Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O que fazer em Cartagena – Guia completo de Cartagena de Indias

Já fizemos diversos posts sobre a belíssima Cartagena e hoje reunimos tudo (e mais um pouco) sobre a Ciudad Heroica.  Saiba tudo o que fazer em Cartagena de Indias


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
Na Colômbia nós usamos a hastag #dmecnacolombia


Cartagena de Indias – História

Fundada pelos espanhóis em 1º de junho de 1533, Cartagena foi um dos mais importantes portos da América colonial. Através de Cartagena era escoada grande parte dos metais preciosos (como ouro e prata), que os espanhóis saqueavam da América Latina. Cartagena também foi uma das principais zonas de tráfico de escravos vindos da África.

o-que-fazer-em-cartagena-9

Cartagena de Indias – Ciudad Heroica – Colômbia

Por tamanha importância, Cartagena foi invadida diversas vezes por piratas, tropas francesas, holandesas e principalmente por tropas inglesas. As invasões foram a principal razão pela qual o rei Felipe II mandou construir uma muralha com 11 km de extensão e algumas fortificações. A muralha e as fortalezas serviram pra defender a cidade nos séculos XVII e XVIII e hoje atraem milhares de turistas do mundo todo.

O que fazer em Cartagena

As Muralhas de Cartagena de Indias

Em 1811, após uma revolução originada no bairro de GetsemaníCartagena se converteu no segundo território a se declarar absolutamente independente da Espanha.

o-que-fazer-em-cartagena-7

Cartagena de Indias

Em 1815, a então independente Cartagena passou por duras batalhas em tentativas da coroa espanhola de retomar a cidade dos rebeldes. Estes estavam entrincheirados na cidade e resistiam bravamente os constantes ataques da marinha espanhola. Neste ano, a cidade sofreu um isolamento marítimo que durou cerca de três meses e os rebeldes cartageneros ficaram sem comida, doentes e debilitados. Mesmo assim, decidiram lutar até a morte e apesar de todas as dificuldades, Cartagena resistiu. Este é um dos capítulos  mais importantes da história da cidade e devido a este acontecimento, a cidade ganhou o apelido que ostenta até hoje: “Ciudad Heroica” (Cidade  heroica).

O que fazer em Cartagena - Muralhas

Cartagena de Indias – Ciudad Heroica

Pouco tempo depois Cartagena voltou a ser controlada pelos espanhóis que permaneceram na cidade até 1821, ano em que o último governador espanhol abandonou a cidade. Cartagena foi a última cidade da Colômbia a ser liberada pelo governo espanhol.

Cartagena foi um dos locais onde a “Santa Inquisição” foi atuante. O tribunal Inquisidor funcionou em Cartagena de 1610 até 1811, sendo restabelecido temporariamente de 1816 a 1821.

o-que-fazer-em-cartagena-14

Antiga sede do Tribunal da Santa Inquisição – Atualmente abriga o Museu da Inquisição.

Hoje Cartagena é uma cidade repleta de atrativos, com muita história, muitas cores, arquitetura lindíssima, praias paradisíacas e muita alegria. A cidade é inteiramente voltada ao turismo, sendo a cidade mais visitada da Colômbia, depois da capital, Bogotá.

O centro histórico foi declarado Patrimônio Nacional da Colômbia, em 1959, e Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco, em 1984.

Confira agora o que fazer em Cartagena:

Repleta de atrações, Cartagena de Indias é uma das cidades mais belas da América Latina.  A cidade possui várias opções de turismos que vão agradar aos mais variados gostos.

Cartagena de Indias Colombia-34

O que fazer em Cartagena:

O que fazer em Cartagena: Conhecer o Interior da Cidade Murada

Conhecer o interior da cidade murada de Cartagena é sem duvida alguma a principal atração da cidade. É no interior das muralhas que estão as construções mais bonitas e a parte mais charmosa da cidade.

Cartagena de Indias Colombia-30

O que fazer em Cartagena: Conhecer o Interior da Cidade Murada

Dentro das muralhas existem diversos atrativos e a primeira coisa que você deve fazer é percorrer as ruas coloridas sem destino! Isso mesmo, não existe coisa melhor a fazer do que caminhar sem destino pelo interior da cidade murada!

Cartagena de Indias Colombia-33

Perca-se pelas ruas coloridas de Cartagena!

