Saiba como economizar dinheiro pra próxima viagem.

Este post vai te ajudar a poupar dinheiro pra uma nova viagem. Saiba mais: Mais »

Islas del Rosario e Isla Baru, passeio clássico de Cartagena de Indias

Um dos passeios mais procurados em Cartagena de Indias é o passeio até as Islas del Rosário e Isla Baru... Saiba como é... Mais »

Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!!!

Conheça a Catedral de São Basílio, um dos maiores cartões postais da Rússia e uma das igrejas mais bonitas do mundo. Mais »

Conheça o Parque Nacional Morrocoy, na Venezuela.

O Parque Morrocoy é um dos cantinhos mais bonitos do Caribe Venezuelano. Saiba mais. Mais »

 

Conheça Quito, a cidade da metade do mundo.

QUITO

Você sabia que Quito é a capital mais antiga da América do Sul? E você sabia que em Quito está o maior e mais bem preservado centro histórico das Américas!? E mais, Quito é uma das capitais mais altas do mundo, você sabia? Pois é, a capital do Equador possui várias coisas que a gente não sabia. Neste post nós vamos contar um pouco mais sobre Quito, Confira:


Acompanhe o DMEC no Instagram: @demochilaecaneca
No Equador nós usamos a hastag #DMECnoEquador

 Quito, a cidade da Metade do Mundo. 

São Francisco de Quito, ou simplesmente Quito é a capital e segunda maior cidade do Equador, atrás apenas de Guayaquil (que também é a cidade mais populosa). Quito foi fundada em 1534, o que a torna a capital mais velha da América do Sul.

Quito a cidade da metade do mundo-8

Quito, a belíssima capital do Equador.

É preciso dizer que a localidade já era habitada por povos originários há milhares de anos a.c., embora considere-se que a fundação da cidade só tenha acontecido quando os espanhóis chegaram ao local. Dentre os povos que habitaram a região, destacam-se os Quitus, que habitaram a região a partir de 500 d.c. e são a razão do nome da cidade (uma das teorias mais aceitas). Os Incas também habitaram a região posteriormente e consideravam o local como sagrado, pois a sua geografia, segundo eles, se parecia com um Jaguar (um Deus segundo a mitologia Inca). Quito foi a segunda capital do Império Inca, ou melhor dizendo, foi a capital do norte.

Quito a cidade da metade do mundo-19

Plaza de la Independencia, no coração de Quito.

A cidade que foi fundada pelos espanhóis, sobre as terras pertencentes aos Quitus e Incas, basicamente se manteve na localidade onde se encontra o Centro Histórico durante muitos anos. Com o passar dos anos foi aumentando e hoje Quito engloba uma grande região.

E por falar em Centro Histórico, vale ressaltar que Quito possui o maior e mais bem conservado centro histórico das Américas. Junto da cidade polonesa Cracóvia, Quito teve seu centro histórico sendo declarado como o primeiro Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, em setembro de 1978. (leia também o post completo sobre o centro histórico de Quito).

Equador - Roteiro-44

Um pedacinho do Centro Histórico de Quito, o mais bem conservado das Américas.

Quito é uma das capitais mais altas do mundo e está localizada a cerca de 2700 metros de altitude, em um grande vale andino, aos pés do Vulcão Pichincha. Aliás é bom ressaltar que existem dezenas de vulcões no Equador, muitos deles ativos, como é o caso do Pichincha.

Quito tem um período chuvoso (janeiro a maio) e um período seco (junho a setembro), mas vale ressaltar que o clima é bem instável. Como somos curitibanos (eu pelo menos), o clima de Quito foi extremamente familiar. Bastante variação: chuva, frio, calor, sol, chuva de novo, calor, frio… tudo isso no mesmo dia, ou em meio dia. A temperatura média fica na faixa de 18º, sendo que as noites costumam ser mais frias.

