Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

O que fazer em Santa Clara – A cidade cubana que respira Che Guevara.

Santa Clara é uma das cidades mais emblemáticas de Cuba! Teve papel fundamental no triunfo da Revolução Cubana e tudo graças ao famoso revolucionário argentino, Ernesto Che Guevara! Aliás, Santa Clara respira Che Guevara e suas maiores atrações estão ligadas ao revolucionário argentino. Neste post iremos mostrar o que fazer em Santa Clara, a cidade cubana do Che Guevara. 


 Acompanhe o DMEC nas redes sociais: Instagram | Facebook | Twitter | Pinterest
Em Cuba nós usamos a hastag #DMECemCuba


 Santa Clara – Cuba

Santa Clara é a capital da província de Villa Clara, localizada na região central de Cuba. Foi fundada em 1689 por moradores da região de Remédios, que deixaram suas cidades originárias, devido aos frequentes ataques de corsários e piratas. Já foi chamada Cayo NuevoDos Cayos, Villa Nueva de Santa Clara, Pueblo Nuevo de Antón Díaz, Villa Clara, e finalmente Santa Clara.

Santa Clara - Cuba- Che Guevara

Santa Clara – Cidade do Che Guevara em Cuba.

A cidade foi fundamental na vitória dos revolucionários liderados por Fidel Castro, pois foi em Santa Clara que aconteceu a batalha decisiva entre as tropas do ditador Fulgêncio Batista contra as tropas de Fidel.

Santa Clara - Cuba-Che Guevara.

Che Guevara.

O episódio chamado “Batalha de Santa Clara” teve como protagonista principal, nada mais, nada menos, que Ernesto Che Guevara.

O famoso revolucionário argentino liderou 340 homens, cansados e com armamentos precários e mesmo assim, conseguiu derrotar as tropas de batista, que estavam em número 10 vezes maior e contavam com tanques, aviões e armamentos pesados.

A vitória foi crucial para a queda do regime de Batista, já que Santa Clara era a última cidade que resistia entre Santiago de Cuba, o ponto de partida dos revolucionários, e Havana, a capital cubana e Quartel General de Batista.

Fulgêncio Batista fugiu de Cuba 12 horas após a vitória das tropas lideradas por Che Guevara em Santa Clara. Fidel Castro declarou vitória total após a fuga de Batista.

 O que fazer em Santa Clara

Com tamanha importância histórica e papel fundamental na Revolução Cubana, Santa Clara logicamente não poderia deixar de ter como atrativos principais, a trajetória de Che Guevara, personagem que mudou a história, não só da cidade, mas de toda Cuba. Santa Clara respira Che Guevara e a maioria esmagadora das pessoas que visitam a cidade, vão até lá pra conhecer o local da emblemática batalha e principalmente pra visitar o Mausoléu que abriga os restos mortais de Che.

Santa Clara - Cuba-Che Guevara

Che está por todas as partes em Santa Clara.

Independente de sua posição politica, se for a Cuba, você deve ir a Santa Clara, conhecer e viver a história do país.

Confira agora o que fazer em Santa Clara:

  • Mausoléu de Che Guevara 

Inaugurado no final de 1997, depois que os restos mortais de Che Guevara foram exumados e devolvidos a Cuba, o Mausoléu de Che Guevara abriga os restos mortais do guerrilheiro argentino e mais 29 combatentes que lutaram, foram mortos e estavam enterrados na Bolívia, país onde Che foi morto enquanto tentava fazer uma nova revolução armada.

Santa Clara - Cuba-43

O que fazer em Santa Clara: Mausoléu de Che Guevara.

O Mausoléu de Che Guevara é um dos maiores atrativos de Santa Clara e de toda Cuba. É o principal motivo para que a cidade de Santa Clara seja uma das mais visitadas da ilha e muita gente vai até lá só pra reverenciar o lugar.