Depois de dar um giro pelo interior das muralhas é hora de conhecer os atrativos. Dentre os atrativos mais importantes podemos destacar alguns:

o-que-fazer-em-cartagena-Iglesia y Monasterio San Pedro Claver

Iglesia San Pedro Claver

– Plaza de los Coches
– La Porta del Reloj
– Plaza Simon Bolivar
– Museo de la Inquisición
– Museo del Oro
– As Palanqueras
– Catedral de Cartagena
– Palácio del Gobierno
– Iglesia y Monasterio San Pedro Claver
– Museo Naval
– Teatro Heredia
– Las Bovedas
– Plaza Santo Domingo
– Estátua de la Gorda
– Muralhas de Cartagena
– Café del Mar

Nós fizemos um post completo falando tudo sobre o que conhecer no interior da cidade murada. Confira clicando aqui.

O que fazer em Cartagena: Visitar as ilhas paradisíacas

Embora Cartagena seja banhada pelo mar do Caribe, as praias continentais de Cartagena não são bonitas. Pra desfrutar de praias bonitas é preciso se deslocar até as ilhas da região. São dezenas de ilhas, sendo que algumas são públicas e outras particulares.

As ilhas públicas são repletas de vendedores ambulantes e costumam ficar cheias nos finais de semana e feriados. As ilhas particulares, normalmente são administradas por hotéis resorts e são mais tranquilas.

Islas rosario Playa Blanca, em Isla Baru

Playa Blanca, em Isla Baru

Nós fizemos o passeio que vai ao Oceanário e até a Playa Blanca, na Isla Baruum dos passeios mais populares de Cartagena. Fizemos um post contando nossa experiência nesse passeio e falando sobre os outros passeios às ilhas de Cartagena. Confira clicando aqui.

O que fazer em Cartagena: Castillo San Felipe de Barajas

Considerada como a maior construção militar dos espanhóis na América do Sul, o Castillo San Felipe de Barajas é um dos lugares imperdíveis em Cartagena.

Com a construção iniciada em 1536, a fortaleza foi fundamental na defesa da cidade, uma das mais visadas por invasores no período colonial.

O que fazer em Cartagena - Castillo San Felipe de Barajas

Castillo San Felipe de Barajas – Cartagena

É possível visitar a fortaleza por conta própria (com guia, ou não) ou através do passeio feito com uma Chiva.

Nós fizemos um post contando como foi visitar o Castillo San Felipe de Barajas, tanto por conta própria, como através do passeio feito com a Chiva. Confira clicando aqui.

O que fazer em Cartagena: Conhecer Boca Grande

Boca Grande (juntamente do bairro vizinho Castillogrande) é a parte mais moderna de Cartagena. É conhecida como a cidade nova, já que é inteiramente formada por edifícios grandes e modernos.

A região é mais procurada pelo turismo de negócios e a “cidade nova” também é chamada de “Miami Colombina”.

É em Boca Grande que estão as praias mais populares do continente, mas não espere nada de mais.

que-fazer-fora-da-cidade-murada-de-cartagena-5

As praias de Boca Grande… Meia boca né!

Em Boca Grande também existem diversas lojas, incluindo muitas lojas de grifes famosas.

Nós falamos um pouco sobre Boca Grande no post sobre o que fazer do lado de fora das muralhas. Confira clicando aqui.

O que fazer em Cartagena: Passeio de Chiva

Um dos passeios mais populares de Cartagena são os passeios de Chiva, aqueles ônibus típicos da região do Caribe.

São 2 tipos de passeios, um diurno e um noturno.

Durante o dia a Chiva faz um City tour por Cartagena, passando por alguns dos principais atrativos da cidade, incluindo o Castillo San Felipe de Barajas, Boca Grande e a La Popa.

o-que-fazer-em-cartagena-5

O que fazer em Cartagena – Passeio de Chiva

Durante a noite a Chiva é chamada de Chiva Rumbera e percorre alguns bairros de Cartagena com open-bar e muita música caribenha. Este passeio tem duração de 2h30 e no seu final os turistas podem escolher em ficar em uma danceteria por onde a Chiva passa, ou serem deixados em seus respectivos hotéis (ou próximo deles) .

Além das Chivas também existe um ônibus turístico circulando pelos bairros de Cartagena.

Nós fizemos um post contando como foi nossa experiência no passeio da Chiva. Confira clicando aqui.

O que fazer em Cartagena: Conhecer os atrativos do lado de fora das muralhas

Por falar em o que fazer do lado de fora das muralhas, boa parte dos atrativos da cidade estão justamente do lado de fora da cidade murada.

Já falamos acima sobre alguns deles, como as ilhas de Cartagena, o Castillo San Felipe de Barajas, as Chivas e Boca Grande. Porém ainda existem várias outras atrações como o Bairro de Getsemaní e o Vulcão Totuno.

getsemani-9

Bairro de Getsemaní.