Outro fator que remete a Curitiba é o sistema de transporte. Quito, assim como Bogotá, adotou o sistema de transporte curitibano. A diferença é o preço da passagem, já que em Quito a passagem sai por U$0,25 (cerca de R$ 0,80), enquanto em Curitiba a passagem sai por R$4,25…

Quito a cidade da metade do mundo-15

O “Biarticulado” de Curitiba, pro mundo! :p

Andando pelas ruas de Quito percebemos que a cidade em breve contará também com um sistema de metro. Este sistema está previsto para ser entregue em 2019 e vai ligar o norte ao sul da cidade, integrando o atual sistema de transporte.

Os táxis também são muito utilizados em Quito e de maneira geral são bem baratos.

Andando pelas ruas de Quito, não nos sentimos inseguros em nenhuma situação, porém na maioria do tempo estivemos no centro histórico e somente em algumas vezes fomos a outras partes da cidade. De qualquer forma, Quito nos pareceu bastante tranquila, assim como todos os lugares do Equador por onde passamos.

Quito a cidade da metade do mundo-10

Ruas lotadas do centro histórico de Quito.

Tenho a ousadia de dizer que o Equador foi o país mais seguro que já passamos, depois de Cuba, é claro. Lógico, todo cuidado é pouco sempre, isto vale pra qualquer lugar do mundo! Ah! E fique esperto com as carteiras e bolsas, principalmente dentro dos ônibus lotados. Existem relatos de muitos batedores de carteiras…

Nossas passagens em Quito. 

Chegamos no aeroporto de Quito pela madrugada e esperamos o ônibus de linha começar a funcionar. Isso nos rendeu uma economia de no minimo 21 dólares (em breve post falando como sair do aeroporto de Quito).

Nos hospedamos no centro histórico, no Hotel Juana del Arco (em breve review) que fica em frente a Plaza Santo Domingo. Assim que chegamos, deixamos nossas coisas e partimos pra conhecer a cidade. Pela primeira vez em nossas vidas, fomos fazer um tal de Free Walking Tour e desta forma dar uma analisada nas características da cidade.

Quito a cidade da metade do mundo

Vista da torre da Basílica del Voto Nacional – uma das paradas do Free Walking  Tour.

O tour durou quase toda manhã e percorreu alguns lugares interessantes na cidade. Assim que terminou nós continuamos as andanças pelo centro histórico daquele jeito que você que nos acompanha sabe que gostamos muito de fazer: sem rumo e se perdendo pelas ruas.

No dia seguinte fomos até a cidade de Otavalo, uma pequena cidade que fica a cerca de 110 km de Quito. Lá acontece uma das feiras mais populares do Equador e isso torna a cidade um dos passeios de bate e volta mais feitos em Quito.

Quito a cidade da metade do mundo-9

Overdose de cores na feira artesanal de Otavalo.

No terceiro dia fomos visitar um dos mais emblemáticos pontos turisticos de Quito, El Panecillo, um morro com mais de 3000 de altitude, onde existe uma grande imagem em alumínio. De lá é possível avistar quase toda a cidade de Quito.

Quito a cidade da metade do mundo-5

La Virgem no alto do El Panecillo.

Descemos do Panecillo e voltamos a caminhar pelo centro histórico de Quito. Lá tivemos o grande privilégio de poder observar o “Domingo de Ramos“, onde vimos a fé dos Quitenhos e até participamos um pouco de alguns eventos.

Quito a cidade da metade do mundo-11

Todo mundo com seu raminho! É dia de benção em Quito.

No final da tarde deixamos Quito e iniciamos nosso tour pelo Equador. Fomos conhecer um pouco das cidades de Latacunga, Baños, Cuenca e algumas outras cidadezinhas da redondeza.

Depois de alguns dias percorrendo o sul do Equador, voltamos para a capital do país e continuamos explorando a cidade.

Quito a cidade da metade do mundo-14

Quito e sua linda arquitetura.

Chegamos no inicio da noite e no outro dia pela manhã fomos até o Teleférico, pra nossa infelicidade ficamos quase uma hora lá em cima e o tempo manteve-se fechado. Cogitamos fazer a trilha até o Vulcão Pichincha, mas como o tempo não abriu preferimos não arriscar.

Quito a cidade da metade do mundo-18

Ali no fim daquilo que parece uma escada começa a trilha… Melhor não né!

Como aguardamos vários minutos sem o menor sinal de que o tempo iria abrir e dar visibilidade a panorâmica da cidade, ou a trilha, descemos até a cidade. No caminho descobrimos que o ônibus que vai até a Metade do Mundo passa bem em frente da entrada do Teleférico, então decidimos ir até lá. Depois de mais de 1 hora no busão, visitamos o complexo da cidade Mitad del Mundo e também o Museu Inti – Ñan, que segundo dizem é o local onde está a verdeira metade do mundo.

Quito a cidade da metade do mundo-6

La Mitad del Mundo.

No dia seguinte nós visitamos o Parque Itchimbia e durante o dia continuamos visitando o Centro Histórico, desta vez buscamos conhecer e percorrer um pouco mais dos locais sinalizados como principais pontos turísticos do Centro Histórico.

Quito a cidade da metade do mundo-13

Brincando no letreiro do Parque Itchimbia.

Percorremos também a Calle de las 7 cruces, uma das ruas mais emblemáticas da cidade e uma das mais bonitas, sem duvidas.

No final do dia visitamos  o Palacio de Carondelet, o palácio do governo equatoriano. Um passeio realativamente novo em Quito, já que começou a ser feito depois que o Presidente Rafael Correia assumiu o poder. Os presidentes que o antecederam não permitiam a visitação ao Palácio.

Quito a cidade da metade do mundo-16

Interior do Palacio de Carondelet. 

Durante a noite fomos até a localidade La Ronda, que fica bem próxima ao hotel em que ficamos e é muito animada nos finais de semana. Como era dia do meu aniversário resolvemos aproveitar um pouquinho da noite, que em La Ronda é mais frequentada por equatorianos do que turistas.

No penúltimo dia no Equador, fomos conhecer o lado chique da cidade. Fomos até a localidade chamada La Mariscal, onde visitamos a famosa Plaza Foch e não gostamos muito… Visitamos também alguns parques, passeamos pela região e retornamos para o centro histórico.

Quito a cidade da metade do mundo-12

Parque La Carolina.

Em nosso último dia no Equador fomos assistir a troca da guarda presidencial, uma cerimonia muito interessante, mais cheia de encenações do que muitas trocas que assistimos.

Quito a cidade da metade do mundo-17

Troca de Guarda – Quito.

Depois da troca de guarda demos algumas voltinhas e partimos pro aeroporto… Demoramos muito e tivemos que pegar táxi pra não correr o risco de perder o voo.

Quito é uma cidade muito bonita e realmente nos encantou muito. Claro, ficamos apaixonados pelo Centro Histórico, que é sensacional. Em breve posts mais detalhados sobre os principais locais que visitamos em Quito! Fique ligado!

 


QUER AJUDAR O DMEC SEM GASTAR MAIS POR ISSO? 

Utilize os nossos parceiros e ajude nosso blog:

- Encontre e reserve sua hospedagem em Quito, Otavalo ou em qualquer lugar do mundo, através do Booking.com. Você não paga nem um centavo a mais e ainda ajuda o blog! Lembrando que a maioria das reservas feitas através do Booking.com podem ser canceladas.

- Contrate seu seguro viagem através da nossa parceira Real Seguro, além de estar ajudando a manter o DMEC, você vai encontrar o melhor preço, pois a Real Seguro faz cotações com as melhores seguradoras do mercado!


Share

36 Respostas para Conheça Quito, a cidade da metade do mundo.

  1. Marianne disse:

    caramba, não sabia nenhuma dessas curiosidades sobre quinto que vc falou! Muito legal! pelas fotos, achei a cidade linda, me lembrou um pouco o Peru! Adorei o post e as dicas!

  2. Excelente post! a cidade é lindissima a julgar pelas fotos :) Ainda não tivemos oportunidade de visitar mas de certeza que estará na nossa lista!

  3. Deivson disse:

    Gente, eu tô apaixonado pelo lugar. Já subiu na minha listinha hahahaha

  4. Joice disse:

    Nossa! Eu realmente não sabia absolutamente nada sobre Quito! Depois de ler o post já bateu vontade de conhecer o Equador! E passagem a R$0,80?! Inacreditável para nós brasileiros!

  5. Sou louca para conhecer o Equador e seu post só colocou mais lenha na fogueira. Não sabia que era a capital mais antiga da América do Sul.

  6. Que legal! Quanta coisa interessante eu não sabia sobre Quito! Adorei ler o post!
    Parabéns por todas as informações compartilhadas! :-)

  7. Cristina Rosa disse:

    Muito legal o post! Fiquei bem curiosa para conhecer Quito. Não sabia que Quito foi a primeira capital da América do Sul.

  8. Pedro disse:

    Puxa, quero muito conhecer Quito. Na verdade, há anos me faço a promessa de uma viagem ao Equador e não aconteceu. Deu mais vontade agora!

  9. Mariana Bueno disse:

    Que charme! Nunca tinha pensado em conhecer, mas adorei o post e fiquei com vontade!

  10. Laura Sette disse:

    Que gostoso passear pelo Equador com vocês! Me deixou com mais vontade de conhecer este país. Adoro a cultura e história da nossa amada América do Sul <3
    (acho que é por isso que eu também amo centros históricos! hehe)
    :)

  11. Tássia disse:

    Ah que legal! Adorei a foto de cada um de um lado da linha do Equador! Muito legal seu post, parabéns!

  12. Douglas disse:

    Que show esse post! Não conheço o Equador, mas vai passar a integrar a lista de próximos destinos hehe! Parece bem interessante! Obrigado!

  13. Keul Fortes disse:

    Muito bacana esse post! Confesso que não sabia nada sobre a cidade. Parabéns pelo post! =)

  14. Carolina Belo disse:

    Noooooosssssaaaaa, quanta coisa interessante sobre Quito!!!!! Para começar, nem sabia que o nome dela é São Francisco de Quito, ha ha ha… E como já disse na foto publicada no Insta, quero muito tirar uma foto tipo a de vocês, mas com um pé no norte e outro no sul, he he he.
    Parabéns pelo post!!!
    Abraços
    Carolina

  15. Quero conhecer!! A cidade parece ser bem bonita, com imensa cor. Pelo que sei a sua história é também muito interessante.

  16. Lu Rocha disse:

    Oi, muito legal seu post! Em qual mês que vocês viajaram pra lá?

  17. gente aquela foto la parece silent hill hauehaue meodeoss fujam pras colinas
    não sabia que quito tem maior e mais bem conservado centro histórico das Américas, que lindoooo

  18. Daniela disse:

    Parabéns pelos posts!!! Estou indo para o Equador com mais duas amigas e gostaria de saber quanto vcs gastaram,em media,em alimentação? Abs

    • Itamar Japa disse:

      Olá Daniela! A alimentação é muito barata no Equador. Existem refeições que custam de U$1,50 até U$4,00. No almuerzo e na Merienda (janta) é servido sopa, prato forte, suco e sobremesa (nos mais caros). A qualidade e quantidade varia conforme o preço. Você pode comer em um restaurante excelente por menos de U$10, se preferir…

      Isso sem falar nas comidinhas de rua, empanadas, ceviches, cevichochos etc que são bem baratinhos… enfim… Comer no Equador é bem barato…

  19. Lua Ferreira disse:

    Sabe post que dá vontade de viajar agora? hahaha Não conhecia todos esses detalhes sobre Quito e as fotos estão lindas. Certamente subiu muito na minha lista de “prioridades de viagem”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>