O Mausoléu fica em baixo de um grande Monumento dedicado a Che, em uma cripta vigiada 24 horas por soldados cubanos. O Mausoléu possui as sepulturas de todos os companheiros de Che e bem ao centro,  iluminado por um feixe de luz que projeta uma pequena estrela, está a sepultura de Che Guevara.

Dentro da cripta também está uma chama eterna em homenagem a Che e seus companheiros mortos em batalha, acendida por Fidel Castro.

No interior do Mausoléu é preciso manter o respeito e não é possível tirar fotos, falar alto, usar boné/chapéu etc. Também é preciso deixar as bolsas/mochilas/sacolas em um guarda volume gratuito que fica ao lado.

A visita ao Mausoléu de Che Guevara é gratuita.

  • Museu de Che Guevara 

Logo em frente ao Mausoléu de Che Guevara está um pequeno museu que abriga vários objetos relacionados ao famoso guerrilheiro.

Fotos, documentos e objetos pessoais utilizados por Che Guevara desde sua infância, até seus últimos dias, em combate na Bolívia.

Desde 2011 o Museu abriga as cinzas de Alberto Granado, companheiro de Che Guevara na emblemática viagem realizada pela América do Sul, famosa pelos apontes de Che em Diários de Motocicletas.

Assim como no Mausoléu de Che Guevara, a entrada é gratuita, não é permitido fotografar e também não é permitido entrar com bolsas, mochilas e sacolas.

  • Plaza de la Revolución

O Mausoléu e o Museu estão localizados na Plaza de la Revolución de Santa Clara. Nesta praça uma enorme estátua de 7 metros e 20 toneladas representa o herói dos cubanos.

A estátua, vestida com o típico uniforme guerrilheiro, apresenta Che Guevara com o braço engessado, assim como no dia em que chegou em Santa Clara. Na outra mão seu fuzil M-2 e na cabeça a tradicional e emblemática boina.

Santa Clara - Cuba-Che Guevara

Che Guevara.

Junto a estátua jardineiras oferecem flores permanentemente a Che Guevara. Sobre a maior floreira está uma representação com a carta de despedida de Che Guevara a Fidel, quando deixou Cuba para ir lutar na Bolívia.

Santa Clara - Cuba-Plaza de la Revolución de Santa Clara.

Fim de tarde na Plaza de la Revolución de Santa Clara.

Em frente ao Memorial a imensa praça, com cerca de 18 mil metros quadrados tem capacidade para suportar 80 mil pessoas. Ao seu redor 14 palmeiras simbolizam a data de nascimento de Che Guevara (14-06-1928) e do outro lado do Mausoléu duas fontes em forma de estrelas simbolizam sua graduação como Comandante.

  • Monumento a La Toma del Tren Blindado

Exatamente em 29 de dezembro de 1958, Che Guevara e mais 18 revolucionários conseguiram o feito de descarrilhar um trem vindo de Havana, com mais de 400 homens que tinham como objetivo deter o avanço das tropas de Fidel.

Santa Clara - Cuba-Monumento a La Toma del Tren Blindado

O que fazer em Santa Clara: Monumento a La Toma del Tren Blindado.

Os guerrilheiros usaram um trator pra remover os trilhos e descarrilhar o trem e após 90 minutos de combate, os 400 homens se renderam perante Che e seus 18 combatentes.

Santa Clara - Cuba-Trem Blindado.

Armamentos que o trem transportava.

Para marcar o acontecimento, foi inaugurado um museu que marca o local do descarrilhamento. O Monumento a La Toma del Tren Blindado conta com 4 vagões originais do trem e dezenas de objetos relacionados ao acontecimento. O Trator utilizado pelos guerrilheiros também está exposto no local.

Santa Clara - Cuba-Trator

Trator utilizado para descarrilhar o trem de Batista.

  • Loma del Capiro

A Loma del Capiro é um dos mais importantes pontos da Batalha de Santa Clara. Foi o primeiro local que as tropas de Che tomaram na cidade, por ser um dos pontos mais estratégicos.