Nós também fizemos um post contando mais sobre os atrativos que ficam do lado de fora das muralhas. Confira clicando aqui.

Como chegar a Cartagena 

Ainda não existem voos diretos do Brasil, mas as companhias aéreas Latam, Copa e Avianca voam para Cartagena com conexões em seus respectivos aeroportos de apoio. Se estiver na Colômbia as Low Costs Viva Colômbia e a novíssima Wingo possuem excelentes preços.

O Aeroporto de Cartagena Rafael Nunez fica a cerca de 7 km (10 a 15 minutos) do centro de Cartagena. Um táxi custa de 10 mil a 15 mil pesos colombianos. Acerte o valor antecipadamente, pois os táxis de Cartagena não possuem taxímetro.

o-que-fazer-em-cartagena-6

No busão…

Do aeroporto também é possível chegar ao centro histórico em ônibus de linha, para isso basta sairdo aeroporto e caminhar 1 quadra até a Calle 70. Nesta rua busetas (são micro-ônibus – pensou besteira né!) passam com destino ao centro histórico (lado direito da rua) e levam aproximadamente 20 minutos até o centro. O custo do buzão é bem mais barato que o do táxi, cerca de mil pesos.

Peça pra descer no centro histórico, você vai desembarcar em Getsemaní é só subir e em cerca de 5 minutos você estará na entrada principal da cidade murada.

Onde ficar em Cartagena de Indias

O melhor lugar pra se hospedar em Cartagena é o interior da cidade murada, não existe dúvida quanto a isto! É dentro das muralhas que estão a maioria dos atrativos, as casas mais coloridas, a parte mais charmosa da cidade, os melhores restaurantes, a maior segurança, enfim… É o coração da cidade! Claro, tudo isto tem um custo e os hotéis do interior das muralhas costumam ser os mais caros.

Nós nos hospedamos em 2 hotéis que ficam dentro das muralhas, o Hotel el Viajero (leia o review aqui) e o Hotel el Povenir (em breve review), ambos bem simples, mas muito mais baratos que a maioria dos hoteis localizados no interior das muralhas.

Uma ótima opção pra quem quer ficar pertinho da cidade murada é o bairro Getsemaní, que fica praticamente ao lado da cidade murada e possui várias opções de hospedagem, normalmente mais baratas que no interior das muralhas. Getsemaní é o bairro preferido pelos mochileiros.

O bairro de Boca Grande também possui uma grande rede hoteleira.

Escolha onde quer ficar e reserve seu hotel/hostel através deste link no Booking.com, assim você também nos ajuda ! 😉

Dicas importantes sobre Cartagena

Cartagena é muito quente portanto protetor solar, roupa leve, chapéu e muita água é obrigação!

Prepare-se para os vendedores ambulantes, que são bem insistentes e chega até ser meio chato. Você sai de um e já vem outro. O negócio é nem dar muito papo, ser gentil, mas logo descartar. Se você perguntar o preço, pode se preparar pra 5 minutos de insistência.

Outra coisa bem comum, é que alguns vendedores oferecerem “presentes”, não aceite, pois estes “presentes” têm um preço e costumam ser bem salgados!

o-que-fazer-em-cartagena-8

Cartagena – Colômbia

Existem muitas pessoas vendendo passeios pras Islas del Rosário, fique atento e verifique muito bem o roteiro do passeio. Normalmente eles prometem uma coisa e nem o passeio sempre é o que foi prometido.

A temporada de inverno vai de maio a novembro e o verão vai de dezembro a abril, porém estive em Cartagena em abril e em novembro e praticamente não senti diferença alguma… É sempre quente!

Teoricamente os meses próximos a novembro são mais chuvosos… teoricamente.

Um real vale quase 1.000 pesos colombianos e pra não fazer confusão na hora de converter o Peso colombiano pra real pense que 1.000 pesos valem 1 real, ou seja 25.000 pesos = 25 reais. É mais fácil!

Todos os preços mencionados nos nossos posts sobre a Colômbia estão em pesos colombianos. Para saber o valor real do Peso colombiano você pode usar um dos diversos sites que fazem conversões de moedas como este aqui, por exemplo.

E aí curtiu? Esquecemos alguma coisa?


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Cartagena de Indias, ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

34 Respostas para O que fazer em Cartagena – Guia completo de Cartagena de Indias

  1. Ótimo texto!

    Já estava na lista, agora virou prioridade!!
    Show!

  2. Keul Fortes disse:

    Que lugar! Estou programando de conhecer e esse post me ajudou muito. Parabéns!

  3. Fotos belíssimas. É um destino que pretendo conhecer, e logo! Com certeza esse guia vai me ajudar bastante! Obrigada! 😉

  4. Diana disse:

    Uma cidade cheia de cor e história! E muitas atividades para fazer! Adorei a postagem!

  5. Luciana disse:

    Show de bola! Já está salvo nos favoritos e subindo na listinha de próximos destinos. Parabéns pelo post, muito bem elaborado.

  6. Suas dicas são valiosas… Eu estou planejando ir a Cartagena e gostei da parte das low costs. Também sobre se hospedar na cidade murada e ir para ilhas privadas. Tudo anotadinho, obrigada!

  7. David Santos disse:

    Eu sou fascinado por estes lugares que fazem parte da epopeia marítima que Portugal e Espanha empreenderam. 11km de muralha é mesmo muito! Este ano fui a Goa, na Índia e é espantosa a quantidade de fortalezas e igrejas bem ao estilo europeu que por lá encontramos. Espero um dia ir até aí!

    • Itamar Japa disse:

      Cartagena é a típica cidade do período colonial espanhol, muito interessante. Cheia de histórias das disputas, entre eles, os espanhóis, ingleses, holandeses e claro, os portugueses… Além da arquitetura, que destaca-se na América do Sul. Bem legal mesmo!

  8. Uau, adorei o post, bem abrangente, incluiu tudo dentro e fora das muralhas. Cartagena está na minha lista de pendências há muito tempo, com certeza já favoritei para quando eu viajar.

  9. Muita história guardada em Cartagena. Sua abordagem é muito completa. Só podemos agradecer. Abs

  10. Diana Viaja disse:

    Adorei as dicas! Se tudo der certo ano que vem visitarei Cartagena! E já estou salvado esse Post aqui 🙂 bjs

  11. Adorei saber da parte histórica! Cartagena está na minha lista faz um tempo, espero em breve visitá-la

  12. Cartagena deve ser uma cidade e pêras! Se há cidade na América Latina que gostave de conhecer é esta. Ao ler o teu guia de viagem fiquei ainda mais vontade de viajar até este destino. Artigo bem detalhado e super util!

  13. que post maravilhoso, ainda não fui a Cartagena, mas está nos planos, olha que eu achei algo bem parecido a Havana, procede? é claro que a cidade parece ser bem mais limpa e conservada, só de ver as fotos já me apaixonei, que cidade linda! beijos

    • Itamar Japa disse:

      Sim Flávia, muito parecida e em algumas partes é idêntica… Quanto a ser mais conservada e limpa isso depende um pouco. Existem edifícios que estão caindo aos pedaços e existem ruas com lixo, inclusive fiquei chocado com a sujeira em Playa Blanca, por exemplo (o que não vi em nenhum lugar de Cuba)… Além disso, ao contrário de Havana, é preciso tomar cuidado em determinados horários e em determinadas regiões, principalmente fora da cidade murada… Mas é uma cidade fantástica que merece ser visitada! Voltaria fácil pra lá! 🙂

  14. Josiane Bravo disse:

    Que guia mais completo e gostoso de ler (parabéns). Sou apaixonada pelo colorido de Cartagena, apesar de ainda não conhecê-la, é daqueles lugares que sei que vou adorar. E quanta história que envolve essa cidade tão colorida e alegre, bem interessante saber que teve até piratas envolvidos rs 🙂

    Abraços

    • Itamar Japa disse:

      Tenho certeza que você vai adorar Josiane! É um cidade incrível mesmo! E quanta história essa cidade tem, imagina só. Quantas batalhas, quantas invasões, enfim, tem muita história mesmo! Grande Abraço!

  15. Diogo Dias Fernandes disse:

    Buenas!!!

    Gostei muito do site de vocês!!! Parabéns!!!
    Eu e minha Patroa já estamos com o planejamento pronto para ir para Colômbia (San Andres e Cartagena)em janeiro!!!
    Abraços!!!

  16. Cleide a santos disse:

    Adorei o site de vcs! Parabéns!
    Quanto às temporadas, inverno e verão, vi q sempre é quente, mas e a duração do dia?

  17. Fernanda favetti disse:

    Ola em cartagena tem mergulho com os golfinhos?

    • Itamar Japa disse:

      Olá Fernanda, sim é possível nadar com golfinhos no “Acuario de San Martín de Pajarales”. Vale ressaltar que para isso é preciso contratar um passeio que vá apenas ao aquário, já que se for pra Isla Baru, por exemplo, o tempo não será suficiente.

      Também é possível nadar com golfinhos no Aquário e Rodadeo, em Santa Marta.

      Espero que possa ajudar. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *