o processo. Eu como não fiz nenhum outro curso, não tenho outra base, mas ainda assim gostei da experiência.

Outro fato importante é toda a estrutura do SENAC, com cozinha industrial e todos os aparatos de primeira, além de que, como já mencionei, a comidinha que sempre aparece é um grande bônus. Não é todo dia que a gente come sushi, polvo, ceviche, sashimi, arroz marroquino e umas coisas que nem sei o nome, conforme as fotos anteriores…

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-13

Misturança com polvo, ceviche, Sashimi, Nigiri e outras coisas mais… :o Bônus…

Ah, sem falar que em nosso grupo tínhamos um chef de cozinha que também usufruiu da estrutura da escola pra fazer um lanchinho pra nós.

Produção de Cerveja Artesanal na Panela-17

Lanchinho do chef Gustavo…

Resumindo, o curso é bastante agradável e uma boa experiência pra amadurecer a ideia de começar a fazer a cerveja artesanal em casa. Eu pessoalmente, acho que só o curso não é suficiente pra aprender a fazer a cerveja sozinho (embora, com a ajuda de alguns amigos talvez seja mais provável que de certo). Porém se você já tiver uma base, a situação muda. Caso contrário, acredito que seja preciso estudar um pouco mais, ler alguma coisa, ver alguns vídeos, ou fazer outros cursos. De qualquer forma, de um jeito ou de outro, o curso te dá uma ótima noção e com certeza você sairá dele com muita vontade de fazer sua cerveja.

Claro, o objetivo deste post não é entrar em detalhes sobre o processo de produção de cerveja artesanal, mas sim fazer um review do curso oferecido pelo SENAC. Quem sabe um dia, quando eu estiver um pouco mais entendido, não saia um post mais detalhado sobre o assunto…

Por enquanto me resta estudar mais o assunto, comprar os equipamentos e tentar fazer alguma coisa. Será que sai!?

Mais informações sobre o curso aqui


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

14 Respostas para Produção de Cerveja Artesanal na Panela – Saiba como foi fazer o curso

  1. Alex Olivier disse:

    Da hora! Quando sai a cerva??

  2. Lázaro disse:

    Q massa, Japa! Fiz o curso no ano passado e me amarrei tbm! Desde então venho lendo sobre o assunto e tentando aprofundar o conhecimento. Ainda quero fazer o curso de sommelier de cerveja hehehee…parabéns e vai contando pra gente os próximos passos. Abração!!!!

  3. Viviane Carneiro disse:

    Nossa… que legal! Eu ador visitar cervejarias. Adorei saber dessa forma mais artesanal de fazer a cerveja. Ah… e as comidinhas para acompanhar a cerveja parecem ótimas.

  4. Tatiane Dias disse:

    Que legal! Eu imagino que o curso deve ser realmente o ponta pé inicial porque além de prática deve precisar de um espaço razoável em casa para uma produção, né?

  5. Natália Monteiro Gastão disse:

    Que maneiro!
    Como não sou muito cervejeira, me animei com a harmonização gastronômica! E nada mal ter um chef na turma para agradar a galera, né?

  6. Que curso interessante!!! Não imaginava que o Senac oferecia algo parecido… Deve ter sido uma experiência incrível!!!

  7. Muito boa experiência essa Itamar, viajar não é só ver monumentos e visitar museus, é também experimentar novas experiências que nos ajudam a aprender costumes locais para onde nós viajamos. Ainda por cima cerveja, que gosto tanto!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>