Santa Clara - Cuba-Loma del Capiro

O que fazer em Santa Clara: Loma del Capiro.

Neste local funcionou uma espécie de centro de comando dos guerrilheiros, de onde Che Guevara, que tinha estipulado cerca de 2 meses de combate para tomar a cidade, conseguiu o feito em poucos dias.

Santa Clara - Cuba-60

Placa indicando a tomada da Loma del Capiro, pelo batalhão de Che Guevara.

O Morro do Capiro fica junto a outros 2 morros, chamados “2 hermanas” e é o menor do conjunto. O nome tem origem em uma viagem que o antigo proprietário do local fez ao Panamá, onde tinha conhecido um morro muito parecido chamado Monte Capiro.

La Loma del Capiro é  Patrimônio Histórico Nacional de Cuba. Em seu cume existe um monumento que simboliza a vontade de unificar a nação cubana, além de 2 bandeiras enormes, uma de Cuba e outra do Movimiento 26 de Julio.

Santa Clara - Cuba-Loma del Capiro.

Loma del Capiro.

A Loma del Capiro fica a aproximadamente 1,5 km do Monumento a La Toma del Tren Blindado.

  • Estátua de Che Guevara y Niño

Localizada em frente ao edifício onde Che montou seu 2º comando durante a tomada da cidade e que atualmente abriga a sede do Comitê Provincial do Partido Comunista de Santa Clara, a Estátua de Che Guevara y Niño é um dos maiores atrativos da cidade.

Santa Clara - Cuba- O que fazer em Santa Clara

O que fazer em Santa Clara: Estátua de Che Guevara y Niño.

Muito mais que uma simples estátua, o monumento possui uma série de representações de várias fases da vida de  Che Guevara.

Santa Clara - Cuba-Che Guevara

Representações na escultura de Che Guevara.

Entre as representações estão a motocicleta, simbolizando sua viagem com Alberto Granado pela América do Sul; o livro em seu bolso refere-se a sua paixão pela leitura e o importante valor que  a leitura atribui a formação dos homens; Uma cabra com uma criança representam a criança que Che sempre foi; as figuras no cinturão representam os 38 companheiros que morreram com ele na Bolívia, os buracos em suas costas representam os tiros que o mataram, e entre outras coisas o bebê que ele segura no braço simboliza a nova geração e o futuro.

Santa Clara - Cuba-Che Guevara.

Os 38 companheiros de Che representados no cinturão da estátua.

No interior do edifício ainda existem alguns objetos pessoais de Che expostos, além de uma placa indicativa sinalizando que o local serviu como comando de Che Guevara durante a batalha.

Santa Clara - Cuba-Interior do edifício.

Interior do edifício.

  • Parque Vidal

A principal praça e coração de Santa Clara é o ponto de encontro dos moradores locais, ali as pessoas sentam leem jornais, conversam, observam o movimento da cidade, ou simplesmente apreciam seus charutos.

Santa Clara - Cuba-Santa Clara

Cubanos desfrutando do Parque Vidal.

Nos finais de semana, feriados e até mesmo em dias esporádicos acontecem shows, apresentações de danças e diversas apresentações culturais.

Santa Clara - Cuba-Cultura

Apresentações culturais em Santa Clara.


LEIA TAMBÉM:

+CIENFUEGOS, A CIDADE FRANCESA DE CUBA.
+TRINIDAD, A CIDADE QUE PAROU NO TEMPO.
+SANTIAGO DE CUBA, O BERÇO DA REVOLUÇÃO CUBANA.


 

Santa Clara - Cuba-Dança.

Apresentação de dança em Santa Clara.

Ao redor da Praça estão alguns edifícios interessantes como o edifício que abriga o Hotel  Santa Clara Libre (antigo Santa Clara Hilton), que ainda traz as marcas da batalha de Santa Clara, através das marcas de tiros em sua fachada.

Santa Clara - Cuba-Hotel Santa Clara

Edifício do Hotel Santa Clara Libre e as marcas da Batalha de Santa Clara.

O Teatro de la Caridad, o Museo de Artes Decorativas e o Palácio Provincial também somam-se ao conjunto de edifícios que rodeiam a praça.

Santa Clara - Cuba-Palácio Provincial

Palácio Provincial.

Santa Clara - Cuba-Teatro de la Caridad

Teatro de la Caridad.

Já a praça propriamente dita possui várias esculturas em homenagem a cubanos ilustres, um pequeno obelisco e o que mais nos chamou a atenção é que auto-falantes espalhados ao longo da praça tocam músicas cubanas.

Santa Clara - Cuba-Parque Vidal.

O que fazer em Santa Clara: Parque Vidal.

A fonte com um garoto com uma bota (Niño de la bota) que fica na praça, em frente ao Teatro de la Caridad, é um dos símbolos da cidade.

Santa Clara - Cuba-Niño de la bota

Niño de la bota.

O Parque Vidal é o lugar ideal para sentar e observar o cotidiano dos cubanos de Santa Clara.

  • Fábrica de Tábacos Constantino Perez 

Considerada como uma das melhores fábricas de charutos de Cuba, a unidade de Santa Clara produz os charutos das marcas Montecristo (preferido de Che Guevara), Partagás e Romeu y Julieta.

É possível visitar a fábrica. Fique atento nos horários, quando estivemos lá não conseguimos visitar.

  • Catedral de Santa Clara

A Catedral de Santa Clara de Assis é o principal templo religioso da cidade. Foi construído após a derrubada da antiga Catedral que ficava na no Parque Vidal.

Santa Clara - Cuba-Catedral de Santa Clara

O que fazer em Santa Clara: Catedral de Santa Clara.

Seu destaque fica por conta de uma coleção de vitrais e uma imagem de Virgem Maria branca repleta de mistérios.

  • Parque el Carmem 

Neste parque está um monumento que celebra a fundação da cidade. O Monumento fica ao redor de uma árvore de Tamarindo, que marca o local exato onde foi rezada a primeira missa, quando se foi fundada a cidade, em 1689.

Santa Clara - Cuba-Parque el Carmem

O que fazer em Santa Clara: Parque el Carmem.

Em frente a Praça está a Iglesia de Nuestra Señora del Carmem, de 1756. A igreja também teve participação fundamental na história da batalha de Santa Clara, pois a partir de suas torres saíram os tiros que mataram Vaquerito, um dos lideres do pelotão suicida.

Santa Clara - Cuba-Iglesia de Nuestra Señora del Carmem

Iglesia de Nuestra Señora del Carmem.

  • Estação de trem de Santa Clara

Uma das 4 estações mais importantes de Cuba, a Estação de Santa Clara foi inaugurada em 1860 como parte da ferrovia Cienfuegos-Villa Clara.

Santa Clara - Cuba-Estação de trem de Santa Clara

O que fazer em Santa Clara: Estação de trem de Santa Clara.

Em frente a Estação está o Parque de los Mártires (Parque dos Mártires) e na região é possível observar várias construções do século XVIII e XIX, além de várias carroças, utilizadas no transporte urbano da cidade.

  • Ruas de Santa Clara

Claro, além dos principais atrativos da cidade, não deixe de dar uma caminhada pela cidade, sentindo o cotidiano de uma das cidades mais históricas de Cuba.

Santa Clara - Cuba-Pelas Ruas de Santa Clara

O que fazer em Santa Clara: Perambular pelas ruas de Santa Clara.

Não deixe de passear pelo Boulevard de Santa Clara.

Santa Clara - Cuba-Boulevard de Santa Clara

Boulevard de Santa Clara.

Desfrute do clima tranquilo e seguro, observe o cotidiano, curta os detalhes e se perca por entre as ruas de Santa Clara! É sempre bom! Nós adoramos e recomendamos que façam o mesmo!

Santa Clara - Cuba-Cuba

Cenas do cotidiano dos cubanos em Santa Clara. 

Com exceção da Loma del Capiro, todos os atrativos citados acima são próximos. Dá pra conhecer todos caminhando, tranquilamente! A Loma del Capiro exije um pouco mais de disposição na caminhada, de qualquer forma, se preferir dá pra pegar um táxi pra ir até lá (e pra ir aos demais atrativos).

E aí preparado pra conhecer Santa Clara e seus principais atrativos!? Conhece a cidade? Faltou alguma coisa?

Onde se hospedar em Santa Clara

Estivemos 2 vezes em Santa Clara, a primeira vez quando eu, Itamar, viajei sozinho a Cuba, em 2012 e a segunda quando retornei alguns anos depois, com a companhia da Paty.

Nas duas vezes em que fui a cidade tive um pouco de dificuldades pra encontrar uma casa disponível, na primeira vez, um pouco menos, porém na segunda vez, tivemos que procurar bastante e contamos com a ajuda de um senhor cubano pra encontrar uma casa, já que quase tudo estava ocupado. Sendo assim, recomendamos que você vá a Santa Clara com uma casa pré-reservada.

Hoje está mais fácil que antes já que é possível reservar hospedagem em Cuba, inclusive pelo Booking, aliás, reservando pelo Booking, pelo nosso link, você não paga nada a mais e ainda nos ajuda.


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Organize sua viagem utilizando nossos parceiros e ajude nosso blog:

– Encontre e reserve sua hospedagem em Santa Clara – Cuba, ou em qualquer parte do mundo através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

– Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!

– Está pensando em alugar um carro em Cuba!? Consiga o melhor preço consultando as melhores locadoras através da Rentcars.comAlém de economizar , você pode pagar em até 12x, sem IOF e o melhor, você ajuda o blog e não paga nada a mais por isso!


Share

12 Respostas para O que fazer em Santa Clara – A cidade cubana que respira Che Guevara.

  1. Quando estivemos em Cuba, muitos e muitos anos atrás, cogitando visitar Santa Clara mas foi impossível, por falta de tempo e informações. Se um dia eu voltar ao país, e quero muito para observar as diferenças, vou incluir a cidade e as sugestões de vocês do que fazer, com certeza.

  2. Livia Zanon disse:

    Que destino diferente, nunca tinha pensado em conhecer Santa Clara. Muito legal tanta história né? =) Um dia quero ir tbm! Adorei o roteiro.

  3. Fábio disse:

    Olá pessoal. Deve ser muito legal conhecer Cuba. Bem diferente de nossa realidade né?! Espero um dia também poder conhecer! 😉

  4. Andrea disse:

    Muita história por Cuba né? Tenho muita curiosidade de vivenciar de perto essa cultura e explorar um pouco mais os cantinhos daí…. adorei o post.

  5. Camila Neves disse:

    Conhecer essa cidade deve ser mesmo um banho de cultura e história! Eu adoraria ter a oportunidade

  6. Vania Wong disse:

    Me dá umas dicas:
    – qual é a melhor localização para ficar? Estou vendo casas para um pernoite em janeiro e precisava me localizar…
    – como você se deslocou entre os pontos?
    Adorei o post!

    • Itamar Japa disse:

      Olá Vania, a melhor localização é próxima ao Parque Vidal, tipo umas 3 quadras em seu entorno. Tudo é muito próximo, fiz tudo a pé. O local mais distante é a Loma del Capiro, que fui a pé também, mas dá pra pegar um táxi que deve sair em torno de 3 a 4 CUCs (ida e volta). O mausoléu do Chê também é mais distante do centro, precisa caminhar um pouco mais, mas dá pra ir a pé tranquilamente, pegar um táxi, ou um bici-táxi.

      Espero que possa ter ajudado. Qualquer coisa pergunta. Